Avaliacao II introducao engenharia - uniasselvi
4 pág.

Avaliacao II introducao engenharia - uniasselvi


DisciplinaIntrodução à Engenharia2.718 materiais13.660 seguidores
Pré-visualização2 páginas
28/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 1/4
Acadêmico: Leandro Ribeiro Britto (2102020)
Disciplina: Introdução à Engenharia (ECP02)
Avaliação: Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:637475) ( peso.:1,50)
Prova: 17614618
Nota da Prova: 10,00
Legenda: Resposta Certa Sua Resposta Errada 
1. As empresas são formadas por equipes, sendo um grupo de pessoas que são dependentes umas das outras e com objetivos comuns, e devem definir um relacionamento interpessoal adequado
para o ambiente. Tentando fortalecer o aperfeiçoamento do relacionamento interpessoal, o gestor eficiente utiliza técnicas e ferramentas de trabalho em equipe. No que diz respeito às técnicas
de trabalho em equipe, analise as sentenças a seguir: 
I- A etapa na qual as equipes são formadas merece atenção especial, na medida em que seus membros não se conhecem adequadamente, o que pode favorecer o surgimento de conflitos.
II- O incentivo à competitividade, com um sistema de recompensas por objetivos individuais, favorece a formação de equipes cooperativas, pois cada indivíduo esforça-se mais para alcançar os
resultados.
III- Em estruturas com alto grau de centralização, a falta de objetivos claros, a incoerência entre as políticas definidas e a prática constituem disfunções organizacionais que podem prejudicar o
trabalho em equipe.
IV- Os fundamentos das empresas centralizam as decisões estratégicas, portanto não há a necessidade de definição de políticas e funções organizacionais.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e III estão corretas.
 b) Somente a sentença II está correta.
 c) As sentenças I, II e III estão corretas.
 d) As sentenças I, III e IV estão corretas.
2. Os textos técnicos devem sempre ser escritos de forma que a pessoa a quem se destina compreenda com facilidade o objetivo do texto. Para isso, os textos técnicos precisam ser escritos
sempre em linguagem clara, objetiva e impessoal, de modo que não gere dúvidas. Com relação à forma de expressão, analise as sentenças a seguir:
I- Quando se fala que o texto deve ser escrito de forma clara, quer dizer que a pessoa que vai ler deve compreender de forma rápida e precisa a mensagem que está sendo transmitida.
II- Com relação à objetividade, sempre devemos nos expressar de forma objetiva, sem complicar as frases, pois isso pode dificultar o entendimento da mensagem final.
III- A impessoalidade diz respeito à forma como devemos nos comportar quando escrevemos um relatório ou quando falamos, sempre deixando claro quem fez o trabalho.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença I está correta.
 b) As sentenças II e III estão corretas.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
 d) As sentenças I e II estão corretas.
\ue140
28/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 2/4
3. Existem basicamente três etapas no processo de estudo. A etapa de captação, por exemplo, visa obter as informações divulgadas, assimilá-las e ordená-las para a etapa de processamento.
Com base nas etapas de captação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A 'Audição' passiva é a forma de captação mais eficiente, pois exige o menor esforço por parte do estudante. 
( ) A 'Leitura' é um processo de captação que exige concentração, ambiente adequado e reflexão para a efetiva assimilação do conteúdo.
( ) A 'Observação' é uma etapa de complementação da captação do conteúdo. Esta etapa surge, por exemplo, nas atividades experimentais ou visitas técnicas.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) V - F - F.
 b) F - F - V.
 c) F - V - V.
 d) V - V - F.
4. A habilidade de comunicação e expressão é essencial para o desenvolvimento das atividades profissionais do engenheiro. Estas habilidades são exigidas durante uma apresentação oral de um
determinado projeto ou na participação em reuniões. Com base nos elementos básicos do processo de comunicação, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Emissor.
II- Mensagem.
III- Ruído.
( ) É o objeto do processo de comunicação. O conhecimento das características do receptor define a sua forma de transmissão e o seu conteúdo.
( ) São todas as interferências que dificultam o processo de transmissão de um conteúdo entre as partes envolvidas (emissor e receptor).
( ) É considerado o protagonista do processo de comunicação. É importante que tenha conhecimento do receptor para codificar a mensagem e o tipo de canal de comunicação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
 a) I - II - III.
 b) III - I - II.
 c) III - II - I.
 d) II - III - I.
5. Existem três níveis de profissionais que podem trabalhar na área de engenharia: técnico, tecnólogo e engenheiro. Cada um desses profissionais tem sua área de atuação, um foco diferenciado
na formação e nas atribuições. Quando esses profissionais se formam, estarão prontos para o mercado de trabalho. Sobre a formação de cada um desses profissionais formados e aptos para o
mercado de trabalho, analise as sentenças a seguir:
I- Curso técnico: possuem formação concomitantemente ao Ensino Médio, com duração de um ano e meio a três anos.
II- Curso tecnológico: possuem formação profissional com conhecimentos tecnológicos e práticos apurados, com duração de três a quatro anos.
III- Curso de engenharia: possuem formação básica teórica e muita prática, com duração de quatro a cinco anos.
IV- Cada um desses cursos foi pensado para possuir atribuições diferenciais e para gerar competições entre os profissionais.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) As sentenças I e II estão corretas.
 b) As sentenças II e IV estão corretas.
 c) As sentenças I e III estão corretas.
28/04/2020 UNIASSELVI - Centro Universitário Leonardo Da Vinci - Portal do Aluno - Portal do Aluno - Grupo UNIASSELVI
https://portaldoalunoead.uniasselvi.com.br/ava/avaliacao/avaliacao_lista.php 3/4
 d) As sentenças III e IV estão corretas.
6. O profissional engenheiro deve ser um indivíduo que além de conhecimento técnico na área, precisa saber se expressar tanto oralmente quanto em relatórios de forma clara e,
consequentemente, de fácil entendimento. O processo de comunicação pode ser composto por emissor, receptor, mensagem, canal de comunicação, código e ruído. Com relação aos processos
de comunicação, analise as sentenças a seguir:
I- O emissor é o indivíduo que recebe a mensagem e o receptor o indivíduo que envia a mensagem. 
II- A mensagem deve ser clara e objetiva e os ruídos são os elementos que facilitam a comunicação entre o emissor e o receptor.
III- O canal de comunicação é por onde a mensagem vai ser enviada e o código pode ser os elementos da mensagem.
Assinale a alternativa CORRETA:
 a) Somente a sentença III está correta.
 b) As sentenças I e II estão corretas.
 c) Somente a sentença II está correta.
 d) Somente a sentença I está correta.
7. O profissional de engenharia deve ser responsável e ético para não colocar em risco a vida de pessoas por ganância, ignorância, desídia ou covardia. A ética é definida como um conjunto de
princípios pelos quais se pautam a conduta humana (PORTNOI, 1999). Com relação às responsabilidades do profissional de engenharia, analise as sentenças a seguir:
I- O profissional de engenharia não pode aceitar fazer um serviço malfeito ou com materiais que estejam de acordo com as necessidades de projeto por medo do seu superior.
II- O profissional de engenharia não pode aceitar utilizar materiais com qualidade inferior a especificada no projeto ou em quantidade inferior visando um lucro maior.
III- O profissional de engenharia não pode ser desleixado ou desinteressado com relação aos serviços sobre sua responsabilidade.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: PORTNOI, M. Introdução à Engenharia: ética