Buscar

Prova Fundamentos Realidade brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Globalização
Conceito: A globalização é um processo de integração social, econômica e cultural entre as diferentes regiões do planeta.
podemos dizer que a globalização é entendida como a integração com maior intensidade das relações socioespaciais em escala mundial, instrumentalizada pela conexão entre as diferentes partes do globo terrestre.
Pontos positivos: é comum citar os avanços proporcionados pela evolução dos meios tecnológicos, bem como a maior difusão de conhecimento. Assim, por exemplo, se a cura para uma doença grave é descoberta no Japão, ela é rapidamente difundida 
O avanço da globalização culminou também na expansão e consolidação do sistema capitalista, além de permitir sua rápida transformação. Assim, com a maior integração mundial, o sistema liberal – ou neoliberal 
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
Com a abertura de capitais, houve maior inserção das indústrias e companhias multinacionais no Brasil. Elas aqui se instalaram para ampliar o seu mercado consumidor e, também, para buscar mão de obra barata e maior acesso às matérias-primas. Isso acarretou uma maior produção de emprego, porém com condições de trabalho mais precarizadas.
Revolução Industrial:
As grandes incorporações tanto estrangeiras quanto brasileiras estão em uma grande guerra capitalista, oferecendo suas inovações todo o dia, para satisfazer um público consumista. Como foi abordado no video, a mudança deve partir das pessoas, pois foi as pessoas que levaram para este ponto onde estamos agora,
Cidadania:
Cidadania pode ser apenas ser: ser alguém que posso viver dignamente, uma pessoa que consiga sustentar uma família, tem um emprego, mesmo que não tenha estudos, mas que sinta-se útil em uma sociedade.
A cidadania é o conjunto de direitos e deveres exercidos por um indivíduo que vive em sociedade, no que se refere ao seu poder e grau de intervenção no usufruto de seus espaços e na sua posição em poder nele intervir e transformá-lo.
A cidadania também pode ser definida como a condição do cidadão, indivíduo que vive de acordo com um conjunto de estatutos pertencentes a uma comunidade politicamente e socialmente articulada. 
a aplicação do conceito de cidadania é imprescindível para que haja uma melhor organização social. Exercer a cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática.
Deveres do cidadão
· Votar para escolher os governantes;
· Cumprir as leis;
· Educar e proteger seus semelhantes;
· Proteger a natureza;
· Proteger o patrimônio público e social do País.
Direitos do cidadão
· Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros;
· O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu;
· Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na sociedade;
· O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso;
· Só o autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros;
· Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros;
· Em tempo de paz, qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, obedecendo a lei feita para isso.
A escravidão, trazia em si grandes limitações aos direitos civis. 
à liberdade, à não-escravidão, estivesse garantido desde 1888, os parcos outros direitos civis – e políticos –, supostamente garantidos, eram muitíssimo precários, o que teria retardado, efetivamente, a conquista de direitos sociais.
No texto de Moacyr Scliar, a cidadania de um indivíduo surge no momento que a sociedade o reconhece, onde ele consegue viver com dignidade ou aparenta ter essa dignidade, quando ele deixa de ser invisível aos olhos da sociedade e retorna para o convívio social de direitos e deveres sociais.
Temática D – Meio Ambiente e Cidadania no Brasil
 
O meio ambiente é um sistema formado por elementos naturais e artificiais relacionados entre si e que são modificados pela acção humana. Trata-se do meio que condiciona a forma de vida da sociedade e que inclui valores naturais, sociais e culturais que existem num determinado local e momento.
O meio ambiente é formado pelos elementos da Natureza somados às modificações feitas pelo homem.
Quando unimos os elementos da Natureza, como elos de uma corrente, resulta num sistema de relações entre o meio ambiente e os seres que nele vivem. Com este tipo de relação, todos os elementos da natureza trocam matéria e energia uns com os outros, equilibrando o sistema. A este tipo de sistema chamamos ecossistema.
Temática E – Movimentos Sociais e Direitos Humanos
 
novos” movimentos sociais aqueles nascidos na segunda metade do século passado. Movimentos que se caracterizaram para além dos clássicos conflitos pelo controle do Estado. Entre eles os movimentos feministas, os movimentos ambientalistas e aqueles relacionados à defesa dos direitos humanos.  No caso do Brasil, os chamados “novos” movimentos sociais se constituíram no vazio de participação sociopolítica decorrente da intensa repressão exercida contra os setores organizados da população após o golpe de estado e, especialmente, após a decretação do AI-5 em 1968. 
Temática F
Podemos falar em uma identidade brasileira? Justifique sua resposta trazendo questões abordadas pelos materiais indicados.
Identidade é uma construção histórica , devemos separar estado e nação
O Estado tem um território, um hino, uma cor, uma bandeira, ou seja, uma identidade bem definida, o brasileiro nação, ao decorrer dos anos foi inicialmente tratado como o povo pobre... Brasil colônia. Mas teve um grande avanço na década de 30 com o governo de Getulio Vargas. Além de cultural adquiriu identidade politica
Para Refletir:
Como podemos interpretar a identidade nacional brasileira a partir da complexidade de sua formação?
Temática G – Identidade Brasileira: Povos Originários	
pesquisa sobre contribuição dos povos originários à cultura brasileira, 
o povo indigina foi o primeiro habitante das terras que hoje chamamos Brasil, e que já obtinha uma identidade própria, 
Os povos indígenas deixaram para a sociedade brasileira uma diversidade cultural que foi importante para a formação da população brasileira.
	Tematica H
O que a pesquisa de Alberto Carlos Almeida apresenta sobre Cotas e Racismo no Brasil?
Quais reflexões sobre racismo e preconceito os vídeos indicados propõem?
Qual importância da lei nº 10.639/03 para a educação escolar?

Outros materiais