Buscar

AVALIAÇÃO I CULTURA POPULAR BRASILEIRA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A recuperação da herança cultural africana deve levar em conta o que é próprio do processo cultural: seu movimento, pluralidade e complexidade. Não se trata, portanto, do resgate ingênuo do passado nem do seu cultivo nostálgico, mas de procurar perceber o próprio rosto cultural brasileiro. O que se quer é captar seu movimento para melhor compreendê-lo historicamente. Sobre a contribuição africana no que diz respeito às manifestações culturais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Permanecem como reprodução dos valores e costumes africanos.
	 b)
	Demonstram a menor complexidade cultural dos africanos em relação aos europeus.
	 c)
	Derivam da interação entre valores africanos e a experiência histórica brasileira.
	 d)
	Contribuem para o distanciamento cultural entre negros e brancos no Brasil atual.
	2.
	A cultura é classificada em três grandes áreas diferentes. Cada uma destas áreas possui características específicas e que muitas vezes se contrapõem umas às outras. Sobre os tipos de cultura, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Cultura Erudita.
II- Cultura de Massa.
III- Cultura Popular.
(    ) Envolve todas as camadas sociais e é resultado dos meios de comunicação, como o rádio, a televisão, o cinema, entre outros.
(    ) Contempla a maior parte do povo e é transmitida principalmente por meio oral e de geração em geração. 
(    ) Está associada às classes dominantes e é legitimada por instituições acadêmicas, tais como universidades.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	I - II - III.
	 c)
	II - III - I.
	 d)
	III - I - II.
	3.
	Os indígenas influenciaram a cultura brasileira não somente com seu trabalho e costumes, mas também na maneira como viviam, sua relação com a natureza e como se relacionavam em sociedade. Sobre os primeiros habitantes brasileiros, analise as afirmativas a seguir:
I- No cultivo de plantas e na agricultura, os indígenas participavam e se ajudavam mutuamente.
II- As mulheres caçavam e comandavam a tribo, influenciando na educação e nos valores do grupo.
III- A planta conhecida como aipim é venenosa, porém, ao tirar o ácido cianídrico, ela se torna comestível.
IV- O tratamento social para os indígenas é igualitário, permitindo o direito ao uso da terra a todos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	As afirmativas I e II estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	4.
	Muitas práticas culturais dos nativos que viviam no território brasileiro no período da colonização chamaram a atenção dos europeus. Algumas das peculiaridades da cultura indígena acabaram por influenciar drasticamente a formação da identidade cultural brasileira, como, por exemplo, o "cunhadismo". Sobre o cunhadismo, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Forma de catequização utilizada pela Companhia de Jesus.
	 b)
	Hábito indígena de incorporar estranhos à sua comunidade.
	 c)
	Ritual religioso de origem indígena.
	 d)
	Língua falada pelo povo indígena.
	5.
	Canedo (2009) escreve que no pensamento iluminista francês, a cultura é o estado do espírito cultivado pela instrução, é a soma dos saberes acumulados e transmitidos pela humanidade, associada às ideias de progresso, de evolução, de educação e de razão. Cultura e civilização andavam de mãos dadas, tendo diferenças entre o estado natural do homem, irracional ou selvagem, sem cultura; e a cultura que ele adquire através dos canais de conhecimento e instrução intelectual. Essa ideia deu origem a um dos sentidos mais utilizados em nossos dias, que caracteriza como possuidores de cultura os indivíduos detentores do saber formal. Sobre o conceito de cultura, analise as sentenças a seguir:
I- Cultura é um produto da vida coletiva, do convívio humano, da interação social.
II- Cultura é dada pela natureza, é biológica e acontece independente da existência a convívio social.
III- A cultura nasce com o homem e não possui o mérito de ser passado de geração em geração.
IV- A cultura é cultivada através do repasse pelas gerações e surge da necessidade do homem em criar soluções para problemas do dia a dia.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CANEDO, Daniele. Cultura é o quê? Reflexões sobre o conceito de cultura e a atuação dos poderes públicos. IN: V ENECULT-Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, Faculdade de Comunicação/UFBa, Salvador, Bahia, v. 27, 2009.
	 a)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	6.
