Buscar

PROVA HOSPITAR ONLINE 2020

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

QUESTÕES
1- Elabore um texto dissertativo-argumentativo apontando o que você encontrou de relevante na trajetória da Psicologia Hospitalar no Brasil, destaque os principais avanços e desafios para os psicólogos dessa área quanto à formação e à prática. 
Antes de a Psicologia ser profissão outros profissionais se ocupavam da prática, eles chamavam de higiene mental: médicos, enfermeiras e assistentes sociais que faziam o trabalho. Após os primeiro curso de Psicologia Hospitalar serem realizado no país, os psicólogos estavam diante de teorias e técnicas das abordagens psicológicas, mas na tentativa de responder com urgência às demandas da instituição de saúde apresentavam dificuldades em estabelecer parâmetros para a atuação qualificada. Nas primeiras atividades da Psicologia implementadas em hospital geral, predominava uma perspectiva prática da Psicologia clínica tradicional, assim alguns serviços foram criados, como: 1982, o Serviço de Psicologia
do Hospital Brigadeiro, Em 1986, foi institucionalizado o Serviço de Psicologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, Santa Casa de Misericórdia de São Paulo implantou o Serviço de Psicologia em 1992 e assim Outros tantos serviços foram implementados pelo país atendendo às necessidades de saúde de usuários nos diferentes momentos do ciclo de vida.
A Psicologia hospitalar surgiu por demanda da equipe multidisciplinar para ter um profissional que se ocupe da escuta dos pacientes e dos familiares, uma vez que a medicina não da conta de tudo. Apenas no ano 2000 a psicologia hospitalar foi regulamentada pelo conselho federal de psicologia que estabelece que esse profissional trabalhe em uma instituição de saúde na prestação de serviço secundário e terciário de saúde. Sendo a atenção secundária: policlínicas e ambulatórios, onde existem especialistas como fisioterapeutas, psicólogos e atenção terciária: hospitais onde tem uma maior complexidade, onde são internadas.
O Psicólogo hospitalar também atua em instituição de ensino superior, ou centro de estudo de pesquisa visando especialização ou aperfeiçoamento de profissionais em sua área de competência, ou a complementação na formação de outros profissionais de saúde de nível médio ou superior, incluindo pós-graduação. 
O psicólogo hospitalar atua como mediador da relação entre médico e paciente, entre paciente e paciente em casos de enfermaria, também pode promover grupos psicoterapêuticos e etc.
2- A(O) psicóloga(o) tem um papel fundamental na construção e implementação da PNH (POLÍTICA NACIONAL DE HUMANIZAÇÃO), pois todos os seus princípios estão também na base do seu trabalho cotidiano. A(O) psicóloga(o) deve ser referência e estar preparada(o) para compreender o sujeito em seus diferentes estados emocionais e formas de interação social. Assim, deve atentar para os processos de humanização em pauta, nos diferentes serviços em que atua, pois sua inserção no hospital, originalmente, se deu exatamente para integrar as equipes de saúde hospitalares, também com o objetivo de humanizar os processos de trabalho e de assistência. ( CFP, 2019; P, 27).
A partir do que se afirma no trecho acima, extraído da CARTILHA DE REFERÊNCIAS TÉCNICAS PARA ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NOS SERVIÇOS HOSPITALARES DO SUS, responda as questões que se seguem:
a) Como as características da instituição hospitalar, tais como: se é pública ou privada, se é um hospital geral ou de uma patologia específica, podem afetar o desempenho do psicólogo no contexto hospitalar ʔ 
Pode afetar sim, pois na maioria das vezes a instituição contrata apenas um único psicólogo para o hospital todo, e Poe sobre ele a demanda de ser responsável por tudo: pacientes de todos os setores, familiares e também questões da própria instituição. Qualquer trabalhador ao ser sobrecarregado em sua função terá seu desempenho comprometido, e isso também se aplica aos psicólogos. 
b) Como o uso dos dispositivos da Política de Humanização de ACOLHIMENTO e ALTERIDADE podem contribuir para a compreensão do processo saúde-doença das pessoas hospitalizadas ʔ Justifique.
Visto que no contexto hospitalar o psicólogo lida com diferentes demandas e tem seu foco na relação do sujeito com sua doença, em como é que aquele sujeito esta lidando com seu doença, da possibilidade de cura ou morte. A alteridade consiste em colocar-se no lugar do outro, de perceber o outro como uma pessoa singular e subjetiva, com ética e responsabilidade e o acolhimento consiste em dar atenção à pessoa no exato momento de sua urgência, compreendendo seu sofrimento e ajudando-a a lidar com seus recursos e limites, sendo assim ele usa estes dispositivos como ferramenta para sua compreensão do processo saúde-doença dos pacientes, no entendimento dele de forma integral. 
INFORMAÇÕES 
1- A AVALIAÇÃO SERÁ REALIZADA PELA SALA DE AULA REMOTA.
2- A AVALIAÇÃO É INDIVDUAL, CONSTA DE DUAS QUESTÕES ABERTAS E TEM VALOR DE 0 A 10.
3- DEVE SER RESPONDIDA PELO ALUNO O QUAL DEVE PREENCHER OS CAMPOS COM SEUS DADOS ACADÊMICOS E REENVIAR PARA A PROFESSORA DA DISCIPLINA.
4- NÃO SERÃO ACEITAS RESPOSTAS QUE SE APRESENTEM COMO REPRODUÇÃO NA ÍNTEGRA DE PARTE DOS TEXTOS SOBRE OS TEMAS.
 PSICOLOGIA HOSPITALAR (AULA REMOTA)
1ª AV
PROFESSOR (A): DATA: 22/04 /2020
ALUNO (A): RHAYSSA DE SOUZA FERREIRA
TURMA: MATRÍCULA: 01224760
�
7º MA /BV
 SILVANA SANTANA
PSICOLOGIA
TIPO DE PROVA:
DISCIPLINA
AVALIAÇÕES 2020 1

Outros materiais