Buscar

AD1 2020 1 gestão de destino turistico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA - AD1 – 2020/01
Disciplina: Gestão de Destinos Turísticos
Docente: Leandro Martins Fontoura
Tutora: Milena Almeida
Nome: Renildes Almeida de Souza
Polo: Resende
Matrícula:16215100073
1. Com base no texto “Destino turístico como construção coletiva: os atores envolvidos e sua necessidade de articulação”, explique por que o turismo é um sistema de atividade e processos autônomos e ao mesmo tempo interdependentes e, ainda, a importância de uma organização coletiva para sua gestão no âmbito local. (2,5)
2. De acordo com o texto “O posicionamento dos destinos turísticos nos ambientes macro, meso e micro do sistema turístico”, classifique as sentenças em verdadeiro ou falso: (2,5)
( F ) Com a implantação do Programa de desenvolvimento do Turismo no Nordeste/NE, os investimentos e os fluxos turísticos tornaram-se homogêneos. As capitais, os destinos litorâneos e não litorâneos recebem igualmente os recursos, tanto público como privado.
( F ) O Sistema turístico é composto por vários elementos, que não estão isolados entre si, mas se relacionam e são mutuamente dependentes. O ambiente é um elemento do sistema turístico, apesar disso, não exerce influência sobre ele. 
( V ) Segundo Leiper (1990), um dos elementos que constituem o sistema é o setor turístico, onde se sentem os impactos da atividade e na qual as estratégias de planejamento e gestão serão executadas;
( V ) Segundo o texto, há uma relação direta entre o desenvolvimento econômico e o da atividade turística. Em diferentes escalas do ambiente (macro, meso e micro) é possível perceber uma disposição desigual dos recursos. As regiões mais desenvolvidas economicamente dominam a atividade turística, como a estrutura, o mercado, o fluxo e a receita, tornando os destinos heterogêneos.
( F ) O ambiente do sistema turístico (SISTUR), segundo Beni (2001), é formado apenas pelos subsistemas: social, econômico.
3. O texto “Formação de uma entidade de gestão coletiva do Destino Turístico” conclui que o processo de associação é a base da constituição dos grupos sociais. Num Destino Turístico, existem muitas e diferentes organizações, que podem se agrupar e formar um novo Grupo, necessariamente secundário, denominado Instituição. As organizações podem se associar para resolver problemas de governança, isto é, de gestão coletiva e compartilhada de problemas e recursos comuns. Diante disso, descreva com suas palavras, as cinco formas básicas abordadas no texto que a instituição pode assumir, e cite exemplos reais sobre cada uma delas. (2,5) 
Associação- Comportamento humano capaz de dar origem a diferentes formações grupais, quedo ponto de vista legal (segundo o art. 53 do Código Civil, como apontado pelo MTur, 2007, p. 29), as associações “constituem-se pela união de pessoas que se organizam para fins não econômicos”.Deste modo, uma associação é uma organização, com ou sem personalidade jurídica, formada por vários indivíduos deliberativos, agrupados voluntariamente para a perseguição de seus interesses.
EX: ASAP – Associação de Surfistas e Amigos da Prainha, que é uma associação civil com personalidade jurídica e sem fins lucrativos fundada em 12/08/1992.
Organização da Sociedade Civil de interesse Público (OSCIP)- Uma OSCIP é uma qualificação jurídica atribuída a diferentes tipos de entidades privadas atuando em áreas típicas do setor público com interesse social, que podem ser financiadas pelo Estado ou pela iniciativa privada sem fins lucrativos. Ou seja, as entidades típicas do terceiro setor. Sendo enquadrada como OSCIP, uma organização pode receber benefícios, tais como: recebimento de auxílios do governo federal (aquisição de equipamentos, por exemplo), admissão de trabalhadores voluntários, possibilidade de firmar parcerias com entidades públicas, dentre outros.
	EX:G.A.P.C - Grupo de Apoio a Pessoas com Cancer – São José dos Campos.
Conselhos - são mecanismos de gestão que têm o papel de estabelecer a mediação das relações entre sociedade e Estado. A partir da Constituição de 1988, passou-se a regulamentar o direito constitucional à participação através de conselhos, que devem ter composição paritária, ou igualitária, entre representantes do Poder Executivo eda sociedade civil.Os conselhos podem ter função deliberativa (definem o que deve ser feito) ou consultiva (apenas levantam informações para a instância responsável decidir).
	EX: CEE/RJ – Conselho Estadual de Educação do Rio de Janeiro.
Fóruns e Comitês -Segundo o Ministério do Turismo (2007), o fórum é um espaço democrático que serve como instrumento de comunicação, reflexão, debate, articulação, exposição de ideias e sugestões sobre um tema específico.Porém, o fórum não possui necessariamente uma estrutura organizacional e administrativa para que dê vazão às atividades de gestão coletiva dos bens públicos do destino.De maneira muito próxima ao fórum está a figura do comitê. Na verdade, há uma fronteira muito próxima entre essas duas formas. Enquanto o fórum é mais abrangente e trata de assuntos e decisões coletivas, em geral, por todos os envolvidos, o comitê tem um âmbito de ação mais específico, que trata de questões mais específicas e, às vezes, técnicas, por um conjunto de pessoas mais reduzido (os especialistas em um assunto).
	EX: Comitê de Ética em Pesquisa Humana - Universidade Federal de Juiz de Fora
Consórcio- Consórcio é um tipo de acordo ou parceria entre duas ou mais instituições. Ele está relacionado a acordos de ação conjunta entre entidades públicas (Estados e Municípios) e eventualmente privadas, visando à consecução de objetivos comuns. As principais competências dos consórcios são a possibilidade de firmar convênios, contratos e acordos, promover desapropriações, emitir cobranças e outorgar concessões para obras ou serviços públicos.
EX: CODAP – Consórcio Público para o Desenvolvimento do Alto do Paraopeba 
4. Assinale a alternativa correta: (2,5)
(a) Para Wanke (2001), a estratégia de posicionamento logístico é composta de quatro categorias de decisão organizacionais, que devem ser tomadas de forma coerente e devem ser articuladas entre si: 1) a coordenação do fluxo de produtos; 2) a política de produção; 3) a alocação de estoques; 4) a política de transportes.
(b) O processo de agregação de valor no Turismo é feito pela combinação de um conjunto de micro produtos turísticos, resultantes de cada uma das empresas do setor. Surge de forma espontânea e, assim, não necessita de gestão.
(c) Segundo Goulart (2000), as atividades do PCP podem ser divididas em quatro fases, que são hierarquizadas segundo sua precedência. Tal abordagem considera diferentes horizontes de planejamento: longo, médio e curto. 
(d) A função do planejamento e controle da produção é gerenciar as quantidades de cada recurso que serão processados na produção de determinado bem (produto ou serviço), assim como o tempo necessário para sua execução e sua disposição espacial.
Boa prova!

Outros materiais