Buscar

aula de 1 a 5 EDUCAÇÃO AMBIENTAL 2020

Prévia do material em texto

1.
		O conceito de desenvolvimento sustentável é um dos principais norteadores de uma educação ambiental efetiva. Nele, há posições contrapostas que evidenciam a complexidade do tema, ao apontar maior ou menor relevância para os diferentes fatores que compõem um desenvolvimento humano verdadeiramente sustentável. A esse respeito analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:
	
	
	
	Desenvolvimento sustentável envolve, entre outros aspectos, o tamanho da população humana no planeta, mas não envolve as diferenças culturais entre os grupos populacionais.
	
	
	Ainda que possa haver contradições e conflitos de ideias na formação do desenvolvimento sustentável, o conceito pode ajudar a conscientização sobre a relação entre economia e ambiente natural.
	
	
	Uma premissa importante para se conscientizar as pessoas sobre o desenvolvimento sustentável é a de que a Humanidade não está em risco com uma crise ambiental global, mas a vida como um todo, sim.
	
	
	A educação ambiental deve se referir ao desenvolvimento sustentável apenas quando o educador perceber não ser possível abordar conhecimentos técnicos da Ecologia.
	
	
	O nível de consumo de recursos naturais é importante para se considerar a necessidade de busca por novas fontes de recursos, mas não deve influenciar mudanças nos padrões de produção e consumo.
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o conceito de desenvolvimento sustentável para responder a questão:
As diferenças culturais influenciam o nível de consumo e a relação entre o ser humano e o ambiente natural que o circunda. Portanto, influencia o nível de impacto ambiental.
Se o nível de consumo de recursos naturais ultrapassa os limites sustentáveis, não há desenvolvimento sustentável. Assim, os padrões de consumo e produção devem ser passíveis de alteração e adaptação para que possa se adequar aos limites naturais do planeta.
Como a Humanidade é dependente da Biosfera (vida como um todo) e de suas inter-relações, infere-se que uma crise ambiental coloca em risco primeiro a existência da Humanidade.
A educação ambiental deve ser interdisciplinar. Os conceitos técnicos da Ecologia são essenciais ao próprio conceito de desenvolvimentos sustentável. 
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo Miller Junior (2008), o uso de subsídios governamentais (alívio de impostos) para incentivar formas ambientalmente sustentáveis de crescimento econômico e o emprego de impostos diferenciados maiores para desencorajar formas nocivas e não sustentáveis de crescimento econômico poderiam ser considerados como estratégias para implementar o (a):
	
	
	
	Desenvolvimento econômico sustentável.
	
	
	Normatização macroeconômica.
	
	
	Equiparação de parâmetros sócio-ambientais.
	
	
	Crescimento de metas fiscais.
	
	
	Controle de metas inflacionárias.
	
Explicação:
O bom planejamento da tributação é um dos mais fortes instrumentos governamentais para estimular setores estratégicos ou desestimular setores obsoletos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na:
	
	
	
	Conferencia da Biosfera.
	
	
	Conferência de Estocolmo em 1972.
	
	
	Rio 92.
	
	
	Conferencia de Tbilisi.
	
	
	Clube de Roma na publicacao do documento Limites de Crescimento.
	
Explicação:
O desenvolvimento sustentável é um processo que satisfaz as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
Essa ideia surgiu a partir do conceito de ecodesenvolvimento, proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.
O Relatório Brundtland ou “Nosso Futuro Comum” – lançado em 1987, apresenta um olhar diferenciado sobre o desenvolvimento. Ressalta o desenvolvimento sustentável, considerando-o um modelo de desenvolvimento socioeconômico. Esse relatório aponta as incompatibilidades entre os atuais padrões de produção e consumo e o desenvolvimento sustentável.
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - ECO 92 (RIO 92), realizada no Rio de Janeiro, o conceito tornou-se um princípio orientador de ações.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere às questões de consumo e desenvolvimento sustentável.
Identifique a ordem correta:
I. Todos têm o direito de ter tantos filhos quanto desejarem.
II. Cada membro da espécie humana tem o direito de utilizar quantos recursos desejar.
III. Os indivíduos deveriam ter o direito de fazer o que quiserem com as terras que possuem, independente da biodiversidade existente nelas.
IV. Todas as formas de vida têm um valor intrínseco e, portanto, têm o direito de existir.
	
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	F, F, F, F.
	
	
	F, F, F, V.
	
	
	V, F, V, V.
	
	
	F, F, V, F.
	
Explicação:
O egoísmo do ser humano em utilizar, em seu curto tempo de vida, os recursos naturais, deve ser impedido, uma vez que outras espécies também tem o direito de uso e consumo de recursos naturais da Terra.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O conceito de desenvolvimento sustentável teve repercussões importantes em todos os meios, graças aos esforços da Comissão das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD). Verifique as afirmativas a seguir:
I - Como a Humanidade é dependente da Biosfera (vida como um todo) e de suas inter-relações, infere-se que uma crise ambiental coloca em risco a existência da Humanidade.
II - Se o nível de consumo de recursos naturais ultrapassa os limites sustentáveis, não há desenvolvimento sustentável. Assim, os padrões de produção e consumo devem ser passíveis de alteração e adaptação para que se adequem aos limites naturais do planeta.
III - O desenvolvimento econômico de países pobres deve passar pelas etapas de industrialização iniciais, de modo que alcançar um desenvolvimento sustentável global pressupõe aumentar o impacto socioambiental pelas próximas décadas, até que todas as nações sejam industrializadas.
A respeito das afirmativas, estão corretas:
 
	
	
	
	Apenas II
 
	
	
	Apenas II e III
 
	
	
	Apenas I
 
	
	
	Apenas I e II
 
	
	
	Apenas I e III
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o conceito de desenvolvimento sustentável para responder a questão. As duas primeiras afirmativas estão corretas e abordam conceitos básicos do desenvolvimento sustentável. A afirmativa III está incorreta, pois de um lado o avanço tecnológico permite que novas tecnologias sejam utilizadas sem que obrigatoriamente se utilize de tecnologias antigas; e, de outro, a transição para o desenvolvimento sustentável depende de mudanças culturais e de valores, entre eles a própria crença de que nossa qualidade de vida se constrói com maior consumo de recursos naturais.
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em um cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma.
A alternativa que NÃO diz respeito a um novo modelo de desenvolvimento é a que
	
	
	
	protege a vida das futuras gerações e igualmente a das atuais.
	
	
	considera o crescimento econômico como um meio e não um fim.
	
	
	projeta o desenvolvimento econômico empresarial a qualquer custo.
	
	
	respeita os sistemas naturais do qual dependem todos os seres vivos.
	
	
	coloca o ser humano no centro do desenvolvimento.
	
Explicação:
Justamente a frase errada é o contrário do que precisamos fazer para que tenhamos um ambiente conservado, pois diz que o lucro vem na frente de qq outras coisa, até da sobrevivência.
 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		1- Conforme Funiber (2009), tendo em conta que a sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens _____________, capazes de satisfazer as necessidades das atuais gerações sem prejudicar o direito ao consumo e àsatisfação de necessidades das gerações vindouras. Assinale, os bens na lacuna :
	
	
	
	financeiros
	
	
	econômicos
	
	
	ambientais
	
	
	sociais
	
	
	tecnológicos
	
Explicação:
A sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens ambientais.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), apresenta uma listagem de elementos que compõem a prática da ecoeficiência, proposta pelo World Busines Council for Sustentable Development (WBCSD):
 I- Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços; II - Reduzir o consumo de energia com bens e serviços; III - Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas; IV - Intensificar a reciclagem de materiais. V - Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis; VI - Prolongar a durabilidade dos produtos; VII - Agregar valor aos bens e serviços.
 
