Buscar

AOL 4 Química analítica quantitativa

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Pergunta 1 
 “Técnicas eletroquímicas têm sido usadas por muitos anos devido as suas características vantajosas, tais como elevada frequência analítica, simplicidade, baixo custo, capacidade de detecção em níveis de concentração baixa, resposta dependente das formas químicas de um mesmo elemento, análise de misturas, entre outras. Os primeiros estudos eletroquímicos iniciaram no século XVIII na Itália e evoluíram até os métodos atuais, envolvendo diversos tipos de eletrodos indicadores e de trabalho, como eletrodos sólidos, de mercúrio, ultramicroeletrodos etc. Cada tipo de eletrodo desenvolvido possui vantagens e desvantagens intrínsecas. Eletrodos de trabalho sólidos, por exemplo, apresentam como vantagem a possibilidade de serem modificados, aumentando assim sua seletividade, além de possuírem diversas formas e tamanhos que ampliam sua aplicabilidade” (NUNES et al., 2018).Atualmente muitos materiais têm sido empregados na produção de eletrodos, tanto para aplicação de produção de metais quanto para o desenvolvimento de plataformas de análise robustos e eficientes. Considerando isso e o texto lido, marque a alternativa que apresenta apenas materiais que podem ser utilizados na confecção de eletrodos aplicados em eletroanalítica.
 Materiais derivados do carbono, mercúrio e metais nobres, como ouro e platina.
Resposta correta 
 
