Buscar

TCC- CRISTHIANO MOREIRA - AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

SISTEMA DE AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO
	Curso:Eng.Mecânica 
Nome do Autor:Cristhiano Moreira Conceição
Orientador(a): 
Faculdade Pitágoras de São Luís
O trabalho que ora se apresente teve como objetivo geral conhecer a importância da metodologia e do processo do sistema de ar condicionado automotivo. Para tanto, os objetivos específicos foram: Apresentar os principais conceitos, definições e aspectos relacionados ao sistema de ar condicionado automotivo; Conhecer os principais componentes utilizados no sistema de ar condicionado automotivo e; Identificar a importância do processo.
Palavras-chave: ar condicionado, sistema automotivo, processo.
RESUMO
INTRODUÇÃO
REFERENCIAL TEÓRICO
METODOLOGIA
CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
RAMOS, Ângelo Roncalli de Barro. Relato de experiência: educação e trabalho – instrumento de ressocialização e reinserção social. 2000. Disponível em: HTTP://www.comunidadesegura.org/?q=pt/node/30537&from=150&keys+tids%3A213. Acesso em: 21 fev. 2008.
Os veículos automotores, principalmente os de classe passeio, combinam sistemas motorizados para acionamentos em geral, aplicação de condições ergonômicas, acréscimo de itens de entretenimento, demonstrando a preocupação evidente com itens de conforto e melhores condições para dirigibilidade e segurança. Dessa forma, o ar condicionado ocupa uma condição importante, sendo um acessório praticamente obrigatório em veículos de médio e alto padrão e já se sobrepondo também de maneira visível em caros de menor potência como item opcional. 
A opção pelo tema ora apresentado se deu por verificar que o sistema de ar condicionado, antes tido como apenas um item opcional e que normalmente estavam instalados somente em veículos de alto padrão, tem se tornado um item obrigatório por vários fatores, dentre eles o conforto, a segurança. 
O CICLO DE REFRIGERAÇÃO VEICULAR
A climatização em veículos automotores tem como principal tarefa manter o ambiente no interior do veículo o mais próximo possível do conforto térmico, ou por aquecimento ou resfriamento do ambiente. Em determinados países esse sistema é de grande importância tal qual o resfriamento, pois, em geral são países onde o inverno é muito rigoroso e se o sistema de aquecimento não tiver a eficiência necessária, poderá comprometer o conforto no interior do veículo, como também em determinados casos colocará em risco a vida do condutor (MOURA, 2009).
O ciclo de refrigeração veicular opera como um ciclo termodinâmico de compressão a vapor, onde o ciclo ideal de compressão de vapor, o filtro refrigerante muda de estado no decorrer da operação do sistema, passando por um processo de compressão (Figura 4).
Texto da metodologia dhsgsxdhs xhdsjdfhsdjfhdsjfhds dsdjkjfhdhfjdhfjdhfj dfjhdhfdjfhdjshfdj jdshfjdhfjhdfjhdjfhjdfh dsgdhsgdhgdhsgdh dgshdgshdgs bsdgsh shdjshdjjhsdj djhsjdhjhdjshdj shdhjshdjsh sjhdshdhsdh sdshdhsdhsjdhsj djjsdjshdjhj sdsjhdjshdjshjshdjshdj jdshjdsdjhsdjhsj jdshndsj.
Hgsdhsgddhgdhgdshgfhd dhfdhgdhgf dhfhg fgdhgfhdgfhd gdfgdhfhdgf hfdgfhdghf dhfgdhfghdgf dhfgdgfhd dgfhdgfh fhgfhdgfhgd fhdgfhgdhf dhfg fdhgfhdg fgdhfdhgf dhfgdhgfgfh.
Fhfjdhfjhfjhjfh dfdhfgdhf fhdgfhdgf fghd fhdgfhgdhfd hdgfhdgfh dfhdghfghd gfh
hhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh
Texto das considerações finais gsxdhs xhdsjdfhsdjfhdsjfhds dsdjkjfhdhfjdhfjdhfj dfjhdhfdjfhdjshfdj jdshfjdhfjhdfjhdjfhjdfh dsgdhsgdhgdhsgdh dgshdgshdgs bsdgsh shdjshdjjhsdj djhsjdhjhdjshdj shdhjshdjsh sjhdshdhsdh sdshdhsdhsjdhsj djjsdjshdjhj sdsjhdjshdjshjshdjshdj jdshjdsdjhsdjhsj jdshndsj.dsgsgdhsgdshd sdhsdghsgd sdhsgdhg sdhgsdhsgdhsg dhsgdhsgdhgsh dsdjshjdhsjdh

Continue navegando