A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
Psicologia Social - Atividade Unigran EAD - Curso Serviço Social

Pré-visualização | Página 1 de 2

UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DE DOURADOS
	CURSO: SERVIÇO SOCIAL 
	ATIVIDADE:
Aula 01/02/03/04
	Aluno: Taynara de Matos Cabral
	RGM: 183.938
	Polo: 
UNIGRAN Universitário Campo Grande EAD
	
	Disciplina: PSICOLOGIA SOCIAL 
	ANO LETIVO: 2020 
	DATA PARA ENTREGA:   24/04/2020
	Valor de cada atividade 1,25 
Total das quatro Atividades: 5,0 
ATIVIDADES DA AULA 01
1. Explique sobre Psicologia ciência e a psicologia do senso comum.
Psicologia refere-se ao estudo científico dos processos mentais e comportamento do ser humano. Por outro lado, o senso comum refere-se ao bom senso na prática clínica.
Psicologia Ciência: A psicologia com ciência humana, permite ter um conhecimento abrangente do homem, sobre o mundo que o cerca sobre suas emoções, seus sentimentos, inquietude, angústias, questionamento, aprendizagem, sobre seu desenvolvimento e com isso um conhecimento maior sobre a vida. Como ciência e psicologia, forma profissionais aptos a utilizar em seu trabalho conhecimento científico e técnico, que possibilitam diagnosticar os problemas, e com técnicas fazer a interpretação e intervenção adequada, que visa tornar a pessoas saudável, isto é capaz de enfrentar as dificuldades do cotidiano. A psicologia possui instrumentos próprios para obter informações sobre a vida psíquica, como testes psicológicos, técnicas de entrevistas e observações com registros de dados do comportamento humano.
Psicologia de Senso Comum: refere-se ao bom senso na prática e teoria sobre as coisas. Isso é algo que é essencial para as pessoas quando se envolvem em atividades diárias. O senso comum permite que as pessoas possam ser práticas e razoáveis. Elas podem chegar a conclusões ou tomar decisões com base na experiência que elas têm. O leigo geralmente é desprovido de conhecimento científico; daí este papel do conhecimento é cumprido pelo senso comum que ordena a pessoa a chegar a determinados juízos. 
2- Explique sobre as três Principais Correntes teóricas da Psicologia.
Behaviorismo: O termo behavior, vem do Inglês e significa comportamento. Assim, behaviorismo significa estudo do comportamento. Ou seja, é uma teoria comportamental. Sua origem se deu por volta de 1913, pelo americano John B. Watson. Foi através do estudo do comportamento que a psicologia ganhou o status de ciência, deixando de ser um estudo da filosofia, pois passou a ser um objeto observável e mensurável. 
Gestalt: Segundo Bock (2008), a Gestalt surge como uma necessidade de se compreender o homem como totalidade, estando mais ligada a filosofia. É uma tendência teórica que nega a visão da psicologia comportamental, pois não vê o homem apenas como comportamento e sim como uma totalidade. 
Psicanálise: Freud (1856-1939), é considerado o pai da Psicanálise, revolucionou a maneira de pensar de sua época. Publicou uma extensa obra e suas descobertas servem de base para o estudo dos processos mentais até os dias atuais. Segundo Bock et al (2008), a Psicanálise é uma teoria que busca o significado oculto daquilo que é manifesto através dos sonhos, das palavras, das ações, etc. Assim, a psicanálise estuda o inconsciente. A psicanálise devolve à psicologia a importância do emocional, quebrando um pouco a visão da psicologia ligada apenas a consciência.
ATIVIDADE DA AULA  02
1- Após ler a aula 02:
(A) Descreva sobre o objeto de estudo da Psicologia Social;
O seu estudo diz respeito ao ser humano e sua principal meta é descrever o indivíduo no conjunto de suas relações sociais, tanto no que é específico, quanto naquilo em que ele é manifestação grupal e social. Assim, a psicologia social poderá responder a questão de como o homem é sujeito de sua própria história e da sua sociedade. 
Segundo Bock (2008), a partir do ponto de vista do encontro social a Psicologia Social, tem como objetos de estudo: A interação social, por meio das manifestações comportamentais desencadeadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas, ou pela mera expectativa de tal interação; a interdependência entre os indivíduos; o encontro social; percepção social; a comunicação; as atitudes e mudanças de atitudes; o processo de socialização; os grupos sociais e os papéis sociais.
