03 - Prova I - Introdução à Engenharia
3 pág.

03 - Prova I - Introdução à Engenharia


DisciplinaIntrodução à Engenharia2.719 materiais13.670 seguidores
Pré-visualização2 páginas
(
16658996
10,00
Prova:
Nota da
 
Prova:
Antonio Claudio da Rocha Bernardes (2469623)
Introdução à Engenharia (ECP02)
Avaliação
 
I
 
-
 
Individual
 
Semipresencial
 
(
 
Cod.:637478)
 
(
 
peso.:1,50)
Acadêmico: 
Disciplina:
Avaliação:
)
 (
Legenda:
Resposta
 
Certa
Sua Resposta
 
Errada
)
1. Quando o profissional de engenharia termina a graduação, ele está apto para o mercado de trabalho. Para facilitar a inserção, os acadêmicos fazem estágios ou participam de programas de trainees, melhorando os seus currículos. Com relação aos critérios utilizados pelas empresas para contratar um profissional de engenharia, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Liderança e capacidade de solução de problemas.
b) Experiência e conhecimento anterior no ramo.
c) Aptidão pessoal e profissional.
d) Atitude e comportamento inconsistentes.
2. Ação de estudar é um processo contínuo e, embora não seja muito perceptível, pode ser dividido em três etapas: a primeira etapa do processo de estudo é a preparação; a segunda etapa do processo de estudo é a captação; e a terceira etapa é o processamento (BAZZO; PEREIRA, 2013). Sobre essas etapas, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Preparação.
II- Captação.
III- Processamento.
(	) Etapa relacionada com o local de estudo, sendo que é recomendado um ambiente iluminado, aconchegante e que permita a concentração, ou seja, um local que não haja a presença de distrações.
(	) Etapa relacionada com o processo de reflexão das informações, ou seja, é o momento em que você deve parar e refletir, para fixar o conhecimento.
(	) Etapa relacionada com a construção do conhecimento, a partir de leituras, audição e observação de informações.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
BAZZO, Walter Antonio; PEREIRA, Luiz Teixeira do Vale. Introdução à Engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. 4. ed. Florianópolis: UFSC, 2013.
a) III - II - I.
b) II - I - III.
c) I - III - II.
d) I - II - III.
 (
09/04/2020
) (
UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo
 
