Buscar

Atividades 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ATIVIDADE – AVA – AULAS 1- 2 – 3 - 4
CURSO: DISCIPLINA: CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINA: SOCIOLOGIA, ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL
Acadêmico: LENICE BRITO DOS SANTOS MOREIRA
RGM: 403.091
1. ATIVIDADE AULA 1 
Explique com suas palavras qual o objeto de estudo da Sociologia e qual sua importância para entendimento da sociedade chamada “pós-moderna”?
O objeto de estudo da sociologia consiste em analisar a sociedade em sua organização geral, a sociologia busca estudar os fenômenos sociológicos no decorrer da história. Em cada período a sociologia estuda o comportamento do homem em suas respectivas atitudes, analisando assim o momento e meio onde se vive.
Sua importância na sociedade pós-moderna , quando falamos na pós-modernidade estamos falando da atualidade, no qual vivemos em uma sociedade caracterizada pela importância essencial da informação e a transformação em conhecimento, onde surgem os novos desafios que precisamos compreender para assim explicarmos com mais segurança, a pós- modernidade surgiu com a desconstrução de princípios , conceitos e sistemas construídos na modernidade, desfazendo todas as armas da rigidez que foi imposta ao homem moderno.
2. ATIVIDADE AULA 2
A cultura de uma sociedade é formada elementos inerentes a cada grupo social e que ao longo da história tomou conceitos diferentes. Assim, acerca da interação dos processos culturais explique o que é Aculturação, Subcultura e Contracultura.
Aculturação: Contato entre grupos de indivíduos de diferentes culturas e que geram mudanças nos modelos culturais do início. Primeiro, o individuo vai selecionar características culturais. Segundo, ele vai reintegrar esses elementos. Por fim, ele vai reestruturar o conjunto.
Subcultura: Cultura própria de um subgrupo social. A subcultura tem as mesmas características da cultura da sociedade. Por exemplo, no Brasil a cultura gaúcha é uma subcultura. Os gaúchos têm características, similares, têm a mesma história, o costume de tomar chimarrão, porém, pertence a cultura brasileira.
Contracultura: Subcultura contra características dominantes da cultura da sociedade. Esse subgrupo quer fazer reconhecer as suas próprias normas e valores. Por exemplo, os punks são contracultura.
3. ATIVIDADE AULA 3
Os conceitos de globalização revelam que esse fenômeno possui um alcance que ultrapassa o aspecto econômico, político, tecnológico, ideológico, atingindo esferas valorativas de padrões éticos e culturais. Podemos observar a influência desse fenômeno global na educação, no direito e na religião. Assim, 
com suas palavras em que consiste Globalização.
O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário, além de fatores econômicos e sociais a globalização também interfere nos aspectos culturais de uma determinada população. O grande fluxo de informações obtidas por meio de programas televisivos e principalmente pela internet exerce influência em alguns hábitos humanos.
4. ATIVIDADE AULA 4
Após a leitura das aulas anteriores e principalmente da aula 4, indique pontos positivos e negativos causados pelo Impacto das Novas Tecnologias nas Relações Sociais.
Pontos Positivos causados pelo Impacto das Novas Tecnologias nas Relações Sociais: Esse ponto é de relevante importância, pois nos mostra que a tecnologia é uma ferramenta necessária para todo entendimento social e global. Podemos dizer que o impacto de todos os avanços tecnológicos possuem, na sua base interesses econômicos, desta forma os empresários exploram em espaços curtos de evolução, modelos recente, nesta sinfonia de modelos e marcas e melhoramentos nas versões tecnológicas, o espaço e tempo para adaptação ao mesmo é escasso vive-se em tempo acelerado, correndo-se sempre o risco de estarmos fora do nosso tempo, de tal forma que a informação que possuímos sofre constante alteração.
Pontos Negativos causados pelo Impacto das Novas Tecnologias nas Relações Sociais: O ser humano tem a necessidade de se atualizar constantemente , como uma formação e sua consequente adaptação . Tememos que se acabe por perder tradições e raízes, que em tanto pesam na formação da personalidade e valores. A aprendizagem do afeto pelo contato físico sempre foi uma das formas de transmitir os sentimentos e carinho entre os seres humanos, e com as novas tecnologias surgem o afastamento físico entre as pessoas, onde pode torna-las mais frias, corremos o risco de hibernar emoções e sentimentos, por contato com essas maquinas que nos maravilham. Vivemos em dois mundos, um virtualmente real e outro provavelmente real? São alguns questionamentos que precisamos fazer. Mas lembrando, que o sistema de informações é excelente, mas para isso precisamos de pessoas qualificadas para dar andamento na construção de uma sociedade mais igualitária.

Outros materiais