Buscar

caso clinico RENAL respostas (1)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE
FISIOLOGIA - CASO CLÍNICO
ALUNAS: NICOLE MALHEIROS E YASMIN MENDONÇA
1- a) O ADH é produzido no ser humano a fim de absorver água por estímulo deste hormônio. É produzido em situações de baixa pressão arterial, o que pode ser percebido no paciente. Também é produzido em situações de desidratação, mas esta não é percebida no paciente. 
b) Alto, pois ele percebe que sua urina está escura e em pouca quantidade, o que significa que o ADH agiu sobre as células do túbulo do néfron, aumentando a permeabilidade do epitélio à água e com isso, aumentando também a reabsorção de água, o que resulta em sua pouca excreção na urina, deixando-a escura (concentrada) e em pouca quantidade.
c) Em resposta à diminuição da pressão arterial, a adeno-hipófise secreta o ADH. Esse hormônio age sobre as células dos túbulos do néfron, aumentando a permeabilidade do epitélio à água e, com isso, maior é a reabsorção desta para que seja regulada à pressão sanguínea. Sendo reabsorvida, essa água não vai ser excretada com a urina, deixando-a com a coloração observada pelo paciente por estar mais concentrada e com menos água, o que resulta na pouca quantidade observada por ele. Sendo assim, essa urina é considerada hiperosmótica. 
2- O feedback tubuloglomerular ocorre tanto em uma situação de hipertensão quanto de hipotensão; essas alterações são detectadas pela mácula densa do aparelho justaglomerular, através da concentração de NaCl no líquido tubular. Quando há hipotensão, a IFG e a concentração de NaCl diminuem e menos NaCl penetra nas células da mácula densa, reduzindo a produção e liberação de ATP e adenosina. A queda da concentração de ATP e adenosina causa a vasodilatação da arteríola aferente, aumentando o FSR e normalizando a IGF. A mácula densa produz um vasodilatador (óxido nítrico), que atenua o feedback tubuloglomerular.
3- A creatinina é dosada para avaliar a função renal, pois é filtrada principalmente nos rins, embora uma pequena quantidade seja secretada ativamente. Se a filtração do rim está deficiente, os níveis sanguíneos de creatinina aumentam e por isso ela é utilizada como um indicador da função renal. 
Um aumento da concentração de creatinina é um sinal de insuficiência renal, desidratação, perda muscular ou uso de alguns medicamentos. Já uma baixa dessa concentração pode estar ligada a desnutrição, dieta hipoproteica, doença hepática ou pouca massa muscular.
A creatinina é um produto da degradação da fosfocreatina do tecido muscular. É produzida em nosso corpo, em uma taxa praticamente constante, que é diretamente proporcional à massa muscular da pessoa, ou seja, quanto maior a massa muscular, maior essa taxa. Através da medida da creatinina no sangue e na urina, podemos calcular a taxa de filtração glomerular, que é um parâmetro utilizado em exames médicos para avaliar a função renal. Mais importante que níveis absolutos de creatinina é a evolução dos níveis de creatinina ao longo do tempo. Níveis crescentes indicam dano renal, níveis decrescentes significam uma melhoria das funções dos rins.

Outros materiais