Buscar

Didática I: Planejamento de Aula e Tendências Pedagógicas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia Semipresencial
	Semestre: 3° 
	Disciplina: Didática I
	Nome: CAROLINE ROBIN MINAMI
	RGM: 054.807
Atividade 01 – 0,0 a 5,0
	Atenção!
A data limite para a entrega das atividades será dia 28/04, lembrando que: 
1- Não serão aceitas atividades após a data agendada;
2- Cópias da internet serão zeradas; 
3- Texto desorganizado, sem estética terão notas descontadas, bem como erros ortográficos, de coesão e coerência; 
Questão 01: 
O planejamento de aula é uma atividade que projeta, organiza e sistematiza o fazer docente no que diz respeito aos seus fins, meios, forma e conteúdo. No momento de elaboração do planejamento de aula as perguntas “o quê?”, “para quê?” e “como?” correspondem aos seguintes elementos (valor: 1,0): 
I – Identificação.
II – Conteúdos. 
III – Objetivos. 
IV – Metodologia. 
V – Avaliação. 
Assinale a alternativa que contempla os elementos correspondentes. 
a) II, III e IV CORRETA
b) I, II e V 
c) I, III e IV 
d) II e V 
e) III, IV e V
Questão 02: 
As tendências pedagógicas originam-se de movimentos sociais e filosóficos, num dado momento histórico, propiciando a união das práticas didático-pedagógicas com os desejos e aspirações da sociedade de forma a favorecer o conhecimento, sem, contudo querer ser uma verdade única e absoluta. A afirmação de que no processo de ensino e aprendizagem o professor é aquele que transmite o conteúdo para o aluno, corresponde a concepção de ensino (valor: 1,0)
a) progressista 
b) tradicional / CORRETA
c) tecnicista 
d) construtivista 
e) nenhuma das alternativas
Questão 03: 
As tendências pedagógicas foram e são direcionadas ao contexto histórico, econômico, social, político e educacional presente na sociedade, considerando que, conforme as transformações ocorridas no bojo da sociedade também foram mudando as formas, maneiras, técnicas e procedimentos de ensinar, aprender, interagir e socializar uns com os outros, pois o conhecimento não é algo estático/parado, mas sim, um processo dinâmico e contínuo. Partindo dessa afirmação cite duas tendências pedagógicas e exemplifique a metodologia das mesmas (valor: 1,5).
R: 
Tendência liberal tradicional; caracterizada por uma aprendizagem receptiva e mecânica, sem considerar as características própria de cada idade. ex: Exposição e demonstração verbal da matéria por meios de modelos, na qual autoridade do professor exige atitude receptiva do aluno.
Tendência liberal renovada: nessa tendência o processo de ensino-aprendizagem é baseado na motivação e na estimulação de problemas. Ex: Tem o professor como auxiliador no desenvolvimento livre da criança, logo a escola deve se adequar às necessidades individuais ao meio social de cada indivíduo. 
Questão 04: 
Devemos considerar que o que modifica efetivamente a realidade é a ação e não as ideias. No entanto, a ação sem ideia é cega e ineficaz. Novas ideias abrem possibilidades de mudança, mas não mudam. Partindo da afirmação acima elabore um texto/ dissertativo de no máximo 15 linhas acerca do questionamento (valor: 1,5): 
É possível a transformação da escola?
R:
 Muita gente acredita que o conhecimento é o principal caminho para mudança, porém o conhecimento está na esfera das ideias e ideias somente não mudam o mundo. Considerando que o conhecimento sem ação é vazio, a transformação no contexto escolar só é possível quando á disposição para às ideias e ações se relacionam de forma dinâmica, visto que ser humano tem a capacidade de modificar o contexto onde está inserido, mais especificamente na escola pode haver transformação quando os indivíduos estão comprometidos com a instituição e lançam mão de meios para que transformações venham a acontecer. Podemos citar esses meios como sendo, um planejamento muito bem pesquisado de acordo com as necessidades locais, a consideração de variáveis que possam interferir no processo, na metodologia adequada para alcançar os objetivos, no respeito dos membros e outros aspectos que em sua grande maioria se configura em um grande desafio.
 Porém a escola é um lugar receptivo e aberto a ideias que trazem benefícios ao seu funcionamento com isso ela está sempre aberta para melhorias e ou transformações que só será possível acontecendo a partir, e a qualquer momento através de ações, ou seja, desempenho e comprometimento frente os objetivos, metas e metodologias que serão traçadas por seus membros.

Outros materiais