A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
15 pág.
prova objetiva 3

Pré-visualização | Página 1 de 3

Avaliação:
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639342) ( peso.:3,00)
Prova Objetiva:
17389500
1.	De acordo com a Constituição de 1919, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem como objetivos a paz universal, a justiça social e melhores condições de trabalho. Essa organização busca estabelecer normas internacionais trabalhistas e padrões mínimos de respeito ao trabalhador. A Organização Internacional do Trabalho e suas estruturas formam um sistema de normas internacionais e é dirigida por um conselho de administração. Com base na estrutura da OIT, analise as sentenças a seguir:
I- A Conferência Geral, órgão máximo da OIT, possui a função de elaborar as convenções internacionais.
II- O Conselho de Administração da OIT é dirigido pela Repartição Internacional do Trabalho. 
III- Cabe ao órgão da Repartição Internacional do Trabalho a regulamentação das matérias trabalhistas no âmbito internacional. 
IV- O conselho de administração da OIT deve elaborar e controlar a execução das políticas adotadas pela Organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	d) As sentenças II e III estão corretas.
 
 
2.	A Reforma Trabalhista instrumentalizada pela lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, ocasionou uma série de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. Dentre as mudanças advindas dessa reforma, algumas estão relacionadas ao âmbito do direito coletivo e das negociações coletivas. Em alguns casos, como acordo ou convenção coletiva, passam a prevalecer sobre a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Sobre essas situações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pode ser negociado em acordo coletivo e convenção coletiva pacto quanto à jornada de trabalho, observados os limites constitucionais.
( ) Pode ser negociado em acordo coletivo e convenção coletiva o pagamento da hora noturna igualmente ao valor da hora diurna.
( ) Pode ser negociado em acordo coletivo e convenção coletiva a remuneração do serviço extraordinário inferior a 50% do normal.
( ) Pode ser negociado em acordo coletivo e convenção coletiva a realização do trabalho noturno por menores de dezoito anos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm. Acesso em: 3 abr. 2020.
	a) F - F - V - V.
	b) V - F - F - F.
	c) V - F - V - V.
	d) F - V - V - V.
 
 
3.	Na Convenção nº 87 da OIT, está prevista a plena liberdade sindical, considerada umas das convenções mais importantes. No entanto, no Brasil, essa convenção não foi ratificada, assim, dizemos que a liberdade sindical não é plena no Brasil. Sobre o que é adotado e praticado no Brasil e que pode ser considerado uma limitação para a liberdade sindical plena, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A criação de mais de um sindicato, seja este da categoria profissional ou econômica em uma mesma base territorial, limitando-se a uma microrregião.
( ) A autorização prévia do Estado para a criação de sindicatos, seja este da categoria profissional ou econômica.
( ) A criação de mais de um sindicato, seja este da categoria profissional ou econômica, limitando-se a um município.
( ) A interferência do Estado na administração e decisões dos sindicatos, seja este da categoria profissional ou econômica. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.ilo.org/brasilia/convencoes/WCMS_239608/lang--pt/index.htm. Acesso em: 31 mar. 2020.
	a) F - V - F - V.
	b) V - V - F - F.
	c) F - F - V - F.
	d) V - F - F - F.
 
 
4.	Quando nos referimos às relações entre empregador e empregado, esta pode ocorrer a partir de duas formas, sendo a individual e a coletiva. Esses dois tipos de relações diferem-se pelos sujeitos e pelos interesses envolvidos, porém, tanto no direito das relações individuais, quanto no direito das relações coletivas de trabalho, o propósito é o mesmo, resguardo da dignidade do trabalhador. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- As relações coletivas são formadas por grupos, os quais são formados por pessoas abstratamente consideradas, levando-se em conta o interesse do grupo e não o do indivíduo.
II- As relações coletivas se caracterizam pela relação do indivíduo, caracterizado como empregado e empregador.
III- Quando a relação é coletiva, considera-se o interesse coletivo.
IV- As relações individuais ocorrem a partir da relação coletiva entre grupos com interesses em comum.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
 
 
5.	Os sindicatos são vistos como organizações a partir da formação de um grupo de pessoas que se juntam devido ao compartilhamento de um interesse em comum. Os sindicatos são reconhecidos legalmente como representantes de categorias de trabalhadores ou econômicas (empregadores). Sobre as caraterísticas dos sindicatos, analise as sentenças a seguir.
I- O sindicato é classificado como pessoa jurídica de direito privado.
II- O sindicato é uma associação sem fins lucrativos.
III- O sindicato é classificado como pessoa jurídica de direito público.
IV- O sindicato é uma associação com fins lucrativos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	d) As sentenças I e II estão corretas.
 
 
6.	A negociação coletiva é um dos mais importantes instrumentos utilizados para a garantia dos interesses dos trabalhadores frente aos empregadores. A partir de uma negociação coletiva, ocorre a possibilidade de um acordo coletivo ou convenção coletiva. Com base nos dispositivos da CLT que versam sobre as Convenções e Acordos Coletivos de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Convenção Coletiva é o acordo de caráter normativo celebrado entre o sindicato representativo da categoria e uma ou mais empresas correspondentes à categoria econômica.
	b) A lei não prevê formalidades para a celebração de Convenção ou Acordo Coletivo, uma vez que podem ser celebrados verbalmente.
	c) Cláusula do contrato individual de trabalho que contraria norma da Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho é nula de pleno direito.
	d) Convenção Coletiva pode ser firmada com prazo de vigência de três anos.
 
 
7.	A greve encontra respaldo na história, pois em uma visão capitalista o trabalhador encontra-se em um nível inferior em relação aos empregadores. Com isso, a greve significa uma luta de classes entre as partes na tentativa de impor sua vontade perante o outro. Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil, a realização de uma greve pode acontecer sem a participação do sindicato da categoria.
II- Mesmo em serviços essenciais para a sociedade, como o fornecimento de energia, os trabalhadores podem fazer greve e parar totalmente a prestação desses serviços.
III- Greve é um instrumento utilizado para resolver as diferenças entre funcionários e empregadores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	d) Somente a sentença III está correta.
 
 
8.	De acordo com artigo 510-A da CLT, nas empresas com mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de uma comissão para representá-los, com a finalidade de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. Esse artigo reforça o que já estava previsto na Carta constitucional, mas que até então não era colocado em prática. Sobre essa comissão de representantes, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://jusbrasil.com.br/topicos/173000092/artigo-510a-do-decreto-lei-n-5452-de-01-de-maio-de-1943. Acesso em: 31 mar. 2020.
	a) Essa comissão de representantes tem poder para assegurar o entendimento

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.