Buscar

SÁUDE MENTAL AV2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: ENSINO CLÍNICO EM SÁUDE MENTAL TEÓRICO   
	
	
	1a Questão (Ref.:201709257469)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Durante a Entrevista Psiquiátrica (Anamnese), é indicado a avaliação de funções cognitivas, dentre os diversos critérios utilizados, assinale a alternativa correta:
		
	 
	orientação temporal e espacial
	
	pegar um papel quadrado, dibrá-lo ao meio e escrever o nome com olhos fechados
	
	redação de texto e memorização
	
	cálculo e leitura de texto
	
	todas as alternativas estão corretas
	Respondido em 26/04/2020 13:39:56
	
Compare com a sua resposta: Qualquer profissional de nível superior: Enfermeiro, Psicólogo, Terapeuta Ocupacional, Assistente Social, Psiquiatra.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201709257239)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São registrados várias denuncias quanto a política brasileira de saúde mental em relação à política privatizante da assistência psiquiátrica por parte da previdência social, quanto às condições de atendimento psiquiátrico a população. Marque o ano certo em que se deu essa denuncia.
		
	
	1990
	
	1996
	 
	1970
	
	1989
	
	1982
	Respondido em 26/04/2020 13:41:16
	
Compare com a sua resposta: Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral; Promover a vinculação das pessoas em sofrimento/transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção; Garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201709257521)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	M.L., 32 anos compareceu ao Ambulatório de Saúde Mental para avaliação psiquiátrica. Segundo seus familiares, a senhora M.L., há pelo menos duas semanas vem apresentando tristeza profunda, anedonia, fadiga, com ideias pessimistas em relação ao futuro, perda do interesse e prazer, insônia terminal, anorexia e perda de libido. Na avaliação inicial feita pela enfermeira, M.L. diz ¿todo mundo ficaria melhor se eu não tivesse mais viva¿. Sobre o relato de M.L qual dos seguintes diagnósticos a enfermeira deveria fazer?
		
	
	(E) Distúrbio de interação familia
	
	) Alteração do processo de pensamento
	
	(B) Ajuste individual ineficaz
	 
	(C) Risco de violência auto dirigida (
	
	D) Distúrbio de interação social
	Respondido em 26/04/2020 13:41:48
	
Compare com a sua resposta: NEUROSE
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201709257302)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Os distúrbios das funções psíquicas nos leva ao entendimento da formação das patologias psiquiátricas. Relacionado a este tema responda: A alucinação é um distúrbio qualitativo de qual função psíquica?
		
	
	Pensamento
	
	Orientação
	
	Linguagem
	 
	Sensopercepção
	 
	Consciência
	Respondido em 26/04/2020 13:42:25
	
Compare com a sua resposta: 1. Atenção, paciência e estímulo são de grande valia; 2. Não reforçar as idéias de ruína; 3. Encorajar a expressão de sentimentos e pensamentos; 4. Oferecer segurança e reforçar sentimentos de auto-estima e confiança; 5. Ajudá-lo a socializar-se e a controlar a ansiedade e medo; 6. Estimulá-lo para atividades; 7. Observação constante, potencial para suicídio.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201709257249)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dentre as responsabilidades compartilhadas entre as equipes matriciais de Saúde Mental e da Atenção Básica, assinale a opção que NÃO se aplica:
		
	
	(C) Discutir casos identificados pelas equipes da Atenção Básica que necessitem de uma ampliação da clínica, em relação às questões subjetivas.
	 
	(A) Evitar práticas que levem à psiquiatrização e medicalização de situações individuais e sociais comuns à vida cotidiana.
	
	Qualquer situação transitória que desorganize sua estrutura psicológica e do comportamento, e que essa situação perturbe o equilibro sendo experimentada sem dor
	
	(B) Desenvolver ações compartimentalizadas no atendimento a casos de transtornos mentais severos e persistentes, uso abusivo de álcool e de outras drogas, pacientes egressos de internações psiquiátricas, pacientes atendidos nos CAPS, tentativas de suicídio e vítimas de violência doméstica intrafamiliar.
	
	(D) Trabalhar o vínculo com as famílias, tomando-as como parceiras no tratamento, e buscar constituir redes de apoio e integração.

Outros materiais