A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
Sistema e Organização da Saúde no Brasil (HOS16)

Pré-visualização | Página 2 de 2

que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	8.
	Com intensa luta travada pela afirmação dos direitos sociais, na última Constituinte o movimento social se reorganizou. Em 1988, nova ordem jurídica, assentada na Constituição, define o Brasil um Estado Democrático de Direito, proclama a saúde como direito de todos e dever do Estado. Sendo as questões de saúde operacionalizadas pelo SUS (Sistema Único de Saúde), atender a essas demandas é um enorme desafio pelas dimensões e complexidades existentes em nosso país para garantir a todos qualidade nas políticas públicas de saúde. Mediante este contexto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O Sistema Único de Saúde - SUS - é um processo homogêneo e estático, sua construção dispensa uma evolução contínua.
	 b)
	O SUS é um dos maiores programas de saúde do mundo.
	 c)
	A CF/88 estabeleceu que o sistema de saúde não é estatizado, ou seja, deverá ser assegurado pela iniciativa privada.
	 d)
	A Estratégia de Saúde da Família - ESF - é considerada um programa de baixa representatividade no SUS.
	9.
	O Sistema Único de Saúde (SUS) foi criado pela Constituição Federal de 1988 para atender às demandas relacionadas à saúde pública, melhorando a qualidade de vida dos brasileiros, como um direito de todos e dever da União, estados e municípios. O objetivo da atenção à saúde é proporcionar à população um cuidado integralizado em vários níveis de complexidade, atentando-se para o aspecto preventivo, terapêutico e recuperação da saúde. O SUS deve ter a mesma doutrina e a mesma forma de organização em todo o país, sendo definidos como único na Constituição integrado num conjunto de elementos doutrinários e organizativos do sistema de saúde. Tendo como princípios a universalização, a equidade, a integralidade, a descentralização e a participação popular. Podemos entender o SUS da seguinte maneira: um núcleo comum, que concentra os princípios doutrinários e uma forma e operacionalização, que concentra os princípios organizativos. Sobre estes princípios constitucionais, analise as sentenças a seguir:
I- Considera-se princípio de universalidade um sistema de saúde que está disponível para todos, sem exceções e diferenciações, com acessos idênticos aos serviços de saúde para todo o cidadão brasileiro ou estrangeiros residentes no país, sem a necessidade de carência, doenças preexistentes e todos com acesso legal ao SUS.   
II- O princípio da integralidade é fazer com que as pessoas sejam atendidas e tratadas com igualdade, de forma que ninguém terá prioridade e privilégios em atendimentos, exames, consultas, medicamentos e demais serviços por vínculo político ou outras formas de acesso. 
III- Com o objetivo de prestar serviços com maior qualidade, garantindo o controle e a fiscalização por parte dos cidadãos, em que a redistribuição do poder e responsabilidade entre as três esferas de governo são características do princípio de descentralização. 
IV- A participação da sociedade na gestão do SUS se dá através dos conselhos e das conferências de saúde, com objetivo de reunir mensalmente representantes de gestão municipal, trabalhadores de saúde e usuários, visando formular estratégias, controlar e avaliar a  execução da política de saúde. 
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Adaptado de:<http://www.infoescola.com/saude/sus>. Acesso em: 18 jul. 2016.
	 a)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	10.
	O Ministério da Saúde, com a visão e a responsabilidade em aperfeiçoar o Sistema Único de Saúde, tem o objetivo de melhorias na saúde da população brasileira, buscando e contribuindo para o bem-estar de cada cidadão. Com isso, o Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATASUS), que faz parte do Ministério da Saúde, processa e divulga as informações sobre saúde, e realiza tarefas de manutenção na base de dados. Sobre o que é atribuído ao DATASUS, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Inspecionar, divulgar informações sobre agendamento de consultas disponíveis no SUS, agendar perícias.
	 b)
	Informações básicas relacionadas à saúde e serviços oferecidos aos usuários do SUS, agendar atendimento e exames laboratoriais.
	 c)
	Receptar, agenciar dados, processar, ordenar;  disponibilizando para a população o acesso e consultas.
	 d)
	Gerenciar atendimentos, coordenar,  administrar, disponibilizar dados e divulgar informações.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.