 Diante desta listagem, a prática da ecoeficiência pode ser aplicada por
	
	
	
	todas as empresas, à exceção das do setor de turismo
	
	
	apenas as indústrias de transformação
	
	
	apenas a agricultura, o turismo e as indústrias de transformação
	
	
	todas as empresas brasileiras
	
	
	apenas a agricultura e as indústrias de transformação
	
Explicação:
O termo ecoeficiência foi introduzido em 1992 pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) ¿ Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável., por meio da publicação do livro Changing Course, sendo endossado pela Conferência Rio-92, como uma forma das organizações implementarem a Agenda 21 no setor privado.
De acordo com o WBCSD, a ecoeficiência é obtida pela ¿entrega de bens e serviços com preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, reduzindo progressivamente impactos ambientais dos bens e serviços, através de todo o ciclo de vida, em linha com a capacidade estimada da Terra em suportar¿. Este conceito descreve uma visão para produção de bens e serviços que possuam valor econômico enquanto reduzem os impactos ecológicos da produção. Sugere, ainda, uma significativa ligação entre eficiência dos recursos (que leva à produtividade e lucratividade) e responsabilidade ambiental. Portanto, ecoeficiência é o uso mais eficiente de materiais e energia, a fim de reduzir os custos econômicos e os impactos ambientais.
Portanto, a ecoeficiência pode ser aplicada por qualquer empresa brasileira.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CEL0296_A2_201309000174_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: CLARICE FERREIRA DOS SANTOS DOS REIS
	Matr.: 201309000174
	Disc.: EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
	
	
	 
		
	
		1.
		O conceito de desenvolvimento sustentável é um dos principais norteadores de uma educação ambiental efetiva. Nele, há posições contrapostas que evidenciam a complexidade do tema, ao apontar maior ou menor relevância para os diferentes fatores que compõem um desenvolvimento humano verdadeiramente sustentável. A esse respeito analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:
	
	
	
	Desenvolvimento sustentável envolve, entre outros aspectos, o tamanho da população humana no planeta, mas não envolve as diferenças culturais entre os grupos populacionais.
	
	
	Ainda que possa haver contradições e conflitos de ideias na formação do desenvolvimento sustentável, o conceito pode ajudar a conscientização sobre a relação entre economia e ambiente natural.
	
	
	Uma premissa importante para se conscientizar as pessoas sobre o desenvolvimento sustentável é a de que a Humanidade não está em risco com uma crise ambiental global, mas a vida como um todo, sim.
	
	
	A educação ambiental deve se referir ao desenvolvimento sustentável apenas quando o educador perceber não ser possível abordar conhecimentos técnicos da Ecologia.
	
	
	O nível de consumo de recursos naturais é importante para se considerar a necessidade de busca por novas fontes de recursos, mas não deve influenciar mudanças nos padrões de produção e consumo.
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o conceito de desenvolvimento sustentável para responder a questão:
As diferenças culturais influenciam o nível de consumo e a relação entre o ser humano e o ambiente natural que o circunda. Portanto, influencia o nível de impacto ambiental.
Se o nível de consumo de recursos naturais ultrapassa os limites sustentáveis, não há desenvolvimento sustentável. Assim, os padrões de consumo e produção devem ser passíveis de alteração e adaptação para que possa se adequar aos limites naturais do planeta.
Como a Humanidade é dependente da Biosfera (vida como um todo) e de suas inter-relações, infere-se que uma crise ambiental coloca em risco primeiro a existência da Humanidade.
A educação ambiental deve ser interdisciplinar. Os conceitos técnicos da Ecologia são essenciais ao próprio conceito de desenvolvimentos sustentável. 
 
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Segundo Miller Junior (2008), o uso de subsídios governamentais (alívio de impostos) para incentivar formas ambientalmente sustentáveis de crescimento econômico e o emprego de impostos diferenciados maiores para desencorajar formas nocivas e não sustentáveis de crescimento econômico poderiam ser considerados como estratégias para implementar o (a):
	
	
	
	Desenvolvimento econômico sustentável.
	
	
	Normatização macroeconômica.
	
	
	Equiparação de parâmetros sócio-ambientais.
	
	
	Crescimento de metas fiscais.
	
	
	Controle de metas inflacionárias.
	
Explicação:
O bom planejamento da tributação é um dos mais fortes instrumentos governamentais para estimular setores estratégicos ou desestimular setores obsoletos.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A concepção de desenvolvimento sustentável tem suas raízes fixadas na:
	
	
	
	Conferencia da Biosfera.
	
	
	Conferência de Estocolmo em 1972.
	
	
	Rio 92.
	
	
	Conferencia de Tbilisi.
	
	
	Clube de Roma na publicacao do documento Limites de Crescimento.
	
Explicação:
O desenvolvimento sustentável é um processo que satisfaz as necessidades das gerações atuais sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.
Essa ideia surgiu a partir do conceito de ecodesenvolvimento, proposto durante a Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, em Estocolmo, na Suécia, em 1972.
O Relatório Brundtland ou “Nosso Futuro Comum” – lançado em 1987, apresenta um olhar diferenciado sobre o desenvolvimento. Ressalta o desenvolvimento sustentável, considerando-o um modelo de desenvolvimento socioeconômico. Esse relatório aponta as incompatibilidades entre os atuais padrões de produção e consumo e o desenvolvimento sustentável.
Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento - ECO 92 (RIO 92), realizada no Rio de Janeiro, o conceito tornou-se um princípio orientador de ações.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Dentre as frases a seguir, algumas são verdadeiras e outras são falsas no que se refere às questões de consumo e desenvolvimento sustentável.
Identifique a ordem correta:
I. Todos têm o direito de ter tantos filhos quanto desejarem.
II. Cada membro da espécie humana tem o direito de utilizar quantos recursos desejar.
III. Os indivíduos deveriam ter o direito de fazer o que quiserem com as terras que possuem, independente da biodiversidade existente nelas.
IV. Todas as formas de vida têm um valor intrínseco e, portanto, têm o direito deexistir.
	
	
	
	V, V, F, F.
	
	
	F, F, F, F.
	
	
	F, F, F, V.
	
	
	V, F, V, V.
	
	
	F, F, V, F.
	
Explicação:
O egoísmo do ser humano em utilizar, em seu curto tempo de vida, os recursos naturais, deve ser impedido, uma vez que outras espécies também tem o direito de uso e consumo de recursos naturais da Terra.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O conceito de desenvolvimento sustentável teve repercussões importantes em todos os meios, graças aos esforços da Comissão das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD). Verifique as afirmativas a seguir:
I - Como a Humanidade é dependente da Biosfera (vida como um todo) e de suas inter-relações, infere-se que uma crise ambiental coloca em risco a existência da Humanidade.
II - Se o nível de consumo de recursos naturais ultrapassa os limites sustentáveis, não há desenvolvimento sustentável. Assim, os padrões de produção e consumo devem ser passíveis de alteração e adaptação para que se adequem aos limites naturais do planeta.
III - O desenvolvimento econômico de países pobres deve passar pelas etapas de industrialização iniciais, de modo que alcançar um desenvolvimento sustentável global pressupõe aumentar o impacto socioambiental pelas próximas décadas, até que todas as nações sejam industrializadas.
A respeito das afirmativas, estão corretas:
 
	
	
	
	Apenas II
 
	
	
	Apenas II e III
 
	
	
	Apenas I
 
	
	
	Apenas I e II
 
	
	
	Apenas I e III
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o conceito de desenvolvimento sustentável para responder a questão. As duas primeiras afirmativas estão corretas e abordam conceitos básicos do desenvolvimento sustentável. A afirmativa III está incorreta, pois de um lado o avanço tecnológico permite que novas tecnologias sejam utilizadas sem que obrigatoriamente se utilize de tecnologias antigas; e, de outro, a transição para o desenvolvimento sustentável depende de mudanças culturais e de valores, entre eles a própria crença de que nossa qualidade de vida se constrói com maior consumo de recursos naturais.
 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Em um cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma.
A alternativa que NÃO diz respeito a um novo modelo de desenvolvimento é a que
	
	
	
	protege a vida das futuras gerações e igualmente a das atuais.
	
	
	considera o crescimento econômico como um meio e não um fim.
	
	
	projeta o desenvolvimento econômico empresarial a qualquer custo.
	
	
	respeita os sistemas naturais do qual dependem todos os seres vivos.
	
	
	coloca o ser humano no centro do desenvolvimento.
	
Explicação:
Justamente a frase errada é o contrário do que precisamos fazer para que tenhamos um ambiente conservado, pois diz que o lucro vem na frente de qq outras coisa, até da sobrevivência.
 
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		1- Conforme Funiber (2009), tendo em conta que a sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens _____________, capazes de satisfazer as necessidades das atuais gerações sem prejudicar o direito ao consumo e à satisfação de necessidades das gerações vindouras. Assinale, os bens na lacuna :
	
	
	
	financeiros
	
	
	econômicos
	
	
	ambientais
	
	
	sociais
	
	
	tecnológicos
	
Explicação:
A sustentabilidade está especialmente relacionada ao consumo de bens ambientais.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), apresenta uma listagem de elementos que compõem a prática da ecoeficiência, proposta pelo World Busines Council for Sustentable Development (WBCSD):
 I- Reduzir o consumo de materiais com bens e serviços; II - Reduzir o consumo de energia com bens e serviços; III - Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas; IV - Intensificar a reciclagem de materiais. V - Maximizar o uso sustentável de recursos renováveis; VI - Prolongar a durabilidade dos produtos; VII - Agregar valor aos bens e serviços.
 
 Diante desta listagem, a prática da ecoeficiência pode ser aplicada por
	
	
	
	todas as empresas, à exceção das do setor de turismo
	
	
	apenas as indústrias de transformação
	
	
	apenas a agricultura, o turismo e as indústrias de transformação
	
	
	todas as empresas brasileiras
	
	
	apenas a agricultura e as indústrias de transformação
	
Explicação:
O termo ecoeficiência foi introduzido em 1992 pelo World Business Council for Sustainable Development (WBCSD) ¿ Conselho Mundial de Negócios para o Desenvolvimento Sustentável., por meio da publicação do livro Changing Course, sendo endossado pela Conferência Rio-92, como uma forma das organizações implementarem a Agenda 21 no setor privado.
De acordo com o WBCSD, a ecoeficiência é obtida pela ¿entrega de bens e serviços com preços competitivos que satisfaçam as necessidades humanas e tragam qualidade de vida, reduzindo progressivamente impactos ambientais dos bens e serviços, através de todo o ciclo de vida, em linha com a capacidade estimada da Terra em suportar¿. Este conceito descreve uma visão para produção de bens e serviços que possuam valor econômico enquanto reduzem os impactos ecológicos da produção. Sugere, ainda, uma significativa ligação entre eficiência dos recursos (que leva à produtividade e lucratividade) e responsabilidade ambiental. Portanto, ecoeficiência é o uso mais eficiente de materiais e energia, a fim de reduzir os custos econômicos e os impactos ambientais.
Portanto, a ecoeficiência pode ser aplicada por qualquer empresa brasileira.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
		
		
	EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CEL0296_A3_201309000174_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: CLARICE FERREIRA DOS SANTOS DOS REIS
	Matr.: 201309000174
	Disc.: EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		... a disseminação da consciência ambientalista no Brasil foi muito prejudicada pelos altos e baixos da democratização do país. Qual a participação da ditadura militar neste contexto?
	
	
	
	Foi somente após o período da ditadura de 1964 que o poder publico brasileiro iniciou ações em defesa do meio ambiente.
	
	
	A ditatura militar de 1964 não teve impacto na educação ambiental do país.
	
	
	A ditadura militar ainda que tenha tirado de cena alguns personagens que atuavam de forma ativa nas discussões sócio ambientais, não impediu a disseminação da consciência ambiental.
	
	
	A ditadura de 1964 desmobilizou a cidadania, resultando numa atuação estatal tímida e particularmente voltada para a criação de áreas naturais protegidas.
	
	
	Durante o período da ditadura militar era terminantemente proibido manifestações em defesa da conservação do meio ambiente.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A realização da Primeira Conferência Mundial do Desenvolvimento e meio Ambiente, em 1972, em Estocolmo, constituiu-se em importantíssimo evento sociopolítico voltado ao tratamento
	
	
	
	das relações entre o Leste socialista e o Oeste capitalista;
	
	
	das questões ambientais;
	
	
	N.d.a. (nenhuma das anteriores)
	
	
	da não proliferação das armas nucleares;
	
	
	das questões políticas entre o Norte desenvolvido e o Sul subdesenvolvido;
	
Explicação:
 A Primeira Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano em 1972 estava voltada para as questões ambientais.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		A Conferência de Estocolmo, realizada em 1972, criou novosentendimentos que influenciaram a percepção da relação entre desenvolvimento e meio ambiente no mundo. Porém, naquele momento, o Brasil passava por um período que não favoreceu um envolvimento imediato do nosso país com esta nova visão. A razão disto se deveu ao fato de que:
	
	
	
	Passávamos por um período de governos militares em que a prioridade era o desenvolvimento econômico.
	
	
	O Brasil não participou da Conferência de Estocolmo e, por isso, estava desobrigado de seguir suas orientações.
	
	
	As emissões de gases e efluentes poluentes não era um problema tão grave no Brasil, como era nos países mais desenvolvidos.
	
	
	Não tivemos sensibilidade de nossas lideranças políticas, que também receavam as imposições vindas de instituições internacionais.
	
	
	Embora a sociedade já estivesse bem organizada com ONGs atuantes, a preocupação concentrava-se na questão do desmatamento da Amazônia.
	
Explicação:
Os anos 70 foram marcados por falta de espaços democráticos e diversidade de pensamento em nosso país. Naquele período, o governo ditatorial impunha uma agenda de desenvolvimento econômico a qualquer custo, e as questões ambientais eram vistas como entrave a esse projeto.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Em junho de 2012, foi realizada na cidade do Rio de Janeiro a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20. O objetivo desse encontro foi a renovação do compromisso político com o desenvolvimento sustentável, que apresenta como uma de suas propostas
	
	
	
	investir em pesquisas sobre alimentos geneticamente modificados com a finalidade de acabar com a fome no mundo
	
	
	incentivar os países desenvolvidos a ampliar o setor agroindustrial para garantir que não faltem alimentos para os países subdesenvolvidos
	
	
	atender às necessidades da atual geração, sem comprometer a capacidade das futuras gerações em prover suas próprias necessidades
	
	
	evitar o uso de recursos naturais e de matérias-primas nas indústrias para não comprometer o meio ambiente
	
	
	desenvolver economicamente todas as nações para que estas possam ter o mesmo padrão de consumo dos Estados Unidos
	
Explicação:
O principal objetivo da Rio+20 foi renovar o compromisso em relação ao desenvolvimento sustentável, que reforça o compromisso dos países como a sustentabilidade, ou seja, suprir as necessidades da sociedade sem comprometer as gerações futuras.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A Conferência de Estocolmo em 1972 foi considerada:
	
	
	
	Visionária e Profética
	
	
	Cúpula da Terra
	
	
	Declaração do Rio
	
	
	 A conferencia não influenciou
	
	
	A Agenda 21
	
Explicação:
A falta de informações científicas mais sólidas a época, trouxe  conferência um caráter visionário e profético sobre o futuro da humanidade, o que foi uma fragilidade para a defesa do meio ambiente.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		A educação ambiental já existe há muito mais tempo do que imaginamos. Apesar de no Brasil ela ainda ser uma disciplina transversal e sua obrigatoriedade legal existir apenas como assunto, mas não como disciplina, ela já é tratada em outros países como um quesito social obrigatório desde um grande evento voltado somente para essa temática. Qual foi esse evento?
	
	
	
	Rio, 1992
	
	
	Estocolmo, 1972
	
	
	Biosfera, 1968
	
	
	Rio +20, 2012
	
	
	Tbilisi 1977
	
Explicação:
Foi na reunião de Tbilisi em 1977 que a temática foi proposta como obrigatória para todos os países e, os que a adotaram desde então, já possuem uma consciência ambiental social melhor.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Em qual Conferência relacionada ao meio ambiente é que tivemos pela primeira vez as questões políticas, sociais e econômicas do meio ambiente global discutidas em um fórum intergovernamental, com a perspectiva de realmente empreender ações corretivas?
	
	
	
	Rio Oil & Gás, 1996
	
	
	Tbilisi, 1987
	
	
	Estocolmo, 1972
	
	
	Moscou, 1987
	
	
	Rio-92
	
Explicação:
Esta conferência foi um marco para os debates públicos no meio ambiental e fi onde o público pode participar e ter acesso as informações.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		As afirmativas que seguem estão relacionadas à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, realizada no Rio de Janeiro em junho de 2012. Sobre o tema, assinale a opção correta.
	
	
	
	A Conferência da ONU denominada Rio+20 discutiu temas para o futuro e produziu uma declaração intitulada "O Futuro que queremos", preocupada em atingir uma economia sustentável que busque reduzir a degradação do meio ambiente, que combata a pobreza e assegure a produção de alimentos para todos.
	
	
	Analisando o período de vinte anos entre a Eco 92 e a Rio+20, representantes dos países em diferentes estágios de desenvolvimento foram unânimes em reconhecer os sensíveis avanços no uso racional dos recursos naturais, na erradicação da pobreza, na redução das diferenças sociais e econômicas, na utilização de energias limpas e na redução da emissão de gases de efeito estufa.
	
	
	A Rio+20 teve o grande mérito de ratificar o Protocolo de Kyoto (1997), assegurando a adesão de todos os principais países poluidores na meta de redução dos níveis de emissão de gases poluentes.
	
	
	Os países em desenvolvimento reunidos na Rio+20 regulamentaram a adoção de áreas de preservação nas margens dos rios, decidindo que essa medida deve ser aplicada apenas aos rios de grande porte e em grandes propriedades.
	
	
	Em meio à severa crise da economia mundial, especialmente dos países do Euro, os governantes dos países desenvolvidos tomaram atitudes decisivas e rápidas quanto ao estabelecimento de cotas de participação financeira, que visem fomentar a recuperação do meio ambiente como forma de resgatar a economia dos países em crise.
	
Explicação:
A Rio+20 contou com a participação de chefes de Estado e de Governo de 188 nações (das quais, 185 dentre os 193 países-membro da ONU, além de representantes do Vaticano, da Palestina e da Comunidade Européia) que reiteraram seus compromissos com a sustentabilidade do desenvolvimento, erradicação da pobreza, reforçando a Agenda 21 oriunda da Eco-92, sobretudo, no que concerne ao modo como estão sendo usados os recursos naturais do planeta
 
		
	 
		
		
	EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CEL0296_A4_201309000174_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: CLARICE FERREIRA DOS SANTOS DOS REIS
	Matr.: 201309000174
	Disc.: EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		"Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações" (Artigo 225 da Constituição Federal).
Com base no princípio constitucional acima indique a resposta correta:
	
	
	
	Não há relação entre meio ambiente, sociedade e cultura.
	
	
	O ambiente ecologicamente equilibrado é uma definição legal e política.
	
	
	O meio ambiente está muito mais relacionado com a questão social e cultural, do que somente definições biológicas.
	
	
	Cabe somente ao poder público, a defesa do ambiente para as gerações futuras.
	
	
	Todos devem ter o mesmo padrão de vida social e econômico.
	
Explicação:
O meio ambiente está intrinsicamente ligado à questão social e cultural e não pode dela ser dissociado.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.No que concerne à Educação Ambiental e à Política Nacional de Educação Ambiental, analise:
I. A primeira deve ter como base o pensamento crítico e inovador, em qualquer tempo ou lugar, em seus modos formal, não formal e informal, promovendo a transformação e a construção da sociedade.
II. A primeira pode ser entendida como os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente.
III. A primeira é um componente essencial e permanente da educação nacional, devendo estar presente de forma articulada e, segundo a Constituição Federal, restrita a todos os níveis e modalidades do processo educativo de caráter formal.
IV. A segunda tem sua esfera de ação restrita aos órgãos e entidades integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente e instituições educacionais públicas e privadas dos sistemas de ensino.
V. A segunda é coordenada por um órgão gestor que define as diretrizes para sua implementação e articula, coordena e supervisiona os planos, programas e projetos na área de educação ambiental em âmbito nacional.
É correto o que consta APENAS em
	
	
	
	I, II e IV.
	
	
	I, IV e V.
	
	
	II, III, IV e V.
	
	
	III, IV e V.
	
	
	I, II e V.
	
Explicação:
Educação ambiental é um processo de educação responsável por formar indivíduos preocupados com os problemas ambientais e que busquem a conservação e preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade, considerando a temática de forma holística, ou seja, abordando os seus aspectos econômicos, sociais e políticos
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Nesse cenário de sucessos e padecimentos humanos, deve-se encontrar um novo conceito de segurança humana, um novo paradigma. Segundo Luzzi (2009), um novo modelo de desenvolvimento. Marque a resposta errada:
	
	
	
	Respeite os sistemas naturais do qual dependem todos os seres vivos.
	
	
	Considere o crescimento econômico como um fim e não um meio.
	
	
	Proteja a vida das futuras gerações e igualmente a das atuais.
	
	
	Coloque o ser humano no centro do desenvolvimento.
	
	
	Considere o crescimento econômico como um meio e não um fim.
	
Explicação:
Se desejamos um novo modelo de desenvolvimento, em uma ruptura com o que se faz com o processo econômico, precisamos entender o desenvolvimento como um meio para criar uma sociedade recompensada pelas suas conquistas, buscando sempre a justiça social e o equilíbrio ambiental.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		São objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS):
	
	
	
	Moradia sustentável, paz, justiça, instituições fortes, fome zero e alimentação orgânica
	
	
	Vida debaixo d¿água, combate às alterações climáticas, vida sobre a terra e transporte digno
	
	
	Erradicação da pobreza, educação de qualidade, redução das desigualdades e moradia sustentável
	
	
	Emprego digno e crescimento econômico, vida sobre a terra, alimentação orgânica e fome zero
	
	
	Energia acessível e limpa, igualdade de gênero, educação de qualidade, emprego digno e crescimento econômico
	
Explicação:
São 17 objetivos do Desenvolvimento sustentável:
1. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
2.  Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
3. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
4. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
5. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
6. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
7. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.
8. Trabalho de decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
9. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos.
14. Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		A educação ambiental nada mais é do que a própria educação, com sua base teórica determinada historicamente e que tem como objetivo final melhorar a qualidade de vida ambiental da coletividade e garantir a sua sustentabilidade (PELICIONI, 2014). A esse respeito, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	Eventos como desastres e crimes ambientais não devem ser abordados por educadores ambientais, para que se evite caracterização como doutrinação ideológica.
 
	
	
	Os diferentes pensamentos pedagógicos devem ser estudados pelo educador ambiental, com o cuidado para não incorporar em sua abordagem as diferentes correntes ideológicas neles presentes.
 
	
	
	Educação ambiental deve ser entendida como princípio para incorporar-se debates acerca da questão ambiental em todas as áreas da Educação como um todo, sem que eles fiquem limitados a determinadas disciplinas.
 
	
	
	A interdisciplinaridade da educação ambiental é importante para garantir uma separação gradual e por completo das diferentes disciplinas que possam ser utilizadas pelo educador ambiental.
 
	
	
	Os problemas ambientais não têm relação com o modelo de desenvolvimento visto como válido atualmente, o que implica na educação ambiental a necessidade de elaborar narrativas que fomentem esse modelo vigente.
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da educação ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
· Todo modo de pensar a realidade é uma corrente ideológica, de modo que estas devem ser problematizadas e abordadas na atuação do educador ambiental. Do mesmo modo, eventos como desastres e crimes ambientais deve ser abordados pela educação ambiental, caso contrário a mesma perde seu propósito primeiro de promover mudanças em favor da sustentabilidade.
· Os problemas ambientais têm muita relação com o modo de desenvolvimento atual, pois dele decorrem ações que ampliaram o nível de impacto do ser humano sobre o ambiente. Se a EA elabora narrativas que fomentem esse modelo de desenvolvimento, ela perde seu propósito também.
· Se as disciplinas utilizadas pelo educador ambiental forem separadas por completo, perde-se a qualidade interdisciplinar da EA. São possibilidades mutuamente excludentes. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		As mercadorias e serviços produzidos pelosprocessos naturais da Terra, os quais sustentam todas as economias e toda a vida estão relacionadas a
	
	
	
	Recursos culturais
	
	
	Recursos naturais
	
	
	Recursos humanos
	
	
	Recursos manufaturados
	
	
	Recursos econômicos
	
Explicação:
Os recursos naturais permitem a existência do processo produtivo na economia. Recursos naturais não renováveis, como petróleo e minérios, precisam ser explorados de forma racional, para permitir que se estendam seus benefícios a gerações futuras; recursos renováveis como solo, água, madeira ou pescado precisam ser explorados com preocupação redobrada, pois a má gestão desses recursos pode acarretar o seu esgotamento ainda na nossa geração.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Aos poucos foi ficando claro que a ___________por si só não dá conta de reverter, de impedir ou de minimizar os agravos ambientais, os quais dependem de formação ou mudanças de valores individuais e sociais que devem expressar-se em ações que levem à transformação da sociedade por meio da educação da população. Qual alternativa abaixo completa a lacuna conforme texto discutido em aula?
	