	A formação cultural no Brasil se origina do choque de diversas culturas provenientes de diferentes lugares. Isto se deve muito à forma como o país foi povoado, bem como ao seu desenvolvimento econômico e exploração dos recursos naturais. Com relação à formação cultural do povo brasileiro, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A cultura do povo brasileiro é o resultado de uma miscigenação étnica e cultural, principalmente dos povos indígenas, africanos e europeus.
(    ) O Brasil foi explorado primeiramente pelo litoral, depois pelo interior do Sudeste e do Nordeste e, por último, as regiões Norte e Sul.
(    ) Os indígenas, antes da chegada dos europeus viviam em sociedades em que existiam níveis hierárquicos, dependendo da idade e das habilidades físicas. 
(    ) O europeu, na colonização e exploração do Brasil, seguia uma linha capitalista de exploração das novas terras e, para tal, utilizou-se do cunhadismo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - V - V.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	V - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
	7.
	A associação que se faz da Cultura Erudita, de que o acesso a ela é encontrada em universidades ou por meio de críticos de arte, pesquisadores entre outros, sendo que parte dela outrora já foi Popular e que atualmente integram espaços culturais onde a minoria da população tem acesso. Sendo assim, cientistas, arqueólogos evidenciam através da Cultura Popular a criação de uma determinada teoria. Que teoria seria essa?
	 a)
	Teoria Heliocentrista.
	 b)
	Teoria Criacionista.
	 c)
	Teoria da Evolucionista.
	 d)
	Teoria do Big Bang.
	8.
	Reformas na legislação educacional têm buscado democratizar o espaço escolar, apontando a necessidade de se incorporarem elementos que durante muito tempo não foram valorizados nos espaços formais de ensino. Recentemente a lei nº 12.287/10 alterou o parágrafo referente ao ensino da arte na LDB (lei nº 9.394/96), pondo em destaque a necessidade da presença de expressões artísticas regionais nas aulas de artes. Referente à alteração da lei, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
	 b)
	O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento crítico e cultural dos alunos.
	 c)
	O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação básica e superior de Arte, de forma a promover o desenvolvimento sociocultural dos alunos.
	 d)
	O ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, constituirá componente curricular obrigatório nos diversos níveis da educação fundamental, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos.
	9.
	Os currículos organizam conhecimentos, culturas, valores e artes a que todo ser humano tem direito. Assim, o currículo deve ser analisado conforme as experiências vividas pelos estudantes, nas quais se articulam os saberes, aprendidos por eles na vivência e na convivência em suas comunidades, com os conhecimentossistematizados que a escola deve lhes tornar acessíveis. Sobre a definição de currículo, analise as afirmativas a seguir:
I- A construção do currículo constitui um processo de seleção cultural, o que pode colocar em desvantagem determinados grupos sociais e culturais.
II- O sistema educativo confere ao currículo a possibilidade de envolver diversos aspectos culturais, razão pela qual deve ser considerado utilizar apenas uma visão cultural.
III- As teorias críticas reconhecem a existência de poderes diversos diluídos nas relações sociais, conferindo ao currículo a função de atuar em processos para a inclusão escolar.
IV- É desafio da escola incluir no currículo experiências culturais diversificadas, que não reproduzam estruturas da vida social em suas assimetrias e desigualdades.  
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: ARROYO, M. G. Educandos e educadores: seus direitos e o currículo. In: ARROYO, M. G. Indagações sobre o currículo: educandos e educadores: seus direitos e o currículo. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007, p. 67 (adaptado).
	 a)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas II e IV estão corretas.
	10.
	A inclusão dos temas transversais no currículo é uma forma de inserir as questões sociais nas discussões da sala de aula. Alguns temas foram sugeridos pelo Ministério da Educação. O documento norteador da inserção destes temas no currículo escolar é conhecido como:
	 a)
	PCN.
	 b)
	PCE.
	 c)
	PPP.
	 d)
	PPN.
Prova finalizada com 10 a

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes