Buscar

AD 1 - Tecnologia e Inovação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

Disciplina:Tecnologia e Inovação
Nome do aluno: Alcenir Pereira de Oliveira
Polo: Volta Redonda Matrícula: 16113110361
Atividade: AD 1
Identificar uma tecnologia de grande impacto na sociedade moderna após a Revolução Industrial (a que você quiser), classificando-a quanto aos critérios abordados nesta aula (Aula 3). Você deve também traçar a curva S de difusão da tecnologia estudada, indicando as prováveis causas (na sua avaliação) do comportamento da curva (por exemplo: a adoção da tecnologia teve uma rápida ascensão porque houve propaganda em massa).
Você deve desenvolver um texto registrando sua pesquisa e postar no ambiente. O texto deve ter no máximo 10 páginas, incluindo página-rosto, com seu nome e tecnologia estudada.
Logo após a Segunda Grande Guerra, a economia internacional começou a passar por profundas transformações. 
Essas transformações caracterizam a Terceira Revolução Industrial, a qual se diferencia dasduas anteriores, pelo fato de englobar mudanças que vão muito além das daquelas voltadas somente para a indústria.
Essa nova fase apresenta processos tecnológicos decorrentes de uma integração física entre ciência e produção, também chamada de revolução tecnocientífica.
Nessa nova revolução os avanços da robótica e da engenharia genética são incorporados ao processo produtivo, em detrimento da mão-de-obra cada vez mais dependente da alta tecnologia.
Dessa forma, a produção deve combinar novas técnicas com máquinas cada vez mais sofisticadas, a fim de produzir mais com menos recursos e mão de obra.
Em razão disso, o impacto gerado através das novas tecnologias atinge além da indústria, as empresas comerciais, as prestadoras de serviços e, até mesmo, o cotidiano das pessoas comuns. 
Ou seja, trata-se de uma revolução tecnológica muito mais abrangente queas anteriores. 
Insta salientar que essas novas tecnologias e inovações são ao mesmo tempocausa e consequência da globalização.
Com a aplicação das novas descobertas científicas no processo produtivo, ocorre a ascensão de atividades que empregam alta tecnologia.
Entre essas inovações podemos citara informática, a microeletrônica, a robótica, as telecomunicações, entre outras.
Para a nossa pesquisa iremos abordar uma inovação tecnológica desenvolvida através da atividade de telecomunicações: a internet.
A criação da internet pode ser classificada como uma inovação de produto, haja vista, a revolução que provocou nos meios de comunicação.
Além disso, trouxe consigo o aperfeiçoamento dos antigos computadores agregando nova matéria prima e maior rendimento ao setor de informática.
A internet foi criada em 1969, nos Estados Unidos, onde era chamada inicialmente deArpanet, tendo como finalidade principal interligar laboratórios de pesquisa. 
No auge da chamada guerra fria cabia ao Departamento de Defesa norte-americano a utilização dessa rede, como garantia de comunicação entre militares e cientistas, mesmo em caso de bombardeio. Ou seja, a criação da Arpanet objetivava desenvolver estratégias de cunho meramente militar. 
No entanto, a partir de 1982, o uso da Arpanetpassou a ser adotado com maior aceitaçãono meio acadêmico. 
Já utilizando o nome de internet, essa tecnologia passou a ser difundido em países como europeus como Holanda, Dinamarca e Suécia, deixando de ser de uso restrito dos EUA.
Em 1987, o uso da internet começou a ser comercializado nos EUA, após permanecer por quase duas décadas atendendo com exclusividade os meios acadêmicos e científicos.
Com isso, em 1992, a trajetória da tecnológica da internet assumiu uma velocidade de difusão espantosa, onde diversas empresas americanas passaram a atuar como provedoras de acesso à rede, adotando e comercializando a nova tecnologia.
Também em 1992, o Laboratório Europeu de Física de Partículas (Cern) inventou a World Wide Web, que começou a ser utilizada para colocar informações ao alcance de qualquer usuário da internet.
Desde então, a difusão da rede se espalhou pelo mundo, onde a exploração da rede ocorreu a partir de 1995. No entanto, Universidades federais do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro estavam conectadas à rede desde 1989.
Observa-se que a difusão tecnológica da internet no Brasil obedeceu a três fatores institucionais ligados a financiamentos, incentivos fiscais e estratificação social, provocando o atraso na propagação da nova tecnologia. 
Referências: 
Presidência da República. Rio de Janeiro, 14ago. 2018. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/_Lei-principal.htm>. Acesso em: 14ago. 2018.
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/terceira-revolucao-industrial-atividades-empregam-alta-tecnologia.htm
https://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u34809.shtml