aol 5 de direitos humanos
6 pág.

aol 5 de direitos humanos

Pré-visualização2 páginas
1. Pergunta 1
/1
O artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos afirma que:
\u201cA educação deve visar à plena expansão da personalidade humana e ao reforço dos direitos do Homem e das liberdades fundamentais e deve favorecer a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações e todos os grupos raciais ou religiosos, bem como o desenvolvimento das atividades das Nações Unidas para a manutenção da paz\u201d.
Neste sentido, a Educação para a paz deve:
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Ser oferecida por instituições religiosas.
2. 
Partir da realidade social e das necessidades dos alunos.   
3. 
Ser realizada exclusivamente pela família dos educandos. 
4. 
 Se basear em modelos internacionais de educação.
5. 
Ser organizada de acordo com o modelo pedagógico adotado por cada professor.
2. Pergunta 2
/1
Segundo o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006) A Declaração Universal dos Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU), de 1948, desencadeou um processo de mudança no comportamento social e a produção de instrumentos e mecanismos internacionais de direitos humanos que foram incorporados ao ordenamento jurídico dos países signatários. Esse processo resultou na base dos atuais sistemas global e regionais de proteção dos direitos humanos, que engloba a Educação em Direitos Humanos em vários aspectos. Qual das opções a seguir apresenta um dos objetivos da Educação em Direitos Humanos não-formal?
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Instrumento de leitura crítica da realidade local e contextual, da vivência pessoal e social, identificando e analisando aspectos e modos de ação para a transformação da sociedade.   
2. 
 A educação em direitos humanos deve ser um dos eixos fundamentais desta modalidade e permear o currículo, a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, o projeto político-pedagógico da escola, os materiais didático-pedagógicos, o modelo de gestão e a avaliação.
3. 
A construção da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão deve ser feita articulando as diferentes áreas do conhecimento, os setores de pesquisa e extensão, os programas de graduação, de pós-graduação.
4. 
As atividades acadêmicas devem se voltar para a formação de uma cultura baseada na universalidade, indivisibilidade e interdependência dos direitos humanos, como tema transversal e transdisciplinar, de modo a inspirar a elaboração de programas específicos e metodologias adequadas nos cursos de graduação e pós-graduação.
5. 
A prática escolar deve ser orientada para a educação em direitos humanos, assegurando o seu caráter transversal e a relação dialógica entre os diversos atores sociais.
3. Pergunta 3
/1
Sobre a educação baseada em valores, é possível afirmar que ela contribuiu para o educando a conhecer, identificar e desenvolver a ética. Além disso, auxilia para que o educando conheça melhor a si e aos outros, levando-o a uma interação maior entre os homens, daí a necessidade de diálogo tão importante no crescimento da pessoa. De acordo com o que estudamos nesta unidade letiva, é possível definir os valores como:
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Uma norma de procedimento que leva a um determinado comportamento, a concretização de uma intenção ou propósito.
2. 
A capacidade para fazer alguma coisa, a destreza para a realização de determinada ação. 
3. 
 Características de uma determinada pessoa, que delimitam a forma como esta se comporta e interage com outros indivíduos e com o meio ambiente.
4. 
Uma aptidão para cumprir alguma tarefa ou função.  
5. 
O conjunto de características herdadas pelo fator genético de um indivíduo.
4. Pergunta 4
/1
A Educação em Direitos Humanos não-formal deve ser realizada de modo a considerar as individualidades e diversidades existentes nos inúmeros contextos sociais dos indivíduos. Neste sentido, conforme estudamos nesta unidade letiva, o Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006) apresenta uma série de ações a serem desenvolvidas, como ações programáticas. Assinale a opção que apresenta uma delas:
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
O desenvolvimento de atividades no componente curricular de Ensino Religioso em escolas de educação básica. 
2. 
A promoção de educação em direitos humanos para quilombolas, aldeias indígenas, assentados, imigrantes, entre outras comunidades específicas.
3. 
A inserção da temática da história recente do autoritarismo no Brasil em editais de incentivo à produção de filmes, vídeos, áudios e similares, voltada para a educação em direitos humanos. 
4. 
O oferecimento de cursos de extensão para alunos de universidades públicas.
5. 
A oferta da temática da educação em direitos humanos como disciplinas obrigatórias ou optativas na educação superior.
5. Pergunta 5
/1
O Pacto Universitário pela Promoção do Respeito à Diversidade, da Cultura da Paz e dos Direitos Humanos é uma iniciativa conjunta do Ministério da Educação e do Ministério da Justiça e Cidadania para a promoção da educação em direitos humanos no ensino superior. O objetivo dele é superar a violência, o preconceito e a discriminação, e promover atividades educativas de promoção e defesa dos direitos humanos nas IES.
Qual das opções abaixo apresenta o eixo que contempla as atitudes voltadas à convivência universitária, segundo este documento?
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Formar instituições para auxiliar na mediação de conflitos junto às esferas públicas voltadas à promoção da cidadania.   
2. 
Promover o fortalecimento de programas de pós-graduação voltados aos Direitos Humanos.
3. 
Incluir como conteúdo obrigatório a temática dos Direitos Humanos nos projetos pedagógicos e nas matrizes curriculares dos cursos.
4. 
Considerar as diversidades, o desenvolvimento da ética e do respeito pelas diferenças, promovendo a igualdade, a equidade, a justiça e não violência.
5. 
Incentivar a aproximação dos segmentos sociais que trabalham com indivíduos em situação de violência, vulnerabilidade e violação dos Direitos Humanos.
6. Pergunta 6
/1
Paulo Freire defende a educação libertadora como um ato político e por isso, reprovava a educação bancária. Esta concepção de ensino considerava que o aluno era reconhecido apenas como um depósito de informações e dos conhecimentos dos educadores. Neste sentido, considere as seguintes premissas a respeito do tipo de educação defendida pelo educador Paulo Freire:
I. Um processo de ensino-aprendizagem significativo deve partir da realidade e das experiências dos alunos.
II. A escola é o estabelecimento que apresenta os únicos comportamentos adequadas para os estudantes.
III. Os homens podem se educar entre si e serem mediados pelos contextos nos quais estão inseridos.
IV. O objetivo da educação é proporcionar ao aluno o desenvolvimento do senso crítico.
V. O educador deve desenvolver o papel de problematizador no processo de ensino-aprendizagem.
Agora, escolha a opção que apresenta as sentenças corretas.
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Apenas I, III, IV e V são corretas.
2. 
Apenas I e II são corretas. 
3. 
Todas as opções são corretas.
4. 
Apenas III e IV são corretas.  
5. 
Apenas I, II e III são corretas.
7. Pergunta 7
/1
O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (2006) afirma que todos os cidadãos estão em permanente processo de reflexão e aprendizado. Este ocorre durante toda a vida, pois a aquisição de conhecimento não acontece somente nas escolas e universidades, mas nos locais de trabalho, nas cidades, nos movimentos sociais, nas associações civis, nas organizações não governamentais, dentre outros.
Diante desta premissa, qual das opções abaixo se refere a um exemplo de educação não-formal em direitos humanos?
Correta
Ocultar outras opções 
1. 
Temas transversais trabalhados na educação básica e delineada pela BNCC.   
2. 
Projetos sociais desenvolvidos por uma ONG na promoção da saúde.
3. 
Disciplinas obrigatórias em cursos de licenciatura.
4. 
Linhas de pesquisa em programas de pós-graduação. 
5. 
Disciplinas de extensão universitária.
8. Pergunta 8
/1
A educação não formal em Direitos