Buscar

Desafios da Diversidade, Globalização e Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

1.
	O estudo sobre a diversidade abrange entendimentos mais complexos que perpassam os diferentes contexto. A complexidade se estende quando envolve a análise da cultura e das multiculturas. Sobre os desafios do estudo da diversidade numa sociedade plural, analise as sentenças a seguir:
I- Compreender a formação da identidade do indivíduo, ou de um determinado grupo e a sua expressão coletiva.
II- Compreender a política de inclusão no espaço educativo e a sua expressão individual.
III- Compreender as vivências coletivas e a sua expressão cultural. 
IV- Compreender os fenômenos do ser humano e a sua expressão individual.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Somente a sentença I está correta.
	
	b) As sentenças II e III estão corretas.
	
	c) Somente a sentença III está correta.
	
	d) As sentenças I e IV estão corretas.
	 
	 
	2.
	Sobre a globalização, entendemos que ela envolve um contexto mundial com a finalidade de ampliar os recursos econômicos, políticos, sociais, culturais e tecnológicos. Nesse aspecto, houve um grande motivo para a expansão da globalização. Sobre esse motivo, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A comunicação tecnológica 
(    ) A fiscalização das empresas.
(    ) As Grandes Navegações.
(    ) As empresas automotivas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) V - F - F - F.
	
	c) F - F - F - V.
	
	d) F - V - V - V.
	 
	 
	3.
	A educação é a apropriação da cultura, e através da história se torna a construtora do sujeito histórico. Nessa direção, a realização do indivíduo como sujeito histórico distingue sua conexão com a coletividade e seu acordo com a mudança social (HANZE, 2017). Deve-se pensar numa educação centrada no indivíduo e, ao mesmo tempo, levando em consideração as relações e as interconexões recíprocas que ocorrem entre os diferentes sujeitos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HAMZE; Amélia. Sujeito histórico. 2017. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/sujeito-historico.htm>. Acesso em: 18 out. 2017.
	
	a) A educação deve envolver o sujeito numa dimensão individual, desconsiderando a repercussão da ação coletiva sobre o sujeito.
	
	b) A educação deve decorrer das interações produzidas entre o sujeito individual e o objeto.
	
	c) A educação deve pautar-se na ação do sujeito coletivo sobre o meio físico e social, desconsiderando o individual.
	
	d) A educação deve reconhecer a existência de uma dimensão individual e, ao mesmo tempo, coletiva, dinâmica, sistêmica e aberta entre sujeitos.
	 
	 
	4.
	Os desafios nos dias de hoje com relação à diversidade têm marcas do passado, por isso é uma questão de consciência coletiva. Quando se trata de diversidade, há uma ampla compreensão acerca de estudos mais subjetivos para circundar maior entendimento do assunto. Sobre os significados da diversidade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Aculturação.
II- Globalização.
III- Multiculturalismo.
IV- Aldeia global.
(    ) O multiculturalismo surge das lutas pelo reconhecimento de outras formas de saberes, diferentes, silenciosas e a cada dia mais suprimidas pelo processo de global de hegemonia.
(    ) Ao falar em globalizar, entendemos como um processo histórico, simultâneo, social, econômico, político e cultural, no qual se movimentam indivíduos, povos, governos, entre outros.
(    ) O processo de cultura se dá pelo contato de duas ou mais matrizes culturais diferentes das interações socais entre grupos de culturas diferentes.
(    ) Esse processo quer dizer que o progresso tecnológico está reduzindo todo o nosso planeta à situação de uma comunidade, ou seja, que as pessoas têm a possibilidade de se intercomunicar diretamente umas com as outras por processos coletivos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) III - II - I - IV.
	
	b) I - II - III - IV.
	
	c) IV - II - I - III.
	
	d) II - I - IV - III.
	 
	 
	5.
	Os educadores precisam se conscientizar que qualquer ação deve ser coerente com o discurso. Devemos compreender que a escola, para muitos alunos, é o único lugar de acesso aos conhecimentos. A escola é o lugar que proporcionará condições para eles se desenvolverem e de se tornarem cidadãos, conferindo oportunidades de ser e de viver dignamente. 
Nos Parâmetros Curriculares Nacionais consta que "para viver com democracia em uma sociedade plural, é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem" (BRASIL, 1997, p. 27). Sobre a pluralidade cultural dentro do ambiente escolar, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: introdução aos
parâmetros curriculares nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1997.
	
	a) A sociedade brasileira, tendo em vista uma formação de diferentes etnias, protege os direitos de todos os alunos. No entanto, os processos de migrações no Brasil não ajudam outras culturas a terem abertura nesses processos de diferentes raças, crenças e saberes, necessários, par a superação por falta de diálogo na escola.
	
