Buscar

Tipologia textual, resenha crítica e importância da educação gratuita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Lista de atividades avaliativas
Valor: de 0,0 a 2,5
Nome:
Rgm:
Orientações: Para a realização desta atividade leiam as aulas de número 5 e 6 e assistam aos vídeos.
Leia os textos abaixo e depois marque a alternativa que identifica corretamente a tipologia de cada um.
Texto I- Tragédia brasileira 
Misael, funcionário da Fazenda, com 63 anos de idade. Conheceu Maria Elvira na Lapa — prostituída com sífilis, dermite nos dedos, uma aliança empenhada e os dentes em petição de miséria. Misael tirou Maria Elvira da vida, instalou-a num sobrado no Estácio, pagou médico, dentista, manicura... Dava tudo quanto ela queria. Quando Maria Elvira se apanhou de boca bonita, arranjou logo um namorado. Misael não queria escândalo. Podia dar urna surra, um tiro, urna facada. Não fez nada disso: mudou de casa. Viveram três anos assim. Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa. Os amantes moraram no Estácio, Rocha, Catete, Rua General Pedra, Olaria, Ramos, Bom Sucesso, Vila Isabel, Rua Marquês de Sapucaí, Niterói, encantado, Rua Clapp, outra vez no Estácio, Todos os Santos, Catumbi, Lavradio, Boca do Mato, Inválidos...Por fim na Rua da Constituição, onde Misael, privado de sentidos e inteligência, matou-a com seis tiros, e a polícia foi encontra-la caída em decúbito dorsal, vestida de organdi azul. (Manuel Bandeira.)
Texto II-
 Diva
Não parava aí a fealdade da pobre Emília. A óssea estrutura do talhe tinha nas espáduas, no peito e nos cotovelos, agudas saliências, que davam ao corpo uma aspereza hirta. Era uma boneca, desconjuntada a miúdo pelo gesto ao mesmo tempo brusco e tímido. Como ela trazia a cabeça constantemente baixa, a parte inferior do rosto ficava na sombra. A barba fugia-lhe pelo pescoço fino e longo; faces, não as tinha; a testa era comprimida sob as pastas batidas do cabelo, quer e puxavam duas tranças compridas e espessas. Restava apenas uma nesga de fisionomia para os olhos, o nariz e a boca. Esta rasgava a maxila de uma orelha à outra. O nariz romano seria bonito em outro semblante mais regular. Os olhos negros e desmedida mente grandes afundavam na penumbra do sobrolho sempre carregado, como buracos, pelas órbitas. A respeito do trajo, que é segunda epiderme da mulher e pétalas dessa flor animada, o da menina correspondia a seu físico. Compunha-se ele de um vestido liso e escorrido, que fechava o corpo como uma bainha desde a garganta até os punhos e tornozelos; de um lenço enrolado no pescoço; e de umas calças largas, que arrastavam, escondendo quase toda a botina. (José deAlencar).
a) Texto I: descritivo; Texto II: narrativo.
b) Texto I: argumentativo; Texto II: descritivo.
c) Texto I: narrativo; Texto II: argumentativo.
d) Texto I: narrativo; Texto II: descritivo.
02- Sobre a resenha crítica, é possível afirmar que:
a) Resenha é a apreciação crítica entre determinada obra. Visa a incentivar a leitura do livro/filme/teatro, entre outros, comentado e trata-se de um texto curto para publicação em periódicos especializados (não necessariamente precisa ser publicado). A resenha constitui-se de três partes que são: 1- Introdução; 2- desenvolvimento; 3- conclusão. Não necessitam estar obrigatoriamente nesta ordem.
b) Resenha é a apreciação crítica entre determinada obra. Visa a incentivar a leitura do livro/filme/teatro, entre outros, comentado e trata-se de um texto curto para publicação em periódicos especializados (não necessariamente precisa ser publicado). A resenha constitui-se de três partes que são: 1- dados sobre a obra e o autor (referência); 2- resumo; 3- crítica. Não necessitam estar obrigatoriamente nesta ordem.
c) Resenha é a apreciação crítica entre determinada obra. Visa a incentivar a leitura do livro/filme/teatro, entre outros, comentado e trata-se de um texto curto para publicação em periódicos especializados (não necessariamente precisa ser publicado). A resenha constitui-se de três partes que são: 1- Introdução; 2- desenvolvimento; 3- conclusão. Que, obrigatoriamente precisam estar nesta ordem.
d) É uma condensação fiel das ideias ou dos fatos contidos no reduzido ao seu esqueleto essencial sem perder de vista três elementos: cada uma das partes essenciais do texto; a progressão em que elas se sucedem; a correlação que o texto estabelece entre cada uma dessas partes.
03- Em nossas aulas vimos a importância da escrita/ortografia para o sucesso profissional. Diante disso, faça uma análise interpretativa da charge abaixo, abordando a importância do ensino gratuito de qualidade para a boa formação do sujeito. (Entre 8 a 10 linhas).
	Educação para todos é um direito mutuo, muitas pessoas não tem condiçoes de bancar escolas de qualidade para seus filhos e entes da familia. Mas creio que existam muitas escolas estaduais e municipais, ou seja, escolas publicas sustentadas pelo proprio municipio, que possuem otimos profissionais que atuam na area da educação, e prestam um otimo serviço a comunidade. Muitas vezes a falta de aprendizado não é culpa do profissional, mas sim do aluno que não tem interesse em aprender o conteudo, e acaba agregando a porcentagem dos adolescentes/ adultos semi-analfabetos. A Educação publica funciona sim, e muito bem para quem tem interesse em aprender, já pra quem nem frequnenta as aulas e não quer aprender sinto muito.

Outros materiais