A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
PROVA 03 GABARITO ATIVIDADE RITMICA E DANCA

Pré-visualização | Página 2 de 2

de movimentos e utilizar-se delas; ser capazes de improvisar, de construir coreografias, e, por fim, de adotar atitudes de valorização e apreciação dessas manifestações expressivas?. (BRASIL, 1997, p. 46). Nesse contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação física / Secretaria de Educação Fundamental. ? Brasília: MEC/SEF, 1997.
	 a)
	Os objetivos da dança em Artes e Educação Física são iguais.
	 b)
	Os alunos irão aprender a dança sob enfoques diferentes, o que proporciona um amplo e diversificado conhecimento sobre o conteúdo.
	 c)
	As atividades práticas das aulas serão as mesmas, o que sugere aos professores utilizarem o mesmo planejamento.
	 d)
	As aulas de dança em Artes e Educação Física tendem a ser as mesmas, o que as tornam repetitivas para os alunos.
	9.
	O professor Marcos Garcia Neira, professor da Universidade de São Paulo (USP), considera que a educação física atual deve tratar da diversidade das manifestações corporais da sociedade. Segundo o professor, a educação física tem novas perspectivas, como compreender a identidade cultural nos conteúdos curriculares para levar o aluno a observar na sociedade aquilo que está aprendendo na escola e analisar criticamente. Neste contexto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: NEIRA, Marcos Garcia. O papel da educação física na escola. Revista Nova escola. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/
formacao/vez-formar-atletas-analisar-cultura-corporal-487620.shtml>. Acesso em: 11 jan. 2016.
	 a)
	A escola tem a função de formar atletas para as diversas modalidades esportivas e, para tanto, fazer periodicamente avaliações performáticas dos alunos.
	 b)
	A educação física é uma disciplina escolar com ampla proposta de ensino sobre as práticas corporais, portanto, as aulas não podem ser limitadas ao ensino de esportes.
	 c)
	As aulas de educação física têm como objetivo o divertimento dos alunos, repetindo aquilo que o aluno já faz em outros espaços, como academias, clubes e ginásios públicos.
	 d)
	As práticas corporais que aproximam a realidade do aluno com a escola devem ser evitadas nas aulas.
	10.
	Através da dança escolar, contribuímos para o desenvolvimento das capacidades psicomotoras das crianças. São capacidades da psicomotricidade: esquema corporal, tonicidade, equilíbrio, lateralidade, organização espaço-temporal, praxia fina, praxia global. Com relação à praxia global, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Coordenação da função motora fina que exige o controle visual para a manipulação de objetos.
	 b)
	Capacidade física de coordenação dos movimentos complexos e globais do corpo a partir da ação dos grupos musculares.
	 c)
	Capacidade que caracteriza o tempo de realização do movimento como lento, rápido, sucessivo, simultâneo.
	 d)
	Sustentação do tônus dos músculos para a manutenção das posições das partes do corpo.
	11.
	(ENADE, 2004) Leia atentamente o texto a seguir: 
"Quando o iniciante ouve o berimbau, assiste ao jogo, presencia sua primeira roda, fica deslumbrado. Sente algo no coração e, intuitivamente, compreende o que é o jogo da capoeira. Se acreditasse firmemente nesta primeira intuição, tudo estaria bem. Mas breve - na prática - esta revelação vai ser obscurecida: o iniciante procura uma academia, entra em contato com outros alunos, com capoeiristas mais adiantados, e se coloca sob a tutela de um professor. Na humildade e no desamparo de quem nada conhece, ele se esquece daquela primeira visão, e no inter-relacionamento com colegas e professor aparecem todos os aspectos - positivos e, também, negativos - do ser humano e da sociedade em que vivemos. O iniciante sofre, sente-se impotente, não aceita e não compreende porque algo maravilhoso como a capoeira - ao ser veiculado, ensinado e praticado - contém as mesmas mazelas e mesquinharias que afligem o resto da humanidade."
                   
FONTE: CAPOEIRA, Nestor. Os fundamentos da malícia. Rio de Janeiro:Record, 1992, p. 123.
O relato de Nestor Capoeira remete a uma prática pedagógica da Educação Física, na escola e fora dela, que se apresenta distante da realidade concreta, descolada das situações da vida e alheia à possibilidade de oportunizar aprendizagens significativas e prazerosas. Nesse tipo de prática pedagógica:
I- O professor age como um mediador das relações sociais no espaço de aprendizagem. 
II- O aluno é o receptor do processo de ensino, tendo como parâmetro a hierarquia do saber e do fazer.
III- A relação ensino-aprendizagem baseia-se na transmissão e assimilação.
IV- O ambiente de aprendizagem é lúdico e desafiador.
Estão corretas somente as características:
	 a)
	II e III.
	 b)
	I, III e IV.
	 c)
	II e IV.
	 d)
	I, II e III.
	12.
	(ENADE, 2011) Nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Física, considera-se que as atividades físicas, recreativas e esportivas, compõem o direito dos indivíduos conhecerem e terem acesso às manifestações e expressões culturais que constituem a tradição da Educação Física, tematizadas nas diferentes formas e modalidades de exercícios físicos, ginástica, jogo, esporte, luta/arte marcial e dança. Dessa maneira, o professor pode utilizar o esporte aliado a manifestações e expressões culturais do movimento humano, além de atender a outros objetivos decorrentes da prática de atividades físicas, recreativas e esportivas. 
Com base no exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O professor deve, durante as práticas esportivas de competição na escola, orientar os alunos e os torcedores a se manifestarem de forma respeitosa e solidária. 
II- Para o desenvolvimento de manifestações e expressões culturais em uma aula de voleibol na escola, o professor deve dividir o grupo em pequenas rodas, distribuir o material esportivo e deixar os alunos sozinhos, para que eles a mantenham a interação e desenvolvam a aprendizagem da cultura corporal sem intervenção pedagógica. 
III- Nos dias chuvosos, quando não se pode utilizar as quadras, os jogos de tabuleiro tornam-se opções para atividades pedagógicas, durante as quais o professor pode utilizar brincadeiras para orientação e compreensão das regras da sociedade e para a promoção da atividade infantil, do pensamento e da liberdade.
IV- Por meio do esporte na escola, o professor pode intervir pedagogicamente junto aos alunos, para que a competitividade nunca ultrapasse os direitos essenciais de cada ser humano, a liberdade individual e a integridade física. 
V- O professor deve promover atividades físicas, recreativas e esportivas, para estimular a importância da competitividade e da necessidade de ganhar nos jogos, pois esses interesses são fundamentais na ascensão profissional dos alunos. 
É correto apenas o que se afirma em:
	 a)
	II, IV e V
	 b)
	I, III e IV.
	 c)
	II, III e V.
	 d)
	I, II, IV e V.
Prova finalizada com 12 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário