Buscar

Teorias da Origem da Vida e evolução celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

(
O
rigem da vida, Teoria da evolução celular
)
Teorias da Origem da Vida
Teoria da Geração Espontânea (Abiogênese) Jan Baptist van Helmont Todos os seres vivos surgiam de forma espontânea, a partir de uma “força vital” existente na matéria inanimada: • Sapo a partir do lodo • Moscas a partir da carne • Ratos a partir de suor e grãos
Biogênese Francesco Redi e em seguida Loui Paster; Um ser da origem ao outro; Fransscesco tentou quebrar a teoria de Jan Baptist através de uma experiência que consistia em colocar um pedaço de carne em uma vidraçaria e tampar, dessa forma, comprovaria que a geração espontânea não ocorre. Todavia, seu experimento foi questionado, pois por estar tampado, a entrada de oxigênio era bloqueada, e assim, os que apoiavam a teoria de abiogênese, disseram que os seres existiam espontaneamente, mas morreram pela falta de O2. Ele continuou o experimento colocando um pedaço de gaze na parte aberta do refratário, mas os espaços entre as o tecido permitiam a entrada de microorganismos, e com os organismos lá dentro, não conseguiu comprovar a eficácia do experimento; 
 (
passaram
 a se duplicar, resultando nos primeiros seres vivos
 
) (
que
 poderiam estar em suspensão, porém sem interromper a entrada de ar. Pasteur então colocou o caldo nutritivo para ferver até que se tornasse esterilizado.
) O segundo a tentar comprovar a teoria foi Loui Paster, inicialmente ele preparou um caldo nutritivo feito a partir de carne e acondicionou-o no interior de frascos de vidro. Posteriormente ele aqueceu os gargalos desses vidros no fogo e curvou-os (pescoço de cisne), impedindo assim a passagem de partículas 
 Após vários dias, o pesquisador percebeu que nada crescia no caldo nutritivo, que permanecia estéril. Depois do experimento de Pasteur, realizado por volta de 1860, a teoria da abiogênese foi finalmente refutada. A partir daí ficou claro que todo ser vivo só pode surgir através de processos de reprodução, sendo assim, um ser vivo só nasce a partir de outro preexistente.
Panspermia (cosmogênica):
 Defendia que a vida teria surgido em outro lugar do cosmo e teria sido trazida à terra por cometas e asteróides
Evoluça química (evolução molecular)  Oparin e Haldane; Acredita que a vida teria surgido a partir de reações químicas ocorridas nos oceanos da Terra primitiva; 
 Era composta basicamente por amônia, hidrogênio, metano e vapor de água 
 Esses compostos chegaram à superfície da Terra por meio da água das chuvas. Os aminoácidos, em condições adequadas, deram origem a estruturas semelhantes a proteínas origem aos chamados coacervados (agregados de proteínas rodeadas por água). Com o tempo, esses agregados tornaram-se cada vez mais estáveis e complexos e 
Experimento de Miller e Urey Os pesquisadores Miller e Urey, em 1953, montaram um experimento para recriar as condições da Terra primitiva proposta por Oparin e Haldane. Nesse experimento, os pesquisadores da Universidade de Chicago foram capazes de produzir aminoácidos e também outros compostos orgânicos, comprovando, desse modo, que a ideia de Oparin e Haldane poderia estar correta e que moléculas orgânicas poderiam ser formadas naquelas condições.
Hipótese heterotrófica e autotrófica
Organismos heterotróficos são incapazes de produzir seu próprio alimento, necessitando captar matéria orgânica do meio. Baseiam-se no fato de que os primeiros seres deveriam ser pouco complexos e dificilmente seriam capazes de produzir seu alimento. Eles, provavelmente, captavam a matéria orgânica disponível e obtinham a energia delas por meio da fermentação.
A outra hipótese existente sugere que os seres vivos primitivos eram, sim, capazes de produzir seu próprio alimento e realizavam quimiossíntese, isto é, quando os seres vivos são capazes de produzir moléculas orgânicas utilizando a energia liberada de compostos inorgânicos. Segundo os defensores dessa ideia, os primeiros seres vivos não poderiam ser heterotróficos, pois naquele ambiente não haveria moléculas orgânicas suficientes para suprir a necessidade de todos os seres vivos em formação.
TEORIAS DA EVOLUÇÂO CELULAR
Teoria da Invaginação Otimização de reações bioquímicas por alta concentração de moléculas em pouco espaço (compartimentos)
 
Teoria da Endossimbiose A célula hospedeira era uma espécie de fagócito heterotrófico capaz de englobar partículas; A teoria é aceita pois algumas organelas podem justificar a teoria, como a mitocôndria e cloroplasto que apresentam dupla camada de membrana e DNA próprio.
Células
Estruturas pelas quais os organismos vivos são constituídos; Menor parte autônoma de um organismo vivo; A célula é a unidade estrutural e funcional fundamental dos seres vivos. As atividades bioquímicas das células são executadas por estruturas subcelulares A continuidade da vida tem uma base molecular hereditariedade (DNA)
Células Eucariotas: (grego: núcleo verdadeiro) 
Células Procariotas: (grego: pré-núcleo) 
 Eucariontes Plantas, animais e fungos; Podem ser unicelulares ou pluricelulares; Material genético (DNA) consiste em cromossomos múltiplos e está envolto por membrana nuclear (carioteca); Possuem diversas organelas membranosas. Parede celular (quando presente) é simples. Divisão por mitose.
 Procariontes Bactérias; São unicelulares; Material genético (DNA) consiste em um único cromossomo e NÃO está envolto por membrana; Não possuem organelas membranosas; Parede celular de polissacarídeo complexo (peptídeoglicano); Divisão por fissão binária. 
Questões
Como explicar as importantes relações simbiontes entre bactérias e seres humanos? Dê exemplos
 Explique qual a importância da compartimentalização celular em eucariotos. 
 
Monte uma tabela descrevendo o máximo de diferenças entre eucariotos e procariotos. 
 
Como podemos classificar os vírus neste contexto celular? 
Princípios da microscopia, coloração análise de células de mucosa oral (Laboratório)
OBJETIVOS da aula: Identificar componentes das partes mecânica e óptica do microscópio óptico. Identificar as principais estruturas moleculares possíveis de visualização por essa técnica de coloração.
Célula visualizada

Outros materiais