Buscar

ATIVIDADE PROGRAMADA - Topicos Avançados CMPA - Semana 01

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MEDICINA VETERINÁRIA
ATIVIDADE PROGRAMADA
PERÍODO DE PARALISAÇÃO COVID-19
	NOME DO ALUNO: Leonardo Mulati Bastida
	SÉRIE: 5°
	TURNO: Noturno
	DISCIPLINA: Tópicos Avançado em Medicina Veterinária II
	PROFESSOR: Ma. Camila André Fiorato
	DATA DA AULA: 30/03/2020 e 31/03/2020
	TÍTULO DA ATIVIDADE PROGRAMADA: Atualização em Clínica Médica de Pequenos Animais
	FORMATO DE ENTREGA DA ATIVIDADE PROGRAMADA: .doc (WORD)
	FORMA DE ENTREGA DA ATIVIDADE PROGRAMADA:
· Via e-mail (prof.gabrielavasques@uninga.edu.br);
· Título do e-mail: Nome completo do aluno, RA, Turno e Série.
	DATA DA ENTREGA DA ATIVIDADE PROGRAMADA: 06/04/2020
	DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE PROGRAMADA:
1- Com relação ao hiperadrenocorticismo canino, assinale a alternativa correta.
a) Trata-se de afecção da glândula adrenal caracterizada por concentrações persistentemente elevadas de aldosterona na corrente sanguínea.
b) Todos os casos de hiperadrenocorticismo são causados por tumores hipofisários corticotróficos secretores de ACTH, com consequente hiperplasia adrenocortical.
c) Dentre as características clínicas do hiperadrenocorticismo está a oligodipsia, que, por sua vez, resulta em oligúria.
d) O diagnóstico do hiperadrenocorticismo é simples e baseia-se na quantificação do cortisol sanguíneo do paciente em amostras pontuais.
e) Embora atuem de maneira diferente, o tratamento medicamentoso do hiperadrenocorticismo pode ser realizado tanto com mitotano quanto com trilostano.
RESPOSTA: E
2- Sobre cardiopatias em cães e gatos, assinale a alternativa correta. 
(F) Em um paciente canino assintomático, a identificação de sopro cardíaco em valva mitral, mas sem evidência radiográfica ou ecocardiográfica de remodelamento cardíaco, indica início de tratamento com dieta restrita em sódio. Além disso, já está comprovado que o uso de vasodilatadores (inibidor da enzima conversora de angiotensina) nessa fase aumenta a sobrevida dos pacientes. 
(V) Em um paciente com endocardiose de mitral, a regurgitação presente faz com que um volume cada vez maior de sangue se movimente ineficazmente do átrio para o ventrículo, diminuindo o fluxo à aorta. Essa diminuição do débito cardíaco ativa mecanismos compensatórios, que incluem aumento da atividade simpática, atenuação do tônus vagal e ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona (SRAA). 
(F) Pacientes com insuficiência cardíaca congestiva esquerda, secundária a endocardiose de mitral, apresentam como principais sinais clínicos: tosse noturna, intolerância ao exercício, hepato-esplenomegalia e ascite. 
(F) A tosse presente em pacientes com endocardiose de mitral (ou doença valvular degenerativa crônica ou degeneração mixomatosa da valva mitral) só ocorre se houver edema pulmonar secundário à insuficiência cardíaca congestiva. 
(F) Em cães com cardiomiopatia dilatada, observa-se diminuição da contratilidade cardíaca, com ou sem arritmias. Ao exame radiográfico, geralmente é observada cardiomegalia generalizada. Para o tratamento de pacientes com sinais clínicos evidentes de insuficiência cardíaca congestiva, é contraindicado o uso de inotrópicos positivos (como digoxina ou pimobendam).
3- Ao fazer a anamnese de um cão com polidipsia e poliúria, o dono relata que há uma semana alterou a alimentação do animal. Suspeitando que o animal esteja ingerindo mais sódio que o recomendado, foi solicitada comprovação pela bioquímica sérica, em que se observou a hipernatremia. Qual a descrição que melhor explica o efeito da ingestão de uma dieta hipernatrêmica sobre a ingestão de água e produção de urina? 
a) O excesso de sódio aumenta a secreção de aldosterona, provocando diurese. 
b) O excesso de sódio deprime a secreção de hormônio antidiurético (ADH) pelo hipotálamo, aumentando a diurese e, com isso, o animal ingere menos água.
c) O excesso de sódio aumenta a secreção de ADH, provocando acúmulo de líquido no meio interno, com consequente diurese de pressão. 
d) O excesso de sódio cria um efeito osmótico no glomérulo renal, aumentando a filtração, e ocorre aumento da ingestão de água para compensar a perda.
e) O excesso de sódio diminui a secreção de renina pelo aparelho justaglomerular, diminuindo a produção de urina, o que diminui a sede.
RESPOSTA: C
4- Uma gata de dois anos de idade, criada em um gatil municipal, apresentava prostração, letargia, anorexia, febre resistente à antibioticoterapia e aumento de volume abdominal. O exame Ultrassonográfico confirmou presença de liquido abdominal em quantidade maior que a fisiológica. O liquido foi analisado e revelou tratar-se de um exsudato séptico. A bioquímica conformou hipergamaglobulinemia e hiperproteinemia. Associado os achados clínicos e laboratoriais, o médico veterinário suspeitou de peritonite infecciosa felina e, para o diagnóstico definitivo, deveria solicitar:
a) ELISA.
b) Biopsia intestinal. 
c) Titulação de anticorpos.
d) Reação em cadeia da polimerase da efusão.
e) Imunofluorescência e imuno-histoquímica da efusão.
RESPOSTA: E
5- Em relação ao hipotireoidismo canino, identifique as assertivas corretas abaixo: 
I. Hipotricose, alopecia, hiperqueratose, hiperpigmentação, dermatite seborreica, malasseziose e piodermites recidivantes estão presentes na maioria dos cães com hipofunção tireoidiana.
II. Anestro persistente, estro silencioso, ginecomastia e galactorréia inapropriada são as manifestações do sistema reprodutivo mais frequentes.
III. As alterações oculares mais comuns são blefarites, uveíte aguda, ulceração de córnea, queratite seca e cegueira noturna por patologia de retina. 
IV. Quando relacionamos as alterações neuromusculares podemos observar desde ataxia, fraqueza muscular, mialgia, dificuldades de deambulação até convulsões.
a) Apenas a afirmativa IV está correta. 
b) Apenas a afirmativa II está errada. 
c) Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas. 
e) Todas as afirmativas estão corretas.
RESPOSTA: C
Centro Universitário Ingá | Pr 317 n° 6114 - Maringá – Paraná
medicinaveterinaria@uninga.edu.br

Continue navegando