Buscar

Atividade Custos - Cap II - Materiais Direto-convertido

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

CAPÍTULO 2
MATERIAL DIRETO (MD)
2.1 Objetivos do Capítulo
O material direto, ou, simplesmente, MD, é formado pelas matérias-primas, embalagens, componentes adquiridos prontos e outros materiais utilizados no processo de fabricação, que podem ser associados diretamente aos produtos. De modo geral, a gestão de materiais diretos por determinada empresa costuma envolver problemas relacionados a três campos:
· avaliação: qual o montante a atribuir quando várias unidades são compradas por preços diferentes, como contabilizar sucatas, etc.;
· controle: como distribuir as funções de compra, pedido, recepção e uso, como organizar o
kardex de controle, como inspecionar para verificar o efetivo consumo;
· programação: quanto comprar, como comprar, fixação de lotes econômicos de aquisição, definição de estoques mínimos de segurança, etc.
O objetivo deste capítulo consiste em apresentar os principais aspectos relacionados à gestão de custos associados a materiais diretos. São discutidas as principais razões da gestão de materiais diretos e os critérios empregados na avaliação de estoques e custos. Para facilitar a assimilação do conteúdo apresentado, estão propostos e resolvidos inúmeros exemplos e exercícios.
2.2 Avaliação de Materiais Diretos: Principais Critérios
Existem, basicamente, dois sistemas para controle de estoques:
· (
Consumo de material direto = Estoque inicial + Compras - Estoque final
)sistema de inventário periódico: quando a empresa não mantém um controle contínuo dos estoques. O consumo só pode ser verificado após os inventários (contagem física dos estoques), em geral quando do fechamento do Balanço Patrimonial, e posterior avaliação de acordo com critérios legais. O consumo pode ser calculado em uma empresa industrial mediante o emprego da seguinte equação:
· sistema de inventário permanente: existe o controle contínuo da movimentação do estoque. Solicitações de produção e vendas são controladas individualmente. Estoque e CPV podem ser calculados em qualquer momento pela contabilidade. Periodicamente, a contagem física pode ser feita para fins de auditoria e controle interno. Encontrando eventuais sobras ou faltas, novos ajustes devem ser feitos nos registros contábeis.
Para uma empresa que aplica um sistema de inventário permanente, a apuração dos custos pode ser feita pela tabulação das requisições ao estoque ou almoxarifado. No entanto, uma empresa que controla seus estoques por meio de inventários periódicos precisará aplicar a equação anterior.
Exemplo 2.1:
Se a fábrica de fogões Aquece Bem Ltda., que aplica um sistema de controle periódico de estoques, desejasse estudar o custo dos materiais diretos empregados nos fogões fabricados, precisaria fazê-lo empregando a equação acima descrita. Sabe-se que suas compras de materiais diretos no período foram iguais a $ 50.000,00, seu estoque final era igual a $ 20.000,00 e o estoque inicial foi igual a $ 30.000,00. Nesse caso, o custo com materiais diretos seria igual ao consumo de materiais diretos pelo processo produtivo, ou:
 (
Consumo de Material Direto = Estoque inicial + Compras - Estoque final
)
CMD = Ei + C - Ef
 (
14
) (
Professor: Marcos Alves da Rocha
)
O consumo de materiais, parcela agregada ao custo dos produtos em elaboração (ou produtos em processo), foi igual a $ 	.
Analisando as transferências de custos da empresa, verifica-se que os gastos com materiais diretos são incorporados à conta de produtos em processo, em que são agregados gastos com mão-de- obra direta e demais custos indiretos de fabricação. Os gastos agregados aos produtos em processo são genericamente denominados de custo fabril. Na Figura 2.1, que ilustra a contabilização por meio de razonetes, o custo fabril é representado pelas transações d, e e f.
	Fornecedores
	Salários e encargos a pagar
	Contas a pagar
	
	a
	
	b
	
	c
	
MD
	
MOD
	
CIF
	a
	d
	b
	e
	c
	f
	
Produtos em processo
	
Produtos acabados
	
CPV
	d
	g
	g
	h
	h
	
	e
	
	
	
	
	f
	
	
	
	
Figura 2.1 Contabilização de materiais diretos em razonetes
Quando os produtos em processo são finalizados, são, assim como seus custos, transferidos para a conta de produtos elaborados. Quando os produtos elaborados são vendidos, deixam o Balanço Patrimonial, onde figuravam como Estoques de Produtos Acabados, e passam a fazer parte da conta Custo dos Produtos Vendidos (CPV), presente no Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE).
Outra forma didática1 de representar a movimentação dos custos da empresa pode ser vista na Figura
2.2. Por meio das três caixas apresentadas como Materiais Diretos, Produtos em Processo e Produtos Acabados, pode-se perceber o processo de migração dos custos mediante diferentes grupos de contas contábeis.
	Material Direto
	
	Produtos em processo
	
	Produtos Acabados
	Compras
	
	
	Custos incorridos (fabril)
	
	
	
	
	
	
	
	(+) Custos com materiais diretos
	
	
	Custos de Produtos em processo
	
	(+) Estoque inicial
	
	
	(+) Estoque inicial =
	
	
	(+) Estoque inicial
	
	(-) Estoque final
	
	
	(-) Estoque final =
	
	
	(-) Estoque final
	
	Custos com materiais diretos
	
	
	(=) Custos Produtos em processo
	
	
	Custos dos Produtos vendidos (CPV)
Figura 2.2 Interpretação das transferências de custos.
Exemplo 2.2:
Para controlar seus custos incorridos, uma empresa apurou que suas compras de materiais diretos haviam sido iguais a $ 800,00, para um estoque inicial igual a $ 200,00 e um estoque final igual a $ 150,00. O custo com materiais diretos encontra-se representado no primeiro quadro da Figura 2.2.
Aos custos com materiais diretos transferidos para a conta de produtos em processo foram agregados mais alguns gastos, presentes no custo fabril e no valor de $ 1.150,00. A conta de produtos em processo apresentava um saldo inicial no valor de $ 300,00 e um saldo final no valor de $ 350,00. O valor dos custos com produtos em processo, finalizados são transferidos para a conta de produtos acabados. A conta de estoques de produtos acabados possuía um saldo inicial no valor de $ 600,00 e um saldo final igual a $ 300,00. Após serem computados os valores recebidos da conta Produtos em Processo. Qual é o Custo dos Produtos Vendidos da empresa (CPV)?
	Material Direto
	
	Produtos em processo
	
	Produtos Acabados
	
	
	
	
(+) Custos com materiais diretos
	
	
	Custos de Produtos em
processo
	
	(+) Estoque inicial
	
	
	(+) Estoque inicial =
	
	
	(+) Estoque inicial
	
	(-) Estoque final
	
	
	(-) Estoque final =
	
	
	(-) Estoque final
	
	
Custos com materiais diretos
	
	
	
(=) Custos de Produtos em processo
	
	
	Custos dos Produtos
vendidos
	
1 Embora estudiosos com formação contábil prefiram usar os razonetes na escrituração e acumulação dos custos, pessoas com formação mais genérica podem ter certa dificuldade no uso dos razonetes. Como o objetivo deste seção consiste em ilustrar o processo da gestão de custos e formação de preços, os autores optaram por evitar a escrituração em razonetes.
2.3 Critérios Para a Avaliação de Estoques
Os principais critérios de avaliação de materiais diretos adquiridos com custos diferentes envolvem, basicamente, o emprego de três critérios distintos:
· Ueps: último a entrar, primeiro a sair, ou, em inglês, Lifo, last in, first out. O custo a ser contabilizado em decorrência de consumo no processo produtivo é feito "da frente para trás". São baixados, em primeiro lugar, os materiais diretos adquiridos mais recentemente e, depois, os mais antigos, nesta ordem. A legislação fiscal brasileira não permite o emprego desse critério em decorrência da "antecipação" dos benefícios fiscais, decorrentes do cálculo de custos maiores, especialmente em épocas de altas taxas de inflação;
· Peps: primeiro a entrar, primeiro a sair, ou, em inglês, Fifo, first in, first out. O custo a ser contabilizado em decorrência de consumo no processo produtivo é feito "de trás para a frente". São baixados, em primeiro lugar, os materiais diretos adquiridos há mais tempo e, depois, os mais novos, nesta ordem;
· Custo Médio Ponderado: pode ser móvel ou fixo. O custo a ser
contabilizado representa uma média dos custos de aquisição.
Exemplo 2.3:
Um exemplo do emprego dos diferentes métodos pode ser visto por meio das operações mercantis da Comercial Eletrônicos da Hora Ltda.
· No dia 3-9, ao verificar que seu estoque de impressoras era nulo, a empresa resolveu comprar quatro unidades, a um custo unitário igual a $ 400,00.
· Posteriormente, no dia 12-9, prevendo uma grande demanda para o produto, efetuou uma compra adicional de três unidades no valor de $ 500,00.
· Em 19-9, um grande cliente efetuou a compra de seis impressoras, pagando $ 700,00 por cada uma.
Se o critério empregado pela empresa fosse o Peps, a movimentação de estoques poderia ser feita de acordo com a Ficha de Controle de Estoques apresentada a seguir.
Critério Peps
	Peps
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	
Data
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	2/set
	
	
	
	
	
	
	
	
	0,00
	3/set
	4
	400,00
	1.600,00
	
	
	
	4
	400,00
	1.600,00
	12/set
	3
	500,00
	1.500,00
	
	
	
	4
	400,00
	1.600,00
	
	
	
	
	
	
	
	3
	500,00
	 1.500,00
	
	
	
	
	
	
	
	7
	
	3.100,00
	19/set
	
	
	
	4
	400,00
	1.600,00
	1
	500,00
	500,00
	
	
	
	
	2
	500,00
	 1.000,00
	
	
	
	
	
	
	
	6
	?
	2.600,00
	
	
	
Segundo os critérios Peps ou Ueps, os estoques precisam ser controlados financeiramente de forma independente, agrupados de acordo com o custo de aquisição de cada lote. No dia 2-9, os estoques da empresa eram nulos. Em 3-9, a empresa comprou quatro unidades, com custo unitário igual a $ 400,00 e custo total igual a $ 1.600,00, valores igualmente registrados em seus estoques.
Em 12-9, uma nova aquisição foi feita, com três unidades, com custo unitário de $ 500,00 e custo total de $ 1.500,00. Como os dois lotes adquiridos apresentaram custos diferentes, os controles de ambos devem ser diferenciados. Logo, no final do dia 12-9, a empresa possuía sete unidades em estoque, quatro mais antigas adquiridas unitariamente por $ 400,00 e três mais novas compradas por $ 500,00. Em valores monetários, o estoque total da empresa era igual a $ 3.100,00 (4 x 400,00 + 3 x 500,00).
No dia 19-9, efetuou uma venda de seis unidades. Aplicando o critério Peps, deverá "baixar" (subtrair) os itens por ordem cronológica: os mais antigos saem primeiro; os mais novos, depois. Assim, para poder subtrair seis itens de seus registros financeiros, devem-se subtrair primeiro os
quatro mais antigos, comprados por $ 400,00 cada ou $ 1.600,00 no total e, depois, dois dos mais novos, comprados por $ 500,00 cada, ou $ 1.000,00 no total. Deve retirar, portanto, $ 2.600,00 de seus estoques, que passam a ser iguais a $ 500,00, equivalente a uma unidade com igual custo de aquisição.
Assim, o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) da empresa torna-se igual ao valor dos itens retirados do estoque, ou $ 2.600,00. O DRE da empresa pode ser apresentado como:
Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)
	Receitas
	4.200,00
	(-) CMV
	-2.600,00
	Lucro bruto
	1.600,00
	(-) IR 25%
	-400,00
	Lucro operacional
	1.200,00
Critério Ueps
Se o critério empregado fosse o Ueps (último a entrar, primeiro a sair), o controle financeiro deveria ser feito, baixando-se primeiro os itens mais recentes do estoque. A Ficha de Controle de Estoques poderia ser apresentada da seguinte forma:
	Ueps
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	
Data
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	2/set
	
	
	
	
	
	
	0
	
	0,00
	3/set
	4
	400,00
	1.600,00
	
	
	
	4
	400,00
	1.600,00
	12/set
	3
	500,00
	1.500,00
	
	
	
	4
	400,00
	1.600,00
	
	
	
	
	
	
	
	3
	500,00
	 1.500,00
	
	
	
	
	
	
	
	7
	?
	3.100,00
	19/set
	
	
	
	3
	500,00
	1.500,00
	1
	400,00
	400,00
	
	
	
	
	3
	400,00
	 1.200,00
	
	
	
	
	
	
	
	6
	?
	2 .700,00
	
	
	
Nota-se que com o uso do critério Ueps o Custo das Mercadorias Vendidas (CMV) foi aumentado. Embora, em um primeiro momento, tal fato pareça negativo, já que os custos aumentaram, convém destacar que apenas o controle financeiro dos custos apresentou um valor mais elevado. O aumento dos custos foi compensado pela diminuição do valor dos estoques.
Sob a óptica financeira, o efeito do maior CMV é positivo, já que com maior custo das mercadorias vendidas o lucro é menor e, conseqüentemente, também é menor o pagamento de Imposto de Renda. O menor recolhimento de imposto de Renda pode ser visto no novo DRE, visto abaixo.
Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)
	Receitas
	4.200,00
	(-) CMV
	-2.700,00
	Lucro bruto
	1.500,00
	(-) IR 25%
	-375,00
	Lucro operacional
	1.125,00
Como o "Leão" (Receita Federal) não gostaria de ver sua mordida reduzida, o uso contábil do critério Ueps é proibido no Brasil para efeito fiscal. No entanto, é recomendável do ponto de vista gerencial, também. Em períodos de inflação moderada, o critério de custeio de estoques Ueps apresenta valores mais próximos dos de mercado e o custo será apurado com melhor proximidade.
Quando as taxas de inflação são muito elevadas, para fins gerenciais de análise de custos e formação de preços torna-se conveniente o uso do critério de custeio em que o próximo que entra é o primeiro que sai, ou Nifo, do inglês next in, first out.
Critério Custo Médio
Outra alternativa para registro e controle de estoques da Comercial Eletrônicos da Hora Ltda. envolve o emprego do custo médio. Para isso, ao registrar e dar baixa dos itens do estoque, deve-se fazê-lo, empregando um custo médio ponderado. A Ficha de Controle de Estoques é apresentada:
	Custo médio
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	
Data
	
Quantidade
	Valor
unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor
unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor
unitário
	
Subtotal
	2/set
	
	
	
	
	
	
	0
	
	0,00
	3/set
	4
	400,00
	1.600,00
	
	
	
	4
	400,00
	1.600,00
	12/set
	3
	500,00
	1.500,00
	
	
	
	7
	442,86
	3.100,00
	19/set
	
	
	
	6
	442,86
	2.657,16
	1
	442,86
	442,86
Com o emprego do método do Custo Médio, o registro é feito de forma consolidada, em que o custo unitário dos itens em estoque é igual à média ponderada dos produtos comprados. Assim, no dia 12-9, ao comprar mais três unidades, o estoque da empresa passou a ser formado por sete unidades com um valor total igual a $ 3.100,00. Ou seja, o valor médio de cada item do estoque foi igual a $ 3.100,00 dividido por 7, que é igual a $ 442,86, aproximadamente. Para dar baixa em 19-9 dos seis itens vendidos, basta fazê-lo pelo custo médio, conforme apresentado na Ficha anterior. O estoque resultante foi igual a uma unidade, no valor de $ 442,86.
Demonstração de Resultados do Exercício (DRE)
	Receitas
	4.200,00
	(-) CMV
	-2.657,16
	Lucro bruto
	1.542,84
	(-) IR 25%
	-385,71
	Lucro operacional
	1.157,13
O CMV foi de $ 2.657,16 e o lucro foi igual a $ 1,157,13, valores intermediários aos obtidos no Peps e no Ueps. Uma síntese dos valores obtidos para os três métodos é vista na tabela seguinte:
	Método
	Estoque ($)
	Lucro ($)
	Imposto de Renda ($)
	Ueps
	400,00
	1.125,00
	(375,00)
	Custo Médio
	442,86
	1.157,13
	(385,71)
	Peps
	500,00
	1.200,00
	(400,00)
Algumas das vantagens e desvantagens de cada um dos métodos podem ser descritas no quadro seguinte, especialmente em períodos de alta volatilidade de preços.
	Método
	Estoque
	Lucro
	Imposto de Renda
	Ueps
	Menos estoque
	Menos lucro
	Menos Imposto de Renda
	Custo Médio
	Meio termo entre Ueps e Peps
	Meio termo entre Ueps e Peps
	Meio termo entre Ueps e Peps
	Peps
	Mais estoque
	Mais lucro
	Mais Imposto de Renda
É importante destacar que o controle financeiro de movimentação de estoques com base nos critérios Peps ou Ueps não implica o mesmo controle, ou sistemática do controle físico, dos itens controlados. Itens de grande relevância, como eletroeletrônicos ou automóveis, podem ter controles físicos similares aos financeiros - como o primeiro que entra é o primeiro que sai. Todavia, produtos comprados ou armazenados a granel, como combustíveis ou substâncias químicas, terão um controle individualizado impossível.
2.4 Classificação
ABC de Estoques de Materiais Diretos
Em relação às atividades relacionadas ao controle dos estoques, pode ser feita classificação dos itens armazenados, destacando os de elevado valor em relação aos demais. Pode-se aplicar a classificação ABC, na qual os itens são agrupados da seguinte forma:
· itens A: são aqueles cujos estoques apresentam elevado valor relativo e, portanto, merecem um controle mais rigoroso que os demais. Os inventários podem ser mais freqüentes, mensais, semanais ou diários;
· itens B: em valores, não são tão representativos como os estoques dos itens A, mas representam, também, elevada aplicação de recursos. Podem ser inventariados em uma freqüência menor: mensalmente, trimestralmente ou semestralmente;
· itens C: representam estoques que são bastante numerosos em termos de itens, porém pouco representativos em termos de valor. Costumam somente ser inventariados no momento do balanço.
De modo geral, não existe rigor matemático na definição das classes A, B e C. Uma sugestão para classificação pode ser vista na Tabela 2.1.
Tabela 2.1 - Sugestão para a classificação ABC.
	Eixo / Classe
	A
	B
	C
	Valor do conjunto
	67-75%
	15-30%
	5-10%
	Número de itens
	10-20%
	20-25%
	50-70%
Convém ressaltar que as empresas podem adotar outras formas de classificação, mais adequadas a suas necessidades.
Exemplo 2.4:
Critério ABC
A indústria Sabiá planejava classificar os itens administrados em seu estoque segundo o critério ABC. Gostaria de classificar como A os itens que representassem cerca de 80% do valor dos estoques, como B os itens que representassem os próximos 10% e como C os demais itens. Em dezembro de 20X1, os itens componentes do estoque da empresa poderiam ser apresentados conforme a tabela seguinte:
	Itens
	Valor
	Arruelas
	350,00
	Componentes mecânicos
	1.800,00
	Componentes químicos
	106.420,00
	Correias
	13.360,00
	Embalagens
	34.600,00
	Equipamentos de proteção
	1.560,00
	Graxas industriais
	890,00
	Óleo combustível
	14.990,00
	Parafusos
	420,00
	Porcas
	220,00
	Soma
	174.610,00
Para classificar os itens de acordo com a metodologia ABC, basta calcular a participação percentual de cada um em relação ao valor total dos estoques e ordená-los de acordo com a participação percentual decrescente.
	Itens
	Valor ($)
	%
	% acumulado
	Classificação
	Componentes químicos
	106.420,00
	60,95
	60,95
	A
	Embalagens
	34.600,00
	19,82
	80,76
	A
	Óleo combustível
	14.990,00
	8,58
	89,35
	B
	Correias
	13.360,00
	7,65
	97,00
	B
	Componentes mecânicos
	1.800,00
	1,03
	98,03
	C
	Equipamentos de proteção
	1.560,00
	0,89
	98,92
	C
	Graxas industriais
	890,00
	0,51
	99,43
	C
	Parafusos
	420,00
	0,24
	99,67
	C
	Arruelas
	350,00
	0,20
	99,87
	C
	Porcas
	220,00
	0,13
	100,00
	C
	Soma
	174.610,00
	100
	
	
Itens do tipo A são os que representam poucos componentes em variedade, mas que possuem alta participação percentual no valor dos estoques. No caso, seriam os componentes químicos e as embalagens. Itens B poderiam ser representados pelo óleo combustível e pelas correias. Os demais itens seriam classificados como C.
2.5 Programação de Compras e Estoques de Materiais Diretos
A aplicação de técnicas e métodos à programação de materiais diretos envolve outras técnicas oriundas de áreas diversas da Contabilidade ou da Contabilidade de Custos, como a Administração da Produção, de Materiais e da Pesquisa Operacional.
Os dois principais custos decorrentes da gestão de materiais diretos podem ser apresentados como: custo de estocagem: decorre em função de gastos com armazenagem, seguros, refrigeração, etc. Aumenta em função do custo unitário de estocagem e do volume armazenado; e custo do pedido: surge em função de gastos com trabalhos de elaboração do pedido, cotação em fornecedores, transporte, conferência e posterior pagamento. Aumenta em função do número de pedidos efetuados no período analisado.
2.6 Política do Lote Econômico de Compra
Assumindo algumas prerrogativas como demanda, custo de estocagem e custo de pedidos constantes, é possível estabelecer uma política ideal de gestão de materiais diretos. A variável a ser otimizada pode ser apresentada como Q, quantidade ideal solicitada em cada pedido que minimiza os custos totais de estocagem.
Lote econômico de compras – LEC é o estabelecimento de valor de uma compra de mercadorias, que seja mais vantajoso para a empresa compradora, levando em consideração: volume, prazo, custo, despesas de transporte, despesas de armazenagem, despesas de manutenção de estoque etc.
Após a análise dos custos de armazenagem e pedido podemos definir a quantidade mais econômica de compra para um determinado material/produto/matéria prima.
Exercícios Propostos:
Exercício 8: Os gastos e estoques das Indústrias JL Ltda estão apresentados a seguir. Todos os valores referem-se ao mês de setembro de 2019. Pede-se determinar: (a) O Custo com Materiais Diretos; (b) O Custo Fabril; (c) O Custo das Mercadorias Vendidas (CMV); (d) O DRE e o lucro auferido pela empresa.
	Descrição
	$
	Materiais indiretos consumidos na fábrica
	540.000,00
	Depreciação de móveis do escritório
	15.000,00
	Receita de vendas
	1.111.000,00
	Depreciação de máquinas industriais
	18.000,00
	Salário dos vendedores
	12.000,00
	Aquisição de novo equipamento industrial
	65.400,00
	Seguros da fábrica
	1.200,00
	Salários administrativos
	600
	Compras de matéria-prima
	2.400,00
	Mão-de-obra indireta
	120.000,00
	Mão-de-obra direta
	6.000,00
	Energia da fábrica
	75.000,00
Os estoques em fins de agosto e setembro de 2019 podem ser vistos na tabela seguinte:
	Estoques Finais
	Agosto
	Setembro
	Matéria-prima
	60.000,00
	48.000,00
	Produtos em processo
	36.000,00
	48.000,00
	Produtos acabados
	36.000,00
	48.000,00
	Material Direto (matéria-prima)
	
	(+) Estoque inicial =
	
	(+) Compras =
	
	(-) Estoque final =
	
	Custos transferidos =
	
	Produtos em processo
	
	(+) Estoque inicial =
	
	(+)Custos recebidos de MD =
	
	(+) Custos incorridos =
	
	Mão-de-obra direta
	
	Materiais indiretos consumidos na fábrica
	
	Depreciação de máquinas industriais
	
	Seguros da fábrica
	
	Mão-de-obra indireta
	
	Energia da fábrica
	
	(-) Estoque final =
	
	Custos transferidos para Produtos Acabados =
	
	
	
	Produtos Acabados
	
	(+) Estoque inicial
	
	(+)Custos recebidos de Produtos em processo
	
	(-) Estoque final
	
	CMV=
	
Com base no relatório anterior, é possível extrair as respostas solicitadas:
DRE
	Receita de vendas
	
	(-) CMV
	
	(=) Lucro bruto
	
	(-) Despesas
	
	Depreciação de móveis do escritório
	
	Salário dos vendedores
	
	Salários administrativos
	
	Lucro líquido antes do IR
	
Exercício 9
As indústrias NM Ltda. venderam no mês de agosto o montante de $ 180.000,00 (receitas de vendas), já abatidas as eventuais deduções. Os estoques da empresa podem ser vistos na tabela seguinte.
	Estoques Finais
	14/ago
	30/ago
	Matéria-prima
	20.000,00
	16.000,00
	Produtos em processo
	12.000,00
	16.000,00
	Produtos acabados
	12.000,00
	10.000,00
0 resultado bruto sobre as vendas realizadas no mês de agosto foi de $ 38.600,00 (Lucro bruto). Outros dados financeiros podem ser vistos a seguir.
	Descrição
	Valor
	MOD
	50.000, 00
	Mão-de-obra indireta
	37.000,00
	Salário de vendedores
	6.000,00
	Salários administrativos
	4.000,00
	Imposto de Renda
	10.000,00
	Depreciação da maquinaria
	400,00
	Depreciação dos móveis e utensílios da administração
	200,00
	CIF diversos
	2.000,00
Pede-se: calcular o valor das compras de materiais do período. Posteriormente, obtenha a Demonstração do Resultado para o mês de agosto, detalhando:
(a) As compras e o custo com materiais diretos;
(b) O custo fabril;
(c) O custo das mercadorias vendidas.
Do DRE da empresa, é possível encontrar o CMV:
	Receita de vendas
	
	(-) Lucro bruto
	
	(=) CMV
	
Com base no CMV encontrado, é possível "voltar" no mapa de apuração de custos: Produtos acabados
	Produtos Acabados
	
	(-) Estoque inicial
	
	(+) CMV=
	
	(+) Estoque final
	
	(=)Custos recebidos de Produtos
em processo
	
	
	
	Produtos em processo
	
	(-) Estoque inicial =
	
	(+) Custos transferidos para Produtos Acabados
	
	(-) Custos incorridos =
	
	MOD Direta
	
	Mão-de-obra indireta
	
	Depreciação de máquinas industriais
	
	CIF diversos
	
	(+) Estoque final =
	
	(=)Custos recebidos de MD =
	
	
	
	Material Direto (matéria-prima)
	
	(-) Estoque inicial
	
	(+)Custos transferidos para estoques em processo
	
	(+) Estoque final
	
	Compras
	
Exercício 10
Durante o início de suas atividades, a Fábrica GL Ltda. adquiriu 3 toneladas do produto químico Beta Seis por $ 40.000,00 cada uma. Uma semana depois, comprou mais 2 toneladas por $ 88.000,00 no total. Na terceira semana, comprou mais 1 tonelada por $ 54.000,00. No mês seguinte, efetuou uma única retirada de 4 toneladas do estoque, empregando-as no processo produtivo. Qual o custo incorrido com materiais diretos, considerando os três diferentes critérios de contabilização de custos?
Peps
	Peps
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	
Data
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Soma
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Ueps
	Ueps
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	
Data
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Soma
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Custo Médio
	Custo Médio
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	
Data
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Soma
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Exercício 11
Durante a produção de acessórios de pesca (chumbadas), a Fábrica JLG Ltda. utiliza diferentes quantidades de chumbo. No mês de janeiro, com estoque inicial nulo, suas atividades ocasionaram as transações relacionadas a seguir. Calcule o custo do mês, com base nos critérios:
(a) Peps (Fifo); (b) Ueps (Lifo); (c) Custo médio ponderado móvel.
	Data
	Descrição
	3
	Compra de 300 kg pelo total de $ 3.300,00
	6
	Consumo de 170 kg
	9
	Aquisição de mais 500 kg ao custo de $15,00 o quilo
	15
	Consumo de 260 kg
	18
	Compra de 250 kg ao custo de $18,00,o quilo
	21
	Consumo de 400 kg
	Peps
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	Data
	Quantidade
	Valor/ud
	Subtotal
	Quantidade
	Valor/ud
	Subtotal
	Quantidade
	Valor/ud
	Subtotal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Soma
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Ueps
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	Data
	Quantidade
	Valor/ud
	Subtotal
	Quantidade
	Valor/ud
	Subtotal
	Quantidade
	Valor/ud
	Subtotal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Soma
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Custo
Médio
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	Data
	Quantidade
	Valor/ud
	Subtotal
	Quantidade
	Valor/ud
	Subtotal
	Quantidade
	Valor/ud
	Subtotal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Soma
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Exercício 12
A fábrica de acessórios e embalagens plásticas NeGaJoLu S.A. apresentou a movimentação de estoques no ano de 2019 conforme tabela a seguir. Apure o custo anual com base nos critérios:
	Mês
	Descrição
	Janeiro
	Estoque inicial igual a 600 kg, avaliado em $ 3.000,00
	Fevereiro
	Consumo de 160 kg
	Março
	Compra de 200 kg por $ 1.200,00
	Abril
	Consumo de 220 kg
	Junho
	Consumo de 80 kg
	Agosto
	Compra de 400 kg por $ 3.200,00
	Setembro
	Consumo de 450 kg
	Novembro
	Compra de 300 kg por $ 3.000,00
	Dezembro
	Consumo de 200 kg
Encontre: (a) Peps; (b) Ueps; (c) custo médio ponderado móvel; (d) sabendo que o custo de oportunidade do dinheiro da empresa é igual a 4% a.m., discuta e explique qual seria o melhor critério; (e) por que a legislação brasileira não permite o emprego do critério Ueps; (f) por que a maior parte das empresas brasileiras adota o critério do custo médio ponderado?
	Peps
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	Data
	Quantidade
	Valor/ud
	Subtotal
	Quantidade
	Valor/ud
	Subtotal
	Quantidade
	Valor/ud
	Subtotal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Soma
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Ueps
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	
Data
	
Quantidade
	Valor
unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor
unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor
unitário
	
Subtotal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Soma
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Custo Médio
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	
Data
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Soma
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Exercício 13
As indústrias de Manufatura e Artefatos de Cimento JN Ltda. adquiriram por $ 800.000,00 determinada área de onde pretendem extrair 1.000 toneladas de areia para usar em seu processo de produção. Após a extração da areia, estima-se que a área poderá ser vendida para incorporação imobiliária por $ 140.000,00. No mês de março de 1987, a empresa extraiu 81 toneladas de areia integralmente utilizadas no processo produtivo. Além disso, foram adquiridos 1.500 sacos de cimento, a $ 5,00/unidade, e 80 toneladas de arenoso, por $ 39,60 a tonelada. Durante esse mês, foram produzidos 180 postes de cimento, com 4,80 m, e 3.000 unidades de meio-fio, com 0,80 m de comprimento. Sabe-se que para fabricar ambos os produtos são necessários os componentes seguintes.
Pede-se:
a) qual o custo dos materiais diretos empregados pela empresa?
	Composição dos produtos
	Cimento (sacos)
	Arenoso (kg)
	Areia (kg)
	Poste
	5
	80
	200
	Meio-fio
	0,2
	7
	15
	Produto
	Cimento
	Arenoso
	Areia
	Soma
	Poste
	Quantidade
	
	
	
	
	
	Custo unitário
	
	
	
	
	
	Subtotal
	
	
	
	
	Meio-fio
	Quantidade
	
	
	
	
	
	Custo unitário
	
	
	
	
	
	Subtotal
	
	
	
	
Exercício 14
A Industria de Móveis LG Ltda. Que fabrica móveis rústicos apresentou a seguinte movimentação de estoques do produto mesa campestre no mês de abril de 20X0. Além dessa movimentação, a empresa adquiriu de um distribuidor, no início do mês de abril, que resolveu
mudar de atividade, 7 unidades, no valor total de $ 1.260,00. Após efetuar esse ajuste no controle de estoques, estime o custo das mesas vendidas pelo critério Peps.
	Data
	Custo unitário ($)
	Recebimentos Quantidade
	Saídas Quantidade
	Saldo Quantidade
	31/mar
	200
	
	
	20
	2/abr
	
	
	10
	10
	3/abr
	240
	30
	
	40
	8/abr
	
	
	20
	20
	9/abr
	260
	40
	
	60
	15/abr
	
	
	15
	45
	17/abr
	
	
	35
	10
	21/abr
	280
	10
	
	20
	26/abr
	
	
	5
	15
	30/abr
	290
	20
	
	35
	Peps
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	
Data
	
Quantidade
	Valor
unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor
unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor
unitário
	
Subtotal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	Soma
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Exercício 15
A empresa JJ Ltda apresentou os dados financeiros para determinado período. Com base nestes dados, estime o Resultado do Exercício para os anos de 2018 e 2019, considerando o emprego do critério custo médio ponderado móvel. As vendas são sempre efetuadas no último dia do ano.
Balanço Patrimonial em 31-12-2017.
	Ativo
	Passivo
	Bancos
	1.280,00
	Capital
	880
	Estoques
	2.720,00
	Lucros acumulados
	3.120,00
	em unidades
	800
	
	
	Custo unitário
	3,4
	
	
	Total Ativo
	4.000,00
	Total Passivo
	4.000,00
Dados de 2018 e 2019
	
	2018
	2019
	Vendas em unidades
	1.000
	1.200
	Vendas em $ por unidade
	16
	17
	Compras em unidades (1° quadrimestre)
	400
	450
	Compras em $ por unidade (1° quadrimestre)
	3,5
	4,1
	Compras em unidades (2° quadrimestre)
	300
	250
	Compras em $ por unidade (2° quadrimestre)
	3,6
	4,3
	Compras em unidades (3° quadrimestre)
	400
	500
	Compras em $ por unidade (3° quadrimestre)
	3,8
	5
	Despesas operacionais
	8.000,00
	9.500,00
Respostas Para o ano de 2018:
	Peps
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	
Data
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Respostas Para o ano de 2019:
	Peps
	Entradas
	Saídas
	Saldo
	
Data
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
Quantidade
	Valor unitário
	
Subtotal
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Os DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício para os anos de 2018 e 2019 seriam:
	DRE
	2018
	2019
	Receitas
	
	
	(-) CMV
	
	
	Lucro bruto
	
	
	(-) Despesas
	
	
	Lucro operacional
	
	
Exercício 16
A Industria NJL S.A. apurou que seus estoques em 31-12-2x estariam avaliados de acordo com a tabela seguinte. Assim, qual seria a classificação ABC dos itens relacionados?
	Item
	Valor ($)
	%
	Linhas de costura
	80,00
	0
	Cera polidora
	600,00
	0
	Óleo lubrificante
	450,00
	0
	Cabos
	80.000,00
	30
	Plástico de embalagem
	3.500,00
	1
	Filmes de polietileno
	360,00
	0
	Filtros
	560,00
	0
	Peças de reposição
	8.200,00
	3
	Fitas adesivas para embalagem
	800,00
	0
	Couro
	16.000,00
	6
	Rolamentos industriais
	1.400,00
	1
	Parafusos
	1.300,00
	0
	Caixas de papelão
	2.600,00
	1
	Chapas
	150.000,00
	56
	Total
	265.850,00
	100
	Item
	Valor ($)
	%
	Classificação

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais

Outros materiais