Buscar

Princípios do Associativismo

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

1. O associativismo possui uma forte ligação com o meio rural e tem sido cada vez mais presente nas sociedades. Considerando os conteúdos abordados no Módulo 1, assinale a alternativa que melhor identifique o conceito do associativismo.
c) A premissa do associativismo é que quando pessoas que compartilham de uma mesma dificuldade e/ou objetivo se unem, e juntam suas forças, conseguem de forma mais simples enfrentar conflitos que a vida em sociedade apresenta do que cada um agindo sozinho e isoladamente.
2. As associações são uma forma de praticar o associativismo e vivenciar seus princípios. No que diz respeito à sua gestão, assinale a alternativa que contempla corretamente:
a) A gestão das associações, considerando os princípios doutrinários do associativismo, baseia-se na autogestão, por meio de assembleia geral dos sócios, onde são definidas as políticas e o norte de atuação da organização, e também é eleita uma diretoria que será responsável pela administração da associação.
b) A gestão das associações é baseada informalmente, por meio da ajuda mútua, sem a necessidade de assembleia geral dos sócios e de eleição que será responsável pela administração da associação.
c) A gestão das associações não considera os princípios doutrinários do associativismo, porém baseia-se na autogestão, por meio de assembleia geral dos sócios são definidas as políticas e o norte de atuação da organização, também é eleita uma diretoria que será responsável pela administração da associação.
d) A forma gestão das associações baseia-se na autogestão, por meio de assembleia geral dos sócios são definidas as políticas e o norte de atuação da organização, também é nomeada uma diretoria pelo município onde atua que será responsável pela administração da associação.
3. No que diz respeito aos estabelecimentos de contatos e fortalecimento de parcerias para o trabalho coletivo, indique o conjunto de dicas de comportamento que descrevem as ações de acordo com o conteúdo do curso:
a) Desenvolver interesse genuíno pelas pessoas; frequentar cursos e palestras, possibilitando e gerando contatos; procurar fazer contato somente com pessoas que já são conhecidas.
b) Estar sempre disponível para ajudar as pessoas; não fazer contato com pessoas de diferentes áreas; procurar sempre mostrar que pode ser útil.
c) Procurar tornar-se líder e membro de algum grupo; evitar contatos profissionais; participar de associações.
d) Participar de comitês, associações e entidades; frequentar cursos, palestras e convenções, possibilitando contato com pessoas de diversos setores; não procurar pessoas somente quando estiver precisando.
4. No contexto do associativismo, as ações coletivas tornam-se relevantes e efetivas quando socializadas pelas comunidades. Desta forma, assinale a alternativa que, de acordo com o conteúdo, indiquem algum objetivo das ações coletivas:
a) O objetivo das ações coletivas é defender interesses, direcionando para ampliar do nível individual ao coletivo.
b) As ações coletivas têm como objetivo defender interesses, direcionando para ampliar do nível individual ao coletivo. Todos eles são tratados da mesma maneira pela organização, o que significa que, quando um resultado é alcançado pela associação, alguns de seus membros que não contribuíram diretamente podem ser excluídos dos benefícios trazidos por ele.
c) As ações coletivas têm como objetivo defender interesses, direcionando para ampliar do nível coletivo ao individual. O objetivo das associações, sejam elas de moradores de um bairro, sindicatos ou clubes, é sempre promover os interesses comuns de seus membros. Todos eles são tratados da mesma maneira pela organização, o que significa que, quando um resultado é alcançado pelo grupo, nenhum de seus membros pode ser excluído dos benefícios trazidos por ele.
d) Ações coletivas defendem os interesses comuns, porém nem todos os membros são tratados da mesma forma, já que alguns geralmente fazem parte da diretoria, logo tem mais direitos sobre os benefícios alcançados.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais