Buscar

APOL 1 Estudo das Relações Étnico-Raciais

Prévia do material em texto

Leia o extrato de texto
"Em  1978, foi realizada uma grande mobilização denunciando a discriminação racial e propagando o Movimento Negro Unificado  Contra a Discriminação Racial ( MNUCDR) , mais tarde conhecido como Movimento Negro Unificado  (MNU)".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 62.
Considerando o extrato de texto do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente  um fato que tornou possível este movimento.
	
	A
	O fortalecimento militar.
	
	B
	A proibição de atividade de qualquer organização  política.
	
	C
	O início da “redemocratização”, com vistas à abertura  política.
	
	D
	A  falta de políticas públicas que atendessem  todas as raças.
	
	E
	A relação harmoniosa entre brancos e negros.
LETRA C
Leia o fragmento de texto:
“[...] a política de imigração no Brasil, que teve como precedente ideológico o eugenismo, proporcionou a entrada no país de grupos [...]”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 37-43, 2015. p.41.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que mostra corretamente um dos  países cujos habitantes imigraram ao Brasil na passagem do século XIX para o XX.
	
	A
	Itália.
	
	B
	Áustria.
	
	C
	Bulgária.
	
	D
	Bélgica.
	
	E
	Croácia.
LETRA A
Considere o seguinte extrato de texto:
“A busca por status político de cidadão brasileiro tem sido a bandeira dos povos indígenas nos últimos 20 anos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-27, 2015. p.27.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, com relação ao direito a uma “cidadania diferenciada”, identifique a alternativa que apresenta corretamente um direito específico para a formação da cidadania indígena.
	
	A
	Moradia.
	
	B
	Voto.
	
	C
	Saúde.
	
	D
	Educação.
	
	E
	Ritos.
LETRA E
Leia o fragmento de texto :
"Segundo Munanga, um sociólogo teve sua parcela de participação na construção da identidade negra brasileira ao mostrar que negros, índios e mestiços trazem contribuições positivas e influências nos mais variados aspectos culturais da sociedade brasileira".
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 55.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que nomeia o  sociólogo que contribuiu com a construção da identidade negra.
	
	A
	Oliveira Vianna.
	
	B
	Sílvio Romero.
	
	C
	Tobias Barreto
	
	D
	Gilberto Freyre.
	
	E
	Plínio Salgado.
LETRA D
Leia o fragmento de texto:
"Em 1936 , quando era incipiente a proposta  de a organização  se transformar  em partido político, veio o golpe do Estado Novo(1937), [...]".     
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 61.
Considerando o fragmento  do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, identifique e assinale corretamente a alternativa que apresenta um efeito político do Estado Novo.   
	
	A
	O desenvolvimento da democracia.
	
	B
	O exercício da cidadania.
	
	C
	A abertura política.
	
	D
	O fim do ”milagre econômico”.
	
	E
	A proibição de atividade de qualquer organização  política.
LETRA E
Considere o fragmento de texto:
“A crítica contida no trabalho de [Florestan] Fernandes está na tendência a se salientar a inaptidão dos negros para o trabalho assalariado como uma das causas da desigualdade, argumentando-se que eles eram inaptos para desenvolver o exigido”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-59, 2015. p. 59.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, assinale a alternativa que indica corretamente como se apresenta o racismo no mercado de trabalho capitalista.
	
	A
	Era compatível com o sistema constitucional e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo.
	
	B
	Priorizava as relações de racismo para o sistema capitalista em razão da igualdade social.
	
	C
	Era incompatível com o sistema capitalista e, portanto, com o desenvolvimento do capitalismo.
	
	D
	Era incompatível com o sistema socialista e, portanto, com o desenvolvimento do comunismo.
	
	E
	Priorizava a consistência do sistema capitalista e, portanto, promovia a expansão do capitalismo.
LETRA C
Leia o fragmento de texto:
“[...] O grupo iniciou as atividades  com o objetivo  de ser uma companhia teatral, mas não  somente  isso: também  realizou importantes contribuições com a criação do jornal Quilombo, o lançamento de campanhas  de alfabetização  de forma modesta e cursos voltados para elevação do baixo nível cultural da população negra brasileira".  
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 7-141, 2015. p. 62.
Considerando o fragmento do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil,  identifique e assinale  corretamente a alternativa  que se refere ao significado da sigla TEN.
	
	A
	Teatro  Experimental  Nacional.
	
	B
	Teatro  Excepcional  para Nativos.
	
	C
	Teatro dos Excluídos Negros.
	
	D
	Teatro  Experimental do Negro.
	
	E
	Teatro Elaborado  para Negros.
LETRA D
Considere o extrato de texto:
“[...] Vargas instituiu reformas que impactaram principalmente o setor industrial e seu desenvolvimento, bem como implementou direitos e melhorias de condições de trabalho para muitos trabalhadores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 53-58, 2015. p. 54.
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre a harmonia multirracial da Era Vargas, assinale corretamente a alternativa que apresenta um das paixões nacionais surgidas nesse período.
	
	A
	Música e dança.
	
	B
	Futebol e carnaval.
	
	C
	Turismo e futebol.
	
	D
	Ciclismo e carnaval.
	
	E
	Olimpíadas e dança.
LETRA B 
Considere o extrato de texto:
A visão estereotipada de que o índio é incapaz de conviver com a sociedade autodenominadacivilizada fez com que se instaurasse um sistema paternalista de tutela [...]
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antônio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-25, 2015. p.24.
 
Considerando o extrato de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil sobre proteção e abrigo, identifique a alternativa que aponta corretamente um órgão ligado às políticas indigenistas do Estado Brasileiro.
	
	A
	Código Civil.
	
	B
	Estatuto das Sociedades Indígenas
	
	C
	Ministério da Agricultura, Indústria e Comércio
	
	D
	Fundação Nacional do Índio.
	
	E
	Órgão indigenista estatal.
LETRA D
Leia o fragmento de texto:
“[...] os índios eram persuadidos  a procurar a proteção dos postos  indígenas criados pelo órgão, pois dessa forma poderiam ter contato com o idioma português, bem como homens e  mulheres indígenas aprenderiam certos ofícios comuns aos civilizados [...]”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, 2015. p. 25.
 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, em relação à questão de terras, qual a função do Serviço de Proteção ao Índio (SPI)? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Função  de alfabetizar os indígenas.
	
	B
	Função de liberar terras.
	
	C
	Função de ensinar  a  trabalhar.
	
	D
	Função de  transmitir  a cultura dos portugueses.
	
	E
	Função de ensinar a língua portuguesa.
LETRA B

Outros materiais