(A) Descreva sobre a Psicologia Social e seus fundamentos na perfectiva Sócio histórica
A Psicologia Social aborda as relações sobre os membros de um grupo social. Ela busca compreender como o homem se comporta nas suas interações sociais, entre o indivíduo e a sociedade ou como a ciência estuda as manifestações comportamentais suscitadas pela interação de uma pessoa com outras, ou pela mera expectativa que esta interação venha ocorrer.
A teoria histórico-cultural ou sociocultural do psiquismo humano de Vygotsky, também conhecida como abordagem sócio interacionista, toma como ponto de partida as funções psicológicas dos indivíduos, as quais classificou de elementares e superiores, para explicar o objeto de estudo da sua psicologia: a consciência. A teoria do desenvolvimento vygotskyana parte da concepção de que todo organismo é ativo e estabelece contínua interação entre as condições sociais, que são mutáveis, e a base biológica do comportamento humano. Ele observou que o ponto de partida são as estruturas orgânicas elementares, determinadas pela maturação. A partir delas formam-se novas e cada vez mais complexas funções mentais, dependendo da natureza das experiências sociais da criança. Nesta perspectiva, o processo de desenvolvimento segue duas linhas diferentes em sua origem: um processo elementar, de base biológica, e um processo superior de origem sociocultural.
 ATIVIDADE DA AULA  03
1- Após leitura da aula 03, explique os conceitos de:
(A) Ideologia: Para se conhecer ideologia ou nível de consciência, implica também o estudo das relações grupais, desde a reprodução cristalizada de papéis e, como tal, da ideologia dominante, até o questionamento das relações de dominação e das contradições por elas geradas. Assim, é necessária a análise das atividades desenvolvidas pelo grupo. Para Guareschi (2008), não existe conceito mais complexo e sujeito a equívocos, no campo das ciências sociais, do que o de (A) ideologia. Mesmo que a ideologia somente tenha aparecido há pouco mais de um século, sua realidade estava presente no início da vida social, com uso de diferentes termos, porém querendo designar a mesma realidade. Sendo assim, a ideologia já era distribuída nas culturas gregas e romanas. Mas os estudos mais pertinentes sobre ideologia ocorreram a partir dos séculos XV e XVI, apesar de ainda não empregarem o termo. A ideologia, no sentido positivo, é entendida como um conjunto de valores, ideias e a filosofias de uma pessoa ou grupo. Nesse sentido, todas as pessoas ou grupos possuem uma ideologia, pois é impossível alguém não ter ideias, ideais ou valores próprios.
(B) Representações sociais: Conteúdo mental estruturado, isto é, cognitivo, avaliativo, afetivo e simbólico, sobre um fenômeno social relevante, que toma a forma de imagens ou metáforas, e que é conscientemente compartilhado com outros membros do grupo social “e” [...] um processo público de criação, elaboração, difusão e mudança do conhecimento compartilhado.
(C) Subjetividade: Surge do contato entre os homens e a natureza, isto é, esse mundo interno que possuímos e suas expressões são construídas nas relações sociais. Assim, a Psicologia social como área de conhecimento, passa a estudar o psiquismo humano, objeto da Psicologia, buscando compreender como se dá a construção desse mundo interno a partir das relações sociais vividas pelo homem. O mundo objetivo passa a ser visto não como subjetividade, mas como fator constitutivo.
ATIVIDADE DA AULA  04
1. Descreva como a Psicologia Social define interação social.
Psicologia social é a área da Psicologia que conforme já dito anteriormente, estuda também a interação social e a interdependência entre os indivíduos (RODRIGUES, 2000). A interação social modifica o comportamento dos indivíduos envolvidos, como resultado do contato e da comunicação que se estabelecem entre eles. Um processo em