A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Banco de exercícios- Instrumentos Básicos para o Cuidar em Enfermagem leyla

Pré-visualização | Página 1 de 1

INSTITUIÇÃO:
	Faculdades Integradas da América do Sul- INTEGRA
	PROFESSOR:
	Leyla Gabriela Verner Amaral Brandão 
	DISCIPLINA:
	Ambientação em enfermagem 
	TURMA:
	2º período de enfermagem 
	ASSUNTO:
	Exercícios de fixação sobre os instrumentos básicos para o cuidar em enfermagem
Questão 01
Identifique quais são os instrumentos básicos para o cuidar em enfermagem:
Questão 02
Defina o que é instrumentos básicos na enfermagem
Questão 03
Quais os benefícios da utilização desses instrumentos básicos?
Questão 04
“As práticas de saúde contemporâneas estão passando por uma importante crise em sua história. Recentes propostas de humanização e integralidade no cuidado em saúde têm se configurado em poderosas e difundidas estratégias para enfrentar criativamente a crise e construir alternativas para a organização das práticas de atenção à saúde no Brasil”. 
 AYRES, J.R.C.M. O cuidado, os modos de ser (do) humano e as práticas de saúde. Saúde e Sociedade v.13, n.3, p.16-29, 2004. 
Com base no parágrafo acima, assinale a alternativa correta:
A) A técnica e as políticas são fatores únicos que devem ser considerados para a produção do cuidado em saúde.
B) No campo da saúde o objeto é a cura, ou a promoção e proteção da saúde. 
C) Confiança e responsabilidade são apontadas como uns dos traços principais a serem considerados na compreensão das interações entre profissionais de saúde e pacientes e como pontos-chave para a reconstrução ética, política e técnica do cuidado em saúde.
D) Atualmente é considerado um desafio superado no campo da saúde a interação entre produções de procedimentos com a de produzir o cuidado, nota-se que na maioria das vezes, o modelo usuário centrado é presente na prática do trabalho em saúde. 
E) Não é importante para a humanização a permeabilidade do técnico ao nãotécnico, o diálogo entre essas dimensões não são necessariamente interligadas.
Questão 05
Considera-se que as funções básicas do enfermeiro sejam: a determinação do diagnóstico de enfermagem, a elaboração do plano de cuidados e execução deste, a liderança da equipe de enfermagem e a colaboração com outros profissionais para atendimento das necessidades globais do paciente. Além destas, é necessário que este profissional tenha algumas habilidades e conhecimentos necessários ao desempenho eficiente dessas funções e de outras atividades profissionais, alguns desses conhecimentos e habilidades são considerados instrumentos básicos para o cuidar em enfermagem. 
HORTA, W.A; KAMIYAMA, Y; PAULA, N.S. O Ensino dos Instrumentos Básicos de Enfermagem. Rev. esc. enferm. USP vol.4 no.1-2.1970
Sobre os instrumentos básicos para o cuidar em enfermagem, avalie as afirmações a seguir.
I. Os instrumentos básicos na enfermagem são o conjunto de conhecimentos e habilidades fundamentais para o exercício de todas as atividades profissionais.
II. São considerados conhecimentos ou habilidades que compõe os denominados instrumentos básicos da enfermagem a: comunicação, planejamento; criatividade; trabalho em equipe, observação exceto a avaliação e a destreza manual. 
III. Podemos afirmar que a observação é um instrumento fundamental para coleta de dados, significa estabelecer vínculo como forma de interação entre o profissional/paciente/família, como base do cuidado, estando inserida num amplo processo de atendimento ao outro. 
IV. Sendo a enfermagem uma ciência aplicada, neste sentido, exige do profissional a utilização de recursos de imaginação e criatividade para aplicação dos princípios científicos na assistência de enfermagem. 
É correto o que se afirma em 
A) I, apenas
B IV, apenas
C) II, apenas
D) III e IV
E) I, III e IV

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.