Buscar

atividade contextualizada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Nota finalEnviado: 06/04/20 19:19 (BRT)
10/10
1. Olá, Equipe EaD 11!
Chegamos ao final de nossa trilha de aprendizagem e acreditamos que agora você já tenha as competências necessárias para aplicar os princípios da Psicologia do Desenvolvimento em sua prática profissional!
Estudamos em nosso livro didático que olhar para o passado  constitui um método de várias linhas psicoterapêuticas, como a Psicanálise que tenta compreender o passado do paciente ou, como nas abordagens cognitivo-comportamental e gestáltica, que tentam entender como o passado afeta o presente, e que bases da Psicologia podem ser encontradas em Platão e Aristóteles, no século V a.C.
Estudamos também as principais ideias dos filósofos da antiguidade, especificamente do período Socrático:
1.Sócrates: Exame de si mesmo para estudar o homem, o qual é possuidor de uma alma e nasce virtuoso.
2.Platão: O que temos no mundo físico é criado, antes, no mundo das ideias, da alma universal, de onde provem a alma humana.
3.Aristóteles: A alma é um princípio de vida, e as ideias são o reflexo da realidade.Os filósofos antigos já faziam questionamentos quanto ao comportamento humano e, com objetivo de investigar o ser humano, suas motivações, pensamentos, emoções, sensações, memórias e aprendizagem.
A atividade que propomos é que você elabore uma dissertação de 1 lauda, com um mínimo de 25 linhas e um máximo de 30, apresentando suas reflexões e considerações sobre a contribuição do período Socrático para a Psicologia do Desenvolvimento. Lembre de contextualizar sua produção com os conteúdos estudados ao longo de nossa disciplina. Importante também referenciar as citações!
Boa atividade!!!
Conteúdo do envio
Período Socrático/ Período Clássico ou Antropológico como também era conhecido aconteceu do final do século V e todo o século VI a.c. Aconteceu quando a filosofia investigava as questões humanas,como a ética,a política e as técnicas.Esse período foi de grande desenvolvimento cultural e científico,proporcionando um âmbito propício para o desenvolvimento do pensamento.É a época dos sofistas e do grande pensador Sócrates,o mesmo defendia uma educação cujo objeto maior seria a formação de um cidadão pleno,preparado para atuar politicamente para o crescimento da cidade.
O método socrático,tinha como princípio a construção do conhecimento ao invés da mera transmissão de ideias.Na sua época o conhecimento se caracterizava como tipo de comércio,onde professores ( conhecidos como os sofistas) cobravam por conteúdos e discursos prontos nos quais os alunos teriam que decorar.E nesse período a população passou a ter mais tempo livre dedicado-se assim as artes e a filosofia,a psicologia era considerada um braço da filosofia.
Foi Sócrates (considerado como principal filósofo e um dos fundadores da filosofia ocidental) que preocupou-se em descobrir o que havia no homem que o diferenciava dos animais, que seria a razão.O mesmo levava o sujeito a pensar determinados equívocos e falsas ideias que poderiam ser reestruturados no processo de ironia-maiêutica de seu método. A filosofia de Sócrates envolvia necessariamente o diálogo, e levava as pessoas a conhecerem mais sobre si e sobre o mundo, investigavam filosoficamente os acontecimentos tornando-os mais críticos e com mais consciência de suas atitudes e suas responsabilidades.
Sendo assim podemos dizer que o Sócrates transformou literalmente a filosofia em pedagogia na formação da juventude para o exercício do conhecimento,para uma pedagogia da inteligência,da racionalidade partindo da ideia de que todos os indivíduos, até os mais simples trazem dentro de si todo esse potencial do conhecimento.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
· Conteúdo de aprendizagem disponibilizado nas unidades.
· Livro didático da disciplina 
· Livro História do Pensamento filosófico

Outros materiais