A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
31 pág.
Dermatopatologia Aplicada a Estética

Pré-visualização | Página 3 de 7

altas, sólidas, arredondadas, endurecidas, rosadas ou avermelhadas e eritematosas.
	4. Pústulas
	(   ) grandes lesões palpáveis, sólidas, eritematosas e muito inflamadas.
	5. Nódulos
	(   ) o sebo consegue sair, mas não dá vazão, formando esta estrutura que não tem capa de queratina portanto oxida e forma um ponto preto.
	 
	 
	 
 
		
	 
	4; 2; 3; 5; 1
	
	1; 4; 2; 5; 3
	
	2; 1; 4; 3; 5
	
	5; 2; 4; 3; 1
	
	3; 5; 2; 1; 4
	
	
	6) O quadro de acne surge mais facilmente em alguns indivíduos. Marque a sentença que NÃO corresponde a estes grupos:
		
	
	Pessoas que expõem ao sol.
	
	Adolescentes (a partir dos 11 anos).
	
	Mulheres em períodos menstruais e  em período gestacional.
	 
	Indivíduos que consomem altas dosagens de zinco.
	
	Bebês nas primeiras 6 semanas de vida.
Aula 4
	1) Sobre a flacidez tissular marque a sentança NÃO CORRESPONDENTE:
		
	
	A flacidez tissular também é conhecida como hipotonia tissular, ou ainda pode ser chamada de flacidez de pele; é uma das disfunções estéticas mais comuns.
	
	Alguns fatores aceleram o processo de flacidez tissular dentre os quais podemos destacar: tabagismo, exposição ao sol, má alimentação, efeito sanfona e açúcar.
	
	Para que seja tratada a flacidez tissular é preciso que haja estímulo dos fibroblastos, pois assim estas células poderão produzir colágeno e elastina e consequentemente melhorar o estado flácido.
	
	Flacidez tissular é um termo que se refere à qualidade ou estado flácido tecidual, isto é, tecido mole, frouxo, sem resistência e que pode estar ou não estar associada a flacidez muscular
	 
	Por serem estruturas muito próximas a pele e os músculos quando apresentam flacidez podem ser tratados da mesma maneira. 
	2) O envelhecimento é um processo natural, contínuo, lento e inevitável. Mas alguns fatores podem acelerar ou retardar este processo. Baseado nisto marque a ALTERNATIVA CORRETA.
		
	 
	Com o passar dos anos há diminuição da oxigenação geral dos tecidos, devido a queda no potencial circulatório e consequentemente.
	
	Os fatores intrínsecos, genética por exemplo, não influenciam no processo de envelhecimento já que hoje os recursos estéticos estão muito avançados.
	
	Os fatores extrínsecos são aqueles que são passíveis de controle, diminuindo neste caso, a velocidade do processo de envelhecimento.
	
	As mulheres, com o avançar da idade,  são beneficiadas pela queda na produção de estrogênio, o que deixa a pele mais firme e mais elástica.
	
	A poluição não interfere no processo de envelhecimento já queos microorganismos do ambiente não conseguem penetrar no tecido cutâneo. 
	3) Existem muitas teorias sólidas sobre o envelhecimento. Sobre as Teorias dos Radicais Livres, Teoria do Encurtamento do Telômero e sobre a Glicação marque a alternativa falsa:
		
	
	O telômero é uma estrutura rica em material genético que fica localizada nas extremidades dos cromossomos celulares. Com o processo de envelhecimento a enzima telomerase danifica esta região favorecendo o envelhecimento.
	
	Os radicais livres danificam o DNA e a membrana plasmática das nossas células alterando as funções de proteínas, como o colágeno favorecendo a flacidez de pele e o aparecimento de rugas.
	 
	Na Teoria do Radicais apesar de destruírem o núcleo das células, os radicais mantém intactos a membrana plasmática garantindo ao menos permeabilidade seletiva.
	
	A glicação explica o processo que acelera o processo de flacidez, desidratação e consequentemente o envelhecimento da pele uma vez que o açúcar consumido liga-se a proteína de colágeno fazendo com que a estrutura perca a sua função. 
	
	A substância responsável por carregar o açúcar para dentro da célula é a insulina, que é produzida pelo pâncreas. Com o excesso de açúcar o pâncreas fica impossibilitado de metabolizá-lo por completo, e este açúcar sobressalente acaba por glicar o colágeno.
	4) Baseado nos seus conhecimentos sobre fotoenvelhecimento marque a ALTERNATIVA FALSA:
		
	
	A exposição solar leva a degradação das fibras de colágeno e elastina favorecendo não apenas as rugas mas também a flaciez tissular.
	
	Os indivíduos de fototipos mais altos apesar de não poderem dispensar o uso de protetores solares estão naturalmente mais protegidos contra a radiação solar devido a maior quantidade de melanina na pele.
	
	São características do fotoenvelhecimento: pele manchada, áspera, seca, sem viço.
	
	Os raios UVA são os maiores responsáveis pelo envelhecimento, enquanto os raios solares UVB são os maiores responsáveis pelo câncer de pele.
	 
	O fotoenvelhecimento é resultado apenas da exposição solar em dias mais quentes já que em dias nublados a radiação é leve o suficiente para não causar danos à pele.
	5) Das características de uma pele envelhecida marque a sentença que NÃO se encaixa nestas descrições:
		
	
	Diminuição do poder de renovação celular.
	 
	Aparecimento de bolsas hipercrômicas (oheiras) na região abaixo dos olhos.
	
	Ressecamento da pele.
	
	Perda na capacidade de sustentação da pele.
	
	Diminuição da elasticidade da pele.
	6) Qual destas características não representa  o processo natural de envelhecimento:
		
	
	Aparecimento de rugas
	 
	Surgimento de estrias
	
	Surgimento de bolsas orbitais
	
	Aumento dos sulcos labiais
	
	Aparecimento de sulcos nasogenianos
Aula 5
	1) Sobre as rugas julgue as alternativas como verdadeiras (V) ou falsas (F).
(   ) As rugas dinâmicas são visíveis independente dos movimentos da nossa face e são causadas pela diminuição das fibras elásticas e colágenas, desidratação da pele e déficit na renovação celular.
(   ) As rugas estáticas são aquelas que aparecem quando realizada contração da musculatura facial (sorrir, falar ou fazer caretas).
(   ) As rugas são marcas (sulcos, dobras, linhas) que temos na pele e que se formam ao longo do tempo devido as expressões faciais, a perda de elementos da pele e a ação da gravidade.
(   ) As rugas estáticas podem ser tratadas a partir do estímulo dos fibroblastos e consequentemente do estímulo na produção de colágeno e elastina.
(   ) As rugas, estáticas e dinâmicas, são aparentemente iguais. Por isto devem ser submetidas a tratamentos iguais.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta.
		
	
	V; V; F; F; V
	
	F; V; F; F; V
	 
	F; F; V; V; F
	
	F; V; F; F; F
	
	V; V; F; V; F
	2) Sobre os possíveis recursos a serem utilizados nos tratamentos de rugas e ptoses faciais marque a ALTERNATIVA FALSA:
		
	
	O peeling químico é um recursoque suaviza rugas finas e promove grande renovação celular; é bastante utilizado na estética, porém seu uso tem sido banalizado o que traz grandes riscos ao paciente.
	
	O microagulhamento tem como objetivos promover renovação celular, estimular a ação dos fibroblastos e aumentar da permeabilidade dos produtos aplicados.
	
	O eletrolifting estimula a ação dos fibroblastos e apresenta bons resultados nas rugas. Porém a aplicação não é muito confortável.
	
	A radiofrequência é um aparelho que estimula a ação dos fibroblastos e portanto irá combater principalmente a flacidez e consequentemente a ptose.
	 
	Apesar de muito utilizados os cosméticos pouco interferem nos resultados pois possuem baixa permeabilidade.
	3) Sobre as rugas, as ptoses e o processo de envelhecimento tissular marque a ALTERNATIVA INCORRETA:
		
	
	Estudos atuais comprovam que a partir dos 25 anos os indivíduos já iniciam o processo de envelhecimento e portanto podem, no geral, apresentar rugas.
	
	As rugas se formam devido as expressões faciais, à perda de elementos da pele e a ação da gravidade.
	
	Os tratamentos que combatem o processo de envelhecimento da pele, as rugas e as ptoses visam estimular a renovação celular, a produção de colágeno e elastina, o preenchimento e a hidratação da pele.
	
	As ptoses ocorrem devido a ação da gravidade que ¿empurra¿ a pele para baixo.
	 
	O processo de envelhecimento tissular é influenciado por vários fatores, dentre eles: exposição solar, fumo, sedentarismo, consumo