	
	
	História
	
	
	Ecologia
	
	
	Ciências Ambientais
	
	
	Filosofia
	
	
	Geografia
	
Explicação:
A educação ambiental é considerada um dos pilares da preservação ambiental, uma vez que visa conscientizar a população sobre a importância do meio ambiente e a melhor forma de usufruir dos benefícios que nos são oferecidos.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Maquinário, equipamentos e produtos, cujas feituras envolvem recursos naturais e humanos estão relacionados a qual tipo de recurso abaixo
	
	
	
	Humano
	
	
	Cultural
	
	
	Natural
	
	
	Econômico
	
	
	Manufaturado
	
Explicação:
 Maquinário, equipamentos e produtos são produtos manufaturados, ou seja processados, feitos pelo homem.
		
		
	EDUCAÇÃO AMBIENTAL
CEL0296_A5_201309000174_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: CLARICE FERREIRA DOS SANTOS DOS REIS
	Matr.: 201309000174
	Disc.: EDUCAÇÃO AMBIENTAL 
	2020.1 EAD (G) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		A Lei Federal 6.938 de 1981 estabeleceu a Política Nacional de Meio Ambiente, onde o conceito de responsabilidade objetiva do poluidor foi apresentado. Este conceito determina que:
	
	
	
	o cidadão que joga lixo no chão deve ser multado e esta multa deve ser proporcional à quantidade do resíduo em questão.
	
	
	o poluidor fica obrigado, independente da existência de culpa, a indenizar ou reparar os danos causados.
	
	
	os resíduos nucleares precisam de tratamento especial e devem ser gerenciados por autoridades federais.
	
	
	os lixões precisam ser substituídos por aterros sanitário, sob pena de responsabilização das autoridades municipais.
	
	
	as indústrias precisam criar sistemas de gestão dos resíduos sólidos, sob responsabilidade de profissional habilitado para tal.
	
Explicação:
Em direito, o conceito de responsabilidade objetiva está associado à responsabilização do agente causador de algum tipo de dano, independentemente de dolo, ou seja, da intenção de cometer aquele dano. Com a referida lei, de 1981, ficou determinado que o agente poluidor é responsável pelos seus resíduos liberados no ambiente, mesmo que acidentalmente.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com a Lei nº 9.795/99, são princípios básicos da educação ambiental, EXCETO:
	
	
	
	a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais
	
	
	a garantia de continuidade e permanência do processo educativo
	
	
	a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade
	
	
	o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da inter, multi e transdisciplinaridade
	
	
	capacitação de recursos humanos
	
Explicação:
Art. 5o São objetivos fundamentais da educação ambiental:
I - o desenvolvimento de uma compreensão integrada do meio ambiente em suas múltiplas e complexas
relações, envolvendo aspectos ecológicos, psicológicos, legais, políticos, sociais, econômicos,
científicos, culturais e éticos;
II - a garantia de democratização das informações ambientais;
III - o estímulo e o fortalecimento de uma consciência crítica sobre a problemática ambiental e social;
IV - o incentivo à participação individual e coletiva, permanente e responsável, na preservação do
equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se a defesa da qualidade ambiental como um valor inseparável
do exercício da cidadania;
V - o estímulo à cooperação entre as diversas regiões do País, em níveis micro e macrorregionais, com
vistas à construção de uma sociedade ambientalmente equilibrada, fundada nos princípios da liberdade,
igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade;
VI - o fomento e o fortalecimento da integração com a ciência e a tecnologia;
VII - o fortalecimento da cidadania, autodeterminação dos povos e solidariedade como fundamentos para
o futuro da humanidade.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Observe o trecho a seguir:
Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais, embora não faltassem problemas e nem vozes que os apontassem. A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização (BARBIERI, 2017).
A respeito da legislação brasileira para a educação ambiental, assinale a alternativa correta:
 
	
	
	
	Até o momento de promulgação da Política Nacional de Educação Ambiental, não se pode considerar que havia no Brasil uma educação ambiental na prática.
 
	
	
	Ainda que não fosse utilizada a expressão educação ambiental, pode-se considerar que ações de conscientização sobre os problemas socioambientais sejam também uma forma inicial de educação ambiental. 
	
	
	Os precursores dos movimentos ambientalistas nacionais não apresentavam uma abordagem socioambiental dos problemas, sempre deixando de lado temas como a escravatura e o latifúndio.
 
	
	
	As vozes que apontavam os problemas socioambientais no Brasil antes do século XX sensibilizavam a política nacional apenas para instrumentos de controle ambiental, sem contemplar a educação ambiental.
 
	
	
	Nos períodos anteriores ao século XX, havia legislação ambiental no Brasil, embora muito ineficaz e, por isso, boicotada pelos ambientalistas.
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da educação ambiental abordado em aula para responder a questão e, com base em conhecimentos gerais, no que aponta o trecho do enunciado e no que contextualiza a disciplina a respeito da questão ambiental, deve ser capaz de inferir que:
· O trecho do enunciado esclarece que não havia legislação ambiental no Brasil, mas não aborda boicote de ambientalistas em qualquer momento.
· Já havia uma compreensão de inter-relação entre problemas sociais e ambientais antes do século XX, conforme abordado em aula. 
· Em sentido amplo, educação ambiental é toda ação de educação que visa incorporar os temas ambientais. Isso se dá inclusive fora das escolas, ou seja, em contexto não-formal. Portanto, havia educação ambiental antes que a mesma constasse na legislação.
· O enunciado esclarece que tais vozes não sensibilizavam a política nacional.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A trajetória da presença da educaçãoambiental na legislação brasileira apresenta uma tendência em comum, que é a necessidade de (o) __________________ dessa prática educativa por toda a sociedade. A expressão que completa a lacuna corretamente é:
	
	
	
	do momento
	
	
	do descentralização
	
	
	de universalização
	
	
	de centralização
	
	
	dos políticos
	
Explicação:
A trajetória da presença da educação ambiental na legislação brasileira apresenta uma tendência em comum, que é a necessidade de universalização dessa prática educativa por toda a sociedade. Já aparecia em 1973, com o Decreto nº 73.030, que criou a Secretaria Especial do Meio Ambiente explicitando, entre suas atribuições, a promoção do ¿esclarecimento e educação do povo brasileiro para o uso adequado dos recursos naturais, tendo em vista a conservação do meio ambiente¿.
A Lei nº 6.938, de 31.8.1981, que institui a Política Nacional de Meio Ambiente, também evidenciou a capilaridade que se desejava imprimir a essa dimensão pedagógica no Brasil, exprimindo, em seu artigo 2º, inciso X, a necessidade de promover a 5. As leis só passam a ser obrigatórias e exigíveis, após a regulamentação pelo Poder Executivo, o que ocorre por meio dos decretos. Os decretos têm função de explicar os conceitos, competências, atribuições e mecanismos definidos previamente pelas leis, tornando-as executáveis. miolo_vamoscuidar_cap1:Layout 1 5/16/08 9:57 AM Page 24 25 "educação ambiental a todos os níveis de ensino, inclusive a educação da comunidade, objetivando capacitá-la para participação ativa na defesa do meio ambiente¿.
Mas a Constituição Federal de 1988 elevou ainda mais o status do direito à educação ambiental, ao mencioná-la como um componente essencial para a qualidade de vida ambiental 6 . Atribui-se ao Estado o dever de ¿promover a educação ambiental em todos os níveis de ensino e a conscientização pública para a preservação do meio ambiente¿ (art. 225, §1º, inciso VI), surgindo, assim, o direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros terem acesso à educação ambiental.
Fonte: 
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Segundo Sorrentino et al. (2005), a palavra política origina-se do grego e significa limite. Dava-se o nome de  ao muro que delimitava a cidade do campo. só depois se passou a designar polis o que estava contido no interior dos limites do muro. O resgate desse significado, como limite, talvez nos ajude a entender o verdadeiro significado da política, que é:
	
	
	
	desenvolver o território e adquirir outros mais
	
	
	controlar a vida de todos
	
	
	manipular a economia
	
	
	a arte de definir os limites, ou seja, o que é o bem-comum
	
	
	gerenciar uso e retorno de bens a união
	
Explicação:
Através do processo político se define as correlações de forças de uma sociedade, e a representação dos interesses dos diversos setores é fundamental para a construção de um ambiente democrático. Dessa forma, pode-se dizer que a política é a arte de definir limites, pois é preciso conciliar esses interesses em torno dos objetivos maiores de uma nação.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		NÃO diz respeito a um princípio da PNMA:
	
	
	
	Planejamento e fiscalização do uso dos recursos naturais
	
	
	Proteção dos ecossistemas;
	