Pergunta 2 
A eletroquímica e a química eletroanalítica desempenham um papel importante para enfrentar os desafios do mundo contemporâneo. Eles contribuíram para o avanço do desenvolvimento científico de nosso país, ajudaram a promover o progresso econômico e social, bem como a disseminação cultural. Essas áreas contribuíram bastante para o conhecimento sobre termodinâmica e cinética das reações de transferência de elétrons, conversão de energia, síntese e modificação de compostos, corrosão e desenvolvimento de métodos analíticos rápidos, sensíveis e seletivos. O sucesso e futuro dessas áreas está associado a boa educação acadêmica e científica, baixo custo de instrumentação, formação de redes de excelência entre pesquisadores e grandes projetos de cooperação que melhoraram com o compartilhamento de idéias, tecnologias, infraestrutura e equipamentos. Tudo isso contribuiu para fortalecer os programas de graduação consolidados e emergentes (ZANONI et al., 2017).
A partir do texto, marque a opção que apresenta corretamente uma aplicação de técnicas eletroanalíticas.
Correta
(B) Abrange uma ampla gama de aplicações, desde a investigação de fenômenos de natureza eletroquímica à quantificação de espécies de interesse farmacêutico.
Pergunta 3 
 “As técnicas eletroanalíticas relacionam medidas de quantidades elétricas, tais como, corrente, potencial e carga, com parâmetros químicos. Estas apresentam algumas vantagens frente às técnicas tradicionais. A principal delas é a possibilidade, na maioria das vezes, de análise direta da amostra, sem a necessidade de etapa de separação ou pré-tratamento. Além disto, a aplicação de métodos eletroanalíticos possibilita a análise em materiais coloridos ou com partículas sólidas dispersas. A análise direta é, analiticamente, muito conveniente já que o uso de técnicas espectroscópicas e métodos ópticos, na maioria das vezes, requerem separações preliminares. Em geral, as respostas obtidas com a utilização de técnicas eletroanalíticas sofrem uma menor influência de interferentes presentes nas amostras, comparando-se com técnicas cromatográficas, o que tem possibilitado o uso destas técnicas na análise” (GALLI et al., 2006).Utilizando informações do texto, assinale a opção que descreve apenas dispositivos e instrumentos adotados em técnicas eletroanalíticas:
Correta
(D) Eletrodos, célula eletroquímica, eletrólito e baterias.
Pergunta 4 
Dispositivos eletrônicos voltados para aplicações na área de instrumentação eletrônica no ramo de pesquisas em química analítica possuem grande interesse de desenvolvimento, nos campos de pesquisas relacionados ao meio acadêmico, assim como, no ambiente industrial. Com o objetivo de extrair informações e dados relevantes de compostos químicos, tanto do ponto de vista qualitativo, bem como do ponto de vista quantitativo, faz-se necessário em análises eletroquímicas, à presença de sensores eletroquímicos específicos conectados a circuitos eletrônicos, formando desta maneira sistemas eletroquímicos. Os sistemas eletroquímicos de análise normalmente envolvem um conjunto formado por uma célula eletroquímica de três eletrodos, um potenciostato e um analito a ser analisado (SOUZA, 2016).De acordo com as informações no texto, assinale a alternativa que descreve corretamente as funções de cada componente de uma célula eletroquímica utilizada em técnicas eletroanalíticas.
Correta
(D) O eletrodo de referência apresenta um potencial de redução conhecido e constante, servindo como referência ao potencial medido sob a superfície do eletrodo de trabalho.
PERGUNTA 5
“A eletroquímica estuda a conversão de energia química (reações de oxirredução) em energia elétrica (pilhas e baterias) e o processo contrário (eletrólise). A eletroquímica é um ramo da Química que estuda o aproveitamento das reações de oxirredução, em que há transferência de elétrons, para a formação de corrente elétrica, bem como o processo inverso: formação de energia química por meio da energia elétrica. Desse modo, a Eletroquímica costuma ser dividida em duas partes: Conversão de energia química em energia elétrica e conversão de energia elétrica em energia química” (FOGAÇA, 2013).De acordo com o texto, assinale a alternativa que apresenta corretamente características do processo de eletrólise em células eletrolíticas.
CORRETA
(D) Na eletrólise, podem ser determinados potencial, corrente e acumulação interfacial de cargas na superfície do eletrodo de trabalho.
PERGUNTA 6
A espectrometria de massa progrediu para se tornar uma poderosa ferramenta analítica para aplicações quantitativas e qualitativas. O primeiro espectrômetro de massa foi construído em 1912 e, desde então, passou da análise de pequenas moléculas inorgânicas para macromoléculas biológicas, praticamente sem limitações de massa. A pesquisa de proteômica, em particular, depende cada vez mais das tecnologias da espectrometria de massa. A capacidade da espectrometria de massa em analisar proteínas e outros extratos biológicos se deve aos avanços obtidos com o desenvolvimento de técnicas de ionização suave, como a ionização por eletro-pulverização (ESI) e a ionização por dessorção a laser assistida por matriz (MALDI) que podem transformar biomoléculas em íons (EL-ANEED et al., 2009).De acordo com características do texto, assinale a alternativa que apresenta informações corretas sobre a técnica espectrometria de massa.
CORRETA
(A) Na espectrometria de massa, os átomos que compõem o analito têm seus íons acelerados por um campo elétrico e, depois, são separados de acordo com suas características de massa e carga.
Pergunta 7 
“Os métodos eletroanalíticos fazem uso de propriedades elétricas mensuráveis a partir de fenômenos nos quais uma espécie redox interage física e quimicamente com demais componentes do meio, ou mesmo com interfaces. Uma gama variada de técnicas eletroanalíticas tem sido utilizada para várias aplicações, entre elas o monitoramento ambiental, o controle de qualidade de produtos e processos industriais e as análises biomédicas. Os métodos eletroanalíticos oferecem uma série de vantagens tais como (i) seletividade e especificidade das determinações - resultante da oxirredução das espécies analíticas de interesse em um potencial aplicado específico; (ii) seletividade - decorrente dos processos de oxirredução do analito em eletrodo de trabalho feito com material específico (material de eletrodo); (iii) grande sensibilidade e baixos limites de detecção - resultante tanto das técnicas de pré-concentração quanto de modos de aquisição de sinal que proporcionam baixo sinal de fundo, entre outras” (PACHECO et al., p. 518, 2013).Marque a alternativa que apresenta corretamente as aplicações detécnicas eletroanalíticas:
Correta
(E) Investigar as propriedades redox e sobre o destino metabólico de fármacos e de outras substâncias eletricamente ativas.
Pergunta 8 
 “Os métodos eletroanalíticos voltamétricos fazem uso de propriedades elétricas mensuráveis (corrente elétrica, diferenças de potencial, acúmulo interfaciais de carga, entre outros) a partir de fenômenos nos quais uma espécie redox interage fisicamente e/ou quimicamente com os demais componentes do meio, ou mesmo com interfaces. Uma gama variada de técnicas eletroanalíticas têm sido utilizadas para várias aplicações, entre elas o monitoramento ambiental, o controle da qualidade de produtos e processos industriais e análises biomédicas” (SOUZA, 2016).
Os métodos voltamétricos se popularizaram muito nos últimos anos, visto que os avanços tecnológicos possibilitaram estas técnicas obter elevada sensibilidade em curtos períodos de análise, além disso são técnicas muito simples de ser utilizadas e com equipamentos menos dispendioso do que em técnicas espectroscópicas. Considerando o texto, marque a alternativa que descreve corretamente as características das técnicas voltamétricas.
Correta
(E) Os eletrodos sólidos têm sido empregados em técnicas voltametricas por serem mecanicamente estáveis, apresentarem boa faixa de potencial e terem grande estabilidade. 
Pergunta 9 
 “Espectrofotômetro é um aparelho amplamente utilizado em laboratórios, cuja função é a de medir e comparar a quantidade de luz (energia radiante) absorvida por uma determinada solução. Ou seja, ele é usado para medir (identificar e determinar) a concentração de substâncias, que absorvem energia radiante, em um solvente. Este aparelho possui uma gama de aplicações e está presente em várias áreas, tais como em química, física, bioquímica e biologia molecular. O grande inventor deste instrumento tão fundamental nos dias de hoje foi o químico americano Arnold O. Beckman, em 1940” (MARTINEZ, 2010).Os espectrofotômetros são amplamente utilizados para quantificar espécies inorgânicas e orgânicas. Marque a alternativa que apresenta corretamente os principais componentes de um espectrofotômetro.
Correta
(A) Fonte de luz contínua, monocromador, recipiente para amostra e detector.
Pergunta 10 
 “A espectrofotometria pode ser definida como toda técnica analítica que usa a luz para medir as concentrações das soluções, através da interação da luz com a matéria. A palavra espectro de origem grega foi empregada para nomear raios luminosos em virtude de na antiguidade as pessoas sepultarem seus mortos em covas rasas, e o simples fato de alguém desavisado pisar em cima, de uma dessas sepulturas fazia com que o gás metano fosse expelido, visto que corpos em decomposição liberam diversos gases, entre eles o metano, que apresenta uma propriedade de auto inflamar-se apresentando um aspecto luminoso intenso. Quando alguém era surpreendido por uma bola gasosa dessa ficava assustado e dizia estar sendo assustado por um fantasma que em grego é espectro” (SANTOS, 2011).Os métodos espectrofotométricos têm sido amplamente empregados para quantificar espécies de interesse em vários campos da ciência. Marque a alternativa que descreve corretamente características dessa técnica.
Correta
(B) Na espectrofotometria de absorção, a intensidade dos fótons que passam através de uma amostra contendo o analito é atenuada, devido à absorção de fótons pelo analito.

Outros materiais