Documento (5)
11 pág.

Documento (5)


DisciplinaAdministração, Sistemas e Ambientes499 materiais849 seguidores
Pré-visualização3 páginas
Questão 1/10 - Corporações e Contexto Empreendedor
Leia o texto a seguir:
Os produtos à base de proteína animal, com altos teores de sódio, estão cada vez mais sendo substituídos por produtos mais naturais e menos nocivos à saúde.
No contexto do empreendedorismo, o texto acima se refere a uma situação de:
Nota: 10.0
	
	A
	Mudanças no segmento.
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (a), pois indica uma mudança no segmento, com a tendência de declínio para produtos a base de proteína animal e aumento de produtos mais naturais e menos nocivos à saúde. Todas as outras alternativas também se referem à situações que podem ter impacto positivo ou negativo no futuro negócio, mas não diz respeito ao texto citado.
Base: Rota 2, tema 3, página 10
	
	B
	Mudanças na legislação.
	
	C
	Sazonalidade.
	
	D
	Controle governamental.
	
	E
	Disponibilidade de insumos.
Questão 2/10 - Corporações e Contexto Empreendedor
Uma cooperativa segue uma lógica diferente da empresa capitalista. Uma cooperativa é uma sociedade cujo o capital é formado pelos associados e que tem a finalidade de somar esforços para atingir objetivos comuns que beneficiem a todos.
 Sobre o funcionamento das Cooperativas, leia as assertivas abaixo:
I. O objetivo mais importante de uma Cooperativa, é atender aos interesses e necessidades dos cooperados. O capital é formado
por quotas-partes, podendo aumentar ou diminuir conforme aumente ou diminua o número de associados.
Porque
II. Os cooperados, em assembleia, tomam as decisões sobre os
caminhos que a cooperativa deve seguir, elegem nova diretoria, decide sobre estatuto, política de preços e diretrizes em geral.
A respeito dessas assertivas, assinale a opção correta:
Nota: 10.0
	
	A
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I
	
	B
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da afirmativa I
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b ), pois
I. Verdadeira: O objetivo mais importante de uma Cooperativa, é atender aos interesses e necessidades dos cooperados. O capital é formado por quotas-partes, podendo aumentar ou diminuir conforme aumente ou diminua o número de associados.
II. Verdadeira: Os cooperados, em assembleia, tomam as decisões sobre os caminhos que a cooperativa deve seguir, elegem nova diretoria, decide sobre estatuto, política de preços e diretrizes em geral.
Base Rota 2, tema 4, página 12
	
	C
	A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa
	
	D
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é proposição verdadeira
	
	E
	As asserções I e II são proposições falsas
Questão 3/10 - Corporações e Contexto Empreendedor
Os Recursos Principais variam de um modelo de negócio para outro. Eles podem ser mais numerosos e complexos ou mais simples e fáceis de serem adquiridos e utilizados. 
Considerando as ideias apresentadas sobre Recursos no BMG - Canvas, avalie as informações a seguir:
I. Os recursos físicos e materiais são tudo aquilo que é visível aos olhos e que são necessários para colocar a empresa em funcionamento.
II. Os recursos intelectuais/ tecnológicos na prática só estão disponíveis nas empresas de grande porte, pois são as que tem condições de pagar os royalties pelo seu uso.
III. Os recursos humanos são as pessoas que direta ou indiretamente são necessárias para realizar as atividades principais e entregar as propostas de valor elencadas pela empresa.
É correto apenas o que se afirma em:
Nota: 10.0
	
	A
	a) I e II
	
	B
	b) I e III
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b) pois:
I. Correta: os recursos físicos e materiais são tudo aquilo que é visível aos olhos e que são necessários para colocar a empresa em funcionamento.
II. Incorreta: Os recursos intelectuais/ tecnológicos não estão disponíveis somente nas empresas de grande porte, pois nem todos são caros. A utilização de um aplicativo por exemplo, é um recurso tecnológico.
III. Correta: Os recursos humanos são as pessoas que direta ou indiretamente são necessárias para realizar as atividades principais e entregar as propostas
de valor elencadas pela empresa..
Base: Rota 3, tema 4, página 15
	