	
	Racionalização do uso de material urbano, do tratamento de esgoto rural , da atmosfera e do ar
	
	
	Controle e zoneamento das atividades potencialmente ou efetivamente poluidoras
	
	
	Equilíbrio ecológico, considerando o meio ambiente como patrimônio público
	
Explicação:
O uso dos recursos ou racionalização dos mesmos deve ser controlado por cada um, tendo a fiscalização pelos órgãos competentes, mas não sua distribuição.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Podemos apontar a década de 1930 como início de uma política ambiental efetiva.
Assinale quais foram os primeiros documentos relativos à gestão de recursos naturais brasileiros:
	
	
	
	Código de Minas e Energia e Civil
	
	
	Código de Fauna e Flora e de Reservas e Parques Nacionais
	
	
	Política Nacional do Meio Ambiente Humano e Rural
	
	
	Política Nacional do Meio Ambiente
	
	
	Código de Caça, Código Florestal, Código de Minas e Código de Águas
	
Explicação:
Foi nessa época que a questão ambiental foi iniciada de forma efetiva em termos legais no Brasil.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		Até o início do século XX, o campo político e institucional brasileiro não se sensibilizava com os problemas ambientais. A abundância de terras férteis e de outros recursos naturais, enaltecida desde a Carta de Caminha ao rei de Portugal, tornou-se uma espécie de dogma que impedia enxergar a destruição que vinha ocorrendo desde os primeiros anos da colonização. Assinale a opção que exemplifica este preceito.
	
	
	
	Muitas das leis ambientais tiveram origem nas denúncias desses políticos, que podem ser considerados os precursores dos movimentos ambientalistas nacionais e que, já nas suas origens, apresentavam uma tônica socioambiental dada pela luta contra a escravatura, a monocultura e o latifúndio.
	
	
	As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais não encontravam ecos na esfera política dessa época embora André Rebouças muito tenha feito junto as autarquias superiores visando a preservação ambiental.
	
	
	A degradação de uma área não era considerada um problema ambiental pela classe política, pois sempre havia outras a ocupar.
	
	
	As denúncias sobre o mau uso dos recursos naturais encontravam ecos na esfera política dessa época porque muitos denunciantes eram políticos ilustres.
	
	
	A degradação de uma área era considerada um problema ambiental pela classe política, pois o desenvolvimento sustentável sempre foi uma preocupação politica.
	
Explicação:
As dimensões e toda exuberância da natureza de nosso país permitiram a formação de uma cultura perdulária com nossos recursos naturais. Por mais que se desmatasse, se exaurisse o solo ou se comprometesse os rios, sempre haveria terras baratas e novos espaços disponíveis para ocupação. Essa visão levou ao comprometimento de nossa biodiversidade e gerou grandes vastidões de terras hoje degradadas e improdutivas, que compõe um sério passivo ambiental a ser enfrentado
	DIREITO AMBIENTAL
CCJ0087_A6_201309000174_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: CLARICE FERREIRA DOS SANTOS DOS REIS
	Matr.: 201309000174
	Disc.: DIREITO AMBIENTAL 
	2020.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Sobre o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é correto afirmar:
	
	
	
	É o órgão responsável pelas áreas de preservação permanente do âmbito estadual e municipal.
	
	
	O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é uma autarquia brasileira que integra o Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
	
	
	É a fundação federal responsável pela administração das unidades de conservação (UCs) e da Reserva Legal.
	
	
	Este instituto é uma empresa pública estadual que integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).
	
	
	O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) é responsável pela administração das unidades de conservação (UCs) federais, além de fomentar e executar programas de pesquisa, proteção e conservação da biodiversidade em todo o Brasil.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		De acordo com a Lei 9.985/00 que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza - SNUC, entende-se por conservação da natureza:
	
	
	
	conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem a proteção a longo prazodas espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais.
	
	
	a atmosfera, as águas interiores, superficiais e subterrâneas, os estuários, o mar territorial, o solo, o subsolo, os elementos da biosfera, a fauna e a flora.
	
	
	a fauna, flora, procedimentos e políticas que busquem a proteção e preservação ambiental.
	
	
	o manejo do uso humano da natureza, compreendendo a preservação, a manutenção, a utilização sustentável, a restauração e a recuperação do ambiente natural, para que possa produzir o maior benefício, em bases sustentáveis, às atuais gerações, mantendo seu potencial de satisfazer as necessidades e aspirações das gerações futuras, e garantindo a sobrevivência dos seres vivos em geral.
	
	
	espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		(CESPE - 2011 - TRF 5ª Região - Juiz Federal) Acerca da engenharia genética e de sua relação com o ambiente, assinale a opção correta.
	
	
	
	Estão sujeitos a controle legal a construção, o cultivo, a produção, a manipulação, o transporte, a transferência, a importação, a exportação, o armazenamento, a pesquisa, a comercialização, o consumo, a liberação no ambiente e o descarte de OGM e seus derivados.
	
	
	Atividades e projetos que envolvam OGMs e seus derivados somente podem ser desenvolvidos por pessoas físicas ou entidades de direito público ou privado que se dediquem à pesquisa científica, ao desenvolvimento tecnológico e à produção industrial.
	
	
	A comercialização de células-tronco embrionárias obtidas de embriões humanos produzidos por fertilização in vitro e não utilizados no respectivo procedimento só é possível mediante a obtenção de certificado de qualidade em biossegurança, emitido pela Comissão Técnica Nacional de Biossegurança, atendidas as condições estabelecidas na legislação pertinente.
	
	
	Em qualquer hipótese, são vedadas a liberação, a destruição ou o descarte, no ambiente, de OGM ou seus derivados.
	
	
	A lei que estabelece normas de segurança e mecanismos de fiscalização de atividades que envolvam OGM e seus derivados prevê o estabelecimento de sanções administrativas, mas não criminais, contra as ações ou omissões que as violem.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		O espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção, tem o nome de:
	
	
	
	Reserva Legal.
	
	
	Mata Atlântica
	
	
	Área de Preservação Permanente.
	
	
	Amazônia Legal.
	
	
	Unidade de conservação.
	
Explicação:
Unidade de Conservação é um espaço territorial e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituído pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Qual unidade de conservação de proteção integral pode ser constituída por áreas particulares, desde que seja possível compatibilizar os objetivos da unidade de conservação com a utilização da terra e dos recursos naturais do local pelos proprietários?
	
	
	
	Estação Ecológica
	
	
	Monumento Natural
	
	
	Refúgio de Vida Silvestre
	
	
	Reserva Biológica
	
	
	Parque Nacional
	
Explicação:
O Refúgio de Vida Silvestre, conforme determina o artigo 13 do SNUC, tem como objetivo proteger ambientes naturais onde se asseguram condições para a existência ou reprodução de espécies ou comunidades da flora local e da fauna residente ou migratória. 
	
	
	
	 
		
	
		6.
		São regulamentos que protegema a flora nacional, exceto:
	
	
	
	Sistema Nacional de Unidade de Conservação da Natureza (SNUC), Lei n. 9.985, de 18 de julho de 2000.
	
	
	Lei n. 12.651/ 2012, que institui o Código Florestal.
	
	
	Lei n. 11.284/ 2006, que dispõe sobre a Gestão de Florestas Públicas
	
	
	Lei n. 11.428/ 2006, que disciplina sobre a utilização e proteção da vegetação nativa do Bioma Mata Atlântica.
	
	
	Estatuto da Cidade, Lei n. 10.257/2001.
	
Explicação:
Estatuto da Cidade, Lei n. 10.2572001, que Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal, estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		As categorias de unidades de conservação (UC) estão dividas em dois grupos, sendo que um deles tem como objetivo principal preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos seus recursos naturais. Identifique a resposta CORRETA relativa à categoria da unidade de conservação analisada.
	
	
	
	Uso Sustentável, como a UC Reserva Particular do Patrimônio Natural.
	
	
	Proteção Integral, como a UC Refúgio de Vida Silvestre
	
	
	Uso Sutentável como a UC Área de Proteção Ambiental
	
	
	Uso Sustentável como a UC Reserva Extrativista
	
	
	Proteção Integral como a UC Área de Relevante Interesse Ecológico
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		A unidade de proteção integral e a unidade de uso sustentável são consideradas:
	
	
	
	São áreas de proteção permanente instituídas pelo Novo Código Florestal, Lei 12.651/12.
	
	
	Os dois grupos em que estão divididas as categorias de Unidades de Conservação.
	
	
	São respectivamente Área de Proteção Ambiental e Área de Relevante Interesse Ecológico.
	
	
	São respectivamente Unidade de Uso Sustentável e Reserva de Desenvolvimento Sustentável.
	
	
	Junto com a Estação Ecológica são órgãos criados pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA).
 
	 
		
		
	DIREITO AMBIENTAL
CCJ0087_A7_201309000174_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: CLARICE FERREIRA DOS SANTOS DOS REIS
	Matr.: 201309000174
	Disc.: DIREITO AMBIENTAL 
	2020.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		Marque a resposta CORRETA em razão do estudado sobre a Proteção do Ar ou Atmosférica
	
	
	
	O controle da poluição atmosférica, por fontes móveis, através do PROCONVE, pode ser realizado preventivamente através de instrumentos, como o zoneamento ambiental, o licenciamento e a revisão de atividades efetiva ou potencialmente poluidoras,
	
	
	Incumbe ao Poder Público municipal estabelecer normas legais e administrativas fixando limites de poluentes que podem se lançados no ar atmosférico sem causar prejuízo à saúde ou ao meio ambiente
	
	
	As unidades da federação possuem competência administrativa, parcial, para praticar atos na esfera da proteção do meio ambiente e, portanto, da luta contra a poluição atmosférica.
	
	
	São padrões de qualidade do ar as concentrações de poluentes atmosféricos que, ultrapassadas,poderão afetar a saúde, a segurança e o bem-estar da população, bem como ocasionar danos à flora e à fauna, aos materiais e ao meio ambiente em geral.
	
	
	As indústrias instaladas ou a se instalarem no território nacional só ficam obrigadas a adotarem medidas visando prevenir ou corrigir os inconvenientes e prejuízos da poluição e da contaminação do meio ambiente caso as atividades desenvolvidas venham a causar danos ao meio ambiente eà saúde da população;
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		Acerca do conceito e abrangência do tema meio ambiente, assinale a opção CORRETA:
	
	
	
	o meio ambiente cultural é constituído pelo patrimônio artístico, histórico, turístico, dentre outros, que envolva bens somente de natureza imaterial
	
	
	a proteção do meio ambiente do trabalho não está prevista expressamente na Constituição da República
	
	
	o nosso direito positivo indicou no conceito legal de meio ambiente, como elemento caracterizador a vida em geral, relativa às espécies animais e vegetais, não incluindo pois o homem.
	
	
	o meio ambiente natural é composto pelos recursos naturais ar, atmosfera, água, solo, subsolo, fauna, flora, biodiversidade e institutos de pesquisa sobre a natureza
	
	
	o meio ambiente artificial consiste no espaço urbano, abrangendo o conjunto de edificações e equipamentos públicos tais como ruas e avenidas;
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		Marque a alternativa CORRETA em razão da Política Nacional de Recursos Hídricos
	
	
	
	o regime de outorga de direitos de uso de recursos hídricos tem como objetivos assegurar o controle quantitativo e qualitativo dos usos da água e o efetivo exercício dos direitos de acesso à água.
	
	
	o sistema jurídico brasileiro proíbe a cobrança pela outorga de direitos de uso de recursos hídricos.
	
	
	A água é um bem jurídico particular, tutelado pelo órgão ambiental, ilimitado, de uso específico, tendo a bacia hidrográfica como unidade de gestão.
	
	
	a água é um recurso natural ilimitado suscetível de valor econômico que objetiva fazer com que o usuário não a desperdice e a utilize de forma racional.
	
	
	A água é um bem jurídico de domínio público, tutelado pelo Estado e por toda a Sociedade, limitado, de uso múltiplo, tendo o rio principal como unidade de gestão.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		De acordo com a doutrina de Direito Ambiental quais as formas que podemos classificar o meio ambiente:
	
	
	
	meio ambiente florestal, meio ambiente estadual, meio ambiente artificial e meio ambiente internacional.
	
	
	meio ambiente distrital, meio ambiente natural, meio ambiente federal e meio ambiente cultural.
	
	
	meio ambiente natural, meio ambiente cultural, meio ambiente artificial e meio ambiente do trabalho.
	
	
	meio ambiente municipal, meio ambiente estadual, meio ambiente federal e meio ambiente distrital.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		O meio ambiente se classifica em:
	
	
	
	meio ambiente natural, meio ambiente artificial, meio ambiente cultural e meio ambiente do trabalho.
	
	
	meio ambiente metropolitano, meio ambiente artificial, meio ambiente cultural e meio ambiente do trabalho.
	
	
	meio ambiente natural, meio ambiente artificial, meio ambiente cultural e meio ambiente setorial.
	
	
	meio ambiente natural, meio ambiente artificial, meio ambiente cultural e meio ambiente administrativo.
	
	
	meio ambiente natural, meio ambiente artificial, meio ambiente legal e meio ambiente do trabalho.
	
Explicação:
O meio ambiente se classifica em: meio ambiente natural, meio ambiente artificial, meio ambiente cultural e meio ambiente do trabalho.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		O Plano Diretor é um dos instrumentos básicos para o pleno desenvolvimento das funções ambientais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. Com relação, exclusivamente, ao número de habitantes, o Plano Diretor é obrigatório quando o município possui mais de
	
	
	
	30 mil habitantes
	
	
	50 mil habitantes
	
	
	100 mil habitantes
	
	
	20 mil habitantes
	
	
	60 mil habitantes
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		Marque a resposta correta sobre o instituto do Tombamento:
	
	
	
	No tombamento o bem pode ser vendido, comprado ou alugado, mas as modificações físicas podem ser realizadas a critério do interesse do propietário do bem tombado.
	
	
	O objetivo do tombamento é referente apenas à necessidade de conservação do imóvel e nunca de bem móvel.
	
	
	Por meio do tombamento, o valor cultural do bem é reconhecido e se institui sobre ele um regime especial de proteção, considerando-se a função social do mesmo.
	
	
	A coisa tombada pode ser móvel ou imóvel, mas somente de propriedade privada.
	
	
	O tombamento pode ser nas instâncias municipal, estadual e federal, existindo uma hierarquia entre os três níveis de proteção, pois não possuem natureza suplementar
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		O ar, o solo e a água são recursos naturais indispensáveis à vida. No entanto, as alterações causadas ao meio ambiente, decorrentes da ação humana ao liberar toda e qualquer forma de matéria ou energia, em desacordo com as normas ambientais, causam poluição e degradam o meio ambiente, colocando em risco a saúde, a segurança e o bem-estar comum. Em algumas situações, a poluição é de tal forma devastadora que os danos tornam-se irreparáveis. O conceito de poluição é previsto:
	
	
	
	Na Lei 9.433/97, Política Nacional de Recursos Hídricos - PNRH.
	
	
	Na Lei 6.938/81, que instituiu a Política Nacional de Meio Ambiente - PNMA.
	
	
	No Estatuto da Cidade, que estabelece diretrizes gerais sobre a Política Urbana, Lei 10.257/2001.
	
	
	Na Lei 9.795/99, Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA.
	
	
	Na Política Nacional sobre Mudanças do Clima- PNMC, Lei 12.187/2009.
	
	
	DIREITO AMBIENTAL
CCJ0087_A8_201309000174_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: CLARICE FERREIRA DOS SANTOS DOS REIS
	Matr.: 201309000174
	Disc.: DIREITO AMBIENTAL 
	2020.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		O dano é um pressuposto da obrigação de reparar e, consequentemente, um elemento necessário para a configuração do sistema de responsabilidade civil. Existindo, portanto, um dano ambiental, há o dever de repará-lo. Marque a alternativa correta em relação à reparação do dano ambiental, que pode ser: I- A recuperação in natura (ou restauração natural) do estado anterior (status quo) do bem ambiental afetado II- A condenação de um quantum pecuniário (indenização) III- A compensação da degradação ambiental, que proporciona a incorporação dos custos sociais e econômicos da degradação gerada por determinados empreendimentos, em seus custos globais, aos seus responsáveis. Marque a alternativa CORRETA
	
	
	
	Somente III está correta
	
	
	I e II estão corretas
	
	
	I,II e III estão corretas
	
	
	I e III estão corretas
	
	
	Somente II está correta
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		O causador da contaminação, poluição ou degradação de qualquer natureza deve ser responsabilizado e arcar com os custos da reparação. Tal reparação é devida mesmo que tenham sido mitigados os riscos ambientais. Em ocorrendo degradações, ainda que tenham sido adotadas as cautelas cabíveis, os danos advindos deverão ser reparados, à luz do princípio do poluidor-pagador, sendo aplicável a responsabilização civil objetiva no Direito Ambiental, que exige como pressuposto reparatório a verificação...
	
