Buscar

amamentação para fazer

Prévia do material em texto

Aleitamento Materno
Nutricionista: Cristiane Lima da Silva
SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE DE RIBAMAR FIQUENE
MEU LEITE É FRACO
Mito
Cada mãe produz o leite adequado para as necessidades de seu bebê, então, se a criança mama regularmente e está ganhando peso, a mãe pode ficar tranquila.
 O que acontece é uma confusão, já que o leite materno é menos encorpado e mais claro que o leite de vaca, mas isso não impede que seja rico em nutrientes.
Estresse e nervosismo atrapalham a produção de leite
Verdade 
Mães que estão passando por situa­ções de estresse ou muita tensão produzem uma quantidade anormal de adrenalina, que bloqueia a oxitocina, um dos hormônios que influenciam na amamentação. 
Por isso, elas tendem a produzir leite em quantidade insuficiente. Nesse caso, vale a pena consultar o pediatra sobre a possibilidade de usar complementação.
A criança deve mamar a cada duas ou três horas
Mito
Não há uma regra e a periodicidade varia conforme o bebê. A única recomendação é que a mãe ofereça o leite em “livre demanda”, ou seja, toda vez em que o bebê sentir fome. 
Outra ressalva é que bebês que dormem demais devem ser acordados a cada quatro horas para mamar. Isso evita casos de desidratação, icterícia e hipoglicemia.
É preciso revezar os dois seios para amamentar
Mito
O ideal é que a mãe não interrompa e deixe o bebê mamar à vontade no primeiro seio. Porque somente depois de alguns minutos o bebê consegue atingir o leite posterior, uma porção rica em açúcar e gordura que ajuda a criança a se saciar mais rápido e a ganhar peso. 
Se ele não chega a essa parte, acaba sentindo fome mais rapidamente e tende a acordar várias vezes ao longo do dia para mamar de novo. Caso ele se sacie com somente um seio, ela pode fazer a retirada do leite da outra mama, para não sentir dor.
Se o bico do peito está rachado ou machucado, ou tenho o leite empedrado devo parar de amamentar?
Mito
Rachaduras e machucados no bico do peito decorrentes da amamentação não são prejudiciais ao bebê.
 Uma maneira prática de evitar rachaduras e futuros machucados no bico do peito é esvaziar um pouco o peito antes do bebê começar a mamar, isso ajuda a pega correta pelo bebê. 
Como regra geral não suspenda a amamentação exclusiva até que o seu bebê tenha completado 6 meses de vida.
Amamentar é fácil
Mito
Amamentar é cansativo e exige muita paciência, principalmente no início, até que a mãe se recupere do parto e ela e a criança se adaptem ao processo, mas vale a pena. 
Canjica, caldo de cana e cerveja preta aumentam a produção de leite
Mito
Não existe relação entre a ingestão de alimentos e o aumento ou diminuição da produção de leite. 
O que aumenta a quantidade de leite é a sucção regular da criança, portanto quanto mais ela mamar, mais leite a mãe vai produzir. 
Como o estado psicológico da mãe também influencia, vale a pena ficar calma e aproveitar a hora de amamentar para ouvir uma música, ler e ficar em um ambiente arejado e tranquilo.
DEVEM SER EVITADOS
Chocolate: Se consumido em excesso, pode causar irritabilidade, insônia e cólicas na criança.
Feijão: Apesar de serem ricos em nutrientes, estes grãos podem favorecer a formação de gases na mãe e provocar desconforto no bebê.
A mamãe também precisa ter cuidado com o consumo exagerado de refrigerantes, doces e açúcar, café, pimenta e bebidas alcóolicas para garantir um leite de qualidade e evitar o desconforto abdominal do bebê. 
Gordura trans e Gordura saturada: A gordura saturada é comumente encontrada em alimentos de origem animal, como pele de frango, carnes, chocolates, carne suína, queijos amarelos, creme de leite e manteiga. Já a gordura trans é encontrada principalmente em alimentos industrializados, como massas, sorvetes e biscoitos recheados.
Apesar de as causas da cólica variarem de acordo com cada criança, cebola, amendoim, ovo e vegetais crucíferos, como repolho, couve-flor e brócolis, são apontados como mais prováveis de favorecerem o desenvolvimento da cólica devido à imaturidade do intestino do recém-nascido.
DÊ PREFERÊNCIA
 Divida a sua alimentação em seis refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia;
Não pule nenhuma refeição, pois isso pode prejudicar a produção de leite;
Consuma frutas de preferência com a casca e /ou bagaço quando possível;
Coma carnes e aves magras e peixe pelo menos 2x por semana;
Consuma azeite nas saladas;
Alimentos ricos em vitamina “A” e “C” e fontes de ferro (carnes, açaí, soja, ovo de galinha, vegetais verdes escuros, cereais integrais, feijão, lentilha).
VANTAGENS EM AMAMENTAR
Vantagens do Aleitamento Materno para o Bebê
 Alto valor de proteínas, vitaminas, gorduras, carboidratos, anticorpos (proteção de doenças infecciosas), etc. 
 Sempre pronto, a qualquer hora e momento. Na temperatura ideal !
 Limpinho e fresquinho.
 Proteção contra alergias e doenças infecciosas.
 Vínculo afetivo mãe e filho(a).
Menor risco de doenças respiratórias, infecções urinárias, ou diarreias.
Problemas que podem levar a internações e até a morte.
No futuro menos chances de desenvolver diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
 Estudos mostram que crianças amamentadas são mais inteligentes !
Vantagens do Aleitamento Materno para a Mãe
Reduz o peso mais rapidamente após o parto.
Ajuda o útero a voltar a seu tamanho normal, diminuindo o risco de hemorragia e anemias após o parto.
Reduz o risco de diabetes, de Câncer de mama e do colo do útero.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes