Buscar

intervenção da tcc no esporte

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Psicologia do Esporte
Abordagem escolhida: Terapia Cognitivo Comportamental.
Eva Cavalcante (Mat.: 01172524)
Graduação em psicologia – Profª. Ricardo (7º semestre/2020)
A abordagem cognitivo-comportamental entende a forma como o ser humano interpreta, vê e sente os acontecimentos. Ela acredita que as crenças e pensamentos são a maiores causas de transtornos em pacientes gerando, assim, dor, incômodo, tristezas e sensações negativas.
Essa abordagem é bastante especifica e destaca-se por promover habilidades e técnicas, propondo intervenções que podem ser adaptadas a diferentes contextos e é utilizada para tratar diversos transtornos mentais de forma eficiente, identificando padrões de comportamentos, pensamentos, crenças e hábitos que originam outros problemas. 
Essa abordagem foca nas emoções e o esporte é um grande desencadeador de emoções. Nessa perspectiva é entendido que pode ser trabalhados os aspectos emocionais que caracterizam os transtornos tais como, percepções, comportamentos, etc.
O treino psicológico no esporte está ligado ao treino de capacidades psíquicas que envolvem o treino mental e o treinamento da concentração, e também se liga ao treinamento de autocontrole, que envolve o treinamento de automotivação e psicoregulação. A partir disso escolhi algumas possíveis propostas de intervenção para o contextos esportivo, utilizando algumas técnicas e estratégias psicológicas cognitivos comportamental usada na TCC.
1- Dessensibilização sistemática
Essa atividade é um tipo de técnica de exposição muito utilizada no tratamento de fobias e síndrome do pânico. Ela consiste em expor a pessoa aos elementos que lhe causam medo de maneira gradual, segura e guiada pelo terapeuta. Ao fazer isso na terapia, o paciente tem a possibilidade de substituir os sentimentos de tensão por relaxamento. Ela vai ajudar o jogador a relaxar. Ele é colocado em contato com uma hierarquia de situações geradoras de ansiedades e é solicitado a relaxar enquanto visualiza cada uma delas.
2- Técnicas de relaxamento
Nessa técnica, o terapeuta vai ajudar o paciente a respirar pausadamente, seguindo determinados ritmos para aumentar a oxigenação do corpo e regularizar as sensações. Além disso, as técnicas de relaxamento muscular são úteis para potencializar a percepção de si durante a crise, aumentar a concentração e gerar sentimento de bem-estar, diminuindo, assim, a tensão. 
3- Reeconstrução cognitiva ou método socrático
Essa técnica se baseia em questionamentos. O terapeuta vai fazer uma série de perguntas com o objetivo de ajudar o paciente a aprofundar sua compreensão sobre os próprios pensamentos, buscando as falhas logicas em sua forma de pensar que possam estar ligadas ao sofrimento do cliente. Ajuda o paciente a se dar conta da forma disfuncional como vem encarando alguns acontecimentos, percebendo que muitas das vezes ele está vendo de forma distorcida, e assim possa valorizar outras formas de pensar que seriam mais saudáveis. A ideia por trás da reconstrução cognitiva é que os sentimentos de ansiedade podem ser minimizados ou eliminados, alterando o processo de pensamento que causa da ansiedade.
Essa técnica ensina que os jogadores que podem mudar sua maneira de pensar e perceber situações indesejáveis, mudando padrões de pensamentos mesmo que o ambiente seja o mesmo.
4- Troca de papéis
Essa é uma técnica que faz uso da imaginação ou visualização criativa para proporcionar maior tomada de consciência sobre determinadas vivências. É uma forma de trabalhar conflitos que existem no indivíduo que se coloca no lugar de outra pessoa através de uma dramatização. Durante o jogo de futebol os jogadores estão submetidos a um alto índice de conflitos internos como autoimagem, compromisso social e satisfação dos desejos dos torcedores. Com essa técnica os jogadores podem desenvolver mecanismos cognitivos para solucionar os problemas que surgem durante e após uma partida. 
5- Inoculaçao do estresse:
Consiste em treinar o paciente na vivência de uma situação estressante para que ele desenvolva recursos de enfrentamento em situações necessárias. Ela pode ser utilizada para o tratamento de pânico, ansiedade, fobias, transtorno do estresse pós traumático etc. No esporte o jogador é colocado em situações reais, reconhecidas como estressantes, nas quais terá a oportunidade de aplicar suas habilidades, iniciando com dificuldade média e, a partir dai, é orientado a confrontar cada situação e analisar suas respostas de enfrentamento.
Referencias
http://faef.revista.inf.br/imagens_arquivos/arquivos_destaque/PJZK7SWWkI5mEKo_2015-12-4-14-55-36.pdf
https://prezi.com/bwg9ei9tqwxl/psicologia-do-esporte-propostas-de-intervencao-com-os-jogadores-brasileiros-de-futebol-da-copa-do-mundo2014-junto-a-pratica-terapia-cognitivo-comportamental/
https://blog.cognitivo.com/tecnicas-cognitivo-comportamentais/

Continue navegando