Buscar

Aula 6 - Recursos - Agravo de Instrumento e caso concreto da OAB

Prévia do material em texto

Agravo de Instrumento (Art. 1015 a 1020, CPC)
* 1º grau:
As decisões do juiz estão previstas no NCPC, art. 203:
- sentença (§ 1o),
- decisão interlocutória (§ 2o) e 
- despacho (§ 3o)
Da sentença, cabe apelação (NCPC, art. 1.009)
Da decisão interlocutória, cabe agravo de instrumento (NCPC, art. 1.015)
Do despacho não cabe recurso – trata-se de decisão irrecorrível (NCPC, art. 1.001)
 
Cabimento: interposto de decisão interlocutória (NCPC, art. 203, § 2o: decide questão incidente).
 
O NCPC retirou a modalidade do agravo retido (a respeito, vide art. 1.009, § 1º), permanecendo para o 1º grau apenas o agravo de instrumento, com um rol taxativo.
 
JEC (Lei 9.099/95): não há previsão de agravo. JEF (Lei 10.259/01): há possibilidade de recurso de decisão interlocutória somente nos casos de tutela de urgência (arts. 4º e 5º).
 
 
O AI é interposto de decisão de primeiro grau, e o recurso será desde logo apreciado pelo Tribunal, em regra com o prosseguimento do processo de origem. 
 
O agravante tirará cópias de algumas peças do processo de origem e formará o instrumento (art. 1.017, I a III), que será autuado de forma autônoma e distribuído diretamente no Tribunal. 
* sendo processo eletrônico, não há necessidade de se tirar as cópias (art. 1.017, § 5º). 
 
 
 
Hipóteses de cabimento (art. 1.015, CPC)
- tutelas provisórias;
- mérito do processo;
- rejeição da alegação de convenção de arbitragem;
- incidente de desconsideração de personalidade jurídica;
- rejeição/acolhimento do pedido de gratuidade/revogação;
- exibição ou posse de documento ou coisa;
- exclusão de litisconsorte;
- rejeição do pedido de limitação do litisconsórcio;
- admissão/inadmissão de intervenção de terceiros;
- concessão/modificação/revogação do efeito suspensivo aos embargos à execução;
- redistribuição do ônus da prova, conforme art. 373, §1º;
- outros casos expressamente referidos em lei (no próprio NCPC e outras leis);
- proferidas em fase de liquidação/cumprimento de sentença;
- proferidas no processo de execução ou no inventário.
 
 
 Prazos e procedimento:
- interposto em quinze dias (art. 1.003, §5º)
- somente cabível nos casos específicos previstos em lei (art. 1.015); se não for esse o caso, o recurso não será conhecido (falta de cabimento)
- há preparo (art. 1.017, § 1o)
- interposto diretamente no Tribunal (art. 1.016)
- forma e documentos dos arts. 1.016 e 1.017 (docs. necessários: inicial, contestação, procurações, petição que ensejou a decisão recorrida, da decisão recorrida e da certidão de intimação da decisão)
 
 
- em três dias, se não for processo eletrônico, deve ser juntada cópia do recurso no juízo de 1o grau (art. 1.018, caput e §2º), sendo possível ao juiz de origem reconsiderar (art. 1.019, I)
- relator agirá conforme art. 1.019, sendo possível a concessão de efeito suspensivo / antecipação de tutela recursal
- julgado por turma com três componentes (art. 941, §2º) ou de forma monocrática (art. 932).
 
 
Efeitos da interposição: há o efeito devolutivo. Em regra, não há o efeito suspensivo. Mas, nos casos de tutela de urgência, é possível que o relator atribua efeito suspensivo / antecipação da tutela recursal ao agravo de instrumento (art. 1.019, I e 932, II). 
Possibilidade de retratação: é possível que o juiz de 1º grau se retrate, mudando sua decisão, diante da interposição do agravo (art. 1.018, §1º). Diante disso, o relator negará seguimento ao agravo (recurso prejudicado).
E se a decisão interlocutória não estiver no rol do art. 1.015, o que fazer?
Possíveis soluções:
(i) nada, esperar a apelação (art. 1.009, § 1º)
(ii) agravo de instrumento (rol, então, não seria taxativo)
(iii) MS
Peça 6 – Caso concreto da OAB
Marcelo da Rocha, brasileiro, solteiro, residente e domiciliado na Rua das Flores, 12, Centro, Vitória/ES, procura você advogado, munido de mandado de citação e intimação, expedido pelo Juízo de Direito da 10ª. Vara de Família da Comarca da Capital do Espírito Santo, instruído com cópia da petição inicial da ação proposta por Patrícia de Tal, menor impúbere, representada por sua mãe Vanda de Tal, na qual consta a seguinte decisão: Fixo os alimentos provisórios no valor equivalente a 12 salários mínimos, a serem pagos até todo dia 5 de cada mês, mediante depósito em conta corrente da representante legal da autora. Designo ACIJ para o dia .... Cite-se e intime-se o Réu. Intime-se a autora, na pessoa de sua representante legal. 
Seu cliente, desesperado com o valor dos alimentos fixados, esclarece que há mais de 5 anos não é mais sócio da empresa Multifoco Ltda., ao contrário do alegado na inicial. Acrescenta que, na realidade, atualmente trabalha como vendedor autônomo, percebendo em torno de R$2.000,00 ( dois mil por mês). Portanto, não possui condições de arcar com o valor fixado pelo juízo. Ademais, Marcelo apresenta recibos do pagamento da escola da autora, bem como documentos que comprovam que não está mais como sócio da mencionada sociedade. Informa, ainda, que a mãe da autora recebe salário mensal de R$ 5.500,00 ( cinco mil e quinhentos reais) como funcionária pública estadual, possuindo plano de saúde e residindo em imóvel próprio. 
Por fim, Marcelo esclarece que possui outro filho recém nascido com sua companheira, temendo que sua prisão seja decretada porque não tem condições de pagar o valor estabelecido com alimentos provisórios. Após consultar os autos, você verifica que a prova documental é frágil, não possuindo o condão de ensejar a fixação dos alimentos provisórios num patamar tão elevado. Elabore o recurso cabível fundamentando com os dispositivos legais pertinentes.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes