Buscar

PROVA TECNOLOGIA DO ENS DA GEOGRAFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1 - Apesar dos últimos números divulgados pelo Inep sobre a presença de laboratórios de informática na maioria das escolas públicas brasileiras, centenas de educadores relatam a impossibilidade de trabalhar com os computadores na escola. Na falta de computadores para trabalharmos assuntos como deslocamento e fusos horários, podemos fazer uso de qual opção?
	a) Rádio amador. b) Transmissores. c) Aparelhos celulares. d) Telefone fixo.
2.	Existem diferentes formas e instrumentos de comunicação dentro das mídias e novas tecnologias da educação. Algumas interações entre professores e alunos se dão por meio da mediação pedagógica de forma interativa. Uma das maiores dificuldades detectadas nos alunos da disciplina de Geografia é a leitura de mapas. Para tanto, esse universo virtual disponibiliza tecnologias diferenciadas que se apresentam como recursos inovadores e significativos ao processo de ensino e aprendizagem da cartografia. Com relação aos recursos tecnológicos e inovadores no ensino e aprendizagem da geografia, analise as sentenças a seguir:
I- Por meio do Google Earth, é possível desenvolver uma aula fazendo comparação de diferentes tipos de representação da superfície terrestre: mapas, fotos de satélite e imagens aéreas e tridimensionais, sendo que o mesmo pode ser acessado sem internet.
II- No caso de impossibilidade da instalação do software Google Earth, este pode ser substituído pelo Google Maps, pois o mesmo permite três formas de visualização da Terra: mapa, terreno e satélite.
III- Ao usar o Sistema de Posicionamento Global (GPS) nas aulas de Geografia, torna-se a aula significativa, porém não tem muita relação com sua funcionalidade e aplicação no dia a dia do aluno e da cartografia.
IV- Os conteúdos da disciplina de Geografia podem ser postados no Facebook, permitindo uma relação significativa no processo de ensino e aprendizagem, pois propicia armazenar, curtir, comentar e compartilhar informações. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) Somente a sentença III está correta. b) As sentenças I e III estão corretas.
	c) As sentenças I, III e IV estão corretas. d) As sentenças II e IV estão corretas.
3.	O rumo que se configura com relação à incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação ainda é incerto. Entretanto, cabe ao profissional da geografia uma posição analítica e reflexiva nesse caminho de mudanças. Pensando na atitude necessária ao professor de Geografia frente a tais desafios, assinale a alternativa CORRETA:
	a) Cabe ao professor incorporar todas as tecnologias, seguindo a tendência de mercado.
	b) Será necessário abandonar os antigos métodos e incorporar as "novas tecnologias".
	c) O profissional da Geografia exercerá mais a função de tecnólogo e menos de docente.
	d) O professor de Geografia terá que ampliar sua capacidade de análise, pesquisa, reflexão e autoria.
4.	Tradicionalmente, nas salas de aula, com as aulas expositivas e livro didático, os alunos se dispersam com facilidade, não prestando atenção na aula de Geografia. O professor está se preparando para trabalhar os movimentos da Terra, duração e as consequências. Sobre as possibilidades de trabalhar este conteúdo, analise as seguintes sentenças:
I- Levar os alunos na sala informatizada e trabalhar o conteúdo utilizando sites da internet que abordem o tema, com animações, vídeos e textos organizados em hipertextos e hipermídias.
II- Solicitar aos alunos que possuem celulares a sua utilização para a realização de tarefas extraclasses. Instalando um aplicativo sobre fusos horários, a tarefa será identificar 10 cidades com horas diferentes de sua cidade, e outras 10 com as horas iguais. Nas aulas, ocorre a socialização da tarefa e localização das cidades no mapa, seguindo questionamentos e reflexões sobre o porquê da existência das horas diferentes.
III- Nas semanas que antecedem o início do estudo do conteúdo, o professor poderá levar os alunos para o pátio da escola, onde os orientará à observação da posição do sol e da sombra projetada por seus corpos. Poderá questionar sobre o movimento (aparente) do sol, o qual observado em diferentes horários, e em diferentes locais, permitirá sensações diferentes em função das temperaturas. Poderá solicitar aos alunos a descrição destas sensações térmicas, associando-as aos horários em que foram observadas. Ao mesmo tempo, no pátio, o professor poderá aproveitar o momento para recordar as noções de orientação e lateralidade.
IV- De acordo com os novos paradigmas educacionais, a utilização de apenas uma das tecnologias como ferramenta ou como recursos didático será suficiente para mobilizar todos os alunos para uma aprendizagem significativa do conteúdo sobre os movimentos do planeta Terra, duração e consequências.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças II, III e IV estão corretas. b) As sentenças I, II e III estão corretas.
	c) As sentenças I e IV estão corretas. d) As sentenças III e IV estão corretas.
5.	No contexto da informática educacional, é perceptível a complexidade própria do processo de informatização da escola. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta fatores que contribuem para a implementação efetiva e da complexidade do processo de informatização da escola:
	a) A formação docente e a formação técnica em informática.
	b) Os softwares pedagógicos e os sistemas operacionais.
	c) A formação técnica em informática e os softwares pedagógicos.
	d) A formação docente e as questões de culturas.
6.	Ao professor do novo cenário educacional que está rodeado pelas tecnologias, cabe a tarefa de reavaliar-se, tanto com relação à sua concepção de educação quanto aos seus objetivos, decidindo-se por adotar uma abordagem mais instrucionista ou construcionista com seus alunos. Partindo desse pressuposto, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Abordagem construcionista. 
II- Abordagem instrucionista.
( ) Permite que o aluno seja autônomo e que construa diferentes caminhos para chegar ao conhecimento. 
( ) Provoca a repetição de informações e a ideia é ser dependente do professor em tudo que lhe for proposto.
( ) O professor aparece como a figura principal do processo, ou seja, aquele que domina o assunto e repassa aos alunos todo o seu saber.
( ) O aluno aparece como a figura principal do processo, e o professor é a pessoa que media e motiva durante toda trajetória.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) I - I - II - II. b) II - I - II - I. c) I - II - II - I. d) II - I - I - II.
7.	A tecnologia sempre existiu, mas, a partir do século XX, passou a fazer parte da realidade de milhares de pessoas de maneira mais efetiva, interferindo significativamente no acesso à informação e na comunicação entre elas. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA que melhor define a influência da tecnologia na forma de pensar, agir e ser de muitas pessoas:
	a) Serve como fonte de pesquisa, aprendizagem, interação, trabalho e lazer a crianças, jovens e adultos, de acordo com suas necessidades e interesses.
	b) Auxilia os professores na tomada de decisões e na avaliação, reforçando sua postura tradicional de ensino.
	c) Representa o acesso às máquinas e a redução do trabalho manual, satisfazendo, prioritariamente, os interesses da sociedade capitalista.
	d) Permite o livre posicionamento dos pais e da comunidade na escola, contrariando a direção e o Projeto Político-Pedagógico.
8.	É essencial que a direção, os professores, alunos e demais membros da comunidade escolar compreendam o significado da palavra tecnologia, para que a utilizem como ferramenta educacional em favor da aprendizagem. Neste sentido, assinale a alternativa CORRETA que melhor conceitue a palavra tecnologia:
	a) Tecnologia é registrar informações no computador ou em outros meios eletrônicos, de maneira individual e fechada, sem espaço para discussões ou mudanças.
	b) Tecnologia é o ato de preencher planilhas e registrar informações coletadas ao longo de todo o processo educativo da escola, no computador.
	c) Tecnologiaé tudo o que o homem criou, como ferramentas ou técnicas, para melhorar a sua sobrevivência e suprir as suas necessidades, nas diferentes épocas.
	d) Tecnologia é tudo que diz respeito à utilização de aparelhos elétricos e eletrônicos na vida das pessoas, a partir do século XX.
9.	Um novo modelo educacional que utiliza as tecnologias com intenção pedagógica exige novos olhares de toda a equipe de profissionais. Esses olhares não são superficiais, e sim aprofundados com relação a tudo o que se faz ou que pode fazer em sala de aula, numa verdadeira mudança de paradigmas. Acerca das características que diferenciam um velho de um novo paradigma, analise as seguintes sentenças
I- Num novo paradigma, o professor orienta seus alunos e estimula-os a irem ao encontro do saber, mediando todo o processo.
II- Num paradigma considerado velho, o aluno recebe as informações prontas do professor, não interagindo com o conhecimento.
III- Num novo paradigma, o professor evita provocar a reflexão e a autonomia do aluno, na construção do próprio conhecimento.
IV- Num velho paradigma, o espaço é pensado para favorecer a aprendizagem e a troca de saberes entre alunos e professores.
Assinale a alternativa CORRETA:
	a) As sentenças I, II e IV estão corretas. b) As sentenças I e II estão corretas. c) Somente a sentença I está correta.
	d) As sentenças II, III e IV estão corretas.
10.	O conceito de objeto de aprendizagem surgiu na década de 1990, justamente ao passo em que o desenvolvimento e a produção de Tecnologias de Informação e Comunicação começava a expandir-se não só para usos técnicos, mas para o ensino mediado por professores para o aluno. Sobre os objetos de aprendizagem apoiados em tecnologias, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
( ) Computadores.
( ) Ambientes de aprendizagem interativa.
( ) Tutoriais em revistas impressas na área do ensino.
( ) Plataformas de ensino à distância.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	a) V - F - V - F. b) V - F - F - V. c) V - V - F - V. d) F - F - V - V.
11.	(ENADE, 2011) Entre os 10% mais pobres, apenas 0,6% têm acesso à internet; entre os 10% mais ricos, essa porcentagem é 56,3%. Somente 13,3% dos negros usam a Internet, mais de duas vezes menor que a porcentagem relativa aos os de raça branca (28,3%). Os índices de acesso à Internet nas Regiões Sul (25,6%) e Sudeste (26,6%) contrastam com os das Regiões Norte (12%) e Nordeste (11,9%). Considerando esse tema, avalie as seguintes asserções:
I- Verifica-se que os dados indicados acima fazem parte da lógica de exclusão social, pois reproduzem a exclusão digital. 
PORQUE 
II- Apesar de o acesso à internet ser cada vez maior, um país de desigualdades socioeconômicas, como o Brasil, precisa de investimentos, suporte e regulamentação governamental para aumentar o percentual da população que tem acesso à rede mundial de computadores. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: < http://www.tobeguarany.com/internet_no_brasil.php >. Acesso em: 10 ago. 2011. 
Disponível em < http://info.abril.com.br/noticias/internet/brasil-tem-43-mi-deinternautas-diz-ibope-04052011-25.shl > Acesso em: ago. 2011.
	a) A primeira asserção é uma proposição falsa e a segunda, verdadeira.
	b) A primeira asserção é uma proposição verdadeira e a segunda, falsa.
	c) As duas asserções são verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira.
	d) As duas asserções são verdadeiras, mas a segunda não é justificativa correta da primeira.
12.	(ENADE, 2005) Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela:
	a) Rejeição aos métodos didáticos que simplificam a capacidade de alunos e de professores.
	b) Visão pessimista da escola e do papel sociocultural que ela desempenha na sociedade.
	c) Problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico.
	d) Instrumentalização eficiente do ensinar e do aprender.

Outros materiais