Buscar

prova objetiva 3

Prévia do material em texto

Avaliação:
Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial ( Cod.:639342) ( peso.:3,00)
Prova Objetiva:
17389500
1.	De acordo com a Constituição de 1919, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) tem como objetivos a paz universal, a justiça social e melhores condições de trabalho. Essa organização busca estabelecer normas internacionais trabalhistas e padrões mínimos de respeito ao trabalhador. A Organização Internacional do Trabalho e suas estruturas formam um sistema de normas internacionais e é dirigida por um conselho de administração. Com base na estrutura da OIT, analise as sentenças a seguir:
I- A Conferência Geral, órgão máximo da OIT, possui a função de elaborar as convenções internacionais.
II- O Conselho de Administração da OIT é dirigido pela Repartição Internacional do Trabalho. 
III- Cabe ao órgão da Repartição Internacional do Trabalho a regulamentação das matérias trabalhistas no âmbito internacional. 
IV- O conselho de administração da OIT deve elaborar e controlar a execução das políticas adotadas pela Organização.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e III estão corretas.
	b) As sentenças I e IV estão corretas.
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	d) As sentenças II e III estão corretas.
 
 
2.	A Reforma Trabalhista instrumentalizada pela lei nº 13.467, de 13 de julho de 2017, ocasionou uma série de mudanças na Consolidação das Leis do Trabalho. Dentre as mudanças advindas dessa reforma, algumas estão relacionadas ao âmbito do direito coletivo e das negociações coletivas. Em alguns casos, como acordo ou convenção coletiva, passam a prevalecer sobre a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Sobre essas situações, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Pode ser negociado em acordo coletivo e convenção coletiva pacto quanto à jornada de trabalho, observados os limites constitucionais.
( ) Pode ser negociado em acordo coletivo e convenção coletiva o pagamento da hora noturna igualmente ao valor da hora diurna.
( ) Pode ser negociado em acordo coletivo e convenção coletiva a remuneração do serviço extraordinário inferior a 50% do normal.
( ) Pode ser negociado em acordo coletivo e convenção coletiva a realização do trabalho noturno por menores de dezoito anos. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/lei/l13467.htm. Acesso em: 3 abr. 2020.
	a) F - F - V - V.
	b) V - F - F - F.
	c) V - F - V - V.
	d) F - V - V - V.
 
 
3.	Na Convenção nº 87 da OIT, está prevista a plena liberdade sindical, considerada umas das convenções mais importantes. No entanto, no Brasil, essa convenção não foi ratificada, assim, dizemos que a liberdade sindical não é plena no Brasil. Sobre o que é adotado e praticado no Brasil e que pode ser considerado uma limitação para a liberdade sindical plena, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: 
( ) A criação de mais de um sindicato, seja este da categoria profissional ou econômica em uma mesma base territorial, limitando-se a uma microrregião.
( ) A autorização prévia do Estado para a criação de sindicatos, seja este da categoria profissional ou econômica.
( ) A criação de mais de um sindicato, seja este da categoria profissional ou econômica, limitando-se a um município.
( ) A interferência do Estado na administração e decisões dos sindicatos, seja este da categoria profissional ou econômica. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.ilo.org/brasilia/convencoes/WCMS_239608/lang--pt/index.htm. Acesso em: 31 mar. 2020.
	a) F - V - F - V.
	b) V - V - F - F.
	c) F - F - V - F.
	d) V - F - F - F.
 
 
4.	Quando nos referimos às relações entre empregador e empregado, esta pode ocorrer a partir de duas formas, sendo a individual e a coletiva. Esses dois tipos de relações diferem-se pelos sujeitos e pelos interesses envolvidos, porém, tanto no direito das relações individuais, quanto no direito das relações coletivas de trabalho, o propósito é o mesmo, resguardo da dignidade do trabalhador. Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- As relações coletivas são formadas por grupos, os quais são formados por pessoas abstratamente consideradas, levando-se em conta o interesse do grupo e não o do indivíduo.
II- As relações coletivas se caracterizam pela relação do indivíduo, caracterizado como empregado e empregador.
III- Quando a relação é coletiva, considera-se o interesse coletivo.
IV- As relações individuais ocorrem a partir da relação coletiva entre grupos com interesses em comum.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	b) As sentenças I e III estão corretas.
	c) As sentenças I, II e III estão corretas.
	d) As sentenças III e IV estão corretas.
 
 
5.	Os sindicatos são vistos como organizações a partir da formação de um grupo de pessoas que se juntam devido ao compartilhamento de um interesse em comum. Os sindicatos são reconhecidos legalmente como representantes de categorias de trabalhadores ou econômicas (empregadores). Sobre as caraterísticas dos sindicatos, analise as sentenças a seguir.
I- O sindicato é classificado como pessoa jurídica de direito privado.
II- O sindicato é uma associação sem fins lucrativos.
III- O sindicato é classificado como pessoa jurídica de direito público.
IV- O sindicato é uma associação com fins lucrativos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I e IV estão corretas.
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	d) As sentenças I e II estão corretas.
 
 
6.	A negociação coletiva é um dos mais importantes instrumentos utilizados para a garantia dos interesses dos trabalhadores frente aos empregadores. A partir de uma negociação coletiva, ocorre a possibilidade de um acordo coletivo ou convenção coletiva. Com base nos dispositivos da CLT que versam sobre as Convenções e Acordos Coletivos de trabalho, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Convenção Coletiva é o acordo de caráter normativo celebrado entre o sindicato representativo da categoria e uma ou mais empresas correspondentes à categoria econômica.
	b) A lei não prevê formalidades para a celebração de Convenção ou Acordo Coletivo, uma vez que podem ser celebrados verbalmente.
	c) Cláusula do contrato individual de trabalho que contraria norma da Convenção ou Acordo Coletivo de Trabalho é nula de pleno direito.
	d) Convenção Coletiva pode ser firmada com prazo de vigência de três anos.
 
 
7.	A greve encontra respaldo na história, pois em uma visão capitalista o trabalhador encontra-se em um nível inferior em relação aos empregadores. Com isso, a greve significa uma luta de classes entre as partes na tentativa de impor sua vontade perante o outro. Nesse sentido, analise as sentenças a seguir:
I- No Brasil, a realização de uma greve pode acontecer sem a participação do sindicato da categoria.
II- Mesmo em serviços essenciais para a sociedade, como o fornecimento de energia, os trabalhadores podem fazer greve e parar totalmente a prestação desses serviços.
III- Greve é um instrumento utilizado para resolver as diferenças entre funcionários e empregadores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	c) As sentenças I e III estão corretas.
	d) Somente a sentença III está correta.
 
 
8.	De acordo com artigo 510-A da CLT, nas empresas com mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de uma comissão para representá-los, com a finalidade de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. Esse artigo reforça o que já estava previsto na Carta constitucional, mas que até então não era colocado em prática. Sobre essa comissão de representantes, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: http://jusbrasil.com.br/topicos/173000092/artigo-510a-do-decreto-lei-n-5452-de-01-de-maio-de-1943. Acesso em: 31 mar. 2020.
	a) Essa comissão de representantes tem poder para assegurar o entendimentodireto com o empregador em questões exclusivamente sindicais.
	b) Essa comissão de representantes é considerada uma entidade sindical legitimada pelo ordenamento jurídico.
	c) Essa comissão de representantes consiste em uma forma não sindical da união dos empregados.
	d) Essa comissão de representantes pode realizar convenções e acordos coletivos de trabalho.
 
 
9.	Toda empresa que possuir mais de 200 funcionários deverá instituir uma comissão de representantes dos empregados para promover o diálogo entre eles e os empregadores, visando garantir o cumprimento de seus direitos e garantias, bem como os deveres das partes dentro da relação laboral. Sobre a formação da comissão representantes dos empregados, analise as sentenças a seguir:
I- Em empresas com mais de duzentos e até três mil empregados, essa comissão será composta por três membros.
II- Em empresas com mais de três mil e até cinco mil empregados, essa comissão será composta por cinco membros.
III- Em empresas com mais de cinco mil e até sete mil empregados, essa comissão será composta por sete membros.
IV- Em empresas com mais de sete mil empregados, essa comissão será composta por nove membros.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II e IV estão corretas.
	b) As sentenças I e II estão corretas.
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas.
	d) As sentenças II e III estão corretas.
 
 
10.	Sindicato é uma associação de trabalhadores, cujo objetivo dessa associação é defender e representar os seus interesses e direitos profissionais. Os sindicatos têm o amparo legal sobre a sua formação e desenvolvimento, sendo que a liberdade sindical é assegurada para que o Estado não possa intervir em suas ações. Nesse sentido, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A convenção de número 1987 dá direito aos sindicatos para que possam desenvolver seus estatutos e regulamentos.
( ) O direito da liberdade sindical é assegurado em todos os países membros da OIT.
( ) Como prega a CLT, o sindicato não deve trabalhar como órgão de colaboração com o poder público.
( ) Quando o sindicato adquire personalidade jurídica, isto lhe confere direitos, como o de representar e defender sua categoria. 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) F - F - V - F.
	b) V - F - F - V.
	c) V - V - F - F.
	d) F - V - V - V.
 
