A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
3 pág.
Atividade Avaliativa Especial - Prova 1 RESOLVIDA 353_2910

Pré-visualização | Página 1 de 1

3/3
CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
Curso: Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos
Semestre: 1º 
Disciplina: Políticas de Negociação
Professor: Marcelo Ioris Koche
ATIVIDADE AVALIATIVA ESPECIAL (AAE) 1 - referente as aulas 1 a 4
OBS: Nas questões dissertativas, caso detectado qualquer tipo de cópia a prova será zerada, independente que fez e de quem colou.
01. Na “Negociação Baseada em Princípios”, podemos considerar: (1,0 ponto)
I. Os negociadores SOFT (afável) objetivam o acordo; são amigos; cultivam o relacionamento; são afáveis com as pessoas e com os problemas; confiam nos outros; mudam suas posições facilmente. 
 II. Os negociadores HARD (duro) são adversários; objetivam a vitória; são duros com as pessoas e com os problemas; desconfiam dos outros. 
 III. Os negociadores PRINCIPED (baseado nos princípios) são solucionadores de problemas; O objetivo é um resultado inteligente alcançado com eficiência e amigavelmente.
 IV. Nessa metodologia, os três perfis de negociadores podem sofrer mudanças. Pressupostos do presente podem não mais ser válidos no futuro. E também o próprio potencial negociador deve estar sempre em busca incansável de aperfeiçoamento, para que por consequência possa antecipar-se as mudanças, gerenciando-as favoravelmente. 
A respeito dessas alternativas, assinale a opção CORRETA. 
a) I, apenas. 
b) I e II, apenas. 
c) II e III, apenas. 
d) III e IV, apenas. 
e) Todas as alternativas.
02. De que tipo de poder está relacionado quando as pessoas reagem por medo dos resultados negativos que possam ocorrer se falharem na concordância. Além disso, é baseado na ameaça ou na aplicação de sanções físicas como infligir dor, geração de frustração por meio de restrições de movimento ou de controle à força de necessidades básicas fisiológicas ou de segurança: (1,0 ponto)
a) Poder de Moral 
b) Poder Coercitivo 
c) Poder Remunerativo 
d) Poder da Recompensa
03. É preciso evidenciar que o planejamento estratégico busca entre as formas existentes: (1,0 ponto)
I. Aumentar a competitividade da organização, ou seja, deixá-la mais atrativa para competir com seus concorrentes; 
II. Diminuir riscos na tomada de decisão baseada na qualificação dos processos de aferimento de qualidade e de controle;
III. Pensar no presente para provocar mudança do que ocorreu no passado junto aos mercados potenciais, das incertezas, das ameaças, entre outros fatores; 
IV. Desintegrar decisões isoladas para alcance de resultados. 
A respeito dessas alternativas, assinale a opção INCORRETA. 
a) I, apenas.
b) II, apenas. 
c) I e II, apenas. 
d) III, apenas. 
e) III e IV, apenas.
04. Para Acuff (1993, p. 21): “a negociação é o processo de comunicação com o propósito de atingir um acordo agradável sobre diferentes ideias e necessidade”. Diante desse desafio, descreva um texto dissertativo relatando quais as suas expectativas sobre essa área de atuação profissional dentro das atividades inerentes à gestão de pessoas nas organizações, considerando, sobretudo, o que já absorveu com a primeira aula da disciplina. ? (mínimo 4 linhas e máximo 10 linhas) (2,0 pontos)
A negociação faz parte do nosso dia-a-dia. A todos momentos sem que possamos perceber, estamos induzindo alguém a uma negociação. Seja nas relações formais ou informais, socias ou trabalhistas, enfim a todos a todo precisamos negociar. Não seria diferente na área de Gestão de Pessoas, vistos que, terei que negociar horários, salários, trocas de função, gerenciar conflitos e isso exige muita habilidade de negociação.
05. Como estratégia, ao iniciar uma negociação é preciso um Plano de Ação, ou melhor, vários, caso seja necessário uma contraproposta, pois se as ações não fecharem como planejada, haverá outras formas para chegarmos a um resultado. É importante destacar ainda a importância de saber a hora de parar, ou seja, saber até onde seguir na negociação e, de forma alguma, ultrapasse esse limite; muitas organizações já faliram por desconsiderar esse ponto. É necessário mencionar o objeto em questão como “produto”, verificar o seu conceito, pois é por meio dele que os indivíduos satisfazem seus desejos e necessidades diárias. 
Considerando o enunciado, descreva um texto dissertativo relatando algumas alternativas para alavancar uma equipe de trabalho (plano de ação) já que a mesma está passando por uma dificuldade interna de relacionamento interpessoal, incluindo “fofocas” e “assédio moral”. Evidencie em sua resposta as seguintes perguntas: O que fazer? Como fazer? Quem fará? Resultados esperados? (mínimo 4 linhas e máximo 10 linhas) (2,5 pontos)
Em uma empresa é essencial que haja um bom relacionamento pessoal. Não deve ter espaço para conflitos, ou poderá prejudicar o bom andamento no desenvolvimento da organização. Caso venha acontecer o que pode ser feito é promover uma interação ne equipe para descobrir onde estão os pontos fortes e francos e assim chegar ao foco da questão. Para resolver como mediadora, reunia o grupo para discutirmos onde esta o ponto negativo nos relacionamentos, e os dividiria em grupos para tentar solucionar o problema, pois a discussão em grupo, a maior convivência entre si a vivência dos problemas pessoais, podem atrair mais empatia entre as pessoas, distribuiria tarefas, aplicaria algumas dinâmicas em grupo, contaria com total ajuda do Setor de Recursos Humanos para assim pudesse apresentar resultados e soluções. E com isso a possibilidade de um melhor convívio entre elas, o que seria ótimo para funcionários e também para resolver os problemas que infringiram o bom desempenho da organização.
6. Nas aulas, foi possível observar que o processo de negociação é algo natural pelo qual todas as pessoas passam, desde uma rápida negociação para aquisição de um objeto com valor de barganha como nas grandes aquisições onde os investimentos são significativos. Contudo, é importante lembrar que nenhuma negociação é igual à outra, uma vez que seu “ator” principal – o ser humano – exibe características e comportamentos diferentes. Esses comportamentos e atitudes, quando evidenciados no 
momento da negociação, despontam o que a literatura nomeia de estilo de negociação. Segundo Wanderley (1998), “entender comportamentos para poder negociar conforme o estilo do outro negociador faz uma boa diferença”. 
Considerando o enunciado, disserte sua resposta analisando como é possível na prática, os indivíduos identificarem seu próprio estilo e respeitar o do outro a uma vantagem na negociação, incluindo a identificação das forças e fraquezas garantindo maiores possibilidades de êxito. (mínimo 4 linhas e máximo 10 linhas) (2,5 pontos)
Cada um tem seu estilo próprio de negociar, portanto, além da habilidade de negociar é importante que os negociadores estejam atentos à linguagem corporal da outra parte, que tenha habilidade de compreender certas características do negociador, como, por exemplo, se é extrovertido ou emotivo, ou se é rápido ou lento de raciocínio. Porque com algumas identificações do perfil e características do cliente, levara o negociador a ter melhores resultados no acordo.