UNIASSELVI
)
 (
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/notas/request_gabarito_n2.php
) (
1
/3
)
3. A primeira etapa do processo de estudo é a preparação, a qual contempla o ambiente onde o estudante estudará. É indicado que o local tenha uma boa iluminação e que possibilite a atenção para se dedicar aos estudos. Sobre as ideias principais muito úteis durante o processo de aprendizado do curso, analise as sentenças a seguir:
I- Interesse e dedicação: refere-se ao tempo destinado aos estudos sobre determinado assunto que está sendo estudado.
II- Causa maior: é necessário que o entendimento sobre o assunto a ser abordado esteja bem definido, pois o cumprimento das metas tem uma causa maior em uma função social bem definida.
III- Conhecimentos inúteis: a maneira com que os assuntos são abordados, em alguns casos com carência didática, não deve ser apresentados como justificativas para que seja considerado inútil.
IV- Interesse e dedicação: os assuntos estudados devem ser analisados conforme a especialidade, buscando argumentar e construir uma opinião crítica sobre o assunto.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, II e III estão corretas.
b) As sentenças I e IV estão corretas.
c) Somente a sentença III está correta.
d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
4. Uma equipe de trabalho produz participação positiva através do esforço coordenado, sendo influenciado pela liderança, que é a capacidade de influenciar pessoas. O bom relacionamento entre líder e liderado melhora o
desempenho da gestão participativa. Nesse sentido, o líder tem a função de coordenar e não de controlar. Esse contexto das equipes de trabalho considera que os programas de envolvimento do trabalhador podem se caracterizar por:
a) Conquistar a colaboração por meio de prêmios e punições e baixo conflito interpessoal.
b) Basear a eficácia na nomeada autoridade de fixar objetivos.
c) Responsabilizar de forma individual e respectivamente o desempenho, limitando a sua função.
d) Reconhecer e desenvolver competências das pessoas e das organizações.
5. As empresas buscam cada vez mais engenheiros que sejam generalistas, ou seja, um profissional que tenha um vasto conhecimento na área técnica. Além disso, são importantes as competências que permitam a ele liderar uma equipe, lidando com situações adversas em técnicos de projetos e de gestão de pessoas. Sobre as principais competências do engenheiro, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Apático e otimista.
b) Objetivo e tolerante.
c) Comprometido e curioso.
d) Íntegro e focado.
6. Exige-se do estudante de engenharia que busque no decorrer do curso o desenvolvimento da capacidade de obervação de projetos lógicos e administração dos assuntos com a finalidade de ser executado. Sobre as dicas para que o aluno tenha a capacidade de se organizar para a dedicação aos estudos durante o tempo do curso de graduação, analise as sentenças a seguir:
I- Saber fazer perguntas sobre os temas que estão sendo estudados é importante para melhor orientação. II- É importante desenvolver o senso crítico para comparação entre os assuntos estudados.
III- Não há necessidade de se programar para se dedicar aos estudos, pois deve-se estudar conforme a disponibilidade.
IV- O ato de estudar pode se tornar prazeroso, desde que o tema abordado se torne interessante.
Assinale a alternativa CORRETA:
a) Somente a sentença II está correta.
b) As sentenças III e IV estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) As sentenças I, II e IV estão corretas.
7. As empresas são formadas por equipes, sendo um grupo de pessoas que são dependentes umas das outras e com objetivos comuns, e devem definir um relacionamento interpessoal adequado para o ambiente. Tentando fortalecer o aperfeiçoamento do relacionamento interpessoal, o gestor eficiente utiliza técnicas e ferramentas de trabalho em equipe. No que diz respeito às técnicas de trabalho em equipe, analise as sentenças a seguir:
I- A etapa na qual as equipes são formadas merece atenção especial, na medida em que seus membros não se conhecem adequadamente, o que pode favorecer o surgimento de conflitos.
II- O incentivo à competitividade, com um sistema de recompensas por objetivos individuais, favorece a formação de equipes cooperativas, pois cada indivíduo esforça-se mais para alcançar os resultados.
III- Em estruturas com alto grau de centralização, a falta de objetivos claros, a incoerência entre as políticas definidas e a prática constituem disfunções organizacionais que podem prejudicar o trabalho em equipe.
IV- Os fundamentos das empresas centralizam as decisões estratégicas, portanto não há a necessidade de definição de políticas e funções organizacionais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
a) As sentenças I, III e IV estão corretas.
b) As sentenças I e III estão corretas.
c) As sentenças I, II e III estão corretas.
d) Somente a sentença II está correta.
8. Uma empresa é composta por um conjunto de recursos que busca alcançar objetivos, sendo que as responsabilidades dentro da organização são as atividades específicas que as pessoas e os grupos realizam para que a empresa compra com seus objetivos. O princípio que possibilita superar as limitações de forma individual através da especialização é chamado:
a) Divisão do trabalho.
b) Hierarquização.
c) Amplitude de controle.
d) Processos de transformação.
9. A ação de estudar é um processo contínuo, que pode ser dividido em três etapas: preparação, captação e processamento de estudo. No processamento de estudos ocorre após a etapa da captação das informações. Sobre esta etapa, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Ocorre de forma constate e automática após a leitura de um livro.
b) Etapa de reflexão das informações.
c) Consolidação da forma de pensar e ver o mundo.
d) Há a necessidade de revisão do conteúdo a cada duas semanas.
10. Existem basicamente três etapas no processo de estudo. A etapa de captação, por exemplo, visa obter