Buscar

Estudos Morfológicos da Língua Portuguesa 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
Questão 1
Conforme estudado no capítulo 2 da apostila, sobre a adequação semântica é correto afirmar que:
Feedback
A resposta correta é: A adequação semântica ocorre quando um texto demonstra competência na argumentação, evidenciada por seu autor a partir de uma seleção de opiniões, dados e fatos fundamentados no seu conhecimento de mundo..
Questão 2
Pode-se afirmar que a concordância é um mecanismo sintático que se realiza a partir de elementos morfológicos, são eles:
Feedback
A resposta correta é: flexões de pessoa, de gênero e de número..
Questão 3
A morfologia é o estudo das unidades e dos princípios que regem os morfemas e sua ordenação no vocábulo, seja pela formação de novas bases lexicais, seja pela sua flexão. Porém, ela não é o único estudo que se refere à unidade da palavra, ela serve também como importante componente de três campo de estudos, são eles:
Feedback
A resposta correta é: lexical, sintático e discursivo..
Questão 4
Conforme exposto em Gassenferth (2015, p. 171), na sua maioria, as reduzidas são subordinadas e admitem desdobramento. Nas frases a seguir, temos exemplos dos vários tipos de orações reduzidas e seus possíveis desdobramentos (desenvolvimentos, equivalências). Portanto, a reduzida abaixo em seu desdobramento, classifica-se como:
Parecia possível vencer aquela tempestade.
Parecia possível que vencêssemos aquela tempestade.
Feedback
A resposta correta é: Subordinada substantiva subjetiva, reduzida de infinitivo..
Questão 5
A NGB- Nomenclatura Gramatical Brasileira- preparada por filósofos e linguistas, tem por objetivo padronizar a nomenclatura gramatical em uso no País, nas escolas e na literatura didática. A NGB foi estabelecida por portaria do Ministério da Educação e Cultura e recomendada para adoção no ensino programático da Língua Portuguesa.
Considerando a importância da leitura crítica pelo profissional de Letras e as orientações da NGB, analise as assertivas e marque a alternativa correta:
I. A NGB que prioriza o ensino deve ser direcionada aos níveis fundamental, médio e universitário.
II. A substituição de termos consagrados nos estudos linguísticos por novidades nomenclaturais é controverso. Acredita-se que devem ser reservados para um ambiente universitário onde serão avaliados sob um ponto de vista técnico.
III. O objetivo principal do ensino das nomenclaturas é alcançar o aprendizado consciente da língua Portuguesa.
Feedback
A resposta correta é: II e III estão corretas..
Questão 6
A sintaxe é a parte da gramática que ensina a coordenar e unir as palavras para formar as orações e expressar conceitos, enquanto que a morfologia é o estudo dos valores associativos das formas linguísticas. Porém, alguns linguistas afirmam que ambos os estudos estão interligados. Identifique a alternativa que explica a relação entre a morfologia e a sintaxe segundo a afirmação de alguns estudiosos da área. Analise as alternativas, marque verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa correta:
( ) Flávia Carone afirma que para que se chegue ao efetivo conhecimento de um objeto é necessário analisar o todo e não pode haver dispersão nas partes obtidas pelo corte analítico.
( ) Mattoso Câmara Jr. afirma que a distinção entre morfologia e sintaxe tem sido bem aceita no que diz respeito ao ponto de vista didático quanto teórico.
( ) Louis Hjelmslev que atualmente existe a separação entre a morfologia e a sintaxe e que são estudos independentes.
Feedback
A resposta correta é: V,F,F..
Questão 7
A palavra é o termo usado para designar a unidade mínima autônoma (lexical ou gramatical). É uma manifestação verbal ou escrita formada por um grupo de fonemas, propriedades morfológicas, sintáticas e semânticas. As palavras estão divididas em classes segundo suas propriedades. Relacione a primeira coluna com a segunda, segundo a classificação e seus critérios, e assinale a alternativa correta:
1. Palavras variáveis ou invariáveis
2. Palavras variáveis ou invariáveis que modificam outras
3. Palavras variáveis ou invariáveis que designam os seres
( )Critério sintático
( ) Critério morfológico
( ) Critério semântico
Feedback
A resposta correta é: 2,1,3..
Questão 8
A morfologia abrange unidades léxicas que tem propriedades fonológicas, semânticas, morfológicas, sintáticas e discursivas, que são fatores relacionados com o funcionamento de seus estatutos. Considerando um dos mais importantes componentes da morfologia e sua dinâmica com relação aos demais componentes, complete a frase que o define e assinale a alternativa que contém as palavras corretas.
Morfema é a menor _____________linguística mínima portadora de significado, que não pode ser dividida em unidades ___________ sem passar ao nível fonológico. É dotada de valor ___________indivisível.
Feedback
A resposta correta é: unidade, menores, semântico..
Questão 9
Na colocação e ordenação de palavras, estudados no capítulo 2 do livro base, vimos que existe uma hierarquia dos elementos linguísticos para a construção de uma frase. Com base no que foi estudado, analise a frase proposta e a assinale a alternativa correta:
FRASE: Os alunos estudaram espanhol ontem à tarde.
Feedback
A resposta correta é: Sujeito, Verbo, Complemento e Adjunto Adnominal são os elementos que compõem a sequência da frase..
Questão 10
Texto da questão
Conforme estudado no capítulo 2 do livro base, denomina-se adequação sintática a construção coerente de períodos e orações, observadas as relações existentes entre seus termos e a sua organização. Leia a frase, analise as proposições e assinale a alternativa correta:
FRASE: Chegamos quando ainda era cedo e falamos com o homem que tinha sido indicado no lugar que o administrador tinha indicado que era para encontrar ele.
I. A frase apresenta inadequação sintática e o vício de linguagem denominado obscuridade.
II. A frase apresenta um caso típico de topicalização.
III. A frase está escrita corretamente e apresenta paralelismo sintático.
Escolha uma:
Feedback
A resposta correta é: Somente a I está correta..
Parte inferior do formulário

Outros materiais