Buscar

Acadêmico 3

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Elizabeth Cristina Santana (1501398)
	
	Disciplina:
	Cultura Popular Brasileira (ART21)
	Avaliação:
	Avaliação I - Individual FLEX ( Cod.:512891) ( peso.:1,50)
	Prova:
	16462056
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A escravatura foi um processo importante dentro da formação cultural brasileira. A partir desta prática, negros provenientes de diversos lugares da África foram trazidos para o Brasil para trabalharem em diferentes lugares do país e nas mais variadas funções. Sobre a formação cultural do povo brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
(    ) Grande parte dos primeiros africanos que chegaram ao Brasil para servir de escravos vieram do Sudão, Costa do Marfim, Nigéria, Angola e Moçambique,
(    ) O Brasil importava da África não somente os escravos que trabalhavam nos canaviais, mas também técnicos para as minas, donas de casa para os colonos, criadores de gado e comerciantes de panos e sabão.
(    ) Os negros, ao desembarcarem no Brasil, eram batizados e recebiam nomes católicos.
(    ) Na senzala, aproveitavam-se das sobras de carnes, do aipim indígena e das verduras, além dos temperos africanos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - V - V.
	 d)
	V - F - V - V.
	2.
	Os indígenas encontrados no litoral brasileiro pelos portugueses eram principalmente das tribos Tupi. Sua alimentação era baseada no plantio efetuado por eles, permitindo ter alimentos disponíveis durante todo o ano. O plantio da mandioca foi considerado uma planta preciosa. Com ela, eles produziam uma bebiba chamada Cauim que atualmente é pouco conhecida no Brasil. Em qual Estado Brasileiro esta bebida foi consumida?
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Piauí.
	 b)
	Amazonas.
	 c)
	Mato Grosso.
	 d)
	Maranhão.
	3.
	?É um conjunto de conteúdos educativos e eixos condutores da atividade escolar que, não estando ligados a nenhuma matéria particular, pode se considerar que são comuns a todas, de forma que, mais do que criar novas disciplinas, acha-se conveniente que seu tratamento seja transversal num currículo global da escola?. Referente a este conceito, assinale  a alternativa CORRETA:
	 a)
	Temas Transversais.
	 b)
	Teorias de Aprendizagem.
	 c)
	Projeto Político-Pedagógico.
	 d)
	Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional.
	4.
	Edward Burnett Tylor (1832-1917), considerado o fundador da antropologia britânica, escreveu a primeira definição etnológica da cultura, em 1817, onde marca o caráter de aprendizado cultural em oposição à ideia de transmissão biológica: "Tomando em seu amplo sentido etnográfico [cultura] é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade" (LARAIA, 2006). Sobre cultura, seus significados e importâncias, analise as sentenças a seguir:
I- Estudar cultura contribui para a compreensão dos processos de transformação porque passam as sociedades.
II- É fundamental entender os significados de uma realidade cultural de determinados grupos culturais.
III- É um processo estático e limitado geograficamente, limitada a uma sociedade e região.
IV- Hierarquizar a cultura torna-se um processo impossível, as diferentes culturas surgem em momentos históricos diferentes e possuem importância.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. 19. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2006.
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	5.
	No final do século XIX, a crise econômica que assolava alguns países da Europa trouxe para o Brasil milhões de imigrantes. Eles vinham com o sonho de conseguir um bom emprego, cultivar o próprio pedaço de terra ou assegurar um melhor futuro para os seus filhos. Sendo assim, qual artista brasileiro retratou a obra Os Imigrantes - óleo sobre tela - 1910?
	 a)
	Pedro Américo.
	 b)
	Domênico Morelli.
	 c)
	Victor Mirelles.
	 d)
	Antônio Rocco.
	6.
	Que o Brasil começou a ser pré-Brasil como projeção humana e cultural da Europa - especificamente de Portugal - é fato inconfundivelmente histórico. No entanto, não explica por si só nem o aparecimento do Brasil como nova entidade sociocultural no mundo que se considere "moderno" - dando extensão sociológica a adjetivo tão impreciso - nem a sua consolidação em sistema nacional de convivência e de cultura. Essa consolidação se processaria através da confluência de outras presenças ou de outras contribuições, além da europeia. Um processo complexo e abrangente. O lastro de cultura e de população ameríndias não pode ser nunca desprezado, mesmo porque subsiste. A ele se acrescentaria fortemente outra presença não europeia: a negra africana (FREYRE, 2016). Sobre a influência africana na cultura popular brasileira, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A contribuição negra africana foi pequena na espiritualidade, na música e na religiosidade, com isso, poucos elementos novos foram agregados à cultura nacional.
(    ) Os homens negros adornavam seus corpos com pinturas de urucum e com plumas, enquanto as mulheres teciam redes e trançavam cestos.
(    ) A religião teve a união da cultura do senhor e a do negro, gerando as religiões afro-brasileiras e o sincretismo entre santos e orixás.
(    ) A culinária da senzala fazia uso de sobras e de elementos indígenas, como aipim, com temperos africanos (pimenta malagueta e o dendê), criando novos pratos, como a feijoada, a farofa e o vatapá.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: FREYRE, Gilberto. Aspectos da influência africana no Brasil. Revista del CESLA, 2005. Disponível em: <http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=243320976021>. Acesso em: 10 mar. 2016.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - F - V.
	 d)
	V - F - F - F.
	7.
	Ao adentrar em um museu de arte, é possível experimentar sensações diversas, ler imagens, perceber detalhes e vivenciar uma experiência estética singular. Esse local pode ser considerado parte da chamada cultura erudita. Sobre esse tipo de cultura, analise as sentenças a seguir:
I- É comum associar a cultura erudita a grupos considerados da elite, ou seja, poucos têm acesso a esse conhecimento.
II- Certos conhecimentos que hoje integram a cultura erudita já pertenceram à cultura popular.
III- A cultura erudita procura estabelecer padrões de consumo, como moda, música, estilos de vida e de comportamento.
IV- O conhecimento na cultura erudita tem relação com a história da arte, estética, leituras, documentários etc.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	8.
	É uma forma de cultura produzida industrialmente e tem por objetivo a lucratividade das corporações de mídia que nela investem grande capital em máquinas e infraestrutura fabril. Utiliza tecnologia de ponta, destina-se a um grande público anônimo e impessoal, é distribuída através do mercado e depende de patrocinadores. Com relação a esse conceito de cultura, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(   ) Cultura Erudita.
(   ) Cultura Popular.
(   ) Cultura de Massa.
(   ) Cultura Eletrônica.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - F - V.
	 b)
	F - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	9.
	Nos dias atuais, o conceito de temas transversais tem sido muito utilizado no campo pedagógico como ferramenta para as mais diversas áreas do conhecimento. Os temas transversais correspondem a questões importantes, urgentes epresentes sob várias formas na vida cotidiana. O desafio que se apresenta para as escolas é o de abrirem-se para o seu debate. Os objetivos e os conteúdos dos temas transversais devem ser incorporados nas áreas já existentes e no trabalho educativo da escola. É essa forma de organizar o trabalho didático que recebeu o nome de transversalidade (BRASIL, 1997). Sobre as informações sobre os temas transversais,classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Ética, Saúde, Meio Ambiente, Orientação Sexual, Trabalho e Consumo e Pluralidade Cultural são alguns dos temas sugeridos pelo MEC.
(    ) O tema Pluralidade Cultural busca incentivar a formação de uma nova mentalidade e a superação da discriminação e exclusão. 
(    ) A transversalidade e a interdisciplinaridade são conceitos diferentes, mas não excludentes. 
(    ) Os temas transversais a serem trabalhados na escola devem ser exclusivamente aqueles prescritos pelo Ministério da Educação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: apresentação dos temas transversais, ética. Brasília: MEC/ SEF, 1997.
	 a)
	F - F - V - F.
	 b)
	V - V - V - V.
	 c)
	V - V - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	10.
	A cultura diz respeito à humanidade. Cada região possui particularidades e uma caminhada histórica. Sendo assim, a Cultura pode ser subdividida em três áreas. Associe os conceitos  a seguir:
I- Cultura Erudita.
II- Cultura de Massa.
III- Cultura  Popular.
(   ) A Cultura é dividida em três áreas. Sendo que esta apresenta uma ramificação denominada Folclore, que possui uma data referente ao seu dia: 22 de agosto, dia do folclore.
(   ) Prega o meio de consumo. Permeia as mídias e conquista principalmente os adolescentes.
(   ) Cada povo produz sua própria cultura e, por isso, cada país, estado, cidade ou bairro possui uma cultura própria, diferente, peculiar. 
(   ) Obras que outrora foram produzidas por artesãos, mas que na contemporaneidade integram museus.
Agora, assinale  a sequencia CORRETA:
	 a)
	II - III - I - II.
	 b)
	III - II - III - I.
	 c)
	II - I - II - III.
	 d)
	III - III - II - I
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes