A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
7 pág.
apol politicas educacionais

Pré-visualização | Página 1 de 2

Questão 1/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o extrato de texto:
“Embora a LDBEN refira-se ao campo da escolarização formal, a Constituição reconhece a organização da educação nacional distinguindo dois tipos de escola: a livre e a regular”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D. ; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 33.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de- ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre as escolas regulares, assinale a alternativa correta:
	
	A
	As escolas regulares são caracterizadas pela informalidade em seus projetos sociais.
	
	B
	As escolas regulares têm a participação da sociedade civil na sua manutenção.
	
	C
	Os diplomas expedidos pelas escolas livres têm valor oficial e são de caráter público.
	
	D
	As escolas livres são privadas e se submetem à LDBEN e à Constituição Federal.
	
	E
	As escolas regulares são reconhecidas formalmente e têm a possibilidade de emitir certificados e podem ser públicas ou privadas.
Questão 2/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o extrato de texto:
“[...] as reais possibilidades de garantia da escolaridade obrigatória, compreendendo de [uma] forma indissociável os aspectos de matrícula, permanência e conclusão com sucesso, tiem sido questionadas [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D. ; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 94.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica, assinale a alternativa que explica corretamente a necessidade de oferta de transporte escolar pelo poder público:
	
	A
	O transporte escolar destina-se especialmente às cidades em que as escolas ficam todas localizadas em regiões metropolitanas.
	
	B
	O transporte escolar destina-se especialmente aos alunos matriculados em escolas públicas dos centros urbanos.
	
	C
	Esse benefício aplica-se a casos específicos, quando é comprovada a sua necessidade por questões de limite de locomoção dos alunos.
	
	D
	A oferta de transporte escolar gratuito é necessária onde a distância entre as residências dos alunos e as instituições escolares seja maior do que nas regiões centrais e urbanas das metrópoles.
	
	E
	A oferta de transporte escolar gratuito é necessário onde a distância entre as residências dos alunos é inferior à 10 km.
uestão 3/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto:
“A educação acompanha o desenvolvimento humano desde seus primórdios.Podemos dizer que envolve todos os processos educativos historicamente voltados para a transmissão de conhecimentos de a geração a geração”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D. ; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 22.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre os processos de educação informal, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Os processos educativos que acontecem na vida familiar e na convivência humana estão relacionados ao processo educativo formal.
	
	B
	Os processos educativos que acontecem nas instituições de ensino e pesquisa estão relacionados ao processo educativo informal.
	
	C
	Os processos educativos informais ocorrem na sociedade por meio das relações entre pais e filhos, familiares, vizinhos e pessoas que trabalham junta, sem uma intencionalidade.
	
	D
	Os processos educativos que acontecem nas instituições de ensino e pesquisa estão relacionados ao processo de políticas de ensino.
	
	E
	Os processos educativos informais desenvolvem-se com base em leis, regras, métodos e são organizados intencionalmente.
Questão 4/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o fragmento de texto:
“Outro fator importante a ser destacado no processo de elaboração da legislação e das politicas públicas é a questão do financiamento da educação, uma vez que é fundamental para a ampliação do acesso e da melhoria da qualidade de ensino”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D. ; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 38.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre o financiamento da educação, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O financiamento da educação sempre esteve presente na história da educação brasileira desde o Império.
	
	B
	O financiamento da educação é um importante fator a ser considerado no processo de elaboração da legislação e das políticas públicas e na melhoria do ensino.
	
	C
	Os recursos destinados ao financiamento da educação foram sempre suficientes para promover uma educação de qualidade.
	
	D
	É fundamental para a ampliação do acesso e da melhoria da qualidade de ensino das escolas regulares e de características privadas.
	
	E
	A vinculação orçamentária de recursos financeiros, sempre foram suficientes para promover uma educação que atendesse a toda a demanda quantitativa.
Questão 5/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia o excerto de texto:
“Assim a educação é um direito constitutivo da pessoa , de todo cidadão brasileiro, e o Estado (governo) é responsável  por assegurar que esse direito seja de fato efetivado, garantido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D. ; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 32.
Considerando o excerto de texto e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica, assinale a alternativa que descreve corretamente as etapas da educação básica:
	
	A
	A educação escolar indígena; a educação quilombola; a educação do campo.
	
	B
	A educação do campo; a educação quilombola.
	
	C
	Educação especial; educação a distância.
	
	D
	Educação infantil; ensino fundamental; ensino médio.
	
	E
	A educação escolar quilombola e a educação profissionalizante são etapas da educação básica.
Questão 6/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Leia a citação:
“Podemos dizer que o ato de sistematizar, como atividade propriamente humana, encerra um caráter teleológico, ou seja, diz respeito a definir finalidades a serem alcançadas [...]” .
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOARES, K. C. D. ; SOARES, M. A. S. Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica. Curitiba: InterSaberes, 2017. p. 24.
Considerando a citação e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica, assinale a alternativa que identifica corretamente conceito de sistema:
	
	A
	Os sistemas apresentam coerência interna, a depender do nível educacional.
	
	B
	Os sistemas deixam de portar uma intencionalidade, assumindo um conjunto de ações espontâneas.
	
	C
	Os sistemas têm como característica os mecanismos e os prazos para conclusão de etapas.
	
	D
	É a unidade de vários elementos intencionalmente reunidos de modo a formar um conjunto coerente e operante.
	
	E
	A  organização os  sistemas se dá de acordo com a compreensão naturalista dos homens.
Questão 7/10 - Sistemas de Ensino e Políticas Educacionais
Atente para a citação:
“No campo da escolarização formal , de acordo com a atual LDBEN existem dois níveis na educação nacional :