Buscar

ED DE METODOS

Prévia do material em texto

METODOS DE REPROCESSAMENTO
CONTEUDO 6 
1. Quais os métodos de esterilização de materiais odonto-médico-hospitalares por processos físicos:
R: Autoclavação e radiação
2. Quais os métodos de esterilização de materiais odonto-médico-hospitalares por processos físicos:
R: Autoclavação e radiação
3. A verificação do estado de esterilidade do material cirúrgico autoclavado é imprescindível para a segurança do paciente. A enfermeira tem o dever de certificar o bom funcionamento do processo de esterilização através de vários métodos com diferentes finalidades, dentre eles:
R: os parâmetros físicos (temperatura, pressão e tempo de exposição) devem ser verificados a cada ciclo; indicador biológico utilizando o Bacillus stearothermophilus diariamente e sempre após algum reparo do equipamento esterilizador; indicadores de parâmetro devem ser usados dentro de cada pacote para demonstrar que a esterilização foi efetiva e o indicador físico Bowie e Dick que confirma a efetividade da bomba de vácuo na câmara de 
esterilização deve ser utilizado diariamente.
4. A esterilização pelo calor úmido latente, sob vapor em alta temperatura é um dos processos mais utilizados para esterilização, sendo também extremamente seguro. De qual processo de esterilização estamos falando:
R: Autoclave
5. O processo de esterilização de materiais termo resistentes utilizados na assistência à saúde que oferece maior segurança é o vapor saturado sob pressão, realizado em autoclaves. O mecanismo de ação desse método é:
R: Todas estão corretas
CONTEUDO 7
1. Relativo ao processo de esterilização em Óxido de Etileno é incorreto afirmar que:
R: Seu indicador biológico utiliza cepas de esporos do Geobacillus stearothermophilus.
2. O ciclo de esterilização em Óxido de Etileno é constituído, respectivamente, das seguintes fases:
R: Evacuação da câmara, umidificação, aquecimento, injeção de gás, exposição ao gás, evacuação de gás e injeção de ar comprimido.
3. O mecanismo de esterilização do Óxido de Etileno (ETO) é a alquilação proteica (DNA e RNA), impedindo o metabolismo celular normal e a replicação microbiana. O ETO reage com a parte sulfídrica da proteína do sítio ativo no núcleo do microrganismo, impedindo assim sua reprodução. Assim as desvantagens desse processo são:
R: Sem necessidade de área física específica.
CONTEUDO 8
1. O vapor a baixa temperatura de formaldeído utiliza, o gás de formaldeído em uma autoclave a vapor em uma temperatura de:
R: 50 a 78ºC
2. A principal desvantagem do processo físico-químico de Vapor a baixa temperatura de formaldeído é:
R: Não se destina a esterilização de materiais que absorvem grande quantidade de formaldeído devido a dificuldade de extraí-lo é o caso de papel, papelão, látex e produtos têxteis.
3. O mecanismo do Vapor a Baixa de Temperatura de Formaldeído (VBTF) é a alquilação proteica (DNA ), impedindo o metabolismo celular normal e a replicação microbiana. Sua ação esporicida é acelerada pela combinação de vapor saturado a 70-75ºC e a umidade relativa for constante. Em relação a esse processo é correto afirmar que:
R: Há pouca necessidade de espaço físico (rede de água e esgoto para autoclave)
CONTEUDO 9
1. Em 1993, ocorre a comercialização do primeiro sistema de esterilização à base de plasma de peróxido de hidrogênionos Estados Unidos da América (EUA). Esta tecnologia distribuída por uma das empresas da corporação Johnson & Johnson, foi também lançada no Brasil no ano de 1995. A tecnologia de esterilização por plasma de peróxido de hidrogênio utiliza para a formação do plasma de baixa temperatura um campo eletromagnético, gerado pela utilização de ondas formadas através de um gerador de radiofreqüência existente dentro do equipamento. Muito utilizado ainda atualmente, mas há algumas restrições inerentes a tecnologia, sendo:
I. Celulose: dispositivos que contenham celulose absorverão em demasia o precursor químico e o ciclo será automaticamente interrompido. Devido a isto, as embalagens são diferenciadas nesta tecnologia de esterilização.
II. Líquidos: incompatibilidade do sistema.
III. Dispositivos médicos que apresentem lumens de fundo cego.
IV. Dispositivos médicos que apresentem lumens longos e estreitos: há estudos de penetrabilidade que orientarão o usuário quanto ao tipo de ciclo a ser realizado e ao preparo específico deste tipo de material.
R: Todas estão corretas
2. “Da reação química realizada dentro da câmara de esterilização, resultarão alguns tipos de espécies químicas entre eles o radical livre hidroxila (-OH) e o radical livre hidroperóxido (-HO2) fundamentais para as reações oxidativas que ocorrerão instantaneamente e inespecificamente com diferentes estruturas celulares” Esse texto trata de que tipo de esterilização?
R: plasma de peróxido de hidrogênio
3. A esterilização físico química de plasma de peróxido de hidrogênio e muita utilizada para materiais termo sensíveis, mas também há restrições inerentes à tecnologia. Assim relativo a esse processo é incorreto afirmar, que as restrições são:
R: Sólidos são incompatíveis ao sistema.

Continue navegando