Buscar

ap 3 geo

Prévia do material em texto

10,00 de um máximo de 10,00(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre os temas transversais apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), marque a EXCEÇÃO:
Escolha uma:
a. A Geografia por estudar a história não trás conhecimentos que podem contribuir para os temas transversais como: Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde temas locais, dentre outros. 
b. Constituem temas para trabalhar com os alunos como Ética, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural, Saúde, Trabalho e Consumo, Orientação Sexual e Temas Locais.
c. Esses temas deveriam passar por todas as disciplinas escolares, incluindo a Geografia.
d. A Geografia por estudar o espaço geográfico trás conhecimentos que podem contribuir para os temas transversais como: Pluralidade cultural, meio ambiente, saúde temas locais, dentre outros. (PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE, 2009).
Questão 2
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
É um suporte tecnológico utilizado na cartografia atualmente:
Escolha uma:
a. Sistema de Posicionamento Geográfico (GPS).
b. Sistema de Posicionamento Global (GPS). 
c. Modelo Digital da Terra (MDT).
d. Sistema de Informação Global (SIG).
Questão 3
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Considerando a aprendizagem dos conteúdos segundo tipologia procedimentais e atitudinais que devem estar presentes nas intenções do professor de Geografia e elaboração do seu plano de ensino da disciplina. Associe as duas colunas.
(1) Procedimentais
(2) Atitudinais
 
(    ) Fazer leituras de imagens, ler varias modalidades de textos e integra-los aos conhecimentos possuídos; ser capaz de utilizar os conhecimentos em situações externas à escola, observar um fato isolado e contextualiza-lo no tempo e espaço.
(     ) Respeito as diferenças de sexo, etnia, faixas etárias, valorização do patrimônio sociocultural.
(   ) Saber pesquisar e trabalhar a argumentação para compreender questões complexas, a observação informal e sistemática dos fatos e fenômenos do cotidiano, a capacidade de registra-los, usando diferentes recursos e linguagens.
(   ) Os conteúdos atitudinais destacam-se como valorização da diversidade ambiental, dos direitos e deveres do cidadão.
 
A sequência correta é:
Escolha uma:
a. 2 -1 -2 - 1
b. 2- 1- 1- 1
c. 1- 2- 1- 2 
d. 1- 1- 1- 2
Questão 4
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Os Parâmetros Curriculares Nacionais estabelecem alguns objetivos para o Ensino de Geografia no terceiro e quarto ciclo do ensino fundamental. De acordo com esses objetivos, é ERRADO afirmar que o ensino deve propiciar ao aluno um aprendizado que vise:
Escolha uma:
a. Identificar e avaliar as ações dos homens em sociedade e desconsiderar suas consequências nos diferentes espaços tempos, para construção de propostas socioambientais locais;
b. Valorizar o patrimônio sociocultural e respeitar a sociodiversidade, reconhecendo-a como um direito dos povos e indivíduos e um elemento de fortalecimentos da democracia.
c. Conhecer a organização do espaço geográfico e o funcionamento da natureza em suas múltiplas relações, para compreender a papel das sociedades em construção e na produção do território, da paisagem e do lugar;
d. Saber selecionar os procedimentos de pesquisa da Geografia a fim de verificar o espaço em suas estruturas concretizadas nas relações socioespaciais. 
Questão 5
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Sobre as representações cartográficas, considere as afirmativas.
I - Uma das grandes dificuldades apontadas pelos alunos do ensino médio das escolas publicas nas provas do Enem, refere-se a interpretação dos mapas, pois os jovens não conseguem refletir sobre um problema apresentado.
II - A construção de maquetes na sala de aula merece alguns cuidados por parte do professor, como: enfatizar e incentivar a criatividade na busca de material, no exercício do trabalho coletivo e nas representações dos objetos.
III - O professor escolhe o livro didático de forma aleatória, pois no ensino da Geografia, há uma linguagem textual que não exige dos autores uma especialidade no assunto, exige apenas que sejam conhecedores do ensino em Geografia.
 
