A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
6 pág.
APOL AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE - NOTA 90

Pré-visualização | Página 1 de 2

APOL. AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO E SOCIEDADE – NOTA 90
Questão 1/10 - Avaliação, Educação e Sociedade
 Atente para a citação:
“A adoção de instrumentos auxiliares de avaliação do desempenho estudantil não se contrapõem, na medida em que os resultados quantitativos não se sobreponham aos qualitativos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTH, I. Avaliação planejada, aprendizagem consentida, é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 eds. rev. e atual. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.84.
Considerando a citação os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, assinale a alternativa correta sobre o planejamento dos instrumentos de avaliação:
	
	A
	Ajudar na delimitação do tema e fornecer fontes de pesquisa faz parte do planejamento de uma prova dissertativa.
	
	B
	Definir o tema e orientar a pesquisa prévia refere-se ao planejamento de um conselho de classe.
	
	C
	Selecionar os conteúdos para elaborar as questões e fazer o gabarito de correção faz parte do planejamento de uma prova objetiva.
	
	D
	Elaborar uma ficha organizada prevendo atitudes, habilidades e competências que serão observadas é parte do planejamento de um relatório individual.
	
	E
	Indicar materiais básicos de pesquisa para atingir os objetivos é parte do planejamento de uma entrevista.
Questão 2/10 - Avaliação, Educação e Sociedade
Leia o excerto de texto:
“A aprendizagem ocorre tanto mais significativamente quanto maior for a interação entre o ato de ensinar e o de avaliar”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTH, I. Avaliação planejada, aprendizagem consentida, é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. e atual. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.136.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base: Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre o instrumento de avaliação debate, assinale a alternativa que apresenta sua função correta:
	
	A
	Fazer o aluno adquirir capacidade de analisar suas aptidões e atitudes, pontos fracos e fortes.
	
	B
	Possibilitar a transmissão verbal das informações pesquisadas de forma eficaz.
	
	C
	Seguir o desenvolvimento do aluno e ter informações sobre as áreas afetiva, cognitiva e psicomotora.
	
	D
	Desenvolver o espírito coletivo e a socialização.
	
	E
	Aprender a defender uma opinião, fundamentando-a em argumentos convincentes.
Questão 3/10 - Avaliação, Educação e Sociedade
Leia o extrato de texto:
“ A avaliação se constitui em um processo de abrangência universal, presente onde quer que se busquem resultados positivos tanto em nível individual quanto em nível coletivo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTH, I. Avaliação planejada, aprendizagem consentida, é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. e atual. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.29.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia para entender melhor o papel da avaliação, é preciso compreender que o conceito de educação tem sua origem...
	
	A
	na valorização do sujeito, a partir dos conhecimentos adquiridos pela comunidade em que está inserido.
	
	B
	no verbo latino educere, que significa "trazer para fora", "fazer desabrochar".
	
	C
	na preparação dos escravos gregos para a inserção em outros níveis de conhecimento.
	
	D
	no verbo latino  tripalium, que significa capacitar para o mercado de trabalho.
	
	E
	no Egito, e significa aplicar habilidade e competências dos sujeitos.
Questão 4/10 - Avaliação, Educação e Sociedade
Leia o fragmento de texto:
“Um processo avaliativo será tão mais valoroso quanto mais instrumentos, conceitos e concepções cristalinas de avaliação conseguirem complementar-se mutuamente”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTH, I. Avaliação planejada, aprendizagem consentida, é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 eds. rev. e atual. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.84.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos abordados nas aulas e no livro- base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia assinale a alternativa correta sobre a forma como surge o estudo sobre as práticas avaliativas e as concepções de avaliação:
	
	A
	Surge da necessidade de medir e classificar os alunos por níveis de aprendizagem.
	
	B
	Surge com base em investigações de cunho científico ou como experimentação prática e colocando a prova de novas modalidades avaliativas.
	
	C
	Surge do imperativo de sucesso dos alunos que dependem do processo de aprovação organizado pela escola.
	
	D
	d) Surge da necessidade de se comparar quantitativamente os grupos de alunos.
	
	E
	Surge com base nos aspectos burocráticos-administrativos que são os pilares do processo avaliativo.
Questão 5/10 - Avaliação, Educação e Sociedade
Leia o extrato de texto:
O Projeto Político-Pedagógico é um documento que traz a identidade e as múltiplas relações dos sujeitos que fazem parte do contexto da escola.
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos da Aula 3, Videoaula 6, Tema 05: Projeto Político Pedagógico e avaliação, assinale a alternativa correta sobre o Projeto Político-Pedagógico:
	
	A
	É um documento que deve ser construído por uma assessoria pedagógica.
	
	B
	É um documento oriundo do sistema federal de ensino que é padronizado a todas as escolas públicas do país.
	
	C
	A construção do PPP deve ser feita individualmente pelo pedagogo da escola.
	
	D
	É elaborado coletivamente, deve ser atualizado a cada 2 anos e precisa dialogar com as atualizações das políticas nacionais.
	
	E
	É um documento que deve ser construído individualmente pelo diretor da escola.
Questão 6/10 - Avaliação, Educação e Sociedade
Leia o texto:
A avaliação é um processo dinâmico, participativo e construtivo. Envolve compartilhamento e relação dos agentes educativos com eles mesmos e com os outros.
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre a caracterização da convivência no processo de avaliação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	A convivência está relacionada à utilização dos recursos para promover a avaliação coletiva, garantindo o desenvolvimento das relações interpessoais.
	
	B
	A convivência é um componente de identificação do desempenho do aluno, pois mede as relações interpessoais e o processo de aprendizagem, de forma ampla.
	
	C
	A convivência é compreendida a partir dos conhecimentos que o aluno domina, interpreta, relaciona e aplica, e sua relação com o outro.
	
	D
	A convivência é um recurso inovador no que tange avaliação no contexto atual, devendo ser observada a partir da unidade de indicadores interpessoais.
	
	E
	A convivência é o processo de demonstração da habilidade criativa, e condição de aplicar os conhecimentos de forma prática.
Questão 7/10 - Avaliação, Educação e Sociedade
 Leia o fragmento de texto:
“ O papel do educador em relação ao educando é ajudá-lo a interpretar a realidade social que se apresenta e levá-lo a reagir e a identificar alternativas de solução”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BOTH, I. Avaliação planejada, aprendizagem consentida, é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina. 2 ed. rev. e atual. Curitiba: Intersaberes, 2017, p.57.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina assinale a alternativa correta sobre o estudo de caso:
	
	A
	Registros feitos, durante o estudo, pelo aluno podem apresentar repetições e redundâncias.
	
	B
	O