Buscar

SISTEMA DIGESTIVO SUPRA DIAFRAGMÁTICA - resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE UNIPLAN 
DOCENTE: HELEN NAZARE
	DISCENTES:
	
	Amanda da Conceição
Adriane
Carla Monteiro
Chysmazia ketrem
	Edna Maria Santos
Francisco Oliveira
Marcia de Souza
Samella Samara
Tatiane
RESUMO SOBRE SISTEMA DIGESTÓRIO SUPRA DIAFRAGMÁTICA
O sistema digestório degrada o alimento em moléculas pequenas e absorvíveis pelas células. Assim, essas moléculas são usadas no desenvolvimento e na manutenção do organismo e nas suas necessidades energéticas.
E para isso, o sistema digestório é dividido anatomicamente em duas partes. A primeira, chamada de Supra-diafragmática, é constituída pela cavidade oral até o esôfago. E a segunda parte, chamada de Infra-diafragmática, que é constituída pelo estômago, intestino delgado, intestino grosso.
Além dos anexos, constituídos pelas glândulas salivares, fígado e pâncreas.
O sistema digestório Supra-diafragmática é composto por órgãos que atuam juntos para permitir a absorção da maior quantidade de nutrientes possível dos alimentos ingeridos. Ele é formado pelos seguintes órgãos: boca, dente, língua faringe, esôfago. Além disso, está ligado a glândulas que lançam sua secreção no interior do tubo digestório, são elas: glândulas salivares.
Na boca, que é rodeada pelos lábios, são encontrados os dentes e a língua. Os dentes estão relacionados com a quebra de alimentos em partículas menores em um processo chamado de mastigação. Essas estruturas apresentam-se em várias formas diferentes (incisivos, caninos, pré-molares e molares), cada uma adaptada a uma função específica. É importante destacar que, caso um dente se apresente defeituoso, pode comprometer seriamente o processo de digestão. As glândulas salivares podem ser maiores e menores, produzem a saliva, que é importantíssima pois atua na formação do bolo alimentar além de atuar na proteção da cavidade oral e formar enzimas para a digestão do amido. A língua também é uma estrutura encontrada na boca e possui relevância no processo de digestão, uma vez que mistura o alimento triturado com a saliva e empurra-o para trás para que ocorra a deglutição. Além disso, é importante para a percepção de sabores. Ao ser deglutido, o bolo alimentar segue para a faringe, uma porção comum ao sistema digestório e respiratório. É essa estrutura musculosa que permite que respiremos pela boca. Logo após a faringe, encontramos o esôfago, um tubo longo, de aproximadamente 25 centímetros, que atravessa o diafragma e liga-se ao estômago. Essa estrutura está situada atrás da traqueia e antes da coluna vertebral. A sua porção final funciona como um esfíncter, que se abre apenas com a chegada de uma onda peristáltica (contrações da musculatura da sua parede) conduzindo o bolo alimentar para o estômago.

Outros materiais