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. I e III, apenas.
b. I e II, apenas. 
c. I, II e III.
d. II e III, apenas.
Questão 6
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As autoras Pontuschka, Paganelli e Cacete (2009) explicam que foi no fim o século XVIII que a Geografia constituiu-se em ciência e mesmo assim, enfrentou problemas. Com relação a esta afirmativa, analise as proposições abaixo e marque a alternativa CORRETA.
I - A sua ligação com a história, onde, na época, cumpria o papel de apenas de fundamentar aspectos e fatos históricos.
II - Referia-se ás relações entre a natureza e o homem, no qual a geografia aceitava a influência quase absoluta do meio biofísico sobre o homem.
III - A Geografia não aceitava influência do meio biofísico sobre o homem.
Escolha uma:
a. Apenas os itens I e II estão certos 
b. Apenas os itens I e III estão certos
c. Apenas os itens II e III estão certos.
d. Todos os itens estão certos.
Questão 7
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com Severino (2002) existe um roteiro para realizar uma análise detalhada de um texto. Autor está se referindo a etapas indique:
Escolha uma:
a. 2ª Procurar entender o sentido das palavras, os termos e conceitos-chave contidos no texto. 1ª etapa descobrir qual é o assunto tratado no texto.
b. 1ª etapa tentar decodificar o texto buscando sua contextualização. 2ª etapa procurar entender o sentido das palavras.
c. 2ª etapa segunda etapa consiste na decodificação da mensagem do texto pela analise e será preciso fazer uma serie de perguntas. 1ª problematização do tema.
d. 1ª etapa de ação é tentar esclarecer o texto buscando sua contextualização e o fornecimento de informações sobre a vida, pensamento e obra do autor. Segunda etapa consiste na decodificação da mensagem do texto pela analise e será preciso fazer uma serie de perguntas. 
Questão 8
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Com a Lei 5.692/71, ocorreu a seguinte mudança:
Escolha uma:
a. A criação da disciplina de Estudos Sociais e o cancelamento apenas da disciplina de História.
b. A criação das disciplinas de História e Geografia e o cancelamento da disciplina de Estudos Sociais.
c. A criação da disciplina de Estudos Sociais e o cancelamento apenas da disciplina de Geografia.
d. A criação da disciplina de Estudos Sociais e o cancelamento das disciplinas de História e Geografia. 
Questão 9
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
A LDB 9.394/96 apontou inovações no âmbito da formação do profissional docente. Assinale (v), se assertiva for verdadeira e F, se assertiva for falsa.
(   ) Criação de um ambiente institucional responsável inovações no âmbito da formação do profissional docente, o Instituto Superior de Educação.
(   ) Criação de um ambiente institucional responsável inovações no âmbito da formação do profissional docente, Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.
(    ) Definidos os novos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino básico e foi elaborada as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) para todos os cursos superiores de graduação.
(   ) A partir das DCN, o elemento estruturante dos cursos passa a ser o projeto pedagógico e elaborado pelas instituições formadoras de acordo com as competências e habilidades que orientam a seleção e ordenamento dos conteúdos das diferentes áreas de formações (PIMENTA, 2004).
 
As afirmativas são, respectivamente:
Escolha uma:
a. F, V, V e F.
b. F, F, V e V.
c. V, F, V e V. 
d. V, V, V e F.
Questão 10
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme denomina o IBGE, é um desenho de uma pequena área do espaço geográfico, como uma casa ou, no máximo, um bairro, com escala grande e um número bem maior de detalhes.
Escolha uma:a. Maquete.
b. Planta. 
c. Bloco-diagrama.
d. Mapa.
Questão 11
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Marque (V) para as afirmativas verdadeiras e (F) para as afirmativas falsas. Sobre o mapa mental:
(    ) É uma representação gráfica de um determinado espaço geográfico feita a partir da percepção e subjetividade do autor do processo.
(     ) As informações contidas no mapa mental não podem partir da intencionalidade, da leitura e da visão de mundo particular do autor, nem tampouco levar em consideração sua imaginação e vivências próprias.
(    ) O mapa mental contém informações consideradas desnecessárias ou sem valor científico para os padrões da cartografia cartesiana, como: escala, orientação, título, uso de variáveis visuais, coerência entre legenda-conteúdo, entre outros aspectos.
(   ) A importância de se trabalhar o mapa mental está no fato de que essa concepção de mapa possibilita a formação de indivíduos capazes de compreender o mapa para além do processo de cópia, tornando-se uma linguagem que contribui para a expressão e interpretação do cotidiano.
(     ) A produção de mapa mental não é importante.
 
As afirmativas são, respectivamente:
Escolha uma:
a. V, F, V, V e F. 
b. V, F, V, F e F.
c. V, F, F, V e V.
d. F, V, V, F e V.
Questão 12
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise as afirmativas e coloque V nas frases verdadeiras e F nas frases falsas.
(    ) O trabalho do professor da escola básica envolve atividades que vão desde a construção de programa de curso e planejamento de aulas até a participação na produção e na execução de projeto pedagógico institucional, além de projetos didático-pedagógicos que impliquem uma atividade investigativa, envolvendo elaboração de diagnóstico, caracterização de situação-problema, levantamento bibliográfico e outros.
(    ) Não cabe ao estudante desenvolver atividade de pesquisa através com projeto investigativo.
(    ) O professor deve dominar as etapas do processo da pesquisa e assumir atitude de facilitador e orientador, mostrando-se apto a avaliar o desempenho dos estudantes.
(   ) Quanto à avaliação, é necessário utilizar apenas uma única metodologia de ensino, como também uma única abordagem avaliativa, em consonância com os procedimentos metodológicos.
 
A sequência correta, de cima para baixo, é:
Escolha uma:
a. V, F, F, F.
b. V, V, V, F.
c. V, F, V, F. 
d. V, F, V, V.
Questão 13
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
É característica da corrente de pensamento da Geografia Humanística:
Escolha uma:
a. Fundamentação no positivismo, priorizando a descrição, a enumeração e a classificação dos fatos, em que o homem seria um elemento a mais na paisagem.
b. Enfoque predominante na relação entre espaço e cultura, está fundamentada na subjetividade, na experiência, na intuição e nos sentimentos, colocando o homem no centro do debate científico. 
c. Prática de contestação radical, de transformação da realidade e conteúdo político na análise científica.
d. Crítica à insuficiência da análise tradicional, não indo aos fundamentos e a sua base social, propondo uma ótica prospectiva com a finalidade de atuar no planejamento estatal.
Questão 14
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
“O trabalho pedagógico na disciplina de Geografia precisa fazer com que o aluno assuma posições diante dos problemas enfrentados pela família, no trabalho, na comunidade escolar, nas instituições locais, e que ele tenha um nível de consciência sobre as responsabilidades, os direitos sociais, para poder provocar mudanças na sociedade” (PONTUSCHKA; PAGANELLI; CACETE, 2009).
 
A partir da ideia exposta pelos autores é possível afirmar que:
Escolha uma:
a. Os alunos sejam trabalhados na perspectiva de transmissão dos conhecimentos, prática que fundamenta o método crítico.
b. A prática pedagógica é a única forma de viabilizar a mudança.
c. Os professores de Geografia precisam ter uma consistente formação científica, pedagógica e humana. 
d. A ação educativa não transcende às ações dos professores e não extrapola os limites físicos da sala de aula.
Questão 15
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Libâneo (1998), ensinar perpassa pelo domínio didático-pedagógico para potencializar a aprendizagem pelas competências do pensar, mas também para garantir elementos conceituais para apropriação critica da realidade, ou seja, ao ensinar o professor deve associar o movimento do ensino do pensar aos processos da reflexão dialética de cunho crítico. Qual perfil docente da escola básica se a docência for se entendida como atividade intelectual e pratica.
Escolha uma:
a. O professor da escola básica deve ter atitude investigativa através da pesquisa e assim obter domínio e habilidade de produzir pesquisa. 
b. Professor com metodologias de ensino diversificadas, não dando sentido e significado a aprendiz
c. Professor próximo do processo investigativo, uma pratica pedagógica não reflexiva, não crítica, criativa e baseada em metodologias de ensino tradicional.
d. Professor pauta sua prática na memorização e reprodução do conhecimento
Questão 16
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
São mapas representados por uma imagem disforme (os polígonos), que torna as superfícies dos territórios proporcionais aos dados que se deseja representar. Esse modo de representação gráfica é mais adequado para apresentação de fenômenos sociais, como: projeção da população, índice de mortalidade e natalidade, pesquisas de opinião com repostas "sim" ou "não".
Escolha uma:
a. Mapa.
b. Anamorfose. 
c. Carta.
d. Bloco-diagrama.
Questão 17
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
As linguagens segundo Pontuschika, Paganelli, Cacete (2009), constituem recursos didáticos necessários ao mundo atual, no qual os horizontes do conhecimento se abrem para jovens, professores.  Os recursos didáticos ou propostas didáticas atuam como mediadores dos processos de ensino–aprendizagem nos diferentes níveis e obedecem alguns critérios. Julgue os itens abaixo relacionados ao texto acima.
I - Encaminhamento do trabalho desenvolvido pelo professor em sala de aula e às características da turma, do ponto de vista das representações que trazem para o interior da sala de aula.
II - Levantamento preliminar da realidade através da pesquisa.
III - Adequação dos objetivos propostos.
IV - Conceitos e conteúdos a ser trabalhados
Está ERRADO no que se afirma em:
Escolha uma:
a. I, III e IV.
b. I, II e V.
c. II. 
d. II, III e V.
Questão 18
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Estabeleça a correspondência correta, associando os conceitos as suas respectivas definições.
1 - PLURALIDADE CULTURAL
2 - MEIO AMBIENTE
3 - SAÚDE
4 - TRABALHO E CONSUMO
5 - TEMAS LOCAIS
(      ) A preocupação da Geografia passa pela formação da sociedade de consumo e do desaparecimento proporcional dos pequenos comerciantes.
(      ) Existe um consenso sobre a noção de que a pratica pedagógica na disciplina de Geografia deve começar pelo lugar de vivencia do aluno, e explorar todo potencial do conhecimento prévio do aluno, e a partir dele, introduzir conceitos científicos dominados pelo professor
(      ) O ensino da Geografia, mesmo antes dos PCN, teve uma preocupação com o estudo de migrantes e das migrações, também, com o trabalho de negros, índios e brancos.
(      ) O estudo da Geografia ajuda a analisar a vida das grandes cidades e auxiliará a compreensão dos problemas de saúde ligados ao meio urbano
(      ) Envolve toda relação social, física, biológica e cultural instaurada na produção de condições ambientais que perpassa na vida dos homens e seres vivos.
A sequência correta dessa associação é
Escolha uma:
a. (2), (3), (5), (1), (4).
b. (5), (2), (4), (1), (3).
c. (4), (5), (1), (3), (2). 
d. (1), (2), (3), (4), (5).
Questão 19
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Conforme as colocações de Pontuschka, Paganelli, Cacete (2009), o perfil docente para o professor de Geografiaexige do professor:
I - Dominar o conhecimento historicamente produzido no âmbito da ciência de referência e da disciplina a ser ensinada, além de reconhecer o significado social da sua profissão e o papel que a geografia cumpre na formação dos estudantes.
II - Atuar, apenas individual e não coletivamente, com muita criatividade, flexibilidade e cooperação entre estudantes e colegas de professores.
III - Ensinar, distanciando teoria e prática, onde sua formação como docente não se limite nos conhecimentos que possui em cursos de licenciatura e bacharelado.
IV - Ter como princípio a interação entre pesquisa e ensino, no qual o processo de investigar está presente e articulado aos conhecimentos produzidos historicamente e à realidade dos estudantes.
 
Assinale a opção correta:
Escolha uma:
a. Apenas os itens I, II e III estão certos.
b. Apenas os itens I e III estão certos.
c. Apenas os itens II, III e IV estão certos.
d. Apenas os itens I e IV estão certos. 
Questão 20
Correto
Atingiu 1,00 de 1,00
Marcar questão
Texto da questão
Analise as alternativas abaixo que tratam da influência de Vidal de La Blache na Geografia.
I. As ideias de Vidal de La Blache e de seus seguidores são denominadas, atualmente, por muitos, de Geografia Tradicional.
II. As ideias de Vidal de La Blache e de seus seguidores exerceram grande influência na formação das Universidades de São Paulo e do Rio de Janeiro e, aos poucos, em outras universidades do Brasil.
III. Os princípios da escola francesa nortearam as primeiras gerações de pesquisadores brasileiros e o trabalho pedagógico dos docentes.
 
Estão corretos:
Escolha uma:
a. somente os itens II e III
b. somente os itens I e III
c. somente o item I e II
d. todos os itens 
Parte inferior do formulário

Outros materiais

Perguntas Recentes