Buscar

Dissertação - Descanso Semanal Remunerado (DSR) e Férias

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

TRABALHO – Direito Individual e Coletivo do Trabalho
Entregar: 16/04
Dissertação com no mínimo 3 páginas, máximo 5 páginas.
Tema: Descanso semanal remunerado e férias – com ênfase no dispositivo da Lei nº 13.467.
-------------------------------------------------------------
Descanso Semanal Remunerado (DSR)
O Descanso semanal remunerado, mais conhecido como DSR., é um direito dos trabalhadores urbanos e rurais, garantido pela Lei 605 de 1949, pelo Art. 67º da CLT e pela Constituição Federal de 1988, em seu artigo 7º, inciso XV. É denominado descanso semanal remunerado (DSR) a permissão de que, ao menos uma vez por semana, o funcionário possa descansar sem ter o valor reduzido de seu salário, devendo esse dia ocorrer preferencialmente aos domingos. Ele pode ser concedido em outros dias da semana, desde que a cada sete dias de trabalho, um dia seja de descanso. O repouso deve ser de 24 horas seguidas, sem a possibilidade de dividi-la em períodos diferentes. A CLT ainda ressalta que nos serviços que exijam trabalho aos domingos, com exceção de elencos teatrais, deve ser feita uma escala de revezamento, organizada mensalmente e que estará sujeita à fiscalização. 
Caso essa regra seja desrespeitada e o empregado seja obrigado a trabalhar ao longo de toda a semana, a Orientação Jurisprudencial número 410 da Seção I de Dissídios Individuais do TST determina que o pagamento desse dia trabalhado seja feito em dobro. A lei também se aplica aos feriados, pois são considerados igualmente descansos remunerados. 
Mas é preciso ficar atento, pois de acordo com a Lei 605/49, em casos de faltas injustificadas ou atrasos do empregado, pode ser descontado, além do dia não trabalhado, o valor correspondente ao descanso semanal remunerado.
-------------------------------------------------------------
Férias
Protegida pela Constituição Federal no Art. 7º, XVII, pela Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU, no Art. 24º, e pela CLT, Art. 129º e seguintes, as férias constituem-se em um período de descanso remunerado concedido ao trabalhador após um ano de duração do contrato de trabalho. A finalidade das férias é permitir ao trabalhador o descanso anual em condições e ambientes diferentes daqueles em que costuma executar suas tarefas e em que vive de forma cotidiana, a fim de preservar sua saúde física e mental. 
Após cada período de 12 (doze) meses de vigência do contrato de trabalho, o empregado terá direito a 30 (trinta) dias corridos de férias, se não houver faltado mais de 5 (cinco) vezes ao serviço. Caso o funcionário tiver de 6 (seis) a 14 (quatorze) faltas, terá direito a 24 (vinte e quatro) dias corridos de férias. Na hipótese do funcionário tiver de 15 (quinze) a 23 (vinte e três) faltas, terá 18 (dezoito) dias corridos e, quando houver tido de 24 (vinte e quatro) a 32 (trinta e duas) faltas, terá direito a 12 (doze) dias corridos de férias. 
Uma das mudanças que a Lei 13.467/2017, mais conhecida como Reforma Trabalhista trouxe para os trabalhadores foi com relação a concessão das férias. Antes de destacar o que mudou se faz necessário mostrar como era antes da reforma: “Art. 134 - As férias serão concedidas por ato do empregador, em um só período, nos 12 (doze) meses subsequentes à data em que o empregado tiver adquirido o direito; § 1º - Somente em casos excepcionais serão as férias concedidas em 2 (dois) períodos, um dos quais não poderá ser inferior a 10 (dez) dias corridos; § 2º - Aos menores de 18 (dezoito) anos e aos maiores de 50 (cinquenta) anos de idade, as férias serão sempre concedidas de uma só vez.”. 
A Reforma Trabalhista por sua vez trouxe as seguintes modificações: “§ 1o Desde que haja concordância do empregado, as férias poderão ser usufruídas em até três períodos, sendo que um deles não poderá ser inferior a quatorze dias corridos e os demais não poderão ser inferiores a cinco dias corridos, cada um. § 2o (Revogado). § 3o É vedado o início das férias no período de dois dias que antecede feriado ou dia de repouso semanal remunerado.” 
Em meu ponto de vista as mudanças na concessão das férias foram benéficas ao trabalhador, uma vez que agora o empregado pode parcelar as suas férias em três períodos, sendo que em um deles não poderá ser inferior a 14 dias corridos, podendo assim descansar mais vezes ao ano. Outra inovação importante para o trabalhador é a vedação da concessão de férias dois dias antes de início de feriado ou dia de repouso semanal remunerado.

Outros materiais