Buscar

APS A Observação do Faz de Conta- Jane

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A Observação do Faz de Conta 
Jogos e Brinquedos na Infância – JBI
Introdução
Brincar é uma importante forma de comunicação, pois é por meio deste ato que a criança pode reproduzir o seu cotidiano. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, facilitando a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade. Estabelecendo dessa forma uma relação estreita entre jogo e aprendizagem.
Ressaltamos a importância do brincar para o desenvolvimento integral do ser humano nos aspectos físico, social, cultural, afetivo, emocional e cognitivo.
Relatório de Observação:
Observei uma garotinha sentada no chão com 1 boneca em seu colo, em uma mão tinha uma mamadeira com um pouco de água que ela fingia ser leite. Falava com a boneca como se fosse sua mãe, pedindo para que parasse de chorar e tomasse todo o leite. Após derramar todo o líquido da mamadeira sobre a boca e corpo da boneca, ela a colocou deitada no chão e tirou sua roupa que estava molhada, enrolou ela em um pano que dizia ser o cobertor, pegou a boneca em seus braços novamente, balançava de um lado para outro como se estivesse embalando um bebê, cantarolando uma cantiga que não consegui identificar, ficou assim por vários minutos.
Até que levantou com sua boneca e entrou em sua casa. Saiu logo em seguida com uma tigela com água, jogou no chão, pegou uma vassoura e começou a espalhar a água, entrou e saiu da casa várias vezes com sua tigela com água, pois segundo ela, o quintal estava sujo e ela estava lavando. Até que sua mãe apareceu e mandou ela entrar.
Criança observada: Jade 
Idade: 5 anos 
Conclusão
A brincadeira é uma rica fonte de comunicação, pois até mesmo na brincadeira solitária a criança, pelo faz de conta, imagina que está conversando com alguém ou com os seus próprios brinquedos. Com isso, a linguagem é desenvolvida com a ampliação do vocabulário e o exercício da pronúncia das palavras e frases.
Brincar dá à criança oportunidade para imitar o conhecido e para construir o novo, conforme ela reconstrói o cenário necessário para que sua fantasia se aproxime ou se distancie da realidade vivida, assumindo personagens e transformando objetos pelo uso que deles faz.
Observei que Jade é uma criança que reproduz aquilo que vivencia em sua casa, pois tendo um irmãozinho menor e vendo sua mãe cuidando dele, ela adaptou essa realidade à sua brincadeira, tratando sua boneca como um bebê que precisa ser amamentado e ao verificar que estava molhado, tratou logo de tirar suas roupas para que ficasse protegido do frio.
Para Kishimoto, “ao prover uma situação imaginativa por meio da atividade livre, a criança desenvolve a iniciativa, expressa seus desejos e internaliza as regras sociais” (KISHIMOTO, 2003:43).
Através desta simples brincadeira, pude observar um instinto materno, de cuidado com um ser aparentemente indefeso. Observei também, que ela se preocupa com o ambiente em que vive, pois segundo ela, o quintal estava sujo e precisava ser lavado, por esse motivo, ela o lavou.
O brincar na educação infantil proporciona a criança estabelecer regras constituídas por si em grupo, contribuindo na integração do indivíduo na sociedade. Tudo o que ela fez durante essa brincadeira foi representar um papel, que nesse caso é o da sua mãe.

Outros materiais