	
	
	da culpa e do nexo de causalidade, apenas.
	
	
	do dano ambiental e do nexo de causalidade, apenas.
	
	
	da culpa do agente e do nexo de causalidade, apenas.
	
	
	do dano ambiental, apenas.
	
	
	do dano ambiental, da culpa do agente e do nexo de causalidade.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.3.
		Marque a alternativa correta relativa à infração administrativa: I- São autoridades competentes para lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA, designados para as atividades de fiscalização, bem como os agentes das Capitanias dos Portos, do Ministério da Marinha. II- São autoridades competentes para lavrar auto de infração ambiental e instaurar processo administrativo os funcionários de órgãos ambientais integrantes do Sistema Nacional de Meio Ambiente - SISNAMA. III- A autoridade ambiental que tiver conhecimento de infração ambiental é obrigada a promover a sua apuração imediata, mediante processo administrativo próprio, sob pena de co-responsabilidade. IV- As infrações ambientais são apuradas em processo penal ou administrativo, assegurado o direito de ampla defesa e o contraditório, observadas as disposições desta Lei.
	
	
	
	I, III e IV estão corretas
	
	
	II e IV estão corretas
	
	
	II e III estão corretas
	
	
	I, e III estão corretas
	
	
	Todas estão corretas
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		Com relação à responsabilidade por danos ambientais, assinale a opção correta.
	
	
	
	Em razão da necessidade de melhor proteção ao meio ambiente, é objetiva a natureza das responsabilidades penal e administrativa por danos causados a esse bem jurídico.
	
	
	A natureza objetiva da responsabilidade civil por danos ambientais inspira-se em um postulado de eqüidade, pois aquele que obtém lucros com uma atividade deve responder por eventuais prejuízos dela resultantes, independentemente de culpa, sendo igualmente irrelevante saber se a atividade danosa é lícita ou ilícita.
	
	
	a responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente é subjetiva.
	
	
	A responsabilidade civil em matéria ambiental é de caráter objetivo, prescindindo-se, para sua caracterização, do elemento culpa e do nexo causal entre a conduta e o evento danoso.
	
	
	A responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente, por ser de natureza objetiva, exige a caracterização de culpa para efeito de obrigação de reparar os prejuízos causados.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		5.
		Marque a resposta CORRETA, em relação à responsabilização, diante do dano ambiental ocasionado por derramamento de óleo ao mar por um navio da firma ZZX, no Porto de Santos, sendo identificados os responsáveis pelo acidente.
	
	
	
	A responsabilidade civil por danos causados ao meio ambiente é de natureza objetiva, sendo imprescindível, para sua caracterização, o elemento culpa e a comprovação do indiscutível caráter lesivo da atividade desenvolvida pelo agente.
	
	
	Na responsabilidade civil objetiva, por dano ecológico, há necessidade de se provar a culpa do responsável ou responsáveis.
	
	
	A Constituição Federal prevê expressamente a aplicação da teoria da inversão do ônus da prova, com o intuito de facilitar a comprovação do grau de culpa necessária para responsabilizar os poluidores a indenizar ou reparar os danos causados ao meio ambiente ou a terceiros, afetados por sua atividade.
	
	
	Na responsabilidade civil objetiva, é o poluidor obrigado a reparar ou indenizar os danos causados ao meio ambiente ou a terceiros, conforme o previsto na Lei 6.938/81.
	
	
	É responsável pela reparação de danos ambientais a pessoa física ou jurídica, responsável, direta ou indiretamente, por atividade causadora de degradação ambiental, evidenciada sua culpa.
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		6.
		Quanto à responsabilidade por dano causado ao meio ambiente: I- Admite-se a responsabilização cumulativa por danos ambientais materiais e morais oriundos do mesmo fato. II- A obrigação pecuniária pode subsistir cumulativamente com a obrigação da restauração natural do ambiente agredido. III- Ainda que o Direito Ambiental tenha um forte caráter repressivo, impondo multas e sanções, a sua estrutura está baseada na prevenção do dano. Marque a aternativa CORRETA:
	
	
	
	todas as alternativas estão corretas
	
	
	Somente a alternativa III está correta
	
	
	somente as alternativas II e III estão corretas
	
	
	somente as alternativas I e III estão corretas
	
	
	somente a alternativa I é correta
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		7.
		A pichação em coisa tombada em virtude de seu valor histórico tem pena privativa de liberdade de:
	
	
	
	3 (três) meses a 2 (dois) anos.
	
	
	6 (seis) meses a 2 (dois) anos.
	
	
	6 (seis) meses a 1 (um) ano.
	
	
	3 (três) meses a 6 (seis) meses.
	
	
	3 (três) meses a 1 (um) ano.
	
Explicação:
De acordo com o artigo 65, § 1o da lei de crimes ambientais, se a pichação for realizada em monumento ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico, a pena é de 6 (seis) meses a 1 (um) ano de detenção e multa.
	
	
	
	 
		
	
		8.
		No que concerne à responsabilidade por dano ambiental, é correto afirmar que:
	
	
	
	A responsabilidade é apenas na esfera cível e administrativa.
	
	
	A responsabilidade é apenas na esfera administrativa e cível.
	
	
	A responsabilidade é apenas na esfera criminal.
	
	
	A responsabilidade é administrativa, cível e criminal.
	
	
	A responsabilidade é apenas na esfera administrativa.
	 
		
		
	DIREITO AMBIENTAL
CCJ0087_A9_201309000174_V1
	
		Lupa
	 
	Calc.
	
	
	 
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
		Aluno: CLARICE FERREIRA DOS SANTOS DOS REIS
	Matr.: 201309000174
	Disc.: DIREITO AMBIENTAL 
	2020.1 EAD (GT) / EX
		Prezado (a) Aluno(a),
Você fará agora seu TESTE DE CONHECIMENTO! Lembre-se que este exercício é opcional, mas não valerá ponto para sua avaliação. O mesmo será composto de questões de múltipla escolha.
Após responde cada questão, você terá acesso ao gabarito comentado e/ou à explicação da mesma. Aproveite para se familiarizar com este modelo de questões que será usado na sua AV e AVS.
	
	 
		
	
		1.
		No Art. 4º da Lei 9 .605/98 o legislador adotou a teoria que objetiva a proteção da autonomia patrimonial da pessoa jurídica, assegurando a distinção entre ela e seus integrantes, de modo a coibir fraudes e abusos de toda ordem e evitar eventual frustração ao ressarcimento dos prejuízos causados à qualidade do meio ambiente. Esta teoria, que teve sua origem na jurisprudência americana (disregard doctrine) é denominada:
	
	
	
	Teoria da despersonalização da pessoa jurídica
	
	
	Teoria do abuso de direito da pessoa jurídica
	
	
	Teoria da dissociação da pessoa jurídica
	
	
	Teoria da desconsideração da pessoa jurídica
	
	
	Teoria da consideração da pessoa jurídica
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		2.
		A reincidência genérica na prática de infração administrativa ambiental:
	
	
	
	é circunstância agravante, ensejando a aplicação da sanção de multa em grau apreciado discricionariamente pelo órgão sancionador.
	
	
	é circunstância agravante, ensejando a aplicação da sanção de multa em triplo.
	
	
	é circunstância agravante, ensejando a aplicação da sanção de multa em dobro.
	
	
	não tem qualquer influência na fixação da sanção da nova infração.
	
	
	é circunstância agravante, passível de livre apreciação pelo órgão sancionador.
	
	
	
	 
		
	
		3.
		De acordo com a Constituição Federal de 1988 as infrações penais ambientais podem ser praticadas:
	
	
	
	somente por pessoa formal
	
	
	por pessoa física ou jurídica
	
	
	somente por pessoa jurídica
	
	
	somente por incapaz
	
	
	somente por pessoa física
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	
	 
		
	
		4.
		A Brigada Militar não detém competência administrativa para lavrar autos de infração, devendo limitar-se a lavrar autos de constatação, comunicando os fatos à autoridade competente (Decisão TJMS). A Lei 9.605/98 define quais são as autoridades competentes para lavrar auto de infração

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes