A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
35 pág.
Administração Estratégica Atividade Prática 2020 nota 100

Pré-visualização | Página 1 de 12

Questão 1/50 - Administração Estratégica
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Ludwick Marishane, de 22 anos de idade, estudante da Universidade de Cape Town, na África do Sul, desenvolveu um gel de banho que não exige água e sabão. Para divulgar o produto, ele também criou uma empresa. A ideia de Marishane é útil principalmente para lugares onde não há água adequada ou suficiente para o banho.
O gel promete eliminar bactérias, hidratar a pele e deixar um cheiro de banho tomado, bastando esfregá-lo sobre o corpo. Marishane acredita que seus principais clientes não estarão apenas em lugares onde não há água potável. A empresa diz que vai vender o gel para passageiros que farão voos de longa duração, para hotéis e locais onde existem guerras ou situações de conflitos. A criação de Marishane, extremamente parecida com o álcool gel, pode ajudar a reduzir doenças em áreas rurais causadas pela falta de água e higiene. A composição do gel mistura biocidas, bioflavonoides e hidratantes.
Com o gel, Marishane ganhou o prêmio máximo do Global Student Entrepreneur Awards de 2011. Agora, além de uma empresa, ele já detém a patente e a marca registrada do gel. Cada unidade do gel será vendida por US$ 0,50 para comunidades rurais e por US$ 1,50 para empresas. Segundo o estudante, uma unidade é suficiente para limpar todo o corpo e matar 99,9% dos germes.
DARAYA, V. Estudante cria forma de tomar banho sem água. Disponível em: <http://exame.abril.com.br>. Acesso em: 17 jul. 2012 (adaptado).
A figura abaixo representa a Matriz BCG (Boston Consulting Group) de participação de  mercado.
Suponha que uma empresa comercial que atue com a distribuição de diversos produtos resolva introduzir o gel criado por Marishane no seu portfólio de produtos. Nessa situação, em qual dos quadrantes da Matriz BGC o gel estaria posicionado?
Nota: 2.0
	
	A
	Como pontos de interrogação, pois é um novo produto que ainda não tem participação de mercado, embora seja introduzido em um mercado em crescimento.
Você acertou!
por se tratar de um produto inovador o mesmo entra na categoria de produtos que estão no nascedouro, podem vir a ser grandes sucessos de vendas e de mercado, neste momento o produto é uma grande aposta, um ponto de interrogação, pois não se sabe qual será o seu futuro, trata-se de uma aposta de mercado.
	
	B
	Como estrelas, pois tem grande participação no mercado e será introduzido em um mercado em crescimento constante.
	
	C
	Como vira-latas ou abacaxis, pois como o mercado e o produto são novos, tanto a participação quanto o crescimento do mercado são pequenos.
	
	D
	Como vacas leiteiras, pois tem grande potencial de vendas em um mercado crescente.
Questão 2/50 - Administração Estratégica
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Os gestores Estratégico Eduardo e Mônica idealizaram um novo processo de aproveitamento de energia solar. Pesquisas de mercado e análises consistentes demonstraram que a ideia é inovadora. Constatou-se porém que ela não representa uma oportunidade .
Porque:
Não há demanda para o produto, e as análises financeiras do plano de negócios demonstraram poucas chances de retorno, demonstrando que não há potencial para investimento de longo prazo para o negócio.
A respeito destas frases, é correto afirmar que:
Nota: 2.0
	
	A
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira
Você acertou!
produtos e tecnologias que visem economia e redução de consumo de energia, possuem características de inovação, podendo ser classificadas desta forma, porém isso não significa que as mesmas sejam viáveis e portanto boas oportunidades de negócios,  a tecnologia pode ser muito cara para o momento atual, fazendo com que poucos tenham acesso a mesma e desta forma acabe inviabilizada.
	
	B
	as duas afirmações são verdadeiras, e a segunda não justifica a primeira
	
	C
	as duas afirmações são falsas
	
	D
	a primeira afirmação é verdadeira, e a segunda é falsa
Questão 3/50 - Administração Estratégica
Dentre os componentes da estrutura organizacional merece destaque o componente “responsabilidade”, que diz respeito à forma estrutural da empresa, referindo-se, nesse caso, às funções a serem executadas dentro dela. Com base nesse contexto, assinale a alternativa que descreve, corretamente, o componente da estrutura organizacional: “departamentalização”.
Nota: 2.0
	
	A
	Procura separar as pessoas dentro da empresa em blocos de funções afins e relacionadas.
Você acertou!
Departamentalização: procura separar as pessoas dentro da empresa em blocos de funções afins e relacionadas. Linha e assessoria: possui grande influência no direcionamento da empresa (para onde a empresa se encaminha). Descrição das atividades: esse item, quando feito e atualizado constantemente pela empresa, permite aos funcionários a facilidade de acesso aos chamados manuais administrativos, os quais relatam e explicam detalhadamente como se realizar as tarefas na empresa. Autoridade: é a habilidade de influenciar as pessoas no sentido de fazerem prazerosamente. SERTEK, P.; GUINDANI, R. A.; MARTINS, T. S. Administração e Planejamento Estratégico. Curitiba: IBPEX, 2012, p. 81.
	
	B
	Possui grande influência no direcionamento da empresa (para onde a empresa se encaminha).
	
	C
	Esse item, quando feito e atualizado constantemente pela empresa, permite aos funcionários a facilidade de acesso aos chamados manuais administrativos, os quais relatam e explicam detalhadamente como se realizar as tarefas na empresa.
	
	D
	É a habilidade de influenciar as pessoas no sentido de fazerem prazerosamente.
Questão 4/50 - Administração Estratégica
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
Assinale a alternativa correta.
Um tradicional fabricante de móveis populares brasileiro, resolveu construir uma nova planta industrial voltada para o segmento de móveis sob medida, com a abertura de lojas sob o sistema de franquias e venda acontecendo mediante projetos personalizados para cada cliente. A estratégia de fabricação atual envolve a produção para estoque de produtos acabados entregues a nível nacional por parceiros de empresas de logística. Para a nova planta a estratégia envolve a aquisição de caminhões para a entrega e montagem dos projetos na casa do cliente. Diante disso análise qual das alternativas abaixo explica o posicionamento estratégico da nova planta industrial;
Nota: 2.0
	
	A
	não existe a necessidade mudança da estratégia atual de fabricação que é a maket to stock (fazer para estoque)
	
	B
	a estratégia mais adequada para a nova planta é a make to order – MTO (fazer contra pedido)
Você acertou!
Comentários: a estratégia make to order é a mais adequada por manter estoques de matérias primas básicas e por permitir a personalização de produtos, como a desejada pela organização. Sua grande desvantagem está no alto tempo de entrega do produto ou serviço.
	
	C
	a nova planta exige uma estratégia do tipo assembler to order – ATO (montar contra pedido), onde os produtos são pré-fabricados e montados após o pedido
	
	D
	com ajustes no sistema atual a organização pode compatibilizar as duas abordagens para tanto deve implantar um plano de treinamento e desenvolvimento da mão-de-obra.
Questão 5/50 - Administração Estratégica
ADMINISTRAÇÃO ESTRATÉGICA
O QUE E´ UM NEGO´CIO SUSTENTA´VEL E RESPONSA´VEL
E´ a atividade econômica orientada para a geração de valor econômico-financeiro, ético, social e ambiental, cujos resultados são compartilhados com os públicos afetados. Sua produção e comercialização são organizadas de modo a reduzir continuamente o consumo de bens naturais e de servic¸os ecossiste^micos, a conferir competitividade e continuidade a` pro´pria atividade e a promover e manter o desenvolvimento sustentável da sociedade.
Uma estratégia de negócio deve levar em consideração aspectos relacionados a sutentabilidade, mais especificamente, nas questões sociais, ambientais e regulatórias.
Isto acontece por que:
A estratégia de relacionamento com os clientes deve estar calcada na geração de diferenciais competitivos, que levem em consideração temas como