Buscar

Atividades 01 (Empreendedorismo)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
 INCLUDEPICTURE "cid:image003.gif@01C7CF96.A11D1430" \* MERGEFORMATINET 
Curso: TECNOLÓGICO EM ANÁLISE E DESENVOLVIMENTO DE SISTEMAS
Semestre: 4º
Disciplina: Empreendedorismo
Professora: Eliza Claudia Hahn
Acadêmico(a): Alisson Jr. De Carvalho Ribeiro RGM: 343.4861
ATENÇÃO - VOCÊ DEVE ENVIAR AS ATIVIDADES DAS AULAS 1 E 2 NO PORTIFÓLIO 1. CADA CONJUNTO DE ATIVIDADE VALE 2,5 PONTOS. 
AULA 01
1. Em sua opinião, qual a importância do estudo em torno dos fundamentos do empreendedorismo? Os conceitos de empreendedorismo são importantes apenas para quem deseja abrir seu próprio negócio? Justifique sua resposta.
A importância é de que a pessoa pode realizar o trabalho com o que mais gosta fazer o trabalho com prazer, levantando sua autoestima e não apenas por obrigação para receber um salário. Não, pois um funcionário também pode ter essa ideia de empreendedorismo, de inovar dentro da empresa onde trabalha, podendo usar o material da empresa, claro que isso somente é possível com a liberdade e aceitação do dono da empresa.
2. Faça a leitura do Relatório Executivo da Pesquisa GEM 2018, disponível em Material de Aula – Arquivo, e em seguida responda:
a) O que é e qual o objetivo da pesquisa GEM?
O Projeto Global Entrepreneurship Monitor (GEM) é a maior e mais complexa pesquisa cooperativa sobre empreendedores e seus empreendimentos no mundo; que estuda o ambiente para criar e manter novos negócios, bem como apura a percepção que a sociedade, em cada um dos países, manifesta sobre o empreendedorismo de uma forma geral. 
O objetivo da pesquisa GEM é o estudo da atividade empreendedora no mundo e a Análise por estágio do empreendedor.
b) Comente sobre a(s) pelo menos 3 informações que mais lhe chamou atenção. 
Um dos dados que me chamou a atenção foi a coleta de dados de março a julho de 2018
Consiste na coleta de dados junto a uma amostra representativa da população brasileira de indivíduos de 18 a 64 anos, buscando identificar as atitudes, atividades e aspirações da população em relação ao empreendedorismo.
O segundo foi o processo de coleta de dados que busca avaliar as condições objetivas para o desenvolvimento de atividades empreendedoras e criação de novos negócios do país.
O terceiro foi avaliação feita através de relatórios que apresenta de forma resumida, um retrato, ainda que parcial, do fenômeno multifacetado e complexo do empreendedorismo no Brasil em 2018.
3. Leia o arquivo “6 dicas para quem pretende empreender na crise”, disponível em Material de Aula – Links, e em seguida, descreva e justifique em torno das dicas que mais lhe chamou a atenção e aponte também, pelo menos duas ideias de negócio para se empreender na crise.
Cuidar Das Finanças: antes de iniciar uma empresa, buscar informações sobre gastos que possivelmente irá ter e ver se o que vai ser investido vale pro mo momento. Não esquecer de ter respaldo para não cair em dividas se caso o negócio não prosperar, também conversar com o seu contador para evitar erros e projetar o crescimento do negócio. Ser ético e comprometido com seus objetivos e projetos o levarão ao sucesso.
Pense No Bolso Do Cliente: pensar na condição econômica de seus clientes lhe da a oportunidade de crescer, pois se já os conhece, sabe o quanto podem ou não gastar e você fazendo um preço acessível com certeza não perderá.
Busque Inspiração Para Empreender Na Crise: baseado em exemplos aqui da localidade, vejo empreendedores que aqui chegaram apenas com a cara e a coragem e hoje são grandes empreendedores inclusive diversificando seus ramos de negócios.
Á varias idéias para se empreender na crise, mas duas delas são a venda de cosméticos e o conserto e manutenção de produtos. 
AULA 02 - 
Fundamentos do Empreendedorismo
1. Há basicamente duas situações que levam uma pessoa a se tornar um empreendedor. Quais são elas? Comente sobre cada uma delas de forma a diferenciá-las.
Necessidade: é quando a pessoa é forçada a abrir o próprio negócio como, por exemplo: o desemprego, imigrante, ou seja, quando na opção e acaba sendo forçada a abrir um negócio.
Oportunidade: quando motivados e empreender, são as pessoas visionárias que detectam um nicho de mercado a ser explorado.
2. Dolabela (2009) destaca no texto, que apenas o fato de uma pessoa abrir uma empresa e gerenciá-la, não faz com que ela seja empreendedora. Sendo assim, mencione e comente sobre o que é preciso para que de fato esta pessoa possa ser considerada empreendedora.
Para ser considerada empreendedora, a pessoa precisa ter iniciativa para criar um novo negócio e paixão pelo que faz, utilizar os recursos disponíveis de forma criativa, transformando o ambiente social e econômico onde vive, aceitar e assumir os riscos e a possibilidade de fracassar.
3. Fale e diferencie sobre os termos ideia e oportunidade. Como nasce uma ideia? E como surge uma oportunidade?
Oportunidade é quando se consegue enxergar uma possibilidade concreta a realização na prática. As ideias muitas vezes são algo abstrato e gerais, mas que quando bem aproveitadas podem se tornar uma oportunidade.
A ideia nasce geralmente de um desejo ou a necessidade de se criar/desenvolver algo. A oportunidade pode surgir através de uma ideia amadurecida de forma que possa ser inserida no mercado

Continue navegando