Buscar

Atividade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade de Saúde Ambiental
Nome: Laryssa de Sousa Oliveira
Matricula: 202010086
Curso: Enfermagem 1periodo 
Turno: Noturno 
Disciplina: Saúde Ambiental
 Resuma o que foi discutido na Roda Viva 
Drauzio Varella nacido em 1943, Varella é cancerologista formado pela USP Universidade de São Paulo. Foi um dos fundadores do Curso Objetivo, onde lecionou química durante muitos anos. No início dos anos 1970, trabalhou com o professor Vicente Amato Neto, na área de moléstias infecciosas do Hospital do Servidor Público de São Paulo.
No Roda viva, recebe o oncologista Drauzio Varella é descultido assuntos como, quais são as maiores ameaças como, o câncer, obesidade, diabetes ou os problemas cardíacos. Fala sobre o atendimento na área da saúde brasileira, o programa de abstinência sexual proposto pelo Governo Federal e o combate ao coronavírus. 
 Drauzio elogiou o Sistema Único de Saúde (SUS) e defendeu que o sistema não pode deixar de ser financiado. Ele ainda analisou como a sociedade aprendeu sobre a epidemia da AIDS. Na época da epidemia de AIDS nos anos 80, o papa da época se manifestou claramente contra o uso de preservativo. Um crime que a igreja católica cometeu. Uma doença sexualmente transmissível, uma epidemia mundial, que se transmite por sexo e que a camisinha protege, você ir contra o uso é um crime, não tem outro nome”, acrescentou. Ele falou sobre a história da aids no Brasil e sobre como o país se tornou uma referência mundial no enfrentamento da doença. Sobre as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro a respeito das pessoas que vivem com HIV, ele afirma que “espero que a declaração não represente um retrocesso na Política de Aids do país”. “É Preconceito e desumanidade atirar no doente a culpa da doença que ele tem”.
 Drauzio também comentou sobre o projeto, permeado por um conceito religioso de iniciação sexual tardia. “Acho que toda vez que a religião interfere com programas de saúde atrapalha. Os religiosos têm direito de se manifestarem, mas não de definirem estratégias, isso é coisa para os técnicos fazerem. Quando começou a epidemia de aids o Papa se posicionou contra a caminha, um crime que a igreja católica cometeu.”
Dráuzio também disse que não sabia detalhes da nova medida, mas que tem experiência em lidar com travestis pelo seu trabalho em cadeias e que a sociedade brasileira tem preconceito com o tema. Ele falou sobre histórias que ouviu enquanto produzia uma reportagem para o Fantástico, da TV Globo, e também em estabelecimentos prisionais pelo Brasil, onde atende detentos e detentas. A partir daí, começou a criticar a ignorância de quem acredita que as pessoas "escolhem" a homossexualidade.
Drauzio fala que não ver tanta gravidade do vírus chegando pois o Brasil esta preparado, o estrago pode ser grande mais se o numero for maior o vírus e mais contagioso isso não seria bom porem a mortalidade é mais baixa do que os 2%.Os doentes morem de complicação pulmonares não sabemos qual e o tipo de atendimento essa pessoa estão recebendo na China.

Outros materiais