Buscar

Colaborar - Av2 - Práticas Pedagógicas_ Gestão da Sala de Aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Portal Digital
do Aluno
Saltar para o conteúdo [Alt + 1] Saltar para Navegação [Alt + 2] +A -a Mapa do site Alto Contraste Acessibilidade
Início   Pedagogia - Licenciatura - 2º Semestre   Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula   Av2 - Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala …
Av2 - Práticas Pedagógicas: Gestão da Sala de Aula
Meus Cursos Serviços Online Apoio ao Estudo Oportunidades Ajuda 
1

8
BRUNA  Sair
Avaliar Material
Informações Adicionais
Período: 17/02/2020 00:00 à 08/06/2020 23:59
Situação: Cadastrado
Pontuação: 3750
Protocolo: 474409841
1)
a)
b)
c)
d)
e)
2)
a)
b)
c)
d)
e)
3)
a)
b)
c)
d)
e)
4)
a)
b)
c)
d)
e)
5)
a)
b)
c)
d)
e)
"O aprendizado significativo acontece quando uma informação nova é adquirida mediante um esforço deliberado por parte do aprendiz em ligar a informação nova com conceitos ou proposições relevantes
preexistentes em sua estrutura cognitiva" (Ausubel et al., 1976, p. 159).
AUSUBEL, D.P. (1976). Psicología educativa: um punto de vista cognoscitivo. México, Editorial Trillas. Traducción al español de Roberto Helier D., de la primera edición de Educational psychology: a cognitive view.
Analise as afirmativas relacionadas ao contexto de aprendizagem significativa e assinale a alternativa correta:
I.Para aprender de maneira significativa, o aluno precisa saber com clareza o que, por que e como estudar.
II.O professor é o único responsável para que haja, de fato, uma aprendizagem significativa.
III.Não só o trabalho do professor é importante para uma aprendizagem significativa, como também o papel ativo do aluno.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
I apenas.
II apenas.
I e II apenas.
I e III apenas. Alternativa assinalada
II e III apenas.
"[...] a didática é uma disciplina de integração, articulando numa teoria geral de ensino as várias ciências da educação e compondo-se com as metodologias específicas das disciplinas curriculares. Combina-se o que é
geral, elementar, básico, para o ensino de todas as matérias com o que é específico das distintas metodologias (LIBÂNEO, 2009, p. 14).
LIBÂNEO, J. C. Conteúdos, formação de competências cognitivas e ensino com pesquisa: unindo ensino e modos de investigação. Cadernos Pedagogia universitária – Universidade Católica de Goiás, out.2009.
Outra concepção apresentada por Libâneo está relacionada com a ideia sobre o que é preciso saber para ensinar. Partindo desse contexto, leia as afirmações apresentadas e assinale a alternativa correta de acordo com o
educador:
Alternativas:
É preciso que o professor tenha formação na matéria que leciona e formação pedagógico-didática na qual se ligam os princípios gerais que regem as relações entre o ensino e a aprendizagem. Alternativa assinalada
É preciso que o professor tenha empatia, mesmo que não tenha formação na matéria que leciona e que consiga se colocar no lugar do aluno, para que assim, perceba quais são suas reais necessidades.
É preciso que o professor justifique as suas decisões a partir dos referenciais teóricos que utiliza, mesmo que não tenha uma formação pedagógico-didática consistente.
É preciso que o professor estabeleça uma relação de parceria com os alunos, mesmo que ele não tenha uma formação pedagógico-didática coerente com os princípios educacionais.
É preciso que o professor assuma uma postura autoritária e tradicional, mesmo que ele não tenha formação específica na área. Se ele é professor de uma determinada disciplina, pode, facilmente, trabalhar com
outras disciplinas.
"[...] ao trabalharem juntos, os membros de um grupo se apoiam, visando atingir objetivos comuns negociados pelo coletivo" (DAMIANI, 2008, p. 213)
DAMIANI, F. M. Entendendo o trabalho colaborativo em educação e revelando seus benefícios. Educar, Curitiba, n. 31, p. 213-230, 2008
