Buscar

Estudo dirigido diabetes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DIRIGIDO – GLICOSE E DIABETES
1. Qual é o principal método utilizado para dosagem da glicemia nos laboratórios de análises clínicas?
2. Qual é a diferença entre o teste de tolerância à glicose e o teste de tolerância à lactose? Qual(is) é(são) a(s) via(s) mais comuns para a realização desses testes?
3. Qual é o método utilizado para a classificação de pacientes em diabéticos, hipoglicêmicos ou normoglicêmicos? No caso de pacientes diabéticos, como é possível determinar se eles são tipo I ou II?
4. Como se determina se uma gestante apresenta diabetes?
5. Quais são os métodos utilizados para determinar se um paciente diabético realiza o controle da glicemia de forma adequada?
Casos Clínicos
Caso 01: Paciente portadora de SOP (síndrome de ovário policístico) compareceu ao consultório do endocrinologista preocupada com o excesso de peso. Nesta consulta foi detectado um aumento da sua pressão arterial (16/9 mmHg). Exames laboratoriais foram solicitados e os resultados revelaram hipertrigliceridemia e hipercolesterolemia. O teste de sobrecarga da glicose revelou glicemia maior do que 140mg/dl, mas inferior a 200 mg/dL. 
Analisando os dados do caso apresentado qual o diagnóstico mais provável? Qual o risco que essa paciente está correndo? Qual seria o resultado esperado para dosagem de insulina? Explicar
Diabetes sobrecarga acima de 200 / Resistencia a insulina ou pre diabetes / risco diabetes tipo 2 / Insulina acima do valor de referência (aumentada)
Caso 02: O que você deduz do controle da glicemia do paciente diabético descrito abaixo?
Paciente: Glicemia de jejum 90 mg /dl , Corpos cetonicos na urina negativo, Hbglicada 18,2 % e macroalbuminúria 340 ( mg/24 horas).
Valores de referência: glicose em jejum: 70 a 99 mg/dl, Corpos cetonicos na urina – negativo, Hbglicada4,1 a 6,5 % e microalbuminúria menor do que 150 mg/ 24 horas. 
Obs: Avaliação de função glomerular renal Interpretação clínica: microalbuminúria: de 30 a 300 mg/24h; acima de 300mg/24h já é macroalbuminúria. A microalbuminúria é marcador precoce de lesão glomerular renal e, assim, aumenta no lupus eritematoso sistêmico, hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus e outras doenças que cursem com alteração glomerular, antecedendo em 10 anos a proteinúria e em 20 anos a doença renal terminal. Aumenta, também, na pré eclâmpsia.
Corpos cetônicos na urina: glicose de jejum acima de 300
Nos últimos três meses não manteve controle, fez dieta somente na véspera do exame
Lesão renal / já vem ocorrendo 
Caso 03: Uma menina de 15 anos de idade, que não sabia ter diabetes, foi admitida no departamento de emergência do hospital. Ela estava confusa e seu hálito tinha um odor de maçã podre. Ela apresentava sinais de desidratação com redução do turgor tecidual e boca seca. Ela também apresentou respiração rápida e sem pausas. Sua glicemia era 324mg/dL e foi detectada a presença de corpos cetonicos na urina. A concentração sérica do potássio era de 5,0 mMol/L(VR 3,5 a 5,0 mmol/L). O pH do sangue era 7,2 ( VR 7,37 a 7,44)
Explicar por que ela estava confusa e o hálito de maçã podre:
Corpos cetônicos
Explicar por que ela apresentava os sinais de desidratação.
Devido ao aumento da glicose na corrente sanguínea, diurese osmótica, aumento de agua, vai para urina, perdendo agua da célula e na urina. 
Explicar por que ela tinha uma respiração rápida e sem pausas.
Mecanismo compensatório da acidose.
Esta menina apresentava glicosúria? Explicar.
Com certeza, glicemia acima de 180. 
1) Metodo colorimétrico
2) Intolerância a lactose, feito com a dosagem de glicose / Glicose toma dextrosol, lactose toma lactose
3) Dosa a glicemia de jejum, vai fazer a curva dextrosol, 2 horas depois e lactose, 30 m e 1 hora depos (o que muda é o tempo e o que toma)
4) Glicemia de Jejum. Dosagem de insula e anticorpos (se necessário)
5) Gestante com diabetes: antes da 24 semana (diabetes tipo II), para ser gestacional ocorre em torno da 24 a 28 semana, glicemia de jejum e a sobrecarga. 
6) Hemoglobina glicada 3 meses e frutosamina 1 mes

Continue navegando