	b) O Brasil é uma colonização acolhedora, oriunda de diversos tipos de miscigenações e de diferentes povos. As migrações de outras nações sempre tiveram apoio da ONU, do consulado brasileiros, para que os diferentes tipos de raças, povos e etnias fossem democraticamente dialogados nas escolas, como uma prática comum e rotineira.
	
	c) A sociedade brasileira é formada não só por diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. As migrações colocam em contato grupos diferentes. O grande desafio da escola, que é um lugar de diálogo, é superar a discriminação e promover a riqueza representada pela diversidade etnocultural que compõe o patrimônio sociocultural brasileiro.
	
	d) A sociedade do Brasil é formada não só de diferentes etnias, mas por imigrantes de diferentes países. Os processos migratórios colocam em contato grupos de diferentes raças e etnias, porém a escola não ajuda no sentido do diálogo para que o aluno possa se desafiar, até porque acredita que os alunos não sofram discriminação por conta disso.
	 
	 
	6.
	A educação formal abriu novas formas de pensar sobre o fazer educacional, como a educação informal e não formal, que enriquecem cognitivamente e sensivelmente na formação humana. Sobre a educação formal, informal e não formal, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Educação formal.
II- Educação não formal.
III- Educação informal.
(    ) Acontece ao longo da vida, não leva à certificação.
(    ) Possui uma estrutura definida, é institucionalizada.
(    ) Tem-se, muitas vezes, em oposição à educação oferecida na escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) II - I - III.
	
	b) III - II - I.
	
	c) III - I - II.
	
	d) I - II - III.
	 
	 
	7.
	Diversos estudos e discussões sobre o conceito de cultura tratam de entendê-la como uma complexidade que envolve desde um conjunto de hábitos e crenças, até a forma de organização social. Sobre o conceito de cultura, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto maior a diversidade, maior a desigualdade e o preconceito. 
(    ) Quanto menor a diversidade, maior a desigualdade e o preconceito.
(    ) Os conceitos diversidade, desigualdade e preconceito não têm relação entre si.
(    ) Os conceitos diversidade, desigualdade e preconceito têm relação quanto aos aspectos econômicos, sociais e políticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) F - V - V - V.
	
	b) F - F - F - V.
	
	c) V - V - F - F.
	
	d) V - F - F - V.
	 
	 
	8.
	A terminologia da palavra aldeia global é um dos problemas da diversidade cultural, pois entende-se que significa juntar ideologias. São interesses fortemente econômicos ao consumo de recursos tecnológicos que vendem a ideia de aproximação, mas que na realidade é uma outra forma de exclusão, uma vez que ainda não é a maioria das pessoastem acesso limitado à tecnologia. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Um mercantilismo assustador no contexto das tecnologias apresentado como capaz de unir, quando na verdade, as diferenças não são profundas.
	
	b) Há uma busca de uniformidade ao serviço dos atores hegemônicos, mas o mundo se torna menos unido. As diferenças não são valorizadas.
	
	c) Um mercado globalizado, sendo apresentado por diferentes culturas, e as diferenças não são profundas, que vem ao desencontro com as diferenças.
	
	d) Um mercado avassalador dito global é apresentado como capaz de homogeneizar o planeta quando, na verdade, as diferenças locais são aprofundadas.
	 
	 
	9.
	De acordo com Hall (2003), multicultural é um conceito que expressa o que ocorre nas diferentes comunidades culturais que convivem e tentam partilhar uma vida em conjunto. Nesse sentido, sobre as características que definem o que é multicultural, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HALL, S. Da Diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: UFMG, 2003.
	
	a) Características sociais e os problemas de governabilidade.
	
	b) Características pessoais e os problemas de convivência.
	
	c) Características administrativas e problemas de gestão.
	
	d) Características culturais e os problemas de identidade.
	 
	 
	10.
	No Brasil, o princípio das comunidades africanas e descoberta da América e do caminho para as Índias pelo Pacífico abriram margem para preconceitos de raça e cor. O sistema de escravidão tinha raízes de uma cultura de discriminação de raças, que até hoje prejudica a sociedade, mesmo após a abolição dos escravos. Sobre a lei que marcou o Brasil, assinale alternativa CORRETA:
	
	a) A Lei Áurea de 1899, em 13 de maio, deu amplitude para a libertação, pois muitos não precisavam voltar para as fazendas, e eles teriam trabalho assim que fossem libertados.
	
	b) A Lei Áurea de 1888, em 13 de maio, limitou-se em apenas libertar os escravos, sem amparo e sem sustento, pois eles não tinham para onde ir e muito menos um trabalho para continuar sua vida no Brasil.
	
	c) A Lei Áurea de 1988, em 13 de maio, abrangeu os direitos dos escravos, sendo amparados por fazendeiros ricos e tendo mais oportunidade para levar suas famílias para outros lugares.
	
	d) A Lei que ajudou na libertação dos escravos deu limite apenas em libertar os escravos, não deu oportunidade para eles conseguirem um emprego em outras fazendas.

Outros materiais