	C
	c) II e III
	
	D
	d) III
	
	E
	e) II
Questão 4/10 - Corporações e Contexto Empreendedor
O caminho para abertura legal de um empreendimento no Brasil, não é fácil, rápido ou simples. Há muitas etapas e é importante inteirar-se de todas as etapas necessárias, mesmo que parte delas seja feita por uma empresa de contabilidade
Sobre as etapas para a abertura legal de um empreendimento, assinale V(verdadeira) e F(falsa) nas afirmações abaixo:
( ) É a partir do Registro da pessoa jurídica, que a empresa passa a existir oficialmente e já pode começar a operar sem seguir com os outros procedimentos necessários.
( ) O Contrato social de uma empresa é o documento que descreve do que se trata a empresa, seus objetivos, sócios e divisão de cotas, em caso de sociedade.
( ) É necessária a apresentação do contrato social para a pesquisa de viabilidade do nome da empresa
( ) A classificação das atividades da empresa visa tanto a questão tributária, como para fins de fiscalização.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Nota: 10.0
	
	A
	V \u2013 F \u2013 V \u2013 F
	
	B
	V \u2013 V \u2013 F \u2013 F
	
	C
	F \u2013 V \u2013 V \u2013 F
	
	D
	F \u2013 F \u2013 V \u2013 V
	
	E
	F \u2013 V \u2013 F \u2013 V
Você acertou!
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (e), pois
(Falsa) É a partir do Registro de pessoa jurídica, que a empresa passa a existir oficialmente, entretanto ainda não pode começar a operar
(Verdadeira) O Contrato social de uma empresa é o documento que descreve do que se trata a empresa, seus objetivos, sócios e divisão de cotas, em caso de sociedade.
(Falsa) É necessária a apresentação do contrato social para a pesquisa de viabilidade do nome da empresa. Não é necessário nenhum tipo de documento para fazer esta pesquisa
(Verdadeira) A classificação das atividades da empresa visa tanto a questão tributária, como para fins de fiscalização.
Base: Rota 2, tema 5, páginas 13 e 14
Questão 5/10 - Corporações e Contexto Empreendedor
Na busca de oportunidades de negócios, o ideal é que o empreendedor não se limite a pensar apenas em um tipo de negócio; deve listar vários e, aos poucos, conforme vai pesquisando e se inteirando sobre o segmento, descartar os que não considera viáveis para aquele momento.
Nos negócios que achar mais interessante, relevante e com potencial para obter sucesso, deve empregar mais energia e disposição para se aprofundar no estudo e análise de sua viabilidade.
Tajra (2014), observa que é necessário que sejam avaliadas várias situações que possam ter impacto positivo ou negativo no futuro negócio. Sobre essas situações estudadas por este autor, analise as afirmações a seguir:
I. Sazonalidade, diz respeito à situação na qual o produto ou serviço que se pretende disponibilizar/comercializar ao mercado possui alterações significativas de demanda/procura.
II. O Controle governamental, alguns segmentos de negócios estão vinculados à legislações específicas, cabendo ao empreendedor se informar se há algum projeto em andamento que pode ajudar ou atrapalhar o futuro empreendimento.
III. A situação econômica é a análise apurada da capacidade de compra da classe média especial, considerando principalmente os supérfluos, como cursos, viagens, comidas prontas etc.
Qual opção que representa a(s) afirmativa(s) correta(s):
Nota: 0.0
	
	A
	I, II e III
	
	B
	I e II
A alternativa que apresenta a resposta correta é a (b), pois:
I. Correta: A sazonalidade é a situação na qual o produto ou serviço que se pretende disponibilizar ao mercado possui alterações significativas de demanda.
II. Correta: O Controle governamental diz respeito à alguns segmentos de negócios que estão vinculados a legislações específicas, cabendo ao empreendedor se informar se há algum projeto em andamento que pode ajudar ou atrapalhar o novo empreendimento.
III. Incorreta: A situação