Buscar

ativ_32840 aula 02

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

PRESTE ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 NO PORTIFÓLIO 2. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
▪ NÃO separe as questões em aula 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7,8. ▪ As envie como aula 2, 4, 6, 8.
•Dúvidas me perguntem no quadro de aviso.
Atividade das Aulas 1 e 2
01. Faça a leitura da aula 1 e após responda:
a) Após a leitura da aula 1, faça uma análise explicando a importância de estudar as escolas da administração. (mínimo 3 linhas máximo 6 linhas) (0,5)
R. Como toda ciência tem seus fundamentos e conhecimentos descritivos, normativos ou explicativos, e na administração também tem, pois cada teoria surgiu como respostas aos problemas empresariais da época, e nos servem como norte orientador para entendermos melhor o funcionamento do todo. É de grande importância para entendemos os problemas da produção, das pessoas, da estrutura, do poder, da estrutura burocrática, para encontrarmos melhores meios para o alcance dos objetivos organizacionais.
02. Sobre as principais teorias administrativas constituem o pensamento administrativo, relacione cada teoria de acordo com suas características. (0,5)
(1) Teoria Burocrática 
(2) Teoria das Relações Humanas 
(3) Teorias Clássica e Científica 
(4) Teoria dos Sistemas 
(5) Teoria Contingencial 
A seguir, têm-se os conceitos de cada uma das escolas (teoria) da administração:
A) Permitem a racionalização das tarefas e a organização do trabalho de forma a torná-lo mais eficiente em menor tempo e menor custo.
 B) Permite ao administrador entender que as decisões empresariais e organizacionais diferem em cada momento e em cada realidade.
 C) Permite a visão do todo organizacional, desenvolvendo no gestor a necessidade da integração das atividades da organização em busca de resultados. 
D) Permite o administrador estabelecer normas, delegar responsabilidades e padronizar atividades e métodos de trabalho. 
E) Permite ao administrador desenvolver o trabalho em equipe, a liderança e identificar os grupos informais.
Assinale a opção que apresenta a correta relação entre a escola(teoria) da administração e seu conceito.
a) ( ) 1 E – 2 D – 3 A – 4C – 5B b) ( ) 1 C – 2 A – 3 B – 4 E- 5D c) ( ) 1 D – 2 B – 3 C – 4 A – 5E d (x) 1 D – 2 E – 3 A – 4 C- 5B e) ( ) 1 B – 2 C – 3 A – 4 D - 5E
3. Sobre o modelo cientifico de administração, responda: 
a) Explique o que é o modelo de Administração Científica. Comente sobre a história do precursor da teoria cientifica. (mínimo 4 linhas máximo 10 linhas) (0,75)
R. O modelo de administração cientifica é o marco da aplicação de métodos científicos nas industrias, modelo que provocou grandes mudanças nas industrias no século XX, foi um modelo pioneiro, que privilegiou os moldes da produção. Sobre Taylor, foi um engenheiro americano, de família de comerciantes de classe media, por toda sua vida foi disciplinado quanto a horários e cumprimento de tarefas. Formou-se em engenharia e foi o primeiro engenheiro a desenvolver consultoria empresarial de forma independente, Considerado fundador da administração cientifica, escreveu livros que marcaram seu trabalho. Taylor começou como ajudante de aprendiz, e seus estudos resultaram de suas observações enquanto trabalhava e atuava junto aos operários na fabrica, acreditava que sempre havia uma forma mais fácil, rápida, barata e mais eficiente de executar um trabalho.
b) Discorra com suas palavras, as principais propostas (a forma de gerenciar, de administrar) do modelo de administração cientifica de Taylor. (mínimo 3 linhas máximo 6 linhas) (0,75)
R. Sua maneira de administrar aumentava a função do funcionário e reduz o tempo aumentando a produção aproveitando mais o funcionário, padronizando metodologias de trabalho criou rotina padrão de tarefas, horário, quantidade e qualidade. Principio do planejamento, do preparo, controle, execução, traçaram métodos de administrar, como exemplo: prêmios de produção para incentivar produtividade, divisão do trabalho, especialização, treinamentos, melhorias de ambientes de trabalho etc... 
Bom Trabalho!

Outros materiais

Outros materiais