 
11.	(ENADE, 2009) A Metalúrgica Ferro e Aço está com dificuldades financeiras devido à forte concorrência no mercado. Sônia, sua gerente de recursos humanos, foi encarregada de negociar com o sindicato de classe a melhor saída para evitar demissões em massa. Para levar avante as negociações, de modo satisfatório tanto para a empresa quanto para os empregados, optou pela negociação denominada coletiva. Nesse caso, o que a negociação escolhida conduz?
	a) A uma decisão que especifica a responsabilidade de cada uma das partes para um período definido de dois ou três anos.
	b) A uma discussão de um bolo fixo e focaliza a obtenção da máxima participação ou da maior fatia desse bolo, apenas para uma das partes.
	c) A uma solução integradora quando os interesses em conflito são importantes demais para uma solução de meio termo, e o objetivo principal é aprender.
	d) A uma parte contar à outra o que ela deseja, baseando-se em uma situação incerta e sob pressão, o que pode conduzir a um acordo aceitável.
 
 
INSTRUÇÕES PARA CPA
a)
A Avaliação Institucional é realizada pela Comissão Própria de Avaliação ? CPA.
b)
A CPA tem como meta construir um planejamento institucional, guiado pela gestão participativa e pela autonomia universitária.
c)
Sua opinião fomenta a realização de melhorias na qualidade do seu curso.
d)
Leia cuidadosamente cada uma das questões e escolha a alternativa que responde cada uma delas.
e)
As alternativas correspondem às seguintes notas: a) Insatisfeito: 1,25; b) Satisfeito: 2,5;c) Muito bom: 3,75 e d) Excelente: 5
1.	Satisfação com o livro didático da disciplina em curso.
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
2.	Satisfação com as videoaulas da disciplina em curso, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
3.	Satisfação com os recursos interativos e animações (objetos de aprendizagem) da disciplina em curso, disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
4.	Satisfação com a trilha de aprendizagem da disciplina em curso, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
5.	Satisfação geral com o material didático da disciplina em curso, disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
6.	Satisfação com o tutor da turma do polo de apoio presencial (atende às dúvidas, orienta a leitura dos materiais disponíveis na trilha da disciplina em curso, no Ambiente Virtual de Aprendizagem).
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
7.	Satisfação com o tutor da turma do polo de apoio presencial (acompanha os seminários da prática ou interdisciplinares, projeto de ensino, trabalho de conclusão de curso, estágio).
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
8.	Satisfação geral com o(a) tutor(a) da sua turma do polo de apoio presencial na disciplina em curso.
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
9.	A sala de aula do polo de apoio presencial é limpa, iluminada, ventilada, acessível, com acústica e comodidade adequadas ao número de acadêmicos da turma?
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
10.	Os laboratórios de prática do polo de apoio presencial atendem aos aspectos: quantidade de equipamentos adequada aos espaços físicos e acadêmicos, adequação ao currículo, acessibilidade, atualização de equipamentos, disponibilidade de insumos, apoio técnico e manutenção de equipamentos?
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
11.	Em relação à biblioteca, o acervo virtual é adequado aos conteúdos do curso e há espaço para estudos individuais e em grupo?
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
12.	Em relação aos espaços de convivência e de alimentação no polo, estes são adequados quanto à acessibilidade, à dimensão para a integração entre os estudantes do polo e à existência de serviços variados e adequados?
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
13.	Os laboratórios de informática do polo de apoio presencial para o curso atendem os aspectos: horário de atendimento, quantidade de equipamentos relativa ao número total de usuários, acessibilidade, atualização de equipamentos e softwares e adequações do espaço físico.
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
14.	Em relação aos espaços de uso comum, o polo de apoio presencial dispõe de banheiros masculinos, femininos, familiares e fraldários, em condições adequadas, que atendem às necessidades dos acadêmicos.
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
15.	O polo possui secretaria adequada para atendimento em relação à acessibilidade e à quantidade de funcionários para apoio administrativo e acadêmico.
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
16.	Satisfação quanto à cordialidade do atendimento na secretaria do polo em que você estuda.
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
17.	Satisfação quanto ao repasse de informações corretas na secretariado polo em que você estuda.
	a) Insatisfeito
	b) Satisfeito
	c) Muito bom
	d) Excelente
	e) Desconheço/Não sei opinar
 
 
Atenção: Confira as respostas! Depois de concluir a avaliação não será possível fazê-la novamente.

Outros materiais