A afirmação apresentada reforça um dos aspectos do trabalho colaborativo. Analise as afirmativas apresentadas relacionadas à essa temática e assinale a alternativa correta:
I. O protagonismo dos alunos pode ser fortalecido através de algumas estratégias como a escolha de representantes de sala, a participação destes no Conselho da Escola, entre outras situações cotidianas.
II. A cooperação é algo natural, faz parte do desenvolvimento dos indivíduos, por isso não precisa ser estimulada no ambiente escolar.
III. Ao propor um trabalho com subgrupos, o professor garante a participar de todos e a colaboração de forma organizada, o que é fundamental para a vida dos estudantes e dos futuros profissionais.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
Apenas na afirmativa II.
Apenas na afirmativa III.
Apenas nas afirmativas I e II.
Apenas nas afirmativas I e III. Alternativa assinalada
I, II e III.
A seqüência de episódios violentos envolvendo o espaço escolar não deixa dúvida quanto à necessidade de se trazer este tema à grande arena de debates da educação brasileira. Os acontecimentos que se repetem
nos diversos pontos do país, e que nos privaremos de citar por ser absolutamente desnecessário para a análise, expõem uma dificuldade brasileira pela qual já passaram outros países, o que seria, por si só, um convite
para a reflexão de educadores e de gestores políticos, visto que o movimento mundial em educação indica semelhança de acontecimentos mesmo que em momentos diferentes da linha de tempo. Já dissemos alhures
(CHRISPIN, 2007, p. 12)
CHRISPINO, A. Gestão do conflito escolar: da classificação dos conflitos aos modelos de mediação. Ensaio: aval. Pol. Públ. Educ., Rio de Janeiro, v. 15, n. 54, p. 11-28, jan./mar. 2007.
No que se refere aos conflitos existentes no ambiente escolar, é correto afirmar:
I.É importante fingir que não há qualquer tipo de conflito no ambiente escolar para que assim, toda e qualquer dificuldade seja amenizada.
II.Entre os motivos de conflitos entre professores e alunos podemos citar a falta de entendimento frente ao conteúdo exposto pelo professor.
III.Uma boa gestão de sala deve lidar de frente com os conflitos, tratando-os de modo educativo e não como um problema a ser abafado.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas:
I e II apenas.
I e III apenas.
II apenas.
II e III apenas. Alternativa assinalada
III apenas.
O desvendar do erro, que surge na aprendizagem e na prática pedagógica, pode vir a transformar o significado que comumente se dá à avaliação – medida de acertos e erros – pelo exercício contínuo da reflexão
dialética e da relação dialógica entre avaliadores e avaliados, com uma postura de acolhimento, para se compreender as formas e caminhos alternativos buscados no desenvolvimento do processo de construção do
conhecimento, contribuindo, dessa forma, para a construção de uma cultura da avaliação. Reside aí sua virtude: a possibilidade do resgate da premissa básica da avaliação – o questionamento – tornando-se, assim,
ferramenta útil e valiosa para o crescimento. (SILVA, 2008, p. 109).
SILVA, E. M. D. da. A Virtude do Erro: uma visão construtivista da avaliação. Estudos em Avaliação Educacional, v. 19, n. 39, jan./abr. 2008.
Leia as afirmações apresentadas, relacionadas ao modo como o erro deve ser visto na gestão da sala de aula, escreva (V) para as afirmativas verdadeiras, (F) para as falsas e assinale a alternativa correta:
(   ) O professor que faz uma boa gestão da sala não entende o erro apenas como uma falha, mas considera seu papel na aprendizagem.
(    ) O professor que faz uma boa gestão da sala procura avaliar todos os alunos sempre da mesma maneira, para que eles compreendam a essência do que será cobrado cotidianamente.
(    ) As perguntas abertas devem ser evitadas no ambiente escolar, visto que os alunos não possuem maturidade para esse tipo de atividade.
A sequência correta é:
Alternativas:
V, V, V.
V, F, V.
V, F, F. Alternativa assinalada
F, F, V.
F, V